cropped-Logo_azul.png

O HOMEM ESPIRITUAL

COMPARTILHE

1 Coríntios 3:1 “Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo.”

O meu recado de hoje é sobre o tema, –O homem espiritual-. Em 1ª.Coríntios 3:1, o apóstolo Paulo fala a uma igreja fundada por ele na Grécia, especificamente, em Corinto, e enfatiza a essa igreja:“Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo.”Que dilema, que luta, que intrigante esta palavra de Paulo, escrevendo a uma Igreja de lei, depois de tanta dedicação do apóstolo dele, depois de tanto ensinar,instar,insistir e mostrar a palavra de Deus, a revelação da graça.

Eu sou muito grato a Deus pela graça que me foi revelada. Cada dia que passa eu aprecio mais esta revelação poderosa e louvo mais a Deus porque ele iluminou os olhos do meu entendimento e tirou o véu espiritual que estava sobre o meu coração. Isto ocorreu em 1986. Quanto mais tempo passa, melhor é a minha compreensão e o entendimento deste novo pacto.

A única palavra para a igreja gentílica é a que ensina pela pregação, o evangelho da graça de Deus. Não existe outra. A coisa que eu mais aprecio é ver com a mente de Cristo, pensar como Cristo pensa, sentir como Cristo sente. 1 Coríntios 2:16 diz, “… quem conheceu a mente do Senhor que  possa instruí-lo? Nós, porém temos a mente de Cristo”. Nós, evangélicos, crentes em Jesus, salvos, podemos dizer:eu tenho a mente e o pensar de Jesus Cristo.

Eu aprendi desde cedo com esta revelação, e dei-me conta de que eu não poderia dar rédeas aos meus pensamentos, à minha carne, ao meu homem terrenal. Paulo diz, em 2ª. Coríntios 10:4-5 “…as armas  da nossa milícia não são carnais, e, sim, poderosas em Deus, para destruir fortalezas anulando sofismas e toda altivez que se levantar contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,…” A grande batalha, a grande luta que nós temos é a luta da carne contra o espírito. Por causa do conhecimento de Deus instalado na nossa vida, nós passamos a viver com a mente de Cristo. Paulo continua “levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,…”  Portanto, eu aprendi que  eu tinha que levar todo o pensamento cativo à mente de  Cristo. Ao fazer isto, eu aprendi que a minha vida espiritual passaria a estar em lugares celestiais conforme diz Efésios 2:6 “…e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus…;”

Com este conhecimento, eu passei  a compreender a minha identidade. O Espírito do  Senhor me disse: “passe este conhecimento à Igreja, revele, porque a igreja precisa  saber o que é a graça de Deus!” Assim,com humildade nós recebemos esta palavra  como sabedoria, a fim de entesourá-la em nosso coração, porque quando se recebe a palavra, a nossa vida dá testemunho dela, através de sinais, prodígios e maravilhas, porque, esses feitos hão de acompanhar aqueles que crêem, diz a Bíblia. Para você ver milagres, prodígios e maravilhas na sua vida, você precisa ter a palavra da Graça entesourada, fazer dela, um grande tesouro no seu coração.

Paulo insiste em nos ensinar também, e quiçá nos admoestar, em 1a.Coríntios 3:1 “Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo.” Ele lamentou a atitude dos Coríntios, pois havia se empenhado tanto na pregação da palavra da graça, e dava-se conta que aqueles que ele chamava:selo do meu apostolado, filhos na fé, não haviam aproveitado o empenho dele, por isso, não haviam crescido, permaneciam ainda crianças no conhecimento da palavra do Senhor.Esta palavra não servirá também para nós?

 Paulo revelou  à igreja a  primeira graça, a graça da Salvação. Mas veio uma comitiva de Jerusalém à Corinto e contaminou a Igreja que Paulo dirigia, de Judaísmo com suas leis. Antes disso, essa igreja era poderosíssima, havia muitos sinais, prodígios,maravilhas e dons espirituais,  mas depois da passagem da comitiva judaizante, ela tornou-se uma Igreja frágil, de crianças espirituais, uma Igreja carnal e não espiritual, a ponto de Paulo dizer:“eu não pude vos falar como a espirituais…” havia muita carnalidade, uns diziam “eu sou de Paulo”, outros “eu sou de Apolo”, havia ciúmes, contendas, estavam vivendo segundo a carne, segundo o homem. Disse Paulo em 1ª. Coríntios 3:2-3 “Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e ainda segundo o homem?” Percebe-se que Paulo assim falou com tristeza no  coração.

O perigo da vida espiritual é quando a pessoa anda segundo o homem, segundo a carne, segundo o terrenal, segundo Adão. Quando a carne prevalece, há ciúme, contendas, guerras, dificuldades, há grupos dentro da Igreja. Paulo estava dizendo à Igreja, “vós não tendes frutos de espiritualidade”. Mas a graça de Deus não permite isto.

 Fica muito notório quando a pessoa tem frutos de espiritualidade, que são alegria, paz, mansidão,  amor, misericórdia,domínio próprio…Percebe-se os frutos até no olhar da pessoa.O marido passa a ser mais amigo e meigo com a esposa, a esposa é muito mais carinhosa com o marido. A fidelidade recíproca do casal é fortíssima, a transparência, a verdade e o equilíbrio da família são permanentes.

Quando um lar tem frutos de espiritualidade, ele torna-se uma benção. 1ª. Coríntios 2:13 diz:“Disto também falamos, não em palavras ensinadas com sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.” O que Paulo ensinava não era sabedoria humana, era uma sabedoria vinda do Espírito Santo de Deus. O que eu e os bispos ensinamos aqui, também  vem do Espírito Santo.

O apóstolo Paulo já havia ensinado a graça da salvação, a primeira graça. Efésios 2:8  “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” portanto, a primeira graça é a salvação. Mais tarde, Paulo levou à igreja de Coríntios o ensinamento de uma segunda garça.

 O que é a segunda graça?

É o conhecimento dos mistérios de Deus predestinados, revelados que levam à maturidade cristã.

O que impede a maturidade?

 A carnalidade. Ela impede a graça de fluir, de abundar na nossa  vida. A maturidade vem pelo conhecimento, não   pelo que nós vemos, mas pela vivência da fé. Você não vê, você crê com o coração. Quando você atinge essa maturidade que só a graça de Deus pode dar, pode a terra tremer, pode relampejar, cair raios, trovões e tudo acontecer, você sabe que Deus está com você e está no controle da sua vida, da sua história, da sua família. Pode tudo acontecer, mas se a Blíbia diz que Deus está no controle, eu fico com a Bíblia. Há pessoas nesta igreja que já enfrentaram muitos desafios, mas ficaram  de pé porque são maduros na fé. Então, o conhecimento dos mistérios de Deus é a segunda graça. Com este conhecimento você passa a vivenciar a maturidade, a entrar numa atitude de fé para com a vida. Você sabe que tudo o que lhe suceder é para o seu bem. Só entende isto,quem tem maturidade cristã.

 ‘Mas o meu advogado disse’…’

 Jesus é o advogado dos advogados.

 ‘Mas eu estou com medo do juiz’!

 Nós temos um juiz que julga as nossas causas.

‘Mas há um guia, lá na minha rua, disse que ia travar a minha vida.’

Você tem o guia dos guias que é Jesus Cristo.

 ‘Mas agora, a minha vida está em trevas’!

Mas Jesus vem com a sua luz, pois Ele é a luz do mundo.

 ‘Mas parece que eu vou perder’!

Saiba que você é mais que vencedor. Deus tem tudo calculado. Ele é o arquiteto e o edificador da Igreja e da sua vida.

 

Meu irmão, onde você chegar com o conhecimento da graça, você levará o bom perfume de Cristo, porque Ele está com você e em você. A fragrância, o perfume do seu conhecimento é manifestado em todo lugar. Eu quero que o mundo entenda este segundo benefício, porque é assim que a fragrância, o perfume de Cristo estará em todo lugar. Por enquanto o cheiro que está na pregação da lei é de morte, o que está na pregação da graça é de vida, porque é de Cristo.

Quando se passa da lei para a graça, há sofrimento, é como tirar a chupeta de uma criança.A mudança é traumática, mas o conhecimento  é feito gradativamente, e é o Espírito Santo o fiador da nossa vida e da nossa salvação.

Amado leitor, só a graça de Deus produz o homem espiritual, a quem Deus fala, a quem Deus se revela, ao crente maduro, ao crente sábio, ao crente saudável. Você agora, conhece também, a segunda graça que faz o homem espiritual, aquele que tem a mente de Cristo, aquele que pensa como Cristo pensa, fala como Cristo fala e vê como Cristo vê.

Carinhosamente, um abraço irmão e amigo do seu,

Apóstolo Miguel Ângelo,

Bispo Primaz

Uma resposta

  1. Gostei muito do estudo , meu nome
    Carlos Malheiros, membro da IGREJA Batista da Reconciliação , em S. José de Ribamar Ma.fui eleito para este ano de 2023 como Presidente da SMHB desta amada Igreja, estou buscando estudos para nus edificar na presença de Deus.
    Att. Irmão em Cristo , Carlos Malheiros
    A Paz de Cristo Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE