cropped-Logo_azul.png

ESPERANDO O MELHOR DE DEUS

COMPARTILHE

Hebreus 11:6 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” 

Como somos, verdadeiramente, aprovados por Deus? Será que é por sermos pessoas boas? Não! Será que é por que guardamos os dez mandamentos? Não! Será que é por que temos prometido viver de forma perfeita? É isso que traz a aprovação de Deus? Não! Será que é por sermos pessoas religiosas? Não! Será que é por que estamos na Igreja? Não! Só há um caminho para termos a aprovação de Deus! Só há uma forma de agradarmos a Deus: através da fé.

Então, podemos ser grandes pessoas, podemos ter feito grandes coisas, podemos ter galgado muitos degraus na vida, mas, sem fé, sem a consciência da fé, nada disso vale.

É vital, ao começarmos esta maratona de 50 dias de fé, aprendermos como se vive por fé e como aumentar a nossa confiança na fé poderosa.

Nestes 50 dias, viveremos grandes manifestações da fé, seremos desafiados pela fé, mergulharemos de forma profunda na fé, veremos coisas que só a fé chama à existência e teremos acontecimentos resultantes da fé.

Podemos bater com a cabeça no chão, ralar os joelhos no chão, subir montes, mergulhar em águas profundas, se não tivermos fé, não agradaremos a Deus. Quanta inconseqüência, nós, que viemos da igreja católica, tínhamos na nossa vida ao pensarmos que aquelas novenas prolongadas, aqueles jejuns, aquelas abstinências alimentares, aquele duro trato do corpo, agradava a Deus. Puro engano! A única coisa que agrada a Deus é a fé!

E a primeira pergunta que se coloca é: Como a fé vem à nossa vida? Paulo escreve aos Romanos 10:17 e diz: “assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”

Ou seja, a única forma de termos fé é mergulhando na Palavra de Cristo. A fé vem pela Bíblia. A Bíblia é um livro de fé. Quanto mais ouvirmos a Palavra, mais a consistência da fé é alicerçada no coração.

Então, estou convencido de que, de acordo com a fé, verás Deus agir, verás quantas respostas terás na vida, verás quantos milagres, quantas soluções, quantas curas, quantas manifestações financeiras abençoadas acontecerão na tua vida e o quanto Deus te usará. Portanto, a fé é a chave que abre as portas do céu para a nossa vida. É preciso confiar na fé!

2ª Coríntios 13:5 diz: Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.”

Quando Paulo disse: “vê se realmente estás na fé!”, ele estava dizendo o quê? Que há pessoas que parecem que estão na fé, mas não estão. Há pessoas dentro da Igreja com pensamento positivo. Mas pensamento positivo é muito limitado. Diante de um diagnóstico médico sombrio, diante de uma adversidade, o pensamento positivo não resolve nada. É preciso estar na fé, ter atitudes de fé, confissão de fé e esperar por fé.

O que é fé? Fé não é pensamento positivo. A fé é mais! Disse Paulo aos Hebreus 11:1: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”

Como podemos ter certeza de que alguma coisa que esperamos acontecerá, positivamente, e não, negativamente? Quanto mais ouvimos a Palavra, mais essa certeza se embrenha em nós, e mais convicções temos de que isso tudo é verdadeiro, de que isso tudo se confirmará.

O que a fé nos ensina? Que ela é a certeza! Então, fé é esperar coisas! É esperar o melhor! Fé é esperar as melhores coisas! Repito: fé não é um pensamento positivo, porque isso é muito limitado.

O Salmista diz no Salmo 32:8 “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.”

Deus quer nos ensinar os caminhos que devemos seguir, e o caminho que Ele nos ensina é o melhor. O caminho e a vida que Deus tem para cada um de nós são os melhores. Deus planejou um caminho perfeito para cada um de nós. Então, com confiança, deves esperar o melhor de Deus. Agora, como esperar o melhor, se tudo à volta está errado? Se o mundo está em trevas? Aqui começa o segredo que Deus quer revelar à Igreja!

Houve um momento na história do povo de Deus, onde o exército de Israel lutava, desesperadamente, e tentava sobreviver frente a um exército de gente diabólica, maligna, chamada de Filisteus. Em 1ª Samuel há a passagem do exército de Israel enfrentando Golias. Todos o temiam, mas havia uma exceção: um jovem de pequena estatura, um pastor de ovelhas: Davi, que se dispôs a enfrentar o gigante.

1º Samuel 17:11 “Ouvindo Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se e temeram muito.”

Essas vozes, às vezes, levantam-se em um consultório médico, quando o médico diz: “Isso é câncer!” Diante desse quadro, as pessoas tendem a esperar o pior. Porém, estamos aprendendo a esperar o melhor de Deus!

Continua no Versículo 24: “Todos os israelitas, vendo aquele homem, fugiam de diante dele, e temiam grandemente,”.

Às vezes, é um advogado ou um intimidador, que fica em cima de uma pessoa. Às vezes, é um cobrador, um gerente, uma pessoa que acha que é o rei da “cocada preta” e que pode intimidar as pessoas. A reação da maioria das pessoas diante desses quadros é fugir, é a covardia. Mas a Bíblia diz que somos o povo da fé, amado!

Diz o Versículo 26: “Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?”    

É preciso que haja alguém que reaja, seja na Igreja, na família, no trabalho ou na empresa, porque o inimigo quer sempre ver o mal. Ele quer intimidar, quer botar de cabeça para baixo, ombros curvados, noites sem dormir, sem vida conjugal. Ele quer nos ver da forma mais pejorativa possível. Ora, quem tem a palavra final é Golias ou é o Senhor dos exércitos? Ele não está afrontando um povo apenas, ele está afrontando Deus.

Diz o Versículo 33: “Porém Saul disse a Davi: Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade.”

Sempre haverá os banhos de água fria. Quando te propões a comprar um terreno e a construir a tua casa própria, alguém chega e diz: “Sabes quanto custa um saco de cimento?” Terás sempre pessoas que vão dizer: “Tu não podes!” O problema é quando aquele que se propõe a reagir desiste diante do banho de água fria. Há pessoas que dão ouvidos a Saul e a Golias. Meu amado, devemos dar ouvidos aos da fé. Não podemos dar ouvidos a Saul, não podemos dar ouvidos a Golias, devemos dar ouvidos a Deus.

No versículo 37, o Senhor diz: “Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo.”

Davi esperou o melhor de Deus. Ele foi no peito, na raça e no pé; ele foi com fé.

Quando esperas o melhor de Deus, 3 coisas acontecem:

Primeiro: honras a Deus. Quando dizes que Deus tem o melhor para a tua vida, estás honrando a Deus. Quando fazes igual a Saul, estás desonrando a Deus. Lê 1º Samuel 17:46. Deus pode fazer qualquer coisa por nós, amado! Espera qualquer coisa de Deus, que Deus pode fazer grandes coisas por ti.

Segundo: Aumenta a nossa capacidade e as nossas forças como homem.

Davi percebeu que nele não havia capacidade, mas ele pensou: “Se eu pegar cinco pedras e botar no meu estilingue, quem sabe se Deus dará uma força a esta pedra e ela matará o gigante? 1º Samuel 17:49 “Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra.”

Davi não pensou no pior. Versículo 45: “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.”

Quando se age por fé, recebe-se uma força sobrenatural. Em uma atitude de fé, Deus dá uma força tremenda. É inexplicável! É uma força sobrenatural!

Terceiro: Passamos a encorajar as pessoas.

A família é encorajada por uma esposa de fé, por um esposo de fé. Vê em Samuel 17:52  “Então, os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e perseguiram os filisteus, até Gate e até às portas de Ecrom. E caíram filisteus feridos pelo caminho, de Saaraim até Gate e até Ecrom.”   

Uma pessoa de fé energiza uma família toda.

Vamos nos tornar otimistas! Espera o melhor!

Como podemos esperar o melhor, diante dos problemas enormes, da luta financeira e dos problemas de saúde? Se fizeres quatro coisas que eu te vou mostrar, agora, e que Davi fazia, conseguirás ser uma pessoa otimista como ele era e vencerás como ele venceu.

PRIMEIRO SEGREDO: Davi começava o seu dia falando com Deus.

No Salmos 5:3, está o segredo do indivíduo que tem força sobrenatural para encarar uma adversidade. “De manhã, SENHOR, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.”

Este é o segredo: Davi sempre ficava esperando o melhor de Deus. Ele sabia, com outras palavras, o que nós sabemos de Tiago 1:17: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.”

Então, santo precioso de Deus, não sejas pessimista, não sejas negativista, não sejas duvidoso, não sejas crítico, porque um pouco de crítica, de cinismo, de pessimismo, é um gigante que te pode derrotar. Não comeces o teu dia ligando a televisão, vendo quantas vans foram queimadas, quantos ônibus foram incendiados, quantos crimes, assassinatos, sangue, más notícias. Começa o teu dia com boas notícias. Fala com Deus, primeiro. Ouve as minhas mensagens, ouve os louvores da Igreja, lê as promessas bíblicas, ouve os hinos da expressão da Graça de Deus e começa dizendo o Salmo 118:24 “Este é o dia que o SENHOR fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele.”

SEGUNDO SEGREDO: Davi sempre pensava nas promessas de Deus.

Salmo 119:95: “Os ímpios me espreitam para perder-me; mas eu atento para os teus testemunhos.”

Davi memorizou algumas promessas de Deus e disse: “Senhor, maior é aquele que está em mim!” E quando ele enfrentava um problema, esperava o melhor de Deus. Lê Filipenses 4:8.

Hebreus 10:23 diz: “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.”

A Palavra de Deus é perfeita, amado! Eu quero que recebas a Palavra de otimismo e de fé em teu coração.

TERCEIRO SEGREDO: Davi confiava no amor de Deus, mesmo quando as coisas eram más.

O Salmo 43:5 diz: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.”

Espera em Deus, pois Ele está agindo em nossa vida. Nós, ainda, louvaremos muito a Deus. Esse é um clima de otimismo, de fé e de confiança. Espera o melhor de Deus, porque, se Ele já fez alguma coisa boa, é porque Ele continuará fazendo na tua vida. Lê 1º Samuel 17:37.

Não sejas pessimista, nem negativo com o dia de hoje, nem com o teu futuro. Mesmo que o teu coração tenha sido quebrado por alguém em milhões de pedaços, Deus fará tudo novo.

QUARTO SEGREDO: Davi falava tudo com outras pessoas a respeito dos seus desafios.

No Salmo 119:63, diz a Palavra: “Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos.”

Cada pessoa que está ao nosso lado é um companheiro na nossa peregrinação. Tu estás enfrentando uma luta, um problema? Fala com os teus companheiros, fala com os teus irmãos, pede ajuda, ora com a tua grande família espiritual. Tu precisas estar em comunhão com a Igreja, com os otimistas, no meio da fé. Não podes andar com os críticos, com os infectados pelo demônio. Vê 1ª Coríntios 15:33: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.”

No Salmo 1:1 e 2, o salmista ensinou, dizendo: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.”

Não queiras ser infectado por pessoas carniceiras, ímpias e pecadoras.

Esses segredos que te passei são para te ocupar a vida toda. Eu, da parte que me cabe, vou esperar sempre o melhor de Deus. Juntos, seremos heróis da fé. Cresceremos e confiaremos na fé poderosa, porque em Hebreus 10:35 diz: “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.”

Não abandoneis a tua confiança na fé, o teu otimismo. Espera o melhor de Deus!

Volto a dizer que a média de expectativa de vida de uma pessoa no Brasil é de 70 anos, são 25.550 dias. Se dedicares os próximos 50 dias a Deus, são só 50 dias, a tua vida será algo maravilhoso.

Eu estou te contagiando com a semente da fé. A fé que Davi soube usar.

Amado, não somos deste mundo. A nossa economia é a de Deus. Quando Deus está no controle, o inimigo pode se chamar Golias, pode se chamar o que quiser, que ele cai.

Diz em Isaías 55:1 “Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem  dinheiro e sem preço, vinho e leite.”

Mas isso não é perigoso, não é fanatismo? Se é fanatismo, se não é fanatismo, não quero saber. O que quero saber é que a fé funciona. A fé é poderosa! A fé é santíssima! A fé faz o que mais ninguém pode fazer. Por isso, Paulo disse em Hebreus 11:6 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”

Foi o que eu disse: Posso lamber o pó da Igreja toda, posso bater com a cabeça na parede, que isso não agrada a Deus. Posso ficar 42 dias jejuando, posso dormir uma noite lá no alto, em Teresópolis, no “Dedo de Deus”, e não acontece nada. Agora, se estás otimista, se estás com fé, desbaratarás exércitos, subirás e pularás muralhas. Está acontecendo isso na tua vida, em nome de Jesus. Recebe, agora, essa manifestação da fé! Recebe, agora, para as tuas finanças. Recebe, agora, para o teu corpo físico. Recebe, agora, para os teus sonhos, para os teus projetos, para a tua profissão! Recebe nos teus desejos mais íntimos e secretos. Sem fé é impossível. Mas com fé tudo é possível!

Recebe o melhor de Deus! Espera o melhor de Deus. A doença já saiu do teu corpo, a dor já foi, a angústia, a insegurança, a inapetência da vida já saíram da tua vida. Agora, é marchar! A obra está feita, a semente está semeada. Tu nasceste para vencer, em nome de Jesus!

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR! ALELUIA! GLÓRIA A DEUS!

Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

2 respostas

  1. Pastor Miguel Angelo,

    Boa Noite,

    Muito obrigada por esta mensagem, estou me sentindo com mais força, estou na busca faz um bom tempo. Gosto muito da fala do senhor e da sua linda esposa, sinto o Espirito Santo falando através dos senhores. Se Deus achar merecimento em mim eu gostaria de conversar com o sennhores.

    Que Deus continur abençoando o ministério do lindo casal.

    Abraços,
    Rozangela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE