cropped-Logo_azul.png

Reaviva o Dom que ha em ti.

COMPARTILHE

2ª Timóteo 1:6 a 8 “Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus,”

Há momentos na vida de um homem ou de uma mulher de Deus que preocupam demais! É muito difícil esperar em Deus quando as coisas estão além do nosso controle, da nossa capacidade; ou quando pensamos que Deus não está interessado em nós, que Ele nos abandonou; ou quando estamos esperando uma reposta de oração e ela demora um mês, seis meses, um ano; ou quando o diagnóstico foi dado e é um problema grave, e aguardamos a resposta a respeito de um milagre e ele não chega; ou quando precisamos que uma situação mude e parece que o tempo está sendo nosso inimigo; ou quando as coisas estão, totalmente, fora de controle e precisamos de uma resposta… Nessas horas, as sensações de abandono e de preocupação são muito grandes. Sempre nos perguntamos por que Deus não atende logo.  

Diz Eclesiastes 3:11 “Tudo fez Deus formoso (correto) no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.”    

Deus sempre faz tudo no tempo preciso e certo. O difícil é entender os momentos de espera. O que precisamos é confiar na fé, crer, esperar o tempo de Deus nas nossas vidas.

Olha, ainda que estejas esperando uma resposta de uma oração, ainda que estejas aguardando uma resposta de um milagre, de uma situação que precisa mudar, de um alvo que deves alcançar, sabe que Deus fez todas as coisas no devido tempo.

Estar na sala de espera de Deus é um dos grandes motivos da fé. Eu, pessoalmente, Miguel Ângelo, Apóstolo da Igreja Cristo Vive, estou, em algumas áreas da minha vida, na sala de espera. Às vezes, também sinto e penso: Será que Deus não está interessado em resolver essa situação? Repito: estar na sala de espera de Deus exige uma atitude de fé.

Se há na Bíblia alguém que soube esperar a hora de Deus, esse alguém foi Abraão, o nosso pai espiritual. A promessa que ele recebeu foi aos 75 anos de idade, e ele só a viu se cumprindo quando estava com 100 anos.

A nossa vontade, às vezes, não é a vontade de Deus. Os nossos pensamentos, às vezes, não são os pensamentos de Deus. Os nossos desejos, às vezes, não são os desejos de Deus.

O que fazer quando precisamos estar na sala de espera, aguardando resposta de Deus?

Para início, é muito importante ter ciência de que Deus está no controle da nossa vida, que nada pode falhar. Depois, há algumas fases de fé.

1                    DEUS DÁ UM SONHO.

Deus dá um alvo, uma idéia, cria em nós uma ambição. O que Deus disse a Abraão? Eu farei de ti uma grande nação! Deus lhe deu um sonho. No nosso caso, Ele coloca o sonho de, por exemplo, construir uma casa de três andares, de terminar o teu curso de marketing, de direito…

2                    DEUS MANDA QUE COMECEMOS A AGIR.

Deus disse a Abraão: Abraão sai da tua casa, da tua parentela e vai para uma terra que Eu lhe mostrarei.

3                    ÀS VEZES, OS SONHOS PARECEM ATRASADOS.   

Nada se cumpre, instantaneamente. Às vezes, Deus, na nossa mente, parece que está demorando. É que Deus quer que cresçamos, quer que amadureçamos. É preciso estar na sala de Deus para algumas circunstâncias. Às vezes, Ele atende imediatamente, mas às vezes, diz: “Aguarda!” Deus tem um tempo para todas as coisas, e tudo que Ele fez, fez formoso. Ele pôs a eternidade no nosso coração. A obra de Deus já está feita, nós, humanos, é que não compreendemos essas verdades.

4                    ENQUANTO SE ESPERA, SURGEM PROBLEMAS E DIFICULDADES.

Tu recordas o sobrinho de Abraão? Começou a criar problemas no meio da viagem e Abraão disse: “Se fores para a direita, eu vou para a esquerda. Se fores para a esquerda, eu vou para a direita”. Quando se espera um grande milagre, parece que as coisas pioram!

Tu precisas entender que na mão de Deus já existe o milagre, e na hora correta vai ocorrer, não é na nossa hora; é na hora de Deus! Foi assim com Abraão. Quando o anjo disse a Sara, que já estava com 90 anos, que ela teria um filho, Sara riu, Abraão riu, todo mundo riu, pois não havia nenhum sinal. Só que assim são as fases da fé.

5                    PARECE QUE, ÀS VEZES, SIMPLESMENTE, O SONHO MORREU.

O diabo adora quando o crente diz que não adianta pensar em ter casa própria, fazer curso superior, ser feliz… É aí que muita gente desiste e fica sem esperança. As pessoas desistem dos casamentos, das finanças, da carreira, dos amigos… Quando tu começas a usar a palavra nunca, os sonhos morrem.

6                    QUANDO DEUS, FINALMENTE, LIBERA?

Quando Deus, finalmente, dá a resposta, a situação muda. É quando tu percebes que só Deus poderia ter feito a mudança!

Essas fases da fé, às vezes, demoram uma semana, um mês, mas não é incomum durarem muito mais do que isso! Todos estamos passando por algum estágio: para alguns, Deus está dando sonhos. Para outros, Deus já está dando a ação. Para outros, Deus está dizendo: “Espera mais um pouco”. Para outros, Deus está amadurecendo. Outros já pensam que Deus os abandonou. Outros estão pensando que os sonhos já morreram. Outros estão naquela fase de querer desistir.

Sei que há pessoas que já pararam de sonhar no casamento refeito. Tu estás em uma das fases! Mas precisas crer que, hoje, independentemente do estágio que estás, Deus pode fazer tudo na tua vida, na nossa vida! 

Em primeiro lugar, Deus vivifica coisas mortas. Em segundo lugar, Ele chama à existência coisas que não existem. Lê Romanos 4:17.

Quando a tua possibilidade é zero, Deus do nada chama à existência coisas que não existem. Deus do nada Deus pode fazer tudo! Para Deus, tudo é possível: um milagre para o câncer, um milagre para os teus ossos, um milagre para a tua família, um milagre na tua empresa, um milagre para os teus sonhos. Deus faz do nada, tudo!

Qual é a possibilidade de comprares uma casa, um apartamento, fazer um curso superior, a viagem dos teus sonhos, colocar os teus filhos numa faculdade? Zero! Daí, Deus chama à existência. É dessa forma que devemos crer.

Abraão esperava contra esperança. Ou seja, possibilidade dele ser pai? Zero. Possibilidade de Sara voltar a ser frutífera? Zero. Ele estava esperando contra a esperança, mas diz a palavra que ele creu. Aqui está o segredo: esperar contra a esperança, crer.

Deus falou, e Abraão creu. Se te agarrares a essas verdades, assim será contigo. Quando Deus disse que pelas chagas de Cristo estás sarado, assim será.

Eu não estou te falando de pensamento positivo, embora ele seja bom. É legal ter pensamento positivo quando tens o controle das situações, mas quando as coisas saem do teu controle, podes ter o pensamento positivo que quiseres que não resolve. É necessário estar alicerçado naquilo que o Pai diz.

A fé em Deus é que transforma situações que estão além do nosso controle. Existem situações na nossa vida que estão além do nosso controle. Se Ele prometeu a cura, seremos curados. Não duvidemos do Pai, não devemos ficar só na base do pensamento positivo, lê Romanos 4:19-21.

O que devemos fazer enquanto estamos esperando?

Em 2ª Timóteo 1:6 diz: “Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.”

A palavra REAVIVAR O DOM, do original é REAVIVAR O FOGO QUE HÀ EM TI.

Há um fogo sagrado na tua vida. É preciso reavivares. É preciso voltares a dar vida. É preciso voltares a ter esperança. É preciso voltares a ter a certeza. Porque, quando as coisas parecem acabar, quando os sonhos parecem morrer, quando tudo parece impossibilidade, precisamos reavivar o fogo que há em nós.

Quando Paulo disse a Timóteo: “Reaviva o dom, não te envergonhes do evangelho”, ele estava preso e soube que Timóteo estava debaixo de uma pressão muito grande, envergonhado e acovardado.

Durante três anos, noite e dia, Paulo, com lágrimas, mostrou os desígnios, o dom da fé, a eleição, a soberania, ele botou fogo nas pessoas. Ele também disse que em todas as Igrejas há lobos que Satanás coloca para tentar, de alguma forma, desestimular a confiança na fé das pessoas, para tentar tirar-lhes o brilho, para tentar dividi-las.

Nós temos o dom da fé. Lê Efésios 2:8.

Diz em Tiago 1:18 “Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.”

Ele não disse para que fôssemos covardes, amedrontados, para que nos curvássemos diante das situações. É muito importante, que avivemos o dom da fé, pela nossa confissão. As pessoas que não reavivam o dom são pessoas sem convicção bíblica, acovardadas.

Deus é fiel. Ele já colocou um dom em nós. Lê 2ª Timóteo 2:13.  

Já temos a plenitude de Deus em nossas vidas, já temos o pacote da Graça de Deus, a unção, o perdão, a autoridade, já temos tudo isso, mas se não avivarmos, se não trouxermos isso na confissão, acovardamo-nos.

Há alguém que está tomando conhecimento deste Recado e sente vergonha de Cristo por causa de um erro feio que teve na vida, mas o que tu não consegues realizar com esforços humanos, o dom de Deus faz. Isso não é religião; é experiência viva com Deus. Lê 1ª João 2:20, 27.

Para se avivar o dom, existem três características: poder, amor e moderação.

O poder é a autoridade de Deus. Lê 2ª Timóteo 1:7.

Tu és uma pessoa que tem poder sobre o pecado, sobre a enfermidade, sobre as tentações, sobre o mundo, sobre o diabo. Se não disseres essas coisas, a covardia vai tomando conta da tua vida. Precisas dizer com a boca que Deus, realmente, está no controle e tem poder, até que vejas o resultado de Deus na tua vida.

Por que as pessoas têm tanto medo da vida? Porque há covardia. Lembra-te que tens um dom, e precisas reavivá-lo através da confissão, porque o covarde desiste facilmente da vida. Deves persistir até Deus liberar o que tu precisas. Neste ínterim, Deus está fazendo a obra, amado (a)! Não tenhas dúvida disso. Não te cales, não te acovardes, não busques orientação fora da Bíblia Sagrada. Por isso que Efésios 3:20 diz: “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,”.

1ª Timóteo 4:1 diz assim: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,”.    

Espíritos enganadores e ensinos de demônios são todo tipo de orientação que não é bíblica. Não está na bíblia, é espírito diabólico. O espírito enganador leva a pessoa a se acovardar. Mas graças a Deus que a nossa fé é viva. Hoje, podemos reavivar o dom, dizendo: Somos abençoados, somos mais do que vencedores, estamos sentados em lugares celestiais, o espírito que opera em nossas vidas é o Espírito de poder, de amor e de moderação.

Então, eu te exorto a entrares em autoridade. Reconhece o espírito que há em ti, honra o novo pacto para a glória do Senhor. Quando estás reavivado nestas verdades, o sim e o amém de Deus estão na tua vida: Sim para a cura. Amém para o milagre. Sim para o projeto. Amém para os sonhos. O amor de Deus se manifesta. Lê 2ª Coríntios 1:20.

Portanto, usa o Espírito de poder que já está na tua vida e confessa com a tua boca. Reaviva o dom. Não te envergonhes do evangelho, pois ele é o poder de Deus. Não te envergonhes de Jesus, mesmo que passes por prova de fogo. Tu vencerás todas as provas. Deus sempre vence! Sempre!

Um dia, Elias estava diante de 450 profetas de Baal, e havia um desafio: O Deus que responder com fogo, o Deus que responder com poder, é este que é Deus.

1º Reis 18:24 diz: “Então, invocai o nome de vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por fogo esse é que é Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra.”  

Versículos 35, 36, 37, 38 e 39 “De maneira que a água corria ao redor do altar; ele encheu também de água o rego. No devido tempo, para se apresentar a oferta de manjares, aproximou-se o profeta Elias e disse: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas.  Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, SENHOR, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles. Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!”    

Nesta hora, o fogo de Deus está consumindo a doença, a miséria, a pobreza, os problemas, as ameaças e as adversidades. O fogo de Deus está lambendo tudo, porque, agora, tu estás reavivando o fogo que está na tua vida. O fogo de Deus está saindo pela tua confissão! Vive o dom! Aviva o dom! Confessa! Crê! Não deixes a tua vida acovardada! Tu nasceste para vencer! Deus já venceu por ti.

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

2 respostas

  1. Obrigado Senhor Deus, por esta palavra maravilhosa, esclarecedora, que coloca em nós o desejo de amar, praticar, viver à Tua palavra cada dia de nossas vidas!!!
    Obrigado Jesus, pela vida de nosso Apóstolo Miguel Ângelo, tão sabiamente usado por Ti para nos trazer a palavra da Graça de Deus!!!
    A ti, Senhor toda honra e toda glória !!! Amém!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE