cropped-Logo_azul.png

O ESPÍRITO DA VIDA

COMPARTILHE

Apocalipse 11:9 “Então, muitos dentre os povos, tribos, línguas e nações contemplam os cadáveres das duas testemunhas, por três dias e meio, e não permitem que esses cadáveres sejam sepultados.” (Lê vs. 10-14).

Meu amado irmão, santo precioso, meu filhinho em Cristos Jesus!

A busca pela sabedoria é o grande desafio do nosso ministério. Sentimos uma necessidade tremenda, especial, forte, de vivenciar a sabedoria de Deus. O sábio Salomão ensina que o temor do Senhor é a sabedoria, e a sabedoria, o temor do Senhor. Não há atalhos para alcançar a sabedoria de Deus, não existem respostas fáceis para a vida. Há necessidade de uma busca profunda, de uma reflexão diária, conforme fazemos neste altar, para que a vida tenha significado.

Todos os dilemas que enfrentamos na vida, quase todos os personagens bíblicos também os enfrentaram; todas as lutas, as dificuldades que enfrentamos, também eles as enfrentaram. É importante saber que, por vencerem as lutas e as dificuldades baseados nos ensinamentos de Deus, eles trouxeram virtude para a vida.

A fé de Jó, a coragem de Davi, a compaixão de Ruth, a integridade e a justiça de Moisés nos mostram como eles lutaram com fé para encontrar significado para a sua vida. Todos eles tinham uma profunda fé em Deus, e isto forma o alicerce da nossa estrutura de vida.

Uma fé profunda em Deus, uma estrutura de sabedoria, não é obtida a partir de dicas humanas. Nada substitui a luta pessoal em busca das verdades de Deus e a reflexão bíblica que é feita neste ministério. A forma como aprendemos e aquilo que aprendemos a respeito de Deus nos levam a colocar os pés em terra firme. É preciso que saibas que DEUS QUER QUE TU VENÇAS TODAS AS BATALHAS DA VIDA!!!

O nosso texto diz que ‘muitos dentre os povos, tribos, línguas e nações contemplam os cadáveres das duas testemunhas por três dias e meio, e não permitem que eles sejam sepultados.’ Ora, já sabemos que, entre os povos que estavam em Jerusalém, havia aqueles que pertenciam à semente da perdição. Na hora deste julgamento, quando Deus permite a morte das testemunhas, compreendemos que Jerusalém estava dominada pelos da semente da perdição, que não permitiram que aquelas duas testemunhas que falavam de Deus fossem sepultadas.

E diz o vs. 10 “Os que habitam sobre a terra se alegram por causa deles, realizarão festas e enviarão presentes uns aos outros, porquanto esses dois profetas atormentaram os que moram sobre a terra”. No momento em que a besta surge do abismo e mata os dois profetas, há um entusiasmo, um regozijo por parte dos descendentes da semente da perdição, que pensavam ter alcançado a vitória.

Isto mostra também a perversidade dos inimigos de Deus, que oferecerão presentes uns aos outros, dizendo: ‘Os profetas foram mortos! Deus não tem poder nenhum!’ E por que? Porque os dois profetas atormentaram o povo de Jerusalém, denunciando os pecados, sendo obstáculos para a iniqüidade, a incredulidade, o poder satânico.

Às vezes, aparentemente, passamos por derrotas. Mas, na realidade, o final da história é sempre de vitória! Por isso, assim diz Isaias 43:13 “Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?”

Vê o que diz Apocalipse 11:11 “Mas, depois dos três dias e meio, um espírito de vida, vindo da parte de Deus, neles penetrou, e eles se ergueram sobre os pés, e àqueles que os viram sobreveio grande medo”Mas, três dias e meio depois, um Espírito de Vida da parte dEle…’ Uma das coisas que mais me entusiasma como pregador e vivenciador desta Palavra é este “mas” de Deus. O diabo fez e aconteceu, mas Deus…! O médico disse, mas Deus…! Quando Deus interfere, a situação muda!

Vejamos Ezequiel 37:10 “Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso”. Ezequiel estava profetizando a um vale de ossos secos, que, de repente, viveram e se puseram em pé!

Quando se profetiza, se tem a ousadia de acreditar, de ter fé, o Espírito de Deus faz com que a pessoa se erga, se ponha em pé. Não importa se é um vale de ossos secos, se são duas testemunhas mortas; no momento que Deus entra na vida da pessoa e toma conta da situação, ela pode levantar a cabeça, sair da morte, do tremedal de lama, da condenação da medicina… Ela pode se erguer novamente sobre os próprios pés!

Vê o que Deus disse em Apocalipse 11:12 “… e as duas testemunhas ouviram grande voz vinda do céu, dizendo-lhes: Subi para aqui. E subiram ao céu numa nuvem, e os seus inimigos as contemplaram.” Eles ouviram uma grande voz, a Voz de Deus! Irmãos, essa Voz não é um grito do apóstolo; é a Voz que sai da Palavra e vai lá no fundo do coração, gerando esperança, expectativa positiva na tua vida!

Vejamos os vs. 13-14: “Naquela hora, houve grande terremoto, e ruiu a décima parte da cidade, e morreram, nesse terremoto, sete mil pessoas, ao passo que as outras ficaram sobremodo aterrorizadas e deram glória ao Deus do céu. Passou o segundo ai. Eis que, sem demora, vem o terceiro ai.” Houve um grande terremoto, ruiu a décima parte da cidade, e o povo que não era da semente da perdição começou a dar glória a Deus.

Ora, naquele momento, era muito importante separar os deuses pagãos do Deus do céu. Naquele lugar, onde havia tanto pecado, onde foi a morte das duas testemunhas, começou a abundar a glória de Deus. Paulo disse em Romanos 5:20 “Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça”.

Até então, parecia o fim, parecia a derrota de Deus. Mas, de repente, o Espírito de Deus intervém, e eles ressuscitam, se erguem sobre os pés; há um terremoto, e Deus quebra aquelas estruturas, mostra a satanás que ele é um derrotado, que o sistema da lei não prevalece, e muitos começam a louvar, a dar glórias a Deus, ao Deus do céu!

Agora, quero lhe falar de um homem que era íntegro, reto, temente a Deus, e que, apesar de todas as suas qualidades, teve um grande infortúnio na vida: Jó. Tu sabes que Jó perdeu quase tudo que possuía, mas, no final da história, ele se ergue sobre os pés e se levanta do tombo do infortúnio.

Eu quero te mostrar um pouco mais desta história, para entenderes este milagre maravilhoso que Deus fez com as duas testemunhas. Jó 1:13-15 “Sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa do irmão primogênito, que veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles; de repente, deram sobre eles os sabeus, e os levaram, e mataram aos servos a fio de espada; só eu escapei, para trazer-te a nova.” (Lê vs. 16-20).

Como conviver com tal desgraça? Jó estava bem, de repente, quatro notícias de perdas e mortes! Como é que fica a mente? Logo depois, Jó adoeceu de lepra maligna, e a sua esposa e os seus amigos começaram a zombar dele. Mesmo assim, ele respondeu de forma positiva: Jó 1:21: “… e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!”

No início, Jó usou uma atitude de fé perante o infortúnio. Mas, depois, a sua vida desabou, a sua crença na própria retidão foi destruída. Jó sofreu e lutou muito até chegar a ter uma nova imagem de si mesmo; até compreender Deus como deve ser compreendido, adquirir uma crença mais rica, mais profunda; aí, sim, ele foi abençoado com uma grande abundância, e, finalmente, se ergueu sobre os seus pés. Jó 42:12 “Assim, abençoou o SENHOR o último estado de Jó mais do que o primeiro…”

A história de Jó é baseada em crenças, e são as crenças que determinam quem somos, o que fazemos e porque fazemos. Há momentos que nos deparamos com o inesperado, com situações além da capacidade de explicação, além da nossa compreensão. Quero lhe falar, por exemplo, de quantas pessoas, que são tementes a Deus, retas, se desviam do mal, e, de repente, têm um fracasso no casamento; quantas empresas, às vezes, de pessoas evangélicas, entram em falência; quantas vezes, o crente perde o emprego, os filhos abandonam os lares, os amigos desaparecem…

Há muita gente que, quando passa por estas situações, começa a gritar: “Isso não era para ser assim! Eu não merecia!” Irmão, vou te dizer uma coisa: 99% do povo de Deus, quando passa por problemas, por não saber lidar com eles, abandona a igreja, sai do Reino, se afasta, rasga a Bíblia, queima o cartão de membro… São “Jós”, que pensam que são retos, mas, na sua vida prática, não são tão retos assim.

Jó 22:2-5 “Porventura, será o homem de algum proveito a Deus? Antes, o sábio é só útil a si mesmo. Ou tem o Todo-Poderoso interesse em que sejas justo ou algum lucro em que faças perfeitos os teus caminhos? Ou te repreende pelo teu temor de Deus ou entra contra ti em juízo? Porventura, não é grande a tua malícia, e sem termo, as tuas iniqüidades?”  (Lê vs. 6-10).

Ele se via reto, mas as pessoas que estavam de fora começaram a perceber que havia buracos na vida dele; havia vácuos, havia situações que não estavam de acordo com Deus. Jó só conseguiu viver  bem no conforto, quando tudo ia bem. Mas, quando chegaram os desafios, os sofrimentos, que também fazem parte da vida, e aparecem, queiramos ou não, Jó não souber lidar com esses problemas. (Lê Jó 6:8-9).

Ele se achava íntegro e reto aos olhos de Deus, mas, na realidade,  tinha dificuldades na vida espiritual, precisava acertar a sua vida. Esta história não é uma historieta, é desafiante, porque aqui está um pouco da minha e da sua vida. (Lê Jó 7:15). Preferir a morte nas adversidades é não ver a vida  se erguer sobre os pés, é não confiar em Deus!

Jó 36:11 “Se o ouvirem e o servirem, acabarão seus dias em felicidade e os seus anos em delícias”. De repente, Jó compreende que não estava sabendo lidar com a vida, que não era uma pessoa tão reta e tão íntegra como pensou que era. Finalmente, ele começa a perceber que, se desse ouvidos a Deus, se O servisse fielmente, acabaria os seus dias em felicidade e os seus anos em delícias; mas, alguma coisa tinha que mudar!

É preciso encarar a vida de cabeça erguida, para que todas as mudanças sejam feitas conforme Deus. Só o poderoso Dom da Fé nos faz enxergar que Deus faz do caos a beleza, da maldição a bênção, da derrota a vitória! Ele faz o caído se erguer sobre os pés! (Lê Jó 42:3-5).

E termino com Jó 42:10 “Mudou o SENHOR a sorte de Jó…” Amado, assim como fez com Jó, quero que vejas Deus agir na tua família, nos teus negócios, nesta causa na justiça, nesta porta de emprego, nesta solução que estás esperando. EU NÃO QUERO QUE CONHEÇAS DEUS PELO QUE EU FALO, EU QUERO QUE CONHEÇAS DEUS PELA PRÁTICA DA VIDA!!! ELE NÃO PODE FALHAR!!!

Teu apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

2 respostas

  1. ACREDITAR E SABER QUE JESUS RENOVA SEMPRE TODAS AS COISAS,MESMO QUE OS NOSSOS OLHOS NÃO VEJAM E A CERTEZA DE QUE ELE JÁ FEZ…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE