cropped-Logo_azul.png

FORMANDO CRISTO EM VÓS

COMPARTILHE

Gálatas 4:19 “meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;”.

 Talvez tu, como eu, já tenhas questionado a razão de tantas pessoas terem se desviado da igreja, ou que certo irmão teve um comportamento errado, ou pecou! E a pergunta é: Por quê?

Vais perceber, que, às vezes, a pessoa pode estar na igreja anos a fio e não ter Cristo, ainda, formado dentro de si. Vê que Paulo, quando escreveu aos gálatas, estava escrendo a uma igreja, a crentes, a pessoas que estavam participando do dia-a-dia da igreja, mas estava faltando algo na vida deles. Era preciso que o Senhor, através do seu Espírito, iluminasse os olhos do coração, retirasse os véus da religião, para que Cristo, finalmente, fosse formado na vida daquele povo. E como se sabe que Cristo está formado na vida de alguém? São dois perfis: mudança de caráter e conduta totalmente nova. Paulo não encontrou isso na vida dessa igreja. Era preciso que a imagem de Cristo fosse formada neles. E como isso começa? Paulo mostra em 2ª Coríntios 3:16 “Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado.”

Primeira atitude: o véu deve ser retirado.

A primeira ação de Deus, quando tu te convertes, é retirar o véu, depois, começa uma formação de vida, e é nessa formação que Cristo vai se formando na nossa mente e no nosso coração. Se isso não acontece, olha o que diz a Bíblia Sagrada em 1ª Coríntios 3:1 “Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo.” Quem não tem Cristo formado fica como criança. Não vê a maturidade, não desfruta da maturidade.

Portanto, vamos começar a entender como é que Cristo é formado.

É a revelação da sã doutrina da graça que faz Cristo ser formado em nós. A lei não faz. Ela é ameaçadora, é violenta, intimidadora, acusadora. Quando Paulo disse aos Romanos 8:33 “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus?”, tu pensas que é o diabo quem acusa? Não é! São os irmãos. São os crentes da lei que acusam. Paulo disse em Romanos 8:1 “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”

Quem mais condena? As Igrejas. Lê 2ª Coríntios 5:18 e 19.

Paulo disse em 2ª Timóteo 1:13 “Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus.”    

Manter o padrão das sãs palavras é manter a doutrina que gera Cristo em nós. Não é a doutrina do jejum, do corta o cabelo, não corta o cabelo, do sobe o monte, do lambe o pó, do ajoelha. Isso não gera Cristo. Isso gera pessoas revoltadas. Quando Cristo é formado na pessoa, a conduta é outra. O seu dia-a-dia é outro.

Formar Cristo na vida das pessoas é um processo de amadurecimento constante, diário. Pedro disse em 2ª Pedro 3:18 “antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.”    

A Bíblia está falando de um crescimento. Por isso Paulo diz que sentia dores de parto até Cristo ser formado na igreja.

Quando Cristo morreu na cruz do Calvário, quando pagou o alto preço pela Sua amada Igreja, Ele nos imputou uma posição espiritual que gera o tal crescimento.

Paulo diz em Gálatas 3:9 “De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão.” Tu não dizes Deus te abençoe! Tu dizes que és abençoado!

A Bíblia diz em 1ª Coríntios 1:2 “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser  santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:”. Somos santificados e abençoados.

Hebreus 10:14 diz: “Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.” Somos perfeitos.

Quanto à vida espiritual. Efésios 5:27 “para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.” Olha aí Cristo sendo formado.

Quando dizes que és abençoado e santificado, que estás morto ao pecado, que és perfeito, que não tens manchas, é porque estás maduro espiritualmente.

Há pessoas que vivem 30, 40, 50 anos na criancice, sem nunca Cristo ter sido formado nelas.

Diz Colossenses 1:13 “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,”. Como fazer reunião de libertação quando a Bíblia mostra que “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.” Somos libertos, abençoados, santificados, perfeitos, estamos mortos ao pecado, não temos manchas. Lê 2ª Coríntios 5:17.

Tu crês nisso? Quando crês, Cristo está formado na tua vida. E quem não tem Cristo formado em si não consegue ver Cristo abrindo portas, porque não sabe se comunicar com Deus, não sabe agir perante a vida, falta maturidade e não há mudança de caráter, nem mudança de conduta.

Paulo disse em 1ª Tessalonicenses 4:1 “Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais;”.

Precisamos aprender a viver de modo a agradar a Deus, e só agrada a Deus quem tem Cristo formado em si.    

A religião nunca formou Cristo na vida de ninguém. A religião forma “Aparecida”, “pomba-gira” etc. A lei forma Moisés na vida da pessoa, forma sacrifícios, abluções, batismos, luas, comidas, mas esquecem do principal, que é o crescimento espiritual. Não é assim que disse Colossenses 2:16? “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados,”. Há pessoas que vivem de sombra. Nós vivemos da substância, da realidade, da luz.

Voltemos em Gálatas 4:19 “meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;”.

Primeiro Paulo sofreu dores de parto para trazer as pessoas para a igreja. Agora, ele estava sofrendo outra vez, para que Cristo fosse formado neles. É como voltar a ter um filho que já nasceu. Olha o que diz a Bíblia. Efésios 4:13 “Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,”.

Se tu ouves a pregação do evangelho da circuncisão, o evangelho de condenação, o evangelho de morte, não tem Cristo formado na tua vida. Forma morte na tua vida. A lei não trata com o espiritual, mas com a carne e com proibições: não pode isso, não pode aquilo! Isso não forma Cristo na vida das pessoas. O que forma Cristo é a revelação, é o conhecimento. A pessoa pode jejuar dez anos, pode andar de joelhos, mas conhecimento Deus não dá para ninguém do dia para a noite. Entendo que a revelação é progressiva, é crescente, é uma formação.

Diz 2ª Coríntios 3:18 “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.”

Somos transformados de glória em glória na Sua imagem, até que as pessoas olhem e vejam Cristo formado em nós. Aquele marido que cuida da esposa, que honra a esposa, que é atencioso, que é verdadeiro e dá segurança à esposa, esse é um homem que tem Cristo formado em si. Aquela esposa que cuida do marido, que é sincera, que é amiga, que cuida do lar, essa é a esposa que tem Cristo formado em si.

É interessante compreendermos isso porque eu, também, sofro dores de parto todas as vezes que vejo irmãos que estão na igreja 10, 15 anos, tendo atitudes de criança. É como voltar a ter um filho quando eu já tive.

Olha como Paulo disse em Romanos 2:16 “no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho.”

De acordo com o evangelho de Paulo, de acordo com suas quatorze epístolas, com a graça de Deus, o Senhor julga os segredos dos homens.

Há uma área em nossa vida na qual o raio-x não penetra, a tomografia computadorizada não consegue discernir, o psiquiatra não entende, o psicólogo não consegue descobrir, ninguém pode entrar a não ser o evangelho da incircuncisão, que é o evangelho da graça de Deus. Quem me fez ser o que sou hoje foi o evangelho da graça de Deus. Os segredos do meu coração foram desnudados diante de Deus. E isso é muito importante porque no processo de formação espiritual, quando a Palavra viva chega ao coração, diz em Hebreus 4:12 “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”

Quando somos cortados pela graça de Deus, podemos discernir os pensamentos e os segredos do coração. A palavra da graça de Deus atua. E atua não é deixando o cabelo crescer ou não permitindo que se tire o buço, ou raspe as pernas. Isso não tem nada a ver com cristianismo. Ela discerne, corta e separa juntas e medulas, quando tu começas a dizer que és forte, que és cabeça e que estás por cima e não por baixo.

Irmão, isso é muito importante porque conheço pregadores que mentem muito. Conheço pessoas que não são verdadeiras. Há atitudes e pensamentos ocultos no coração de muitos. Às vezes, é um impulso sexual transtornado, é um sentimento de lascívia, é um oculto qualquer, e o que a palavra da graça faz? Vai lá dentro e discerne os intentos do coração. E a pessoa que, às vezes, tem transtornos emocionais e impulsos errados, começa a se libertar de tudo isso e, às tantas, é uma nova criatura!

Quando a palavra da graça discerne os intentos do coração, quando o fogo ardente chega, quando a tribulação chega, a pessoa sabe que é mais do que vencedora e não tem que temer nada. Quando a pessoa guarda segredos no coração, coisas ocultas, pecados ocultos, sabe o que acontece? Ela é frágil.

Diz Hebreus 5:14 “Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.”

Quando tens Cristo formado, sabes o que é bem e o que é mal. Isso é crescimento. Aquilo que derrubava, não derruba mais. O que ofendia, não ofende mais. O coração tem uma âncora, a vida passa a ser vivida por fé. Portanto, as tuas reações passam a ser diferentes. Tu te sentes muito sensível ao espiritual. A tua carne não te domina mais. Quando Cristo é formado, é melhor que ouro, que prata, que diamantes; é melhor que tudo. Quando Cristo está formado, pode cair a chuva que cair, mas a pessoa não deixa de ir à igreja, pois Deus está em primeiro lugar.

O Senhor usa o altar da igreja, a graça de Deus, a revelação, para que Cristo seja formado na nossa vida.

Diz 1ª Coríntios 2:11 e 12 “Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Tu não recebeste o espírito do mundo, mas sim, o Espírito de Deus.

Então, Cristo está sendo formado, as verdades de Jesus vão sendo incutidas no nosso Espírito, ganhamos forças para lutar, assim, se vem uma situação contrária, não recebemos; se vem uma porta trancada, batemos de frente, pois cremos que Deus vai abri-la. Enfim, a auto-estima começa a ser visível nos olhos, no rosto, nas palavras. Os complexos de inferioridade desaparecem, e começamos a ser importantes, valorizados e seguros. Lê Hebreus 4:13.

Deus quer que tu entendas que o processo de crescimento é diário e eterno, porque, enquanto vivermos, o crescimento se dará, Cristo estará sendo formado na forma de falar, na forma de condução, no padrão de vida, no padrão de verdade, na forma de cuidar da esposa, do marido, dos filhos, dos netos, da família, dos negócios.

Cristo está sendo formado em nós. Agora, é preciso que essa formação seja confirmada.

Diz Romanos 16:25: “Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos,”.

Então, o que Deus faz? Deus confirma. Quando sentes a confirmação, o selo, a tua vida muda. Tu não sentes mais medo da vida, crês na provisão de Deus, sabes que estás aqui para vencer, que és vencedor, que reinas em vida; já estás reinando em vida.

Diz 1ª Coríntios 4:5 “Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus.”

Quando os desígnios do coração são revelados, quando a tua postura de vida já é verdadeiramente de Cristo, então, tu recebes o louvor da parte de Deus.

Muitas pessoas não têm Cristo formado dentro de si porque o evangelho que lhes foi pregado não era segundo o padrão, conforme Paulo disse, mas foi o evangelho da lei, o evangelho de Pedro. E aí o que essas pessoas aprenderam? Aprenderam a viver com máscara, de aparências, em apostasia, em adultério espiritual. Deus não quer isso. Deus quer que vivas na plenitude de Deus.

Diz Colossenses 3:5 a 8 “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.”

Então, o cristão não pode ser de ira, de indignação, de maldade ou de linguagem obscena.

Cristo, quando está formado em nós, capacita-nos diante de doenças, de necessidades e de atropelos.

O Cristo formado em nós não é um Cristo triste, carrancudo, cara comprida, não! É o Cristo que sentiu gozo na cruz do Calvário, disse o Livro de Isaías, porque Ele estava carregando os meus e os teus pecados, estava quebrando a maldição da lei da nossa vida, estava levando o jugo da iniqüidade, do tropeço, definitivamente.

Quando Cristo está formado, a pessoa é perdoadora, não se ofende por tudo e por nada, não se desvia, não se afasta, não rasga a carteira de membro, antes, é compreensiva, calma, tranqüila, amorosa! É a graça de Deus que faz isso.

Com Cristo formado em ti, aprendes a te defender, a combater, a usar a tua confissão, aprendes sobre o valor e a importância que tens na vida. Entendes que és a imagem e a semelhança do Senhor, que és cabeça, que estás por cima e que não estás mais por baixo, que tens para emprestar e não tomar emprestado, sentes-te rico, abençoado, próspero. Agora, quando não se tem Cristo formado, há atitudes de criança.

Com Cristo formado, o linguajar muda, o rosto muda. Quem tem Cristo, muda tudo!

Cristo está formado na tua vida. A âncora da tua alma é muito forte. Aquele que está em ti é maior! Tu és poderoso, amado! Tu és forte! Quem é nascido de Deus, é guardado e o maligno não lhe toca.

Oração:

Pai amado e bendito, Senhor de senhores, Rei de reis, soberano Deus! As palavras que foram escritas estão formando Cristo. Uns já têm a formação completa, mas, mesmo assim, continuarão a crescer na Graça e no conhecimento de Deus. Levanta homens valorosos, mulheres poderosas, famílias com a marca do selo de Jesus, pessoas que te engrandeçam, que dignifiquem a obra e o reino. Senhor, sela este momento com o selo do Espírito Santo. E que todos digam: Amém e amém.

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE