cropped-Logo_azul.png

Não Temas

COMPARTILHE

Zacarias 9:11-12: “Quanto a ti, Sião, por causa do sangue da tua aliança, tirei os teus cativos da cova em que não havia água. Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro.”

Vivemos dias extraordinários em nosso ministério, porque estamos conhecendo com detalhes aquilo que Deus nos falou desde a passagem do ano. Estamos lembrando de que precisamos conhecer, na sua plenitude, o que ouvimos em uma mensagem de quarenta e cinco minutos e que levaremos meses discorrendo, dissecando e absorvendo item por item. Estamos lembrando do que disse o Senhor sobre voltar à fortaleza, de que as profecias geram segurança e determinação no povo do Senhor, de que é preciso que todos voltemos à fortaleza. Estamos construindo, através dos ensinos bíblicos e da oração, muros fortes, de segurança, que são intransponíveis. A oração está nos fazendo muito mais fortes e conscientes de que há promessas eternas de Deus, que só se manifestarão por causa da vida congregacional. Precisamos estar fortes, conscientes e seguir o ensinamento do altar da igreja para que ao praticarmos os ensinamentos bíblicos, estejamos criando defesas para a hora em que as preocupações, as crises, os medos ou os sentimentos negativos, que paralisam a vida, chegarem.

Por que é preciso tudo isso? Porque há pessoas que deixam escapar grandes oportunidades por causa do medo de tentar. Alguns sonham começar um grande negócio, outros, fazer um curso superior, ou construir a sua casa própria, mas logo se sentem presos pelo medo de que algo possa não dar certo, e desistem. O que estamos fazendo? Ensinando o povo de Deus a praticar a Palavra e a oração a fim de que ninguém desista. No momento em criamos uma fortaleza na nossa vida, na medida em que levantamos muros de proteção, não há mais preocupação ou medo que nos domine ou nos acovarde.

Mostra uma pesquisa que oitenta por cento das pessoas desistem dos seus sonhos e optam por qualquer coisa que surja. São pessoas que ficam paralisadas e impedidas de alcançar aquilo que aspiram pelo medo. Outras preferem acreditar que o destino já determinou que deve ser assim.

Não deixes nenhuma oportunidade da vida passar. Tu deves enfrentar o medo e voltar a sonhar. É absolutamente importante que saibas que Deus tem muito mais para todos nós.

Existem outras pesquisas que dizem que noventa por cento das preocupações que temos na vida não se concretizam. São apenas preocupações. Muito do que tememos jamais acontece. Perdemos e desperdiçamos muito tempo com os nossos medos. Provérbios 14:26 mostra a quem devemos temer: “No temor do SENHOR, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos.”

Devemos temer a Deus e nos afastarmos do mal. Quando agimos assim, adquirimos segurança, fortalezas e muros intransponíveis. Deus é o nosso amparo, força e coragem para tentar, para ir em frente. Precisamos olhar para o futuro com olhos de esperança. É necessário compreendermos que os medos, quando deixamos, tomam conta de nós tentando nos fazer desistir de tudo aquilo que é importante para nós.

Quando não tínhamos conhecimento de Deus, quando não temíamos ao Senhor e não fazíamos parte da Sua obra, não tínhamos defesa, por isso, muitas vezes, erramos e fracassamos. Mas esses erros e fracassos sempre nos ensinam como planejar melhor a nossa vida. Então, amado, não desistas, não desistas nem de ti nem de nenhum dos teus sonhos.

Provérbios 13:11 diz assim: “Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento.”

Sonhar exige determinação. As coisas, quando são muito fáceis, vão embora com muita facilidade. Agora, quando há trabalho, projeto de vida, fortaleza, proteção, existe aumento.

Sê corajoso, persegue os teus sonhos, não aceites somente aquilo que te cai no colo. Vê o que o Senhor disse em Josué 1:9: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” Estamos aprendendo a não temer, a enfrentar a vida, a estar de cabeça erguida, a não aceitar as propostas e o modelo do mundo.

Agora, entre todos os medos que sentimos durante a nossa vida, existe um que deixa os corações apreensivos, e que precisa ser quebrado: o medo de ter faltas ou necessidades no futuro. Vamos tratar de como quebrar esse espírito, pois na economia de Deus não há lugar para o medo de faltar no futuro.

Davi disse que, mesmo velho, nunca viu um justo desamparado. Por outro lado, sei que esse tipo de medo surge porque a situação econômica do nosso País não é das melhores. Vinte por cento da população estão desempregados. Quando olhamos o mundo à nossa volta, enxergamos cada vez mais injustiças. O sistema mundano é assustador. Só que Deus não está debaixo do controle do mundo. Por isso não devemos temer as faltas, porque temos o Deus provedor.

Por causa do medo de passar necessidades no futuro, muitos eleitos não fazem o que Deus manda. Outros estão fazendo coisas que não deveriam, como trabalhar em vários lugares, abrindo mão do tempo com a família e com a igreja. Isso também é equivocado.

Não podemos pensar que amanhã será pior do que é hoje. A Bíblia diz que Deus dá aumento. Sobre isso, gostaria de falar sobre alguns princípios bíblicos. Nada de utopias. Falarei da Palavra de Deus e daquilo que conheço.

Então, como se quebra o medo do futuro? Quebra-se de duas formas: pela confissão e pelo conhecimento. Vamos começar a ver isso na Bíblia Sagrada. Diz 1 Reis 17:8-12: “Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida. Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; chegando à porta da cidade, estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, uma vasilha de água para eu beber. Indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão na tua mão. Porém ela respondeu: Tão certo como vive o SENHOR, teu Deus, nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou preparar esse resto de comida para mim e para o meu filho; comê-lo-emos e morreremos.”

Havia fome, não chovia e a viúva estava desamparada pela falta do marido e com um filho para criar. Desesperada, diz ao Profeta que ela e o filho morrerão de fome. Ou seja, havia aqui um medo quanto ao futuro.

Dizem os versículos 13-14: “Elias lhe disse: Não temas; vai e faze o que disseste; mas primeiro faze dele para mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora; depois, farás para ti mesma e para teu filho. Porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR fizer chover sobre a terra.”

Não havia chuva, sementeira e colheita, logo, não havia comida, mas sim, fome e morte, desespero e desesperança. Para a viúva e para o povo de Sidom não havia amanhã, não havia futuro. Naturalmente, o medo da falta e da necessidade estava presente. Esta palavra deve estar no nosso coração: o Profeta Elias representa o Reino de Deus, a Igreja de Cristo. O que o Senhor nos mostra com essa história é que Ele quer prioridade em tudo.

Vamos, então, ver os princípios aqui estabelecidos. Voltemos aos versículos 11 e 13: “Indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão na tua mão.” “Elias lhe disse: Não temas; vai e faze o que disseste; mas primeiro faze dele para mim…”

Deus está mostrando que Ele estabelece regras que devem ser seguidas. Ele disse por meio do Profeta: “Traze primeiro para mim.” Esse é um princípio muito importante. A mulher estava aprendendo a quebrar o medo da falta e da morte, que era iminente.

Diz o versículo 15: “Foi ela e fez segundo a palavra de Elias; assim, comeram ele, ela e a sua casa muitos dias.”

A viúva obedeceu ao ensinamento do Profeta. Nos dias de hoje, fez segundo a palavra do Pastor, do Bispo, segundo o ensinamento que é passado do altar da igreja. E por ela ter seguido os princípios estabelecidos por Deus, quebrou o espírito do medo, da falta e da necessidade. Meu amado, quando seguimos a Palavra e confiamos no Profeta, somos prósperos.

Diz 1 Reis 18:1: “Muito tempo depois, veio a palavra do SENHOR a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe, porque darei chuva sobre a terra.”

Bem, o relato bíblico diz que ficou sem chover três anos e meio, que são, aproximadamente, 1277 dias. Se considerarmos que ela fez junto com o filho duas refeições diárias, chegamos a 2554 refeições. Vê só: ela ofertou 1 refeição e comeu 2554. Isso são princípios bíblicos. Essas são as normas de Deus.

Diz 1 Reis 17:16: “Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, segundo a palavra do SENHOR, por intermédio de Elias.” Olha como é importante obedecer à Palavra ensinada pelo altar.

Sei que é tremendamente difícil abrir mão de alguma coisa, ceder alguma coisa, principalmente quando há falta, mas o que acontece quando fazemos a mesma coisa que a viúva fez, é recebermos a mesma provisão que foi liberada para ela.

Esta é a Palavra de Deus por meu intermédio: Não faltará, não acabará. Essa foi a palavra que veio por intermédio do Profeta Elias e que está vindo por meu intermédio também.

Talvez tu estejas na mesma condição terrível que estava aquela mulher: em desespero. Talvez estejas pensando que não há futuro para ti, ou estejas enfrentando dívidas, devendo ao banco, ao cartão de crédito, ao agiota… Eu libero um “punhado de farinha e de azeite” para a tua vida. A abundância de Deus chegou. Não há falta! Deus termina com as pragas e se torna favorável a ti.

Não aceites ser controlado pelo medo da falta ou da necessidade. Toma uma decisão agora. O Senhor é a fonte de nossos recursos. Ele é o supridor, o provedor. Aonde formos, a bênção do Senhor estará conosco.

Creio que esta é uma Palavra de revelação para a igreja: Filipenses 4:19: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.”

Deus não deixa os Seus filhos serem envergonhados. O Deus a quem servimos é Jeová Jiré, o Deus de toda a provisão.

Em Marcos 4:26-29 diz: “Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como. A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.”A semente germina, não morre.

Tu estás lançando a semente no Reino. A tua ida à igreja é fundamental, o teu envolvimento com a obra do Senhor é fundamental. A ceifa sempre chega a quem semeia.

Há coisas que não sabemos como acontecem, como Deus faz, como muda situações. Estamos dormindo e Deus está na batalha. Não dormita o guarda de Israel. Deus não desistiu de nós e nunca desistirá. Tudo no Reino é uma sementeira. Crê e faz o que Deus diz, pois, assim, não faltará, não acabará. Quando o coração é obediente, como foi aquela viúva pobre, que só tinha uma refeição, não acaba nem falta.

Eu termino com Marcos 4:23-25. “Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. Então, lhes disse: Atentai no que ouvis. Com a medida com que tiverdes medido vos medirão também, e ainda se vos acrescentará. Pois ao que tem se lhe dará; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.”

Se medires esta mensagem com uma boa medida, terás acréscimo na tua vida. Se ficares com medo, não construirás nada!

Tens, agora, os princípios bíblicos para começares a pensar, a sonhar, a desejar. Não fiques como um excluído da sociedade. Não aceites as estatísticas. Deus ama o justo e não desampara o santo de Deus. Por isso deves crer que o Senhor é o teu Pastor, e nada te faltará.

 

 

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE