cropped-Logo_azul.png

SEGUINDO A DIREÇÃO DE DEUS

COMPARTILHE

Mateus 8:5 a 13: “Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando: Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente. Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo. Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz. Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta. Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus. Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes. Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado.”

O homem dessa passagem bíblica era de grande garbo e posição, mas de repente, ele percebeu que a sua autoridade humana, a sua posição social e o recurso do seu exército eram absolutamente ineficazes e incapazes de operarem um milagre na vida de um empregado que ele amava. Então, ele corre para Jesus, vai à única fonte verdadeira, vai à busca do lenitivo, à busca do socorro, à busca da água da vida, à busca da mão amiga e poderosa que poderia curar o seu empregado. O Mestre, depois de ouvir o caso, dispôs-se a ir à casa do centurião. Todavia, o oficial romano pediu-Lhe que enviasse apenas uma palavra, pois reconhecia a autoridade de Jesus. O Senhor, admirado, disse não ter visto fé como a do o homem que Lhe falava.

O que Jesus quis dizer com essa afirmação? Que a fé e a obediência estão interligadas. Jesus está mostrando que, a confiança está ligada a dois fatores muito importantes: à fé e à obediência.

Todas as sete mil promessas de Deus estão condicionadas à obediência, à fé e às direções e às determinações de Deus.

Vê como no Livro de Deuteronômio 5:33 diz a Palavra do Senhor: “Andareis em todo o caminho que vos manda o SENHOR, vosso Deus, para que vivais, bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir.”

Para que tenhamos sucesso, é preciso que andemos no caminho de Deus, e não no que acreditamos. Se andarmos segundo o que Deus manda, se obedecermos, essa obediência provocará vida, sucesso e extensão, prolongamento de vida, na Terra.

A obediência é a premissa por trás de cada promessa de Deus. Deus não opera por operar. Atrás de cada promessa, que são sete mil, há uma premissa, há uma condição, e Deus só se manifesta, a despeito de todas as promessas serem por graça, quando obedecemos, quando seguimos as instruções de Deus. Portanto, seguir e obedecer as instruções de Deus é uma boa idéia; é ser inteligente!

Quando Deus dá ordens, deixa mandamentos e faz decretos, Ele não está fazendo sugestões. Logo, se não é uma sugestão, mesmo que não entendamos o que Ele diz, devemos cumprir porque será o melhor para a nossa vida.

E como podemos cumprir? Aqui entra a fé. Mas não é para crermos, apenas. É para praticarmos, mesmo que pareça estranho aos nossos olhos. Às vezes, há premissas tão fortes, que pensamos não ser justo tais exigências! Aos teus olhos e aos meus olhos pode não parecer justo, mas se Deus diz, é, absolutamente, correto e justo.

Alguns mandamentos parecem não fazer sentido. Mas a verdade é que só somos abençoados se seguimos o que Deus ensinou. Com Deus não se trata com “achismos”. Não devemos subestimar o que Deus diz em Sua Palavra. A obediência é uma demonstração de fé. A desobediência tranca as portas da bênção. Deus promete recompensar aqueles que seguem as Suas direções e determinações. Então, se queres ter, realmente, uma vida abençoada, viver como salvo, ter os cuidados de Deus, ter ajuda para que nada te falte, a proteção contra o mal, a liberdade emocional, a prosperidade, o sucesso, a recompensa, terás que ser obediente.

Como tu podes te apropriar das promessas que, afinal, já te pertencem? 2ª Pedro 1:3 “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude,”.

Todas as coisas doadas só vêm à nossa vida quando conhecemos, completamente, Aquele que nos chamou para Sua glória e virtude. Ou seja, quando fazemos o que Deus manda.

Eu queria mostrar que há quatro segredos que precisam ser conhecidos para se desfrutar das promessas de Deus.

Primeiro segredo: Obedecer a Deus prontamente.

Por que lutar contra Deus? Se Deus disse, deves começar o teu dia em oração, não esperes mais. Não atrases os teus projetos de leitura bíblica, da ida aos cultos. Não procrastines a tua unidade com a Igreja. Não dês desculpas. Faz agora. Lê o Salmo 119:31.

Tu não precisas compreender tudo aquilo que é promessa e que te traz benefício. O que precisas saber é que todos os mandamentos de Deus são para o teu benefício. Vejamos o que João 13:7 diz: “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois.”

Há muitas coisas que eu vivi e que tu viveste, e que não compreendemos! Mas lá na frente, entendemos como Deus opera, por que Ele nos fez esperar alguma coisa, pois coisas boas aconteceram! Não devemos questionar Deus, o criador do universo; não devemos! Obedecer sempre traz benefícios, mesmo que não sintamos e não compreendamos. Então, amado, sempre que Deus ordenar na Bíblia, obedece, imediatamente. Não questiones Deus, não procrastines, porque estarás atrasando a benção de Deus na tua vida.

Segundo segredo:Obedece a Deus completamente.

Esse é um segredo de vida que gosto de passar. Amado, não podemos obedecer parcialmente. Há pessoas que obedecem a Deus, parcialmente. Domingo de manhã é dia do Senhor, e à tarde é dia do são nunca. Não pode! Um mês é dizimista, no outro não é. Não devemos obedecer parcialmente, porque Deus não faz as coisas conosco parcialmente.

Deus não muda! As verdades de Deus são eternas! Deus tem perspectivas muito melhores do que nós! Ele vê o amanhã!

A tentação de suspeitar da Palavra de Deus é coisa maligna. Aliás, foi a arma de Satanás desde o jardim do Éden. Vamos ver o que diz em Gênesis 3:1 a 3 “Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.”

Às vezes, somos postos diante de situações que exigem a nossa integridade posta à prova, e de um lado Satanás diz: “Será o Benedito?” E do outro lado Deus diz: “É como estou dizendo. Esse é o certo!” E do outro Satanás diz: “Deus não quer o teu bem!”

Em Oséias 4:6 diz: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.”

Deus pensa em todos os detalhes da nossa vida. Obedece, porque amas a Deus, porque és fiel a Deus. Fé é para fazer o que Deus manda, porque Ele quer o melhor para a nossa vida. Fé é confiar em Deus, em todos os detalhes da vida. Provérbios 3:5 e 6 diz: “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”.

Um dia, um comandante militar, um general, que era leproso, foi levado ao Profeta Eliseu. Era Naamã. 2º Reis 5:9 a 14 “Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e os seus carros e parou à porta da casa de Eliseu. Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo. Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso. Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação. Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo. Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo.” Essa passagem é exatamente dentro do assunto da obediência.

Deus não pede nada pesado. Se Ele te pede para ires à Igreja, à reunião de oração, ao culto de louvor, para seres dizimista, obedece! Não sejas como algumas pessoas que precisam sofrer para entenderem o que o Senhor lhes está pedindo. Entende de uma vez por todas que o justo vive por fé! Não assumas posturas pessoais, pois se Deus fosse responder às nossas posturas, nenhum de nós, agora, estaria vivo. Todos nós, em algum momento, já desobedecemos! Se Deus fosse fazer justiça conosco, nenhum de nós sobreviveria.

Terceiro segredo: Obedecer a Deus com alegria.

No Salmo 100:2 diz: “Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.” O Salmo 119:16, 47 diz: “Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra.” “Terei prazer nos teus mandamentos, os quais eu amo.”

Por que devemos ter alegria na obediência? Porque a alegria de obedecer a Deus tem três razões: teremos mais benefícios por obedecer e menos problemas; sempre que obedecemos a Deus, temos recompensas; obedecemos com alegria porque amamos a Deus.

Amar a Deus é fazer o que ele determina. Ofender a Deus é desobedecer.

Temos prazer em fazer a vontade de Deus porque O amamos!

O Salmo 119:36 diz: “Inclina-me o coração aos teus testemunhos e não à cobiça.”   

Se Deus diz, é para o nosso benefício, é para o nosso bem.

Quarto segredo: Obedecer continuamente.

Não podemos obedecer, esporadicamente. O Salmo 119:112 diz: “Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim.”

O salmista disse: “Não quero ter o coração dividido, é Deus e Deus.” Não somos nós que decidimos fazer. Foi Deus quem decidiu tudo por nós.

Deus está dizendo à Igreja: “Não há alternativas!” A obediência faz Deus agir em nosso favor, tanto é verdade que em 1º Samuel 15:22 e 23 diz: “Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”

Deus está dizendo: “É melhor obedecer do que sacrificar!”

A desobediência é como pecado da feitiçaria, de rebelião! Então, não subestimes as ordens de Deus.

Jesus disse em Mateus 7:21 a 23 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.”

Quem faz a vontade do Pai não é aquele que discute com o Pai, que questiona o Pai, que acha que não deveria ser assim. O certo é obedecer completamente, imediatamente, alegremente, continuamente, para o resto da vida, porque esse é o dever cristão.

Vou terminar com três versículos bíblicos. Dá ouvidos à voz de Deus. Olha o que diz Romanos 1:5 “por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios,”    

O apostolado e a mensagem da graça são para serem recebidos em obediência e por fé.

Dizem os versículos 16 e 17: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.”

As nações, entre todas as nações, precisam entender o evangelho da graça de Deus que se obedece por fé, não por sacrifícios, não por estigmas, ou por ordens humanas, ou por regulamentos, ou preceitos, ou escapulários… Não! É por fé! Está na Bíblia, cremos. Se não está na Bíblia, não cremos!

E eu termino, dizendo o seguinte: estou há trinta e um anos na obra de Deus. No dia 07 de março faz 28 anos que o Bispo Roberto McAlister me consagrou como Pastor e profetizou que eu teria um ministério não conhecido no Brasil, que era o apostolado. Tu nunca me viste, nem me verás metido em confusões, em problemas, em disse que não disse, em conversa fiada de fábulas caducas. Nunca! Não pego questões alheias, porque é como pegar cachorro pelas orelhas: vai morder. Sou um homem de família tranqüilo, esposa, neto, genro, nora, a minha vida é a obra, é Deus, é a família. Tem gente que gosta, vai à televisão e aponta o dedo para um, humilha, pisa e acha que está sendo a palmatória do mundo. Não faças isso! Eu prefiro obedecer, porque obedecer é melhor que sacrificar. Obedecer faz a vida se prolongar, faz a vida ser bem-sucedida. É isso que Deus quer, para a glória do Senhor.

Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Uma resposta

  1. Boa tarde! Tenho um testemunho! Me chamo Henrique, e estive de passagem pela primeira vez em Uberlândia, MG, por motivo de trabalho. Enquanto esperava no aeroporto, procurei matérias bíblicas sobre prosperidade, e achei uma matéria desta igreja que me edificou muito. No final, final, diz uma singela contribuição, porque estava agradecido pela palavra. Quando procurei o endereço da igreja, vi que se encontrava na própria Uberlândia, não muito longe do aeroporto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE