cropped-Logo_azul.png

MENSAGEM A IGREJA DE ESMIRNA

COMPARTILHE

Texto: Apocalipse 1:9-11 “Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta, dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.”

 

 A base central do Livro do Apocalipse foram as cartas escritas às sete Igrejas da Ásia Menor. Estas cartas eram motivadoras e encorajadoras, mas, também, serviam para corrigir erros que aconteciam nas Igrejas.

As sete Igrejas do Apocalipse representam sete períodos da História da Igreja Cristã: Igreja de Éfeso, representa o período apostólico; a Igreja de Esmirna, representa o período das grandes perseguições à Igreja do Senhor; a Igreja de Pérgamo, fala de um período de grande corrupção dentro das fileiras da Igreja do Senhor Jesus; a Igreja de Tiatira, fala do período da supremacia do Império Romano; a Igreja de Sardes, é o período da reforma de todas as coisas da Igreja; a Igreja de Filadélfia, fala da ênfase missionária e evangelística; a Igreja de Laodicéia, representa o período da apostasia.

Éfeso era uma Igreja de características importantes: batalhadora, não aceitou os falsos apóstolos, não aceitou a doutrina dos nicolaítas, perseverante, mas que Deus tinha algo a criticar, e a corrigir. Ele disse: “Eu tenho contra ti que abandonaste o teu primeiro amor”.

Hoje nós vamos estudar a Igreja de Esmirna que, das sete Igrejas, é a única que não foi repreendida. Apocalipse 2:8 “Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:”

O que significa e quem era a Igreja de Esmirna?

Essa Igreja foi chamada pelos escritores evangélicos de “A Igreja Sofredora.” Ela era espiritualmente rica, mas muito perseguida. E Deus precisava encorajá-la.

Em Apocalipse 2:8, quem é este “o primeiro e o último”? “O primeiro e o último” também é chamado de “o Alfa e o Ômega” – Jesus. Isso significa: A Fonte da Vida e a Eternidade.

Depois Ele diz: “Eu sou aquele que esteve morto e tornou a viver”. Jesus se identifica, na Sua morte, com o sofrimento que aquela Igreja. O Senhor diz em Atos  2:23 “sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos;” O Senhor estava mostrando que Ele queria, através de Seu exemplo, servir de consolo à Igreja

Tu sabes que esta “morte” e “ressurreição” de Jesus, sempre foi a esperança da Igreja Cristã.

O Senhor fala desta esperança que a Igreja deve ter, em 1 Coríntios 15:17-19 “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram. Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.”

Apesar de todos os pesares que enfrentamos, nós somos um povo que deve crer que a nossa vida não se limita, apenas, a esta terra. No dia em que morrermos fisicamente, nossa vida continuará na eternidade.

Vê em João 11:25-26 “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?”

Depois, diz a Palavra em Apocalipse 2:9 “Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás.”

Esta palavra “tribulação”, no original grego é thlìpsis, que significa “pressão, opressão ou aflição”. O Senhor estava dizendo que, de forma alguma, isentava-se, tornando-se um Deus distante.

Deus nos conhece – Ele conhece o deitar, o levantar; até as palavras, antes de chegaram à boca, o Senhor já as conhece.

As provas e as tribulações que nós passamos são permitidas por Deus para que os bons se tornam muito melhores.

A tribulação também é permitida para que a pessoa desviada volte ao Caminho de Deus.

Em terceiro lugar, muitas vezes, o Senhor permite uma situação ruim, para que Ele manifeste o poder da Sua proteção.

É também nas tribulações que o cristão se identifica com Cristo. Lê Colossenses 1:24.

Tu sabes o que a Igreja de hoje diz quando uma pessoa fala: “Estou passando por tribulação ou aflição?” Que é pecado. E não é esta a verdade. Nós vivemos num mundo que jaz no maligno. Estamos sujeitos às vicissitudes.

Geralmente, ninguém gosta de ter comunhão com uma pessoa em sofrimento, ninguém. Todo mundo foge. Quando a pessoa tem muitos recursos, parece que os outros têm faro, vão atrás. Mas quando alguém passa por um “perrengue”, por um aperto, não há mais amizades! Vamos aprender a ser companheiros nas tribulações, porque a tribulação faz parte do dia-a-dia.

A tribulação também serve para derrotar qualquer jogo de Satanás contra as nossas vidas. Diz a Palavra do Senhor: Romanos 8:35 “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?”

Depois Ele diz em Romanos 5:37 “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Em todas as perseguições, tribulações, lutas, calúnias, em tudo isto nós somos mais que vencedores por meio de Jesus! O final do filme é sempre a Vitória! Por isto a Palavra diz em Isaías  41:10-12 (Lê).

Apocalipse 2:9 “Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico)…” No original grego pobreza é ptachéian que quer dizer “humilhante escassez”. O Senhor estava mostrando à Igreja que ela, financeiramente, era muito pobre, mas que, ao mesmo tempo, era muito rica. Parece aqui que existe uma dualidade, mas não.

A Palavra diz em Tiago  2:5 “Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?”

Tu podes ser pobre, mas sabe tu que Deus te levantou para seres rico em Fé, para não aceitares essa situação, e seres herdeiro do Reino que Ele prometeu aos que O amam.

Continuando em Apocalipse  2:9, a razão da luta dessa Igreja, de Esmirna, era uma oposição ao cristianismo, de pessoas que se chamavam judeus mas não eram. Vê em Atos  23:12 “Quando amanheceu, os judeus se reuniram e, sob anátema, juraram que não haviam de comer, nem beber, enquanto não matassem Paulo.”

Vês o que a “religião” faz? Quando não há Poder, Amor e Moderação da parte de Deus, a tríplice base, há fanatismo.

Diz isto a Palavra em Filipenses  3:2-3 “Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão! Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.” São Palavras duras! Era preciso dizer a Esmirna o que ela estava vivendo e qual era a provisão de Deus, e como a ela, para qualquer época, está dizendo o Senhor: “Acautelai-vos dos cães!”. Lê Números  16:3.

O Senhor estava dizendo à Igreja: “A sinagoga de satanás é oposição, mas, Eu estou no meio de Minha Igreja Santa”.

Quem é sinagoga de satanás? São todos os que blasfemam dos cristãos, que são dominados por satanás, que a Bíblia identifica como mistério da iniqüidade.

Apocalipse  2:10 “Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.”

Agora sim, começa o drama da Igreja. O Senhor a alerta que sofrimentos fazem parte da vida de todas as pessoas – “Não temas as coisas que tens de sofrer”. Lê Mateus  5:10-12.

Quem é esse diabo de que fala o versículo 10 de Apocalipse? Ora, essa figura tem a dimensão, a propriedade e a capacidade que tu quiseres que ela tenha, porque ele foi derrotado e amarrado pelo Mais Valente – Jesus Cristo.

Quando o Senhor diz: “o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós” está fazendo um grande alerta, porque, muitas vezes, o inimigo usa as pessoas através da língua.

Diz a Palavra em Tiago  1:26 “Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã.”  Lê Provérbios 6:16-19.

Depois o Senhor diz que o diabo vai usar as pessoas, vai lançá-las à prisão, para colocá-las à prova. (Apocalipse 2:10). Deus, por vezes, permite provas, mas não deixa ninguém ser derrotado.

Crer nisso exige uma classe de Fé e de confiança em Deus tremendas. Isto é a verdade de Deus para as nossas vidas.

Sê fiel, irmão. Esta é a base da nossa vida espiritual. Quem é o fiel? Fiel é o que cumpre aquilo que se obrigou a fazer. Lê Provérbios  28:20.

O Senhor diz em Apocalipse  2:11 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte.”

“Quem tem ouvidos, ouça”. Quem tem ouvidos espirituais são as ovelhas de Jesus. (João  10:27).

O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte”, por que tem a vida eterna (João 10:28).

Então, meu amado, a Igreja de Esmirna era pequena, de poucos recursos, vivia debaixo de perseguições e acusações, mas era forte, espiritualmente falando. Não claudicava. A fidelidade dessa Igreja é um exemplo a ser seguido por todos nós.

Amado, sê um servo fiel, aplicado, dobra o teu joelho, onde tu estiveres, sê um exemplo no meio deste século corrupto em que nós estamos vivendo.

As pessoas se conhecem nas horas da dificuldade. Se nessas horas tu viras as costas, não és cristão. Chegou a hora de um povo se levantar e dizer aos que estão se saciando com o pecado, que se afastaram dos padrões morais de Deus, assim como no Livro de Ezequiel: “Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.” (Ezequiel 22:30)

Amado, eu queria terminar dizendo: tu és uma pessoa muito amada de Deus. Crê! Considera e entende esta visão da Graça de Deus para os últimos tempos.

Posiciona-te, nem que sejas tu a única pessoa da tua família. É sobre a tua vida que está a responsabilidade. Se houver alguma coisa dentro do teu coração, alguma incredulidade, algum pecado, diz ao Senhor: “Meu Deus, eu quero hoje um novo começo”. Quem sabe ainda alguém que, por causa de uma onda que veio sobre a sua vida, desfez toda sua casa, seu castelo, seus negócios, sua profissão, seus sonhos. A promessa é de reerguer. É de recomeçar. É de reconstruir. Tu que estás dentro de um presídio, que estás sobre uma a de um hospital, podes começar hoje uma nova atitude de vida. Posiciona-te. Diz: “Eu quero ser um homem de Deus, quero ser uma mulher de Deus, quero ser uma pessoa leal até a morte!” E Deus te dará a coroa da vida. Assim seja, assim disse o Senhor.

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE