cropped-Logo_azul.png

Fica com as promessas

COMPARTILHE

2 Pedro 1:2-4 “graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,”.

As Promessas de Deus podem, efetivamente, mudar todo o nosso mundo. Podem mudar cada área da nossa vida. Podem mudar cada faceta do nosso viver. Mas, o que eu tenho para te entregar não é apenas conhecimento. Quero te encorajar a creres nas Promessas de Deus, a colocares a tua confiança nas Promessas do Senhor, porque todas elas são a Sua vontade e são a nossa herança, como santos de Deus. As Promessas já nos foram doadas, são parte da nossa vida.

Agora, Pedro diz uma coisa muito interessante: é por meio das Promessas que nos tornamos co-participantes da natureza divina e nos livramos das corrupções e paixões que há no mundo.

Então, vamos compreender algumas coisas sobre as Promessas de Deus:

Primeira: as Promessas são preciosas.

Segunda: as Promessas são mui grandes.

Agora, nota quais são as duas ações que as Promessas de Deus operam na nossa vida:

Primeira: elas nos fazem participantes da natureza de Deus.

A Bíblia Sagrada diz que: “… todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (2 Coríntios 3:18).

As Promessas de Deus nos transformam à imagem do Senhor. Passamos a ter a natureza de Deus, passamos a viver a vida de Deus. Lê Romanos 8:29.

Em João 6:57, o Senhor diz: “Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá.”

Nós nos alimentamos das Promessas, e elas nos fazem viver Cristo nesta terra, nos fazem viver a natureza de Deus, nos fazem viver Deus nesta terra. Por causa das Promessas, nós podemos afirmar que somos uma extensão de Deus.

Segunda: as Promessas de Deus nos livram das corrupções e das paixões que há no mundo.

Eu creio no livramento de Deus, creio que Ele nos livrou da licenciosidade do mundo, da devassidão, do pecado, da corrupção, do lixo da sociedade, das maldições, das feitiçarias, das trevas, do poder do inimigo e da destruição que o mundo traz.

Em Efésios 3:19, o Senhor diz: “e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.”

A Bíblia não diz que nós somos tomados pelos demônios, ou pelo inferno, ou pelo diabo. A Bíblia diz que somos tomados de toda plenitude de Deus, por causa das mui grandes e preciosas Promessas.

O que significa a plenitude de Deus? Que somos salvos. Quando uma pessoa é salva, significa que ela participa da natureza de Deus. Lê João 1:11.

Em Colossenses 2:10, o Senhor diz: “Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.”

A pessoa que participa da natureza de Deus está aperfeiçoada, completa, nada lhe falta, tem as Promessas, tem a natureza de Deus. Lê 1 João 4:17.

Diz João 10:34-35: “Replicou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses? Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar,”. Lê o Salmo 82:1 e 6.

A natureza de Deus é algo tão perfeito que Ele nos chama de deuses (com letra minúscula). O Senhor é Deus, Soberano. Nós somos os filhos; somos deuses. Pouca gente crê nisso. A maioria dos cristãos prefere crer que é gafanhoto, pó da terra, que não vale nada, que é saco velho, que é cinza… Tudo porque não sabem que a natureza de Deus passa à sua vida pelo vivenciar as Suas Promessas.

Eu quero que tu creias, definitivamente, na tua verdadeira identidade, na tua verdadeira posição diante de Deus. A igreja tradicional não crê em nada disso. Os membros dessa igreja ouvem tanta condenação, tanta acusação, tantas ameaças que, quando a Bíblia mostra a Verdade, eles dizem: ‘Será que isso é para mim, ou é falsidade?’ Mas a Bíblia deixa claro que os filhos de Deus, por causa das Suas Promessas, participam da natureza divina, são livres das corrupções, das paixões do mundo e se tornam à imagem e à semelhança do Senhor.

Agora, onde começou a nossa filiação? Será que foi no dia em que levantamos as mãos para Jesus? Não! Nós cremos que a nossa vida espiritual não começou no dia em que entramos na igreja, ou assistimos a um programa evangélico pela televisão. Não! A Bíblia diz que nós possuímos uma pré-existência. O nosso espírito foi criado, por Deus, para a salvação, antes da fundação do mundo. Ninguém se torna co-participante da natureza de Deus porque quer. Lê Jó 38:4-7 e 21.

O que aconteceu depois que Deus criou o nosso espírito? Jó 10:11-12 “De pele e carne me vestiste e de ossos e tendões me entreteceste. Vida me concedeste na tua benevolência, e o teu cuidado a mim me guardou.”

Éramos espíritos e Deus nos revestiu de pele, de ossos e de tendões, nos entreteceu, criou o nosso corpo físico, mas o nosso espírito já existia.

Por que eu te quis mostrar isso? Porque quero que saibas quem tu és. Quero que creias que és participante da natureza divina.

A Palavra diz em 2 Coríntios 1:20: “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.” A Glória de Deus se manifesta por nosso intermédio. As Promessas de Deus têm o sim, mas elas também têm o amém. Lê 2 Coríntios 1:19.

Por que isso é importante para nós? Porque poucas são as pessoas que vivem a Verdade, poucas são as pessoas que desfrutam da co-participação da natureza de Deus, poucas são as pessoas que se acham merecedoras desta posição. Mas, nota uma coisa: não é por merecimento. Foi Deus quem nos imputou. Foi Ele quem criou em nós o sim e o amém.

Por que eu te estou dizendo isso? Porque não devemos questionar as Promessas de Deus, não devemos duvidar delas. Todas acontecerão, cumprir-se-ão.

Nós compreendemos que ao recebermos Jesus como Senhor e Salvador, também nos tornamos herdeiros segundo a Promessa. Gálatas 3:29 “E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.”

Agora, nota uma coisa: por que tanta gente não vive a Verdade? Porque estão caindo no erro da geração do deserto. Olha o que diz em Hebreus 4:1-2: “Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado. Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.”

Eu vou te dizer uma coisa: para a grande parte do povo de Deus a Palavra não lhe é aproveitada. Por isso as pessoas não gostam de estudar a Bíblia. O estudo da Bíblia exige a mistura da Palavra com a Fé. A Promessa de Deus só possui efeito se cremos nela, se misturamos a Fé com a Palavra. A maioria das pessoas da nossa geração crê na Bíblia, crê em Jesus, mas a Palavra não lhes aproveita. Não a acompanham com a Fé. Sabes por quê? Por causa de uma desgraça na obra de Deus chamada “lógica”. As pessoas querem sempre uma explicação lógica para tudo. Teologia não se coaduna com lógica. Sem Fé é impossível agradar a Deus, diz o Senhor em Sua Palavra!

Quando cremos, a Promessa se materializa. Se cremos, ela se torna realidade. Se não cremos, se não obedecemos, as Promessas não servem para nada.

Olha o que diz o versículo 3: “Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo.”

O povo de Deus não teve descanso. Andou 40 anos dando voltas no deserto. Eles ouviram as Promessas, no entanto, disseram: ‘Ah! Isso é areia demais para o meu caminhão. Isso nunca vai acontecer comigo. Logo comigo, quem sou eu? Imagine!’

Agora, quando ouves a Bíblia Sagrada, a genuína Revelação da Graça de Deus, e crês, o proveito é total. Passas a ter bem-estar espiritual, passas a ter provisão para todas as áreas da tua vida e passas a viver por Fé. Lê Romanos 1:17.

Não caias no erro da geração do deserto. Ela possuía a Palavra, a Fé, mas não misturou as duas, por isso, errou. O povo de Deus deixou de usufruir a bênção de Deus. Mas, se tu tens a Promessa e crês nela, e junta a Palavra com a Fé, a Promessa de Deus se manifesta.

As Promessas são invalidadas pela incredulidade. Por isso, Paulo, num dos versículos mais importantes da Bíblia, diz: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” (Hebreus 11:1). Não precisamos ver para crer. Cremos para ver. Isso é maravilhoso!

Entrando na segunda parte da mensagem, eu me comprometi a te mostrar Promessas que, quando recebidas com Fé, vividas e praticadas, trazem resultados extraordinários.

Eu tenho insistido com a Palavra de Malaquias 3:10. Espero que tu a estejas recebendo com proveito. Olha o que diz: “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.”

O Senhor está dizendo: ‘tragam os dízimos à minha Casa, para que haja mantimento. Depois, tu tens o direito de Me provar, de Me desafiar. Como conseqüência de tu trazeres o dízimo, obedeceres e creres na Palavra, Eu abrirei as janelas dos céus.’

Vê como Jesus disse: Lucas 6:38: “dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” Com a medida que tu medires, serás medido também.

Nós somos o resultado daquilo que pensamos e cremos. Lê Hebreus 10:23.

Não pode haver vacilo: Num mês dizimamos, no outro mês não. Num mês cremos, tiramos as primícias, no outro mês não.

Eu estou te passando a receita de um vencedor. E olha o que eu te vou dizer: o vencedor é aquele que faz aquilo que os perdedores nunca fizeram: CRÊ.

Quem crê, vence! Quem não crê, perde! O perdedor insiste em não crer, por isso, perde. Eu vou te dizer mais uma coisa: não temos alternativas. Na nossa vida não há alternativas. Não podemos permitir espaço para dúvida. A Bíblia diz que o que não provém da Fé é pecado!

Tu deves desejar viver a excelência, a prosperidade de Deus, porque isso é parte da filiação que eu te estou mostrando: tu és filho, és deus (com letra minúscula), fazes parte do Reino, és tal qual Jesus, o teu espírito foi criado antes da fundação do mundo, és herdeiro da promessa… Ora, és tudo isso para passares necessidades? Não.

Isaías 40:31 diz: “mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”

Eu quero que tu, ao tomares posse das Promessas do Senhor, subas com “asas de águia”, subas para um patamar de vida muito melhor.

Subir com “asas de águia” tem a ver com o nosso crescimento como homem, como mulher, como empresário, como executivo, como profissional etc.

Bem, como subimos com asas de águia na questão financeira? Como podemos superar tanta incongruência financeira?

Eu quero te ajudar a ter um perfeito relacionamento financeiro com Deus, porque isso é parte da salvação. Tu poderás desfrutar da totalidade das Promessas que já te pertencem como herança.

Tu não despencarás no fracasso. Tu és filho de Deus e vencerás, porque a Bíblia diz que nós somos mais do que vencedores. As inseguranças da vida são substituídas por certezas na Palavra. Tu és filho do Rei, és o resultado daquilo que pensas e daquilo que falas. Nada pode dar errado com um filho de Deus, quando ele vive em obediência, quando vive a Palavra, quando crê na Palavra! Tu conseguirás chegar lá, irmão! Verás portas de Deus se abrirem, verás que todas as coisas que contribuem para a vida e para a piedade são tuas.

Vê o que diz João 14:14: “Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.”

Eu vou te desafiar a confiar e a ter a coragem de dizer: ‘Senhor, eu quero ser um homem próspero. Eu quero ser uma mulher próspera.’ Diz também: ‘Senhor, eu quero ser uma pessoa saudável, ser patrão, ser médico, ser vencedor.’

Diz o Salmo 118:25: “Oh! Salva-nos, SENHOR, nós te pedimos; oh! SENHOR, concede-nos prosperidade!”. Então, diz: ‘Senhor, concede-me prosperidade.’ Lê o Salmo 122:6-7 e Mateus 16:19.

Mateus 7:7-8 diz: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.” Diz: ‘Eu quero ser próspero, Senhor. Eu recebo pela Fé, que sou próspero.’ Tu estás crendo nisto? Isto está fazendo sentido para a tua vida? Isto é a Verdade de Deus! Diz: ‘Glórias a Deus! Aleluia! Glória a Deus!’

Isaías 58:9 diz: “então, clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso;”.

Em Isaías 49:14-17, diz: “Mas Sião diz: O SENHOR me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim. Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim. “Gênesis 41:52.

Não importa a aflição na qual estejas vivendo. Tu deves desejar mudar de vida. O inimigo tenta fazer com que duvidemos das Promessas Divinas. Ele tenta incentivar à desobediência, à incredulidade, mas, Deus quer que sejamos prósperos, que tenhamos uma vida farta, uma vida abundante. Estamos postulando nosso direito. Somos filhos do Rei. Não abras portas para o devorador. Toma posse das bênçãos da prosperidade. Lê Marcos 11:23.

Diz a Palavra em João 16:24: “Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.” Deus está desafiando a Igreja a pedir.

Eu gosto desta Palavra. Gosto porque quem fez a Promessa é Fiel. Não pode haver murmúrios, nem tristezas. A alegria do corpo, da alma e do espírito é completa.

Oh! “Águia” de Deus. Sai do ninho, crê, dá um pulo, salta para um vôo alto, não tenhas medo de dizimar, não tenhas medo de ofertar, não tenhas medo de dizer: ‘Senhor, faz-me um homem próspero! Faz-me ser um homem rico, meu Deus!’

Tu que és empresário, grita no teu lugar: ‘Eu vou ser um grande empresário!’ Se tu és comerciante, declara: ‘Eu vou ser um grande comerciante, um grande profissional liberal.’ Se tu és dona de casa, chefe de família, profetiza: ‘Eu vou ser uma grande mãe, um grande pai.’

Tem coragem de pedir a Deus, porque Ele quer que a nossa alegria seja completa. Alegria completa não existe com falta de dinheiro e doenças.

Então, Deus exige que se dê, para que as promessas se cumpram. Tu deves te conscientizar de que a tua relação com Deus na questão financeira deve ser transparente, para que possas ter o direito de dizer: ‘Senhor, faz-me próspero.’

Eu acabei de mostrar o projeto de Deus para uma vida de abundância, uma vida de prosperidade. Isso não é nada mais, nada menos daquilo que Deus tem para nós. Então, o que queres ser na vida para que a tua alegria seja completa? Tu que tens colocado Fé na Palavra, é hora de pedires para receberes, para que a tua alegria seja completa. Dai e dar-se-vos-á. Lembra-te de que a medida é grande, transbordante e sacudida! As Promessas de Deus são preciosas. São mui grandes. Não é promessa de “sardinha pequena”, é “peixe grande”! Pede, que tu receberás! Aleluia! Aleluia!

Agora, em Nome de Jesus, “sai do ninho”, voa, crê! Crê em ti, crê em Deus. Faz aquilo que os perdedores nunca tiveram coragem de fazer: CRÊ.

É hora para que a tua alegria seja completa. Pede agora, pede agora, pede agora, pede agora. Deus vela pela Sua Palavra para a cumprir. Sonha alto, voa alto! Sai do ninho! Tu podes todas as coisas naquele que te fortalece!

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE