cropped-Logo_azul.png

OLHANDO PARA O AUTOR DA FÉ

COMPARTILHE

Hebreus 12:1-2 “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,” “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca de alegria que estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.”

            O Espírito Santo nos encoraja a nos desembaraçarmos de todo o peso, que “tenazmente nos assedia”. Nós temos uma carreira,  que não é para a lentidão, é para correr com perseverança. O Espírito está dizendo: tenha esforço incansável para as coisas de Deus; tenha disciplina constante. Nós temos alvos, sonhos, objetivos e para que eles sejam alcançados, nada poderá nos atrapalhar. Há coisas que atrapalham, que amarram a vida, que dificultam, que geram indolência na vida espiritual, Paulo diz “não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.”       

            Nós recebemos imensas promessas na passagem do ano de 31 de dezembro para dia 1º de Janeiro. Muitos irmãos tomaram posse, acreditaram, ouviram Deus dizer que faríamos grandes coisas este ano e iríamos prevalecer sobre todas as situações, que Deus irá multiplicar, que ninguém seria apoucado nem diminuído. Para que estas promessas sejam realmente herdadas, nós temos que nos desembaraçar de todo o peso, de tudo o que dificulta e de tudo o que amarra nossa vida. O meu alvo é fazer você e todo o povo do Senhor a acreditar em Deus, confiar nele e na sua palavra.

            Qual é a coisa que mais amarra, dificulta e atrapalha a vida de um corredor da fé?  É a preocupação. “Eu estou preocupado com o meu futuro;com o meu amanhã;com as finanças, com o emprego, com o casamento, com os filhos, com a saúde, com a economia, com as eleições.”

            A palavra “preocupado” tem alguma coisa de muito miserável. Pré/ocupado quer dizer que a pessoa se ocupa previamente, desnecessariamente. Isto significa que há preocupações que são absolutamente desnecessárias porque elas nunca acontecerão.          Quando a pessoa se deixar dominar pelas preocupações ela começa a exagerar na forma de ver o problema. Se ela sente uma dor de cabeça, já diz “é tumor”, se ela ouve um barulho, diz “é tiro”, se alguém bate à porta para trazer uma benção, ela diz, “é assaltante”, porque ela exagera a forma de ver os problemas por causa da preocupação. Faz de pequenos morrinhos de terra, grandes montanhas, e isto não é bom para a vida de alguém que se propõe a ter grandes conquistas.

            Se você está preocupado, você pode mudar, mude, não se preocupe, apenas mude. Preocupações roubam a saúde, a paz, a alegria, trazem insônia, irritação, infelicidade e doença. Preocupações chocam e  estrangulam a vida. O nosso corpo não foi feito para viver de preocupações. Qual é o antídoto para você desaprender, aquilo que você aprendeu equivocadamente? Como é que você vai desaprender, qual é o antídoto para esta vida preocupante que estrangula e que choca?

            É crer que Deus cuida de você, que lhe protege, que provê todas as coisas. Isto é treino de fé. Treine sua fé em cima de afirmações bíblicas. Assim, você se alinha a Deus.

            Salmo 23:1 “O Senhor é meu Pastor; nada me faltará”  O salmista diz: O Senhor é meu Pastor e tudo o que eu preciso, Ele me dará. Alguém pode perguntar: “Isto não é soberba?” Não. Isto é a palavra de Deus. Quem crê em Deus não há razão para viver preocupado, estrangulado e chocado.

            O que o Pastor Jesus faz?

1.Provê para as ovelhas. Ele é nosso provedor. O pastor do campo provê comida, necessidades básicas, de suas ovelhas, João 10:10“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

 2.Protege,defende dos inimigos e nos desvia das tormentas.  1 João 5:18 “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.”

3. Guia. Mateus 23:10, “Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo.” 4. Corrige.  Ele provê, protege, guia e corrige. Hebreus 12:5-6 “e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado;” “porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.” Isaías 40:11  “Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam, ele guiará mansamente.”

            Como Jesus é sensível e delicado, ele fala com carinho especial das ovelhas que amamentam, Ele chega a dizer que  a elas, Ele guia mansamente. Esta é a ternura de Jesus. Os mais crescidos, ele leva no seio,  os adultos ele recolhe nos seus braços. Em Atos 20:28, a   despedia de Paulo aos Efésios “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue. ” Epíscopos,  supervisores da Igreja.    A liderança da Igreja Cristo Vive é obrigada por mim, a amar e respeitar todas as ovelhas de Jesus  que ele comprou com seu próprio sangue.      

            Portanto, Deus fez um juramento; a cada necessidade ele disse: Eu supro. Pagamento de dívidas, Eu supro;necessidades físicas, Eu supro. Necessidades espirituais,Eu supro. Necessidades emocionais, Eu supro. Saúde, Finanças, cada uma, eu supro. Se há uma questão que tem que ser trabalhada e temos que nos desembaraçar é a questão das preocupações que estão estrangulando o povo de Deus.

            Quando a gente faz um seguro de vida ou de carro, o corretor manda uma apólice e na apólice diz: O seu carro/sua vida está seguro contra roubo, colisão, incêndio, você tem que acreditar naquela apólice. As sete mil promessas da Bíblia são a nossa apólice que dá cobertura total de vida. Não se preocupe, o seguro de Deus cobre. Ele é fiel.Nós temos que acreditar na apólice de Deus,  não podemos agir como ateus. Se eu não acredito nas promessas de Deus, estou quebrando uma aliança de Deus. Tudo falta nas pessoas que não crêem nas 7 mil promessas de Deus.

            -“ Jesus é pastor de todo o mundo que  está na terra”?

            Não! Diz João 10:26-29 “Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.” Quem não crer nele  não é ovelha, dessa Jesus não é pastor. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” Eu sou o Pastor delas, elas me seguem. “Eu lhe dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.” “Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.” Nem morte, nem espada, nem a vida, nem um tiro, nem ameaça, nem contenda, nem iras, nem principados, nem potestades, ninguém nos pode me separar do amor de Deus.João 10:16-17 “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir.”

            Romanos 10:9 “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” A primeira coisa para que eu possa ter segurança, é saber que ele é o meu Pastor, eu o recebo como meu Senhor e Salvador. E quando eu digo que ele é o meu Senhor, significa que é ele que tem o controle da minha vida, não sou eu que tenho os destinos da minha vida.

            -“Apóstolo, eu não tenho tempo para oração.”

            Mas você tem tempo para a preocupação. Então no tempo da sua preocupação, ponha tempo na oração. Ou você entra em pânico com as coisas da vida, ou você ora! Filipenses 4:6-7 “Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições… Orar em tudo. Eu sei que muitas pessoas têm diversas dificuldades  que geram preocupações. 1 Pedro 5:7 “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” Aprenda a confiar em Deus, não quebre a aliança com Deus. Quando você diz “Não sei o que fazer” tem  que começar a orar.  Ore, fique aos  pés do Senhor, confie.” Jeremias 29:12-13 diz, “Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”.  Jeremias 29:11 “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” Então, quando se confia em Deus a esperança substitui a preocupação. Romanos 15:13 “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.”

            Preocupação é como nevoeiro, nos impede de vermos o caminho. Então, é preciso: 1 Receber Jesus como Senhor. 2. Orar em todas as situações. 3. Viver cada dia, um dia. Pessoas preocupadas demais enfartam, têm AVC, etc. O seu futuro é hoje, viva cada dia Mateus 6: 34“Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados, basta ao dia o seu próprio mal.”           Não há livro, não há pílula, não há seminário que faça você não viver preocupado, isto não existe. Viver em paz é uma escolha, ou você  acredita que o Senhor  é o seu Pastor e nada lhe faltará, ou você é seu próprio pastor e tudo lhe faltará e você viverá preocupado.

            Deus é fiel, Ele não mente. Ele é provedor. Ele diz em Efésios 3:20, “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,”  Deus é miraculoso, é sobrenatural, é poderoso. Aprenda a confiar, quando você não sabe o que fazer ore, invoque o Senhor teu Deus, o Deus de aliança, o Deus de promessas.Jesus lhe diz: Mateus 6:33 “buscai, pois. Em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”  Religião não resolve, não ajuda e não faz nada funcionar. Você precisa de Jesus como seu Pastor. Ele provê, Ele protege, Ele guia, Ele  corrige. Portanto, Deus não nos criou para uma religião, Ele nos criou para uma relação com Ele. Deus tem que arrancar as pedras de tropeço profundo, “Há coisas superficiais, que você tira, muda, como uma crença ou um comportamento. Mas há coisas profundas que precisam ser trabalhadas e arrancadas.” Portanto, não quebre a relação de aliança e de confiança com Deus, porque há coisas que quando você quebra não voltam mais. “O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.”  Deus ama, Deus cuida, Deus provê, Deus é o Pastor que dirige. Há muitas falsas imitações no mundo, mas quando o Senhor Jesus Cristo é o Pastor, nada nos faltará.

            Há coisas que nós perdemos e ganhamos. Mas há outras que  se as perdemos nunca mais vamos reavê-las, como a confiança por causa da traição e do adultério. Há uma quebra de fidelidade, uma quebra de confiabilidade, não tem mais volta. Dinheiro vai, dinheiro volta. Mas se você quebra a sua confiabilidade, a sua credibilidade, o seu nome, não volta mais. Portanto, o Senhor é o nosso Pastor nada faltará se eu mantiver a minha fidelidade a Deus. Assim seja assim diz o Senhor.

Carinhosamente,

Teu apóstolo, Miguelangelo da Silva Ferreira

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE