cropped-Logo_azul.png

Vivendo como Deus projetou

COMPARTILHE

Jó 11:11 a 19. “Porque ele conhece os homens vãos e, sem esforço, vê a iniqüidade. Mas o homem estúpido se tornará sábio, quando a cria de um asno montês nascer homem. Se dispuseres o coração e estenderes as mãos para Deus; se lançares para longe a iniqüidade da tua mão e não permitires habitar na tua tenda a injustiça, então, levantarás o rosto sem mácula, estarás seguro e não temerás. Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram. A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã. Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranqüilo. Deitar-te-ás, e ninguém te espantará; e muitos procurarão obter o teu favor.”

 Muitas pessoas para terem sucesso na vida buscam boa cultura e boa educação, mas quando alguém nasce de novo tem a oportunidade de ser educado num sistema de ensino muito melhor do que no sistema de ensino do mundo. O sistema de Deus a respeito da abundância e da proteção é algo que nos leva à justiça de Deus, a uma vida transcendental. Muitos de nós não poderíamos imaginar que, ao começarmos a ser educados na Palavra da Graça de Deus, as nossas vidas fossem transformadas a tal ponto de ficarmos irreconhecíveis. O sistema de Deus nunca falha. O do mundo pode falhar. A Graça de Deus é à prova de falhas.

Viver no sistema de Deus não é viver de regras, mas sim, segundo a Sua vontade. E a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Portanto, vamos aprender sobre as leis que governam o sistema de Deus e, de posse delas, aprendermos a atingir metas no ano de 2007 e a expandir a confiança na fé, os talentos e as habilidades para prosperarmos em todas as áreas. Criaremos o tipo de vida que desejamos ter: Uma vida abundante, uma vida próspera, uma vida por cima e não por baixo. Vamos conhecer a chave para se viver uma vida sem limites. Vamos crescer juntos dentro desse sistema infalível, que é o sistema de Deus. Viveremos a vida como Deus projetou. Porque Deus não projetou para nós uma vida medíocre, rasteira, de doenças, de pobrezas e de misérias.

Vejamos o que diz a Palavra em Mateus 3:1 e 2 “Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.”

O que João Batista estava dizendo às pessoas? Ele estava dizendo que todos os sistemas do mundo falham, a humanidade sofre, e nós, como cristãos, devemos viver de acordo com a vontade de Deus.

O que quer dizer: Arrependei-vos? Na realidade, do original, Deus está dizendo: pensa diferente, muda a tua mente, vive com o sistema do Reino!

Para vivermos o Reino, precisamos nos arrepender. Mas o que é arrepender? Arrepender é mudar de vida, de pensamento, passar a pensar diferente do mundo. Jesus também fala em arrependimento. Mateus 4:17Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.”

O que Jesus estava dizendo às pessoas? Este mundo é falido! Arrepende-te! Muda a tua mente para melhor, muda os teus conceitos para melhor, por causa do reino.

Vamos lembrar que o mundo tem um sistema e o reino de Deus outro. Eles são opostos. O reino de Deus, o sistema do reino, é a forma de Deus agir na nossa vida em oposição ao sistema do mundo.

Como é o sistema do mundo? Nascemos, chegamos aos 5 anos e vamos para o jardim de infância, depois vamos para a escola, depois fazemos o primário, depois vamos para o ensino secundário, depois fazemos o segundo grau, depois vamos para a faculdade, fazemos o terceiro grau. Todos os conceitos do mundo são embutidos na nossa mente. Quando alguns conceitos são errôneos, eles ficam dentro do coração.

Aprendemos nas Igrejas que, quando nascemos de novo, a nossa vida está em Cristo, somos novas criaturas, e esse sistema do mundo tem que passar da nossa vida. Jesus disse isso em João 17:16: “Eles não são do mundo, como também eu não sou.”

Então, o Senhor está dizendo: Eles não são do mundo. Eles, agora, porque me têm como Senhor, não podem mais pensar como o mundo pensa, agir como o mundo age, porque eles, agora, têm o reino, estão envolvidos em um outro processo de educação que não tem nada a ver com o processo do mundo. Lê Romanos 12:2.

Então, agora, na nossa vida espiritual, a nossa educação está baseada na Palavra do Senhor. E a Palavra nos ensina a respeito de quê? Do reino.

Agora, queria dizer que a maioria dos cristãos não é educada dentro do sistema divino, de acordo com a bíblia. São pessoas que dizem que são nascidas de Deus, mas ainda vivem no sistema do mundo. O nascido de Deus, a quem Deus ilumina, chama e atrai, encontra na bíblia o seu ensinamento. O mundo tem uma linguagem, tem uma filosofia, tem uma música, tem um jeito, mas a bíblia diz: Arrependei-vos!

Não podemos ter um pé na Igreja e um no mundo. Há pessoas que são 50% convertidas, mas ainda, agem, no seu linguajar, como se do mundo fossem. Quando uma pessoa se converte, o seu linguajar é o linguajar do reino. A sua forma de tratar a família é a forma do reino, a sua forma de tratar profissionalmente é do reino. Portanto, por exemplo, se surge um problema emocional, não podemos procurar a forma do mundo para o resolver: com calmantes, com psiquiatras. Devemos procurar em Deus a solução. Amado(a), o sistema de Deus é muito maior e muito melhor do que o do mundo. O mundo está em colapso. O mundo de Deus é perfeito!

Como o reino age? Como proceder dentro do sistema de Deus para vermos a vida ser enquadrada dentro da educação e da justiça, da Bíblia, para termos resultados? Jesus ensinou em Mateus 6:25 e 26 “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?”

Depois de Deus dizer: “Não temas! Não andeis ansiosos!” Agora, Ele diz que vai dar a regra do reino: “Buscai pois em primeiro lugar o seu reino (a sua forma de pensar e a forma de Deus projetar) e a sua justiça e todas as coisas (que vos preocupam, na vida) te serão acrescentadas.” Portanto, o que Jesus está dizendo, aqui? Devemos buscar a forma de Deus operar, e todas as coisas vão ser operadas. É o sistema de Deus, o único sistema que leva o ser humano a viver uma vida vitoriosa.

Como é o sistema de Deus? É um sistema próprio do reino. O mundo é louco, é falido, leva as pessoas a quererem dizer, por exemplo, que todo mundo deve aceitar o homossexualismo, o aborto, o casamento do mesmo sexo. Se temos a mente de Cristo, se temos o pensamento do reino, não podemos estar de braços com o mundo. Ou somos de Deus, ou somos do mundo.

Como Jesus ensinou as regras do reino? Marcos 4:26 e 27 “Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; depois dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como.”

Quando a bíblia fala em semente, está falando da Palavra. E a terra é o coração.

Continua no versículo 28: “E a terra por si mesmo frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e por fim, o grão cheio na espiga.”

Há, aqui, uma progressão. Primeiro vem a erva, depois vem a espiga e, por fim, vem o grão cheio na espiga. Toda semente de Deus é progressiva no seu crescimento.

Diz no versículo 29: “E, quando o fruto está maduro, logo, se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.”

A regra do reino é esta: Lançou a semente, a semente germina e há colheita.

Continua nos versículos 30 a 32: “Disse mais: a que assemelharemos o reino de Deus? Ou com que parábola o apresentaremos? É como um grão de mostarda, que, quando semeado é menor  de todas as sementes sobre a terra; mas, uma vez semeada, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças e deita grandes ramos, a ponto de as aves do céu poderem aninhar-se à sua sombra.”

Atenção: uma vez semeada a semente, ela cresce. Isso me encanta! Toda semente cresce, se torna maior e dá fruto.

Não existe outra regra para uma vida bem-sucedida: é preciso lançar sementes. A semente de Deus é progressiva no seu crescimento.

Quando lemos a bíblia, temos acesso a uma grande bolsa de sementes. A Bíblia não é um livro de regras, é um livro de sementes, que ela chama de incorruptível. 1 Pedro 1:23 “pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.”

O que a Palavra de Deus faz? Regenera. Muda a pessoa. Muda a cabeça, muda os sentimentos, muda a forma de agir. A Palavra vive! Não é morta!

Amado(a), não deixes as sementes do mundo serem plantadas no teu coração. As nossas palavras são sementes. Precisamos ter cuidado com o que falamos, porque a língua tem o poder de vida e de morte. Por exemplo, no casamento. No sistema do mundo, quando há dificuldades no casamento, o mundo manda divorciar. Mas o sistema do reino diz: “Segue o que a bíblia diz: Marido, ama a tua esposa! Esposas sejam submissas ao marido.”

Se os maridos amarem suas esposas, conforme a bíblia diz, e a mulher for submissa, não há divórcio, porque a semente está lá. O reino é assim!

Então, se alguém quer ser amado, deve plantar amor. Se deseja que alguém o sirva, deve servir, primeiro. O que queremos colher, devemos plantar. Se alguém não tem algo na vida, é porque não semeou a respeito disso.

No mundo, quando as pessoas não são bem tratadas, são jogadas para escanteio! Esse é o mundo. Essa filosofia diabólica não pode ser parte da Igreja. O que queremos que nos aconteça, façamos, primeiro, a alguém.

A menor semente que semearemos terá, sempre, o máximo retorno de Deus. A colheita é, sempre, muito maior do que a semente. O que colhemos é, sempre, muito maior do que semeamos. Isso funciona!

Diz Lucas 6:37 e 38 “Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados; dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.”

Isso é regra! Não falha! Essa é a regra do reino. Isso não é só questão de dinheiro. Usamos para situações financeiras, claro, mas é para todas as áreas da vida. A colheita sempre é maior do que a sementeira. Então, semeemos!

Agora, e se fizermos algo mal, é na mesma medida progressiva? É! Gálatas 5:9 “Um pouco de fermento leveda toda a massa.” Só um pouquinho de fermento deu o mesmo efeito progressivo.

O retorno da sementeira é, sempre, muito maior que a própria sementeira. Sempre! A colheita é muito grande. Portanto, se queremos o favor das pessoas, façamos favor às pessoas. Primeiro, plantemos a semente. Ela deve estar no nosso coração. É a Palavra! Recebemos a Palavra e a colocamos no coração, depois, com a Palavra no coração, ela é a responsável pelo crescimento porque é incorruptível. Se tivermos semeado no coração, lei, acusação, é isso que receberemos das pessoas. Por quê? Porque semeamos condenação e morte.

Se recebemos uma palavra de perda de salvação, o que sairá da boca? Perda de salvação. Mas quando recebemos a semente que diz que das mãos de Jesus ninguém pode nos arrebatar, que nem a morte, nem a vida, nem principados; nada poderá nos separar do amor de Deus, é isso que sairá da boca. Isso é maravilhoso! Lê Romanos 8:1.

Filipenses 4:19 diz: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.”

A grande maioria não aceita isso, porque lhes foi semeado palavra de condenação e de morte: demônio, besta, Batalha do Armagedom, Jesus vai voltar e os crentes vão ser degolados. Se a bíblia diz em Colossenses 1:13 “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,”, como podemos dizer que o demônio nos pega, leva, etc. Isso é o que foi semeado no coração. Na Igreja Cristo Vive só semeamos palavras de vida.

Romanos 10:17 diz: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”

Vem pela palavra de Platão, de Sócrates? Não! Código Da Vinci? O que Deus coloca em nós é uma semente da salvação. E qual é o resultado? Salvação! Se Deus coloca uma semente de cura, qual é o resultado? cura! Se Deus coloca uma semente de libertação? Uma vida liberta. Se Deus coloca semente de prosperidade, qual é o resultado? Vida próspera! A vida que desejamos está na Palavra que foi plantada em nosso coração. A semente da Palavra é responsável pelo nosso crescimento. Por exemplo, nas questões de ofertas da Igreja. Não é só pegar uma nota e dar para a Igreja. A semente da prosperidade deve estar dentro de nós. Senão, é jogar dinheiro fora. Não acontece nada!

A respeito de finanças. Se temos necessidade de crescimento financeiro e de suprimento da vida, encontramos em Filipenses 4:19 a semente para essa questão: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.”

Esse é o exercício, essa é a educação do reino. A Palavra de Deus nos educa a operarmos segundo as regras do reino. A colheita sempre é maior que a sementeira. Nada vai acontecer na nossa vida sem que primeiro haja uma semente.

O que Jesus disse em Gênesis? Gênesis 8:22 “Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.”

O propósito de Deus é este: Semeamos, colhemos! O próprio Deus semeou uma semente no ventre de Maria, e o que Jesus colheu? Uma família!

O Salmo 76:11 diz: “Fazei votos e pagai-os ao SENHOR, vosso Deus; tragam presentes todos os que o rodeiam, àquele que deve ser temido.”

Semeemos vida, semente financeira, amor, fraternidade, carinho, afeto, mesada para o cônjuge… A semente que estiver no coração produzirá colheita. Confiemos no sistema do reino. Ele não falha! No ano de 2007, chegaremos à invencibilidade, às grandes conquistas.

Diz Gênesis 26:1 “Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus.”

Então, havia fome, e Isaque decidiu ir procurar o sistema do mundo. Mas quando ele quis tomar essa atitude… Versículo 2: “Apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito.” Fica na terra que eu te disser;”.

Não devemos procurar o sistema do mundo. Não devemos aceitar pensar como o mundo pensa.

Continua nos versículos 2 a 6: “Fica na terra que eu te disser; habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai.  Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra; porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandados, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. Isaque, pois, ficou em Gerar.”

Isaque, pois, obedeceu a Deus.

Diz o versículo 12: “semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava.”

Cada semente que ele semeava, colhia quanto? Cem. Semeava, colhia cem.

Mostra o versículo 13: “Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo;.”

É assim a progressão da semente com Deus!

Olha, a pessoa pode estar com a pior doença deste mundo, mas, se no seu coração ela tem uma semente de cura, a doença sai.

Se só queremos para nós o que não semeamos, somos egoístas. E o reino de Deus não é para os egoístas.

E as pessoas que ficam frustradas? São pessoas que não semearam ou semearam mal. E quem semeia mal, colhe mal. Quem semeia bem, colhe bem.

Então, vamos para 2014 semeando em todas as áreas! Este é o ano de vivermos segundo o sistema de Deus.

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE