cropped-Logo_azul.png

O CORDEIRO ABRIU O SÉTIMO SELO

COMPARTILHE

Apocalipse 8:1 “Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu cerca de meia hora.”

 Com a abertura do “sétimo selo”, após o estudo dos “seis primeiros selos”, se inicia a segunda metade dos Juízos Divinos dos Tempos do Fim.  João tentou passar para a Igreja um momento dramático, um momento de grande expectativa. Ele disse: ‘Houve silêncio no céu cerca de meia hora quando o Cordeiro abriu o sétimo selo’. SILÊNCIO NO CÉU. Nem anciãos, nem anjos, nem adoração, nem louvores nem gritos de aleluias. Nada!

Agora, trinta minutos de silencio. O que significou esta meia hora de silêncio? Algo surpreendente está para acontecer, que são os anúncios das sete trombetas que começarão a tocar nesta segunda metade dos Juízos Finais. É preciso que se faça silêncio absoluto porque Deus vai falar dos Tempos Finais.

Eu me recordo que quando profetizaram, Habacuque, Sofonias e Zacharias também usaram esta mesma expressão. Habacuque 2:20 “O SENHOR, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.” O que Deus iria falar após este Primeiro Versículo era algo tão impressionante, que o profeta disse: ‘cale-se a terra toda, faça silêncio! Deus vai falar dos Juízos Finais!’

Sofonias 1:7 “Cala-te diante do SENHOR Deus, porque o Dia do SENHOR está perto, pois o SENHOR preparou o sacrifício e santificou os seus convidados. Então, havia um convite ao silêncio, à introspecção, à reverência, ao submetimento.   

Zacarias 2:13 “Cale-se toda carne diante do SENHOR, porque ele se levantou da sua santa morada.”  Vê, três profetas já haviam ouvido a Voz de Deus a respeito deste silêncio.

Apocalipse 8:1 “Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo…” Então, o silêncio tem a ver com o CORDEIRO, e a pergunta é: Quem é o Cordeiro? O CORDEIRO É O CRISTO RESSUSCITADO, É O SENHOR DOS SENHORES, É O REI DE REIS, é Aquele que está vivo, que Se manifesta…

Na Bíblia Sagrada, há duas manifestações de Cristo: o Cristo nos dias de Sua carne, no cumprimento da “lei”, e o Cristo Ressuscitado, Aquele que falou e o Céu silenciou. Vamos aprender hoje o que o Espírito tem a dizer à Igreja sobre estas duas manifestações.

Paulo foi o único apóstolo que soube explicar estas manifestações à Igreja. 2 Coríntios 5:16 “Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.” Paulo está dizendo: ‘Nenhum cristão deve olhar para outro cristão e vê-lo segundo a carne, ou seja, segundo a “lei do pecado”. Não podemos nos olhar como se ainda estivéssemos com a “lei do pecado” na nossa vida.

 Romanos 6:1-2 “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?”

Por isto é que Paulo diz: ‘De modo nenhum veja as pessoas na carne…’ Por que? Porque nós não vivemos na carne – nós morremos para o pecado. Esta é a nossa posição espiritual. (Lê Romanos  8:1-2 e 2 Coríntios 5:16).

A Palavra diz em Romanos 10:4 “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.” Aquele que fez a obra completa, realizou-a livrando-o da “lei do pecado e da morte”. Tudo isto Ele fez para que? Para cumprir a “lei”. E a Palavra diz: ‘O fim da lei é Cristo’ – Ele cumpriu a “lei”.

Vê o que diz Gálatas 3:13 “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro)…” Ele não veio na carne para ser nosso exemplo, mas para ser o nosso SUBSTITUTO.

Lucas 9:28-30;32 “Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar. E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparência do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura. Eis que dois varões falavam com ele: Moisés e Elias…”, “Pedro e seus companheiros achavam-se premidos de sono; mas, conservando-se acordados, viram a sua glória e os dois varões que com ele estavam.”

Ora, por que Jesus precisou passar por este momento de levar os discípulos ao monte da transfiguração? Porque, na realidade, os discípulos andavam com Ele, mas só O conheciam como Jesus de Nazaré, que fazia milagres, era o filho de Maria, era o carpinteiro… Conheciam o “bom Mestre…”, mas na verdade não conheciam o Seu “lado Divino”. Não sabiam que ali estava Deus.

Olha o que diz Colossenses 1:19 “… porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude” Os discípulos não sabiam disso, mas quando, de repente, Seu rosto começou a se transfigurar, as suas vestes começaram a ficar resplandecentes, eles disseram: ‘Vimos a glória!’ Agora estavam sabendo que Aquele Cristo, apenas conhecido como filho de Maria e o Bom Mestre, tinha algo mais! ELE ERA DEUS!

 O Apóstolo Paulo disse em 1 Coríntios 11:1 “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” Temos que ser imitadores de Paulo. Ele seguia o Cristo Ressuscitado! O que a Igreja de Cristo faz hoje em dia, dois mil anos depois? Segue o Cristo da carne.

Muitas vezes, as pessoas confundem as duas manifestações de Cristo, e dizem: ‘Pastor, também o Apóstolo Paulo passou por muitos sofrimentos.’ Olha o que diz 2 Coríntios 11:21-23;27 “Ingloriamente o confesso, como se fôramos fracos. Mas, naquilo em que qualquer tem ousadia (com insensatez o afirmo), também eu a tenho. … São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes.” Vs. 27 “… em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez.” (Lê vs. 24-26).

Então, as pessoas lêem isto e dizem: ‘Pastor, Paulo diz que jejuou, passou fome, nudez… tudo isso…’ Mas, lembra do que ele disse ao começarmos a leitura destes versículos: ‘Ingloriamente o confesso…’ Sabes como dizem algumas Bíblias? ‘Para minha vergonha o confesso…’ Paulo teve, diante do Senhor, três ministérios: entre os reis, entre os gentios e entre os judeus. E, quando ele esteve entre os judeus, ele fez coisas de judeus, da “lei”. Mas ele disse: ‘Ingloriamente o confesso…’

Existe uma expressão linda, quando Pedro tem um diálogo com Cristo. João 13:36 “Perguntou-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Respondeu Jesus: Para onde vou, não me podes seguir agora; mais tarde, porém, me seguirás.”  Jesus disse que para onde Ele ia, Pedro não poderia ir. Para a cruz, só Ele iria. Mais tarde, o Ressuscitado, sim, ele iria seguir.

Pedro queria fazer o que a “igreja da lei” faz. ‘Vamos fazer jejum, vamos para o monte, vamos ralar…’ enquanto Jesus estava dizendo: ‘Você não pode me seguir para a cruz.’ Não deixes a tua vida, os teus sonhos na cruz! DEUS NÃO QUER QUE VÁS PARA A CRUZ! A “igreja da lei”, hoje, quer ir para a cruz, para o sofrimento. Mas a Igreja tem que sair da cruz PARA VIVER POR FÉ! (Lê Romanos 8:8;13 e Gálatas  2:19-21).

Se tu só viveres no Cristo da carne, Mateus, Marcos, Lucas e João, o que vai acontecer na tua vida? Vais anular o sacrifício de Cristo. A Palavra explica isto em Romanos 10:9 “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Tens que crer no Cristo que ressuscitou dentre os mortos. O Cordeiro que abriu o sétimo selo.’ É isto que a Igreja tem que fazer.

Romanos  10:2 “Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento.”  Muitas vezes, a pessoa tem zelo por Deus. Eu creio, honestamente, que uma pessoa que jejua, lambe o pó do chão, se veste de saco, põe cinzas na cabeça, vai para os montes… é uma pessoa que tem zelo de Deus. Ela quer agradar a Deus. Mas sabes o que agrada a Deus? É A FÉ. ‘Sem Fé é impossível agradar a Deus.’

Colossenses 1:27 “… aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória…” E qual é o Cristo que está em nós? O Cristo que ressuscitou, o Espírito de Deus.

Vê a Palavra de revelação em 1 Timóteo 6:3 “Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade…” (Lê vs. 4-5). Cristo trouxe as sãs Palavras, mas entende-se que trouxe palavras que não eram sãs, as da “lei”, que eram dirigidas aos judeus. Em certa ocasião, Ele disse: ‘Esta casta não sai senão com jejum e oração’. Ele estava falando com os judeus. Cristo ainda não tinha derrotado o diabo, por isto é que Ele fez tal afirmação. Mas para nós, que somos templo do Espírito Santo, como pode existir tal casta?

E o que é o ensino segundo a piedade? É o ensino segundo a Graça de Deus. Romanos 7:6 “Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra.” Na Graça, estamos mortos para o que estávamos sujeitos: mortos para a obra da lei, mortos para o Cristo dos três anos de ministério, e servindo em novidade de espírito.

Hoje, estamos em paz para festejar o Ressuscitado, o Cordeiro Pascal, Aquele que foi imolado e que mora em nós. (Lê 1 Coríntios  5:6). SE TU PERTENCES AO QUE RESSUSCITOU, VAIS FRUTIFICAR PARA DEUS! ALELUIA!

Teu apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE