cropped-Logo_azul.png

Persistindo na Fé

COMPARTILHE

Hebreus 12:1 “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,”

 É muito importante que confies na fé, porque não existe arma espiritual, nem dom que seja capaz de chamar à existência coisas que não existem, e seja capaz de ressuscitar situações que estão mortas para que elas tenham vida, além da fé. Paulo diz aos Hebreus 10:35 “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.”    

Paulo está dizendo: “Não deixes de lado a confiança, não te esqueças da confiança porque ela tem grande galardão”. Toda vez que confias, que arriscas, ou acreditas e colocas a tua vida em movimento através da fé, a Bíblia diz que isso tem um grande galardão. Paulo disse: “Nós temos que nos desembaraçar de todo o peso do pecado que, tenazmente, nos assedia e que corramos com perseverança a carreira que nos está proposta”.

A nossa vida é como uma carreira, é como uma maratona. Todos nós, ao nascermos, temos pela frente uma maratona. No que diz respeito à vida espiritual é a mesma coisa. A vida espiritual também é uma carreira, uma maratona. Poucas são as pessoas que terminam bem, vitoriosamente, essa carreira. As estatísticas que chegam até mim dizem que 68% das pessoas que começam a sua carreira espiritual não a terminam, desencorajam-se, muitos se desviam, outros são feridos, outros ficam à margem da sociedade e, apenas, 32% daqueles que começam a carreira espiritual chegam ao final. Isso quer dizer que 32 em cada 100 chegam ao final da vida bem e em paz com Deus. A Bíblia diz que há pessoas bem aventuradas que morrem no Senhor, ou seja, elas começaram a sua carreira, viveram a sua carreira e viveram no Senhor. Isso é muito importante! Tudo o que Deus começa sempre termina. Mas isso não é verdade com os seres humanos. Morrem no Senhor aqueles que completam as suas tarefas nesta vida. Ou seja, no último suspiro, eles são de Deus. Não se desviaram, não se desarticularam, não desistiram. Lê Apocalipse 14:13.

Há muitas pessoas que desistiram na sua vida. Por quê? Porque havia um espírito de desencorajamento total.

Nós podemos ter consciência disto: Quando Deus começa uma obra na vida de um eleito, ele a termina. Mas nós, seres humanos, muitas vezes, começamos uma série de coisas e alguns nunca terminam nada na sua vida. Lê Filipenses 1:6.

Então, temos que aprender a completar o que começamos, mesmo que, às vezes, tenhamos vontade de jogar tudo para o alto. Mas isso não é vontade de Deus. Deus quer que continuemos lutando.

O Espírito Santo de Deus quer te falar de quatro segredos que precisas fazer para terminar a tua vida e tua carreira bem, em paz, vitoriosamente e no Senhor.

É preciso aprender que quem desiste, nunca vence. E quem vence, não pode desistir. Tu tens dificuldade, tens lutas, adversidades, mas tens a fé. E a Bíblia diz que a fé vence o mundo. A fé vence as adversidades, que querem que tu não termines os projetos de vida.

PRIMEIRO SEGREDO: Devemos retirar da vida o que nos distrai, o que nos afasta do foco, e que impede a carreira de prosseguir.Hebreus 12:1.

O que nos arranca do foco desta carreira? Temos um projeto de vida mas nesta carreira há coisas que tenazmente nos assediam. Paulo disse: “Desembaraçando-nos de todo o peso e do pecado que tenazmente nos assedia para podermos correr”. Somos nós que devemos aprender o primeiro segredo: quais são as situações das quais temos que nos desembaraçar porque elas, tenazmente, nos assediam para que não completemos a carreira?

Deus nos criou para uma única carreira nesta vida, não existem duas carreiras. Não existe reencarnação. O único que morreu e ressuscitou, e nós acreditamos em ressurreição, porque a Bíblia diz que no dia em que Jesus voltar, haverá ressurreição de corpos. Nós acreditamos na ressurreição para a vida eterna. Não acreditamos na reencarnação porque ela não está na Bíblia.

Muitas pessoas gostariam de que tu vivesses a vida deles, e nós sabemos que cada um de nós, individualmente, tem uma carreira. Amado, cada um de nós tem a sua carreira proposta por Deus, e tu não podes deixar que pessoas ou situações, tenazmente, te assediem, para que não cumpras a tua carreira. Por isso Paulo disse: “Desembaraça-te!” Sou eu, somos nós que nesta carreira temos que eliminar e desembaraçar o que é peso, o que é pecado, o que rouba o foco da nossa vida.

O que afasta uma pessoa desta carreira?

a) Ela não colocar Deus em primeiro lugar.

Jesus não quer estar em segundo lugar. Se ele não está em primeiro lugar é porque algo está te assediando, tenazmente, para que te desvies desta carreira. Desembaraça-te!

b) Querer ser que o que o outro é.

Maus hábitos e maus amigos são forças para, às vezes, tirar a pessoa da carreira. Lê o Salmo 1:1-3. Não anda, não se detém e não se assenta no conselho dos ímpios, no caminho dos pecadores, na roda dos escarnecedores, nos arrogantes deste mundo.

Tu não podes seguir o mundo! Porque são esses ímpios, com os seus conselhos, que te afastam da carreira. O que me assusta é saber que pessoas, situações, maus hábitos, maus amigos são capazes de fazer diferença na vida de uma pessoa.

c) O nosso passado.

Há pessoas que não conseguem completar a sua carreira por causa do seu passado. Começam a se sentir culpados pelos seus erros do passado. Pessoas guardam ressentimentos de outros, ou porque passaram vergonha, ou porque não perdoaram e não foram perdoados, ou, às vezes, tomaram más decisões em suas vidas. Paulo disse que temos que correr com perseverança. A pessoa evangélica vai deixando uma mochila na suas costas, de peso, e ela chega um dia que não tem forças para ir à Igreja, e a carreira começa a ser frustrada.

Agora, não podemos mais pensar no passado, temos que pensar no futuro. Por isso é que Isaías 43:18 diz: Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.”

É muito importante que retires da tua vida, que te desembaraces de tudo aquilo que te afasta do foco, da caminhada com Deus.

Tu sabes quantas pessoas se tornaram alcoólatras por causa de amigos? Sabes quantos homens de boa família adulteraram por causa de amigos? Sabes quantas pessoas perderam os seus bens por causa de amigos? Estes não são amigos.

Às vezes, um apelo da pessoa que nós amamos é um impedimento. Devemos ter coragem de dizer: Estamos numa carreira que nos foi proposta por Deus! Não queremos nos lembrar das coisas passadas: se fracassamos, se erramos. Agora, temos uma carreira pela frente. A Bíblia diz: Desembaraça-te! Quem disse isso foi Deus. Hebreus 12:1 Desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que, tenazmente, nos assedia…”

Tu vais ter assédio dos conselhos dos ímpios. Alguma coisa te assedia? Livra-te!

SEGUNDO SEGREDO: Lembra-te da recompensa que Deus tem para cada um de nós.

A coisa mais linda é que aquele que começa a carreira saiba que o principal não é começar a carreira, mas terminá-la. Todo mundo começa, os 100% começam, e 32% terminam. É muito interessante saber que vale a pena qualquer esforço, qualquer sacrifício, algo de que abdicas por Deus, vale a pena. Então, lembra-te da recompensa que Deus tem para cada um de nós. Há uma recompensa eterna para as nossas vidas.

Faz um esforço, luta por isso, é uma carreira de Deus! Aí vem a primeira recompensa: Uma coroa incorruptível! Ele nos recompensa pela Sua Graça. Todos os nossos pecados foram perdoados, todos os nossos erros foram apagados. Lê 1ªCoríntios 9:24, 25.

É pela Graça. Lê Efésios 2:8. Todas as coisas que fazemos por causa desta Graça são recompensadas.

A Bíblia diz, com Palavras do Senhor Jesus, que, se deres um copo d’água aos pequeninos, terás recompensa. Lê Mateus 10:42. Deus te recompensa. Imagina a pessoa que tira do seu orçamento a sua oferta, o seu dízimo? Imagina tu que trocas a tua cama quente de domingo, para consagrares o dia ao Senhor? Tudo tem recompensa de Deus! Por isso Paulo diz em Hebreus 6:12 “para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.”

Não posso ser indolente, não posso ser preguiçoso. O mundo não nos recompensa em nada. Só podemos esperar a recompensa de Deus!

O que diz a Graça maravilhosa de Deus? Não podes desanimar, não podes desfalecer. Tu vais colher! Vais colher a recompensa de Deus. Há pessoas na Igreja Cristo Vive que não faltam a um culto, e não é gente que tem disponibilidade financeira para pagar, não! Vem no aperto, mas o amor por Deus é tão grande… Eu vejo pessoas que têm uma paixão… Se pudessem, viveriam dentro da Igreja, porque elas sabem que no tempo de Deus ceifarão. Agora, não podes desfalecer! Sessenta e oito por cento desfalecem. É muito triste pensarmos que uma determinada pessoa é eleita e, na verdade, ela não é! Isso é muito triste!

Amado, o justo é recompensado! Lê 2º Crônicas 15:7.

Diz Isaías 49:4: Eu mesmo disse: debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia, o meu direito está perante o SENHOR, a minha recompensa, perante o meu Deus.”

No início, a pessoa está jogando a toalha, depois, diz: “Espera! A minha recompensa vem de Deus!” Às vezes, achamos que a recompensa vem das pessoas. É Deus quem recompensa!

Colossenses 3:23, 24 diz “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,”.

Ora, se tu vais evangelizar em um hospital, não é porque o teu Pastor pediu; é para o Senhor. Se cantas, estás cantando para o Senhor. Se estás dançando, estás dançando para o Senhor, se tens um ministério, tens um ministério para o Senhor. Se estás limpando o chão da Igreja, não fazes para homens, fazes para Deus. Servindo aos homens, estás servindo a Deus! Estás tocando bateria! Estás servindo a Deus! Estás tocando órgão, estás servindo a Deus! Estás tirando ofertas na ceia, estás servindo a Deus! Oferece-te para cuidar das crianças, estás servindo a Deus! É a Cristo que estamos servindo! E Ele tem recompensas!

3)TERCEIRO SEGREDO: Resiste a qualquer desencorajamento!

Tens que terminar o que começaste! Resiste e não desiste! Eu sei que algumas pessoas podem estar desencorajadas, tiveram problemas de saúde, uma luta com as suas finanças, as adversidades no casamento, um problema com os filhos, uma situação difícil no emprego, mas, desculpem-me, desistir é uma escolha nossa! É uma opção nossa! Se aceitares uma proposta de desencorajamento, foste tu que a aceitaste.

O desencorajamento é a arma mais efetiva de Satanás. Ele usa a tal “procrastinação”. Nós estamos aqui cuidando da nossa vida. Cuidando da nossa história. E Paulo disse: “Não te canses de fazer o bem.” Gálatas 6:9 “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.”

Se não desistirmos! Não nos cansemos de fazer o bem! Para fazer o bem a pessoa deve ser longânima, paciente. Fazer o bem é mais difícil, gasta tempo, energia. Ninguém colhe alguma coisa do dia para o outro. Se tu semeias uma semente no teu quintal, no dia seguinte, não colherás nada! Uma semana depois, nada! Um mês depois, nada! Três meses depois? Uma laminazinha! Esse é o tempo da germinação. Amado(a), há um tempo entre o semear da tua vida e a tua colheita.

Não desistas de lutar pela tua vida! Tu sabes que, quem luta, faz esforço, tem energia, a pessoa deve ter perseverança. Nada é fácil nesta vida! O esforço da luta tem uma ceifa!

Amado(a) não desistas! Tu não podes desistir da carreira! Foi Deus quem te colocou nela. Entendas: a vida é uma luta, a vida não é fácil! Não duvides de Deus! Se estás cheio de desencorajamento, aprende hoje a vencer tudo isso. Lê o Salmo 94:14-19.

Aquieta-te! O Senhor consolará, o Senhor está alegrando a tua alma. A bondade de Deus é eterna. Então, tu precisas ser persistente, não desistas!

Os vencedores não desistem! Tu deves resistir ao desencorajamento, especialmente, o maior desencorajamento que é o de ir à Igreja. Mas é na hora do problema que tu deves correr, ir para junto da comunidade, chorar com ela. A Bíblia diz que, quando um chora, todos choram; quando um se alegra, todo mundo se alegra. Então, temos necessidade de sermos persistentes. Só assim a glória de Deus chega a nossa vida.

4) QUARTO SEGREDO: Renova-te diariamente.

Amado(a), é muito interessante perceberes o que acontece no físico, na mente, na alma e no espírito cada vez que vais à Igreja.

Se aos Seus amados, Deus dá enquanto dormem, imagina o que Deus não te dá enquanto estás na Igreja? Glória a Deus! Lê o Salmo 127:2.

Precisamos ter uma renovação física e é o culto que nos faz isso, que nos proporciona uma renovação espiritual. Renovamo-nos na Igreja, no tempo de oração, no tempo de meditação. Não podemos deixar a alma desmaiar. Lê 2ª Coríntios 4:16.

Vês por que precisas de culto, da reunião de oração, dos seminários? Para que não te fatigues e não desmaies. Porque é na Igreja que há renovação espiritual. Portanto, por fé tens uma carreira e precisas terminá-la, porque chegarás ao fim. Lê Hebreus 12:2-3.

Paulo, em 2ª Timóteo 4:7, disse: Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.”

A vida espiritual é uma guerra. Combati o bom combate. Completei a carreira e, quando morrermos, morreremos no Senhor, descansaremos das fadigas e iremos, para que as obras continuem falando.

Portanto, meu filhinho amado, este é o meu desejo: Que chegues ao fim da tua carreira, olhando firmemente para o autor e consumador da fé, removendo tudo que te embaraça, lembrando-te das recompensas, resistindo a todo desencorajamento e renovando-te, diariamente.

Creio que Deus está te encorajando, está te educando a nunca desistires.

Vamos pensar em três situações:

Primeira: Pensa no teu futuro.

Quantos sonhos estão lá dentro? Quantos alvos? O trabalho, o casamento, os filhos? Pensa no teu futuro. Não desistas! Não podes desistir.

Segunda: O que  precisas terminar?

Qual foi o projeto que começaste e que precisas terminar? Quantas promessas prometeste e tens que ser mantidas? Ou fizeste um voto? Ou deste uma palavra? Pensa nisso? O que precisas terminar na tua vida?

Terceira: Pára de procrastinar.

O que está te impedindo de ir adiante nesta carreira? Por acaso alguém te feriu, alguém te assediou tenazmente?

Levanta-te, nesta manhã, sacode a poeira, dá a volta por cima, porque há uma meta e todos nós temos que chegar:

  • Uma meta espiritual, na carreira espiritual de evangélicos.
  • Uma meta na vida pessoal: no teu trabalho, na tua casa, teu carro.

Não penses de outra forma, não aceites outro pensamento. Tu tens um futuro para brilhar! Tens uma carreira para viver! Tens um alvo a atingir!

E, agora, Deus começa esta grande obra na tua vida. Tu não vais ser conhecido como uma pessoa que quebrou no meio do percurso. Serás conhecido como uma pessoa que percorreu a carreira, combateu o bom combate e guardou a fé, legítima, poderosa, a fé de Cristo, porque a Bíblia diz que há uma grande recompensa: aqui na Terra e a coroa incorruptível, na vida eterna.

                                                         Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE