cropped-Logo_azul.png

TU ÉS SALVO?

COMPARTILHE

Atos 16:25 a 31 “Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos. O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido. Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos! Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.”

Quando tu ouves a Palavra “salvo”, ou “salvação”, qual o significado que ela tem para a tua vida? Porque existem dois reinos: O reino natural e o reino espiritual. No reino natural, tujá ouviste as expressões: Um médico salvou um paciente. O bombeiro nadador salvou alguém que estava se afogando. Essas são expressões que nós conhecemos do reino natural. Mas no reino espiritual muitos não entendem o significado da Palavra “salvo”. Portanto, é preciso que eu venha tratar deste assunto, especialmente, no dia de Natal, o dia apropriado para esta revelação.

Lembra-te do que diz Atos 16:30 “Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo?” Essa é a pergunta mais importante que qualquer pessoa sobre a Terra pode fazer. Quando alguém diz para outra pessoa o que ela deve fazer para ser salva, essa pessoa sabe que a salvação tem a ver com a transformação da loucura da vida perversa de pecado, para se viver a vida para a eternidade.

Essa passagem fala de dois homens, dois grandes Apóstolos, Paulo e Silas que, de repente, estavam dentro de uma prisão cativos e que foram libertos. O que se passou?

Diz a Palavra do Senhor em Atos 16:25 e 26 “Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos.”

Nessa passagem aparecem alguns aspectos importantes. O primeiro aspecto é que o louvor liberta. Quando tudo parecia contrário, eles começaram a louvar a Deus. Eles não começaram a chorar ou murmurar. Eles começaram a louvar a Deus. Eu queria te dizer, pela experiência que tenho, quando tudo parecer contrário, quando as adversidades forem grandes, quando a resistência e a derrota parecerem inevitáveis, começa a louvar a Deus! Louva, dizendo: Pai, por antecipação, eu Te louvo, eu Te agradeço! O louvor liberta das preocupações, do medo do amanhã, das correntes que aprisionam o homem que não tem Cristo, derruba muralhas como as de Jericó.

Nós precisamos ter uma idéia, pelo menos uma idéia do poder sobrenatural que está em nós. A Bíblia diz que Deus nos deu poder e autoridade. Por isso, Paulo disse em Filipenses 4:13 “tudo posso naquele que me fortalece.” Aqui não diz quase todas as coisas, mas diz: tudo.

Quando o carcereiro que, aparentemente, era um ímpio, um homem perdido, viu o terremoto, o primeiro sentimento que ele teve foi de suicídio.

As leis daquele tempo diziam que, quando um carcereiro deixava fugir um prisioneiro, ele era morto no lugar do prisioneiro. Então, a primeira coisa que ele pensou foi em suicidar-se. As pessoas que não têm rumo de vida, que não têm sentido, que não têm razão de viver, que não têm Cristo, que não têm razão de viver, apenas arrastam a vida. Quem não tem experiências com Cristo, às vezes, pensa que a morte é a única solução.

Quando o carcereiro já tinha puxado da espada para se suicidar, Paulo grita, dizendo: Atos 16:28 “Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos!” E, essa situação impactou de tal monta o carcereiro, que ele disse em Atos 16:30 “Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo?”

O Espírito de Deus revelou a esse carcereiro que, na realidade, ele era eleito do Senhor, um predestinado de Deus, que aqueles fatos que estavam ocorrendo: o terremoto, soltaram as cadeias, abriram as portas das prisões, não eram fatos normais, humanos. Era uma intervenção sobrenatural de Deus. E, uma intervenção sobrenatural de Deus se chama milagre!

Quando aquele homem viu e ficou horrorizado com o que via, quis saber quem eram Paulo e Silas, por isso, ele faz a pergunta mais importante que o ser humano pode fazer a despeito da posição social, de seu status de vida, de sua ascendência ou descendência familiar, a despeito de sua conta bancária: Senhor, o que devo fazer para ser salvo? E a resposta a essa pergunta não é muito bem conhecida pela maioria dos pregadores, por isso devo uma resposta à humanidade.

O que tu precisas fazer para ser salvo?

Jesus veio para salvar os que se haviam perdido. E este Jesus maravilhoso, que durante o Seu Ministério de apenas três anos, ofereceu-se como sacrifício vivo, foi esbofeteado, cuspido, foi coroado com uma coroa de espinhos, foi traspassado pela espada na Cruz, foi morto, foi levado ao túmulo. E, por ser o Único Deus, quando ao terceiro dia, as mulheres Maria e Maria Madalena procuraram e pediram o Seu corpo, o anjo disse que a única coisa que elas poderiam encontrar seriam os lençóis que envolviam o corpo, porque havia ressuscitado. Ele vive! O túmulo está vazio! Glória Deus!

O Cristo que poderia ter invocado milhares de anjos para esmagar aquele concílio que o condenou, veio a esta Terra com um propósito predestinado. As nações precisam saber disso porque Lucas explica em Atos 2:22 a 23 “Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis; sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos;”

A vinda de Jesus não foi um acaso. Ela estava dentro dos desígnios e da presciência de Deus. Atos 2:24 “ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela.”

Ele é o Único que é Deus. Buda, quando enfrentou a morte, não a venceu, ele foi vencido, ele não ressuscitou. Maomé não ressuscitou. Confúcio não ressuscitou. Gandhi não ressuscitou. Qualquer outro profeta desta Terra não ressuscitou. Mas a morte não dominou Jesus.

Tudo o que Jesus fez, tudo o que Ele pagou e passou, fê-lo por duas pessoas: por mim e por ti. Ele não veio a terra porque Ele precisava de nós. Ele veio porque nós precisamos Dele. Ele não veio estabelecer denominações, mas sim, vidas, chamar pessoas para que O sigam, para que obedeçam, para que sigam a Sua Palavra. Ele veio reunir a Sua noiva, Sua Igreja.

Diz a Palavra em Lucas 19:9 e 10 “Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.”

Portanto, Jesus nasceu e veio para buscar e salvar o perdido.

Ele veio destruir as obras do diabo. 1 João 3:8 “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.” Quais são as obras do diabo? Pobreza, miséria, fome, angústia, depressão, roubo, droga, bebida, prostituição. Ele veio para destruir tudo isso.

A pessoa que é eleita de Deus pode estar num tremedal de lama, no fundo do poço, quando Jesus chega, destrói as obras de Satanás.

O propósito da Igreja é trazer pessoas para Jesus. A Igreja, que é a reunião do Corpo de Cristo, a Noiva do Senhor, não é um lugar de aposentadoria religiosa. É um centro de recrutamento do exército de Cristo. É um lugar onde se aprende a vencer a carne, o mundo, o diabo. O propósito da Igreja de Jesus é acolher as pessoas, é confortá-las, é amá-las, é ajudá-las na aflição, é transformar as pessoas em sal e luz, é dar expressão à vida. A missão dos pastores da Igreja é transformar o povo em sal e luz. Portanto, o propósito da Igreja é vencer e não comprometer as pessoas, é ser um hospital para o ferido, é ser um ambulatório para o rejeitado, é ser um sofá para o desesperançado. Porque Cristo veio para salvar com Sua Graça.

Diz a Palavra em Efésios 2:8 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;”. Jesus veio salvar, transformar, tirar o pecado, ser gracioso.

Diz em Romanos 5:1 “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;”.

Enquanto não há justificação pela fé, não há paz com Deus. E o que as pessoas que não têm paz com Deus fazem? Bebem, fumam, cheiram, prostituem-se, drogam-se, perdem o sentido da vida. Lê Romanos 5:5.

A Igreja é um lugar de amor, onde as pessoas se sentem amadas, partícipes.

A Igreja é para isso. Romanos 5:17 “Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.”

A pessoa que é justificada, é cheia de amor; e, depois, ela tem autoridade para reinar em vida. Porque diz em Romanos 5:20 “Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça,”.

Nós, que éramos como carmesim, hoje somos como a lã branca. Nós, que éramos como escarlate vermelho, hoje somos brancos como a neve.

O pecado se foi. O castigo virou paz. A maldição foi quebrada. A vida veio. A luz chegou. A vida eterna está garantida.

Queria te mostrar, agora, que existem alguns fatos que não são salvação. O que não é a salvação? Salvação não é só ser membro de Igreja. Eu sei que a Igreja é a Casa dos salvos, mas a Igreja não salva. Ser membro da Igreja não garante que as portas do inferno não prevaleçam contra a pessoa. As portas do inferno não prevalecem contra a Igreja. Ser da igreja não é somente assistir ao culto e ir embora. Salva é aquela pessoa que participa da Igreja, que foi regenerada, renovada, que tem a unção de Deus, que vive vitoriosamente, que tem força sobre o mal. Essa pessoa é salva e pertence à Igreja. Mas, só estar na Igreja não é sinal de salvação.

Salvação, também, não é apenas passar pelas águas. Porque há pessoas que dizem que, se não passarem pelas águas, não serão salvas. Só que a Bíblia diz em Hebreus 9:12 “não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.”

A minha pergunta é: Quem dá a eterna redenção? É o Sangue de Cristo ou são as águas? O Sangue de Cristo. Então, por que existem pessoas que batizam? Se tu leres a Bíblia de Gênesis ao Apocalipse, não vais ver ninguém batizar. Jesus não batizou ninguém. Paulo disse que batizou duas pessoas, mas disse que não veio para batizar. Por que as pessoas batizam? O batismo não é uma cerimônia judaica! Apenas a tribo dos essênios, de onde vieram João Batista e Jesus, batizava, mais ninguém batizou, na Bíblia. Pastor, mas, eu ouvi dizer que quem não se batizar não é salvo. Salvação é acreditar nesta verdade expressa em Hebreus 9:20 “dizendo: Este é o sangue da aliança, a qual Deus prescreveu para vós outros.”

Deus não prescreveu água. Deus prescreveu Sangue.

Hebreus 9:22 “Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão.” Não há salvação! As águas não são redentoras, não são salvadoras, não salvam, não regeneram, são um rito judaico. Todas as pessoas que abandonaram as Igrejas, que são desviadas das Igrejas, todos os grandes pecadores que passaram pelo Evangelho, todos eles tinham dois, três, quatro batismos nas águas. As águas não fazem nada. A Bíblia diz que Ele carregou o pecado para a Cruz do Calvário para que nós, mortos aos pecados, vivamos para a justiça.

Salvação também não é reformar a vida, como quando pegas uma casa antiga e a reformas. Tu pintas as paredes, pões torneira nova, janelas bonitas. Tu estás reformando a casa. Mas, a casa continua velha, apenas, foi reformada. A salvação não é reformar. Salvação é regenerar. Quando Deus regenera, Ele muda tudo! Tu te tornas uma casa nova. Salvação não é reformar, é regenerar. Salvação não é apenas moralismo: eu não fumo, não bebo, não bailo, não digo palavrão. Salvação é novo nascimento. Nós nos tornamos pessoas com uma capacidade moral muito grande, mas em função da salvação, e não apenas nos tornamos moralistas.

Salvação também não é apenas fazer obras. Porque diz em Efésios 2:8 e 9 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” Mas, não temos uma chamada a fazer obras? Temos! Mas não as obras da lei que trazem glória humana.

Ele diz em Efésios 2:10 “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” Quer dizer que há obras e boas obras. Quais são as boas obras? As que Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. Lê Romanos 11:6.

Salvação é:

1. Salvação é a mudança sobrenatural que Deus opera na nossa vida.

2 Coríntios 5:17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

Quando uma pessoa se converte, ela muda totalmente. Se tu não mudaste, é porque não houve conversão. Então, há pessoas que têm experiências emocionais, mas, na verdade, nada aconteceu espiritualmente. O convertido é muito diferente. É totalmente diferente. Salvação é mudança!

2. Salvação é ser livre do medo.

As coisas que eu amo o mundo tem que odiar. E as coisas que eu odeio o mundo ama. Romanos 8:15 “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.” Não vivemos mais atemorizados. Tu não és órfão. Tu tens um Pai Protetor e Provedor, és filho do Rei e não temerás.

3. Salvação é ser livre da condenação.

Romanos 8:1 “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” Não há mais condenação! O Espírito Santo não condena, convence. Ele diz: não faças assim. Muda esta situação. Não digas isso. Ele convence. Amado, estamos livres do passado. Tu és livre pelo Sangue do Cordeiro. Lê Romanos 8:33.

4. Salvação é uma chamada à vida.

Efésios 2:1 e 2 “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;”.

Pecado é coisa de outrora. É coisa do passado! Quando não tínhamos Jesus, andávamos segundo o diabo. Hoje, o diabo não tem parte conosco porque ele atua nos filhos da desobediência e nós somos filhos da obediência. Lê Efésios 2:3.

Não comas mais a comida envenenada do mundo. Não aceites a tua vida ser destruída. Lê 2 Tessalonicenses 1:8.

Os salvos viverão em paz. Aqueles que confessam Jesus viverão eternamente. Apocalipse 21:7 “O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.”

Agora, vejamos com quem Deus não trata: Apocalipse 21:8 “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.”

Deus não salva essas pessoas. Aqueles que ficam falando mal das Igrejas, dos pastores, da obra do Senhor, que rasgam a Bíblia. Aqueles irmãos que andam com patuá escondido na carteira, que têm um negócio debaixo do sapato, têm uma fita de Nossa Senhora escondida. Ninguém sabe, só Deus é quem sabe e o demônio que colocou lá. Esses, Deus não salva.

Eu quero que pertenças a Jesus. Porque a Bíblia diz que, quando tu estás em Cristo, és nova criatura, e vais viver eternamente.

A pergunta que te respondi e que cabe agora fazê-la novamente é: Tu és salvo? Pode haver alguém lendo este Recado que diga como disse o carcereiro, o atormentador, o verdugo: Senhor, o que devo fazer para ser salvo? Só existe uma forma: A Bíblia diz que tu deves crer em Jesus, acreditar que Ele ressuscitou de entre os mortos e confessá-lo.

Hoje é dia de te libertares deste mundo. O mundo não serviu. O mundo atormentou-te, jogou um jugo sobre o teu pescoço, uma canga de sofrimento.

Diga que entregas a tua vida a Jesus. Curva a tua cabeça e diz: Senhor Jesus, eu creio em Ti, eu Te recebo como meu Senhor e Salvador. Eu creio que tu ressuscitaste de entre os mortos. E digo que sou salvo para a Glória de Deus!

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE