cropped-Logo_azul.png

Quebrando o espírito da pobreza.

COMPARTILHE

Provérbios 1:32-33 “Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição. Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranqüilo e sem temor do mal.”

Santo precioso de Deus, meu filhinho amado em Cristo Jesus, Noiva do Senhor!

Quando Deus criou Adão, o colocou no jardim do Éden cercado de abundância e riqueza. Vamos ver isso, por favor, no Livro de Gênesis 2:7-12: “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, (o próprio Deus plantou um jardim) na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado. Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal. E  saía um rio do Éden para regar o jardim e dali se dividia, repartindo-se em quatro braços. O primeiro chama-se Pisom; é o que rodeia a terra de Havilá, onde há ouro. O ouro dessa terra é bom; também se encontram lá o bdélio e a pedra de ônix.”

Vê como era a vida do primeiro homem sobre a terra: Deus o criou, plantou um jardim, colocou um rio com 4 braços e disse que numa das áreas havia ouro! Adão estava totalmente cercado de árvores boas, de bons frutos, de boa comida, de ouro, de ônix, ou seja, ele estava totalmente provido de toda riqueza e abundância.

Talvez tu perguntes: ‘Apóstolo, quando é que chegou a pobreza ao homem?’ A pobreza chegou ao homem quando Satanás o tentou. Quando Adão e Eva trocaram a Verdade de Deus pela mentira do diabo.

Vê que no Livro de Gênesis 3:9-10, o Senhor diz: “E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.”

Assim começou a maldição da pobreza sobre o homem: quando o homem se escondeu de Deus, quando quis seguir os seus próprios caminhos, quando se afastou da Glória de Deus.

Adão perdeu toda a abundância, a riqueza, a fartura e perdeu algo mais importante: a comunhão com Deus. Então, quando Adão deu ouvidos a Satanás, a Glória de Deus se foi, e ele reparou que estava nu, passou a ter um corpo de pecado, e, por causa do pecado, veio também, a pobreza, a falta, a maldição, a doença, a enfermidade, a vergonha e a humilhação. Lê Romanos 3:23.

O pecado original afetou toda a humanidade. Lê Romanos 5:17.

Como quebramos essa seqüência de necessidade, de falta, de pobreza? Quando ouvimos a Verdade, quando recebemos a Jesus Cristo como Senhor, passamos a ter o direito de reinar em vida. Através de Jesus, nós tivemos restaurados a Glória e o direito à abundância.

Depois da queda, Satanás passou a agir na carne do homem. Lê Gálatas 5:16-17.

Enquanto Adão fazia o querer de Deus ele estava revestido, e toda a abundância o cercava. No momento em que ele deixou de obedecer a Deus, para obedecer a Satanás, deixou de viver no espírito para viver na carne. A maldição, a dor, a pobreza, a fome e a miséria bateram na sua vida.

Em 2 Coríntios 4:3-4, diz a Palavra: “Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos”. O inimigo cegou o entendimento dos incrédulos, mas ele não pode mais cegar o entendimento dos eleitos.

Diz o Salmo 24:1: “Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.”

Meu amado, o mundo que Satanás comanda é um sistema pecaminoso, pervertido e maldoso. Quando Adão, que tinha domínio e riqueza, “apertou” a “mão” do diabo, perdeu o que Deus lhe dera e ficou definitivamente preso a esse mundo. As perdas, as pobrezas, as doenças, as enfermidades, que fazem parte desse mundo da perdição, não fazem mais parte do mundo da salvação.

O Senhor continua dizendo em Gênesis 3:16-17: “E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará. E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.”

O que se passou? Deus havia determinado que Adão não tocasse naquela árvore, mas ele tocou. E por que tocou? Porque ele foi induzido por Satanás. Ou seja, Adão deixou a Verdade para se “aliar” à mentira. E é aqui que está o segredo: toda pessoa que se “alia” à Verdade e rechaça a mentira, prospera.

O sistema mundano de Satanás tem as suas glórias, queres ver? Mateus 4:8-10 “Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.”

Satanás possui reinos e riquezas nesta terra. Agora, qual a grande Revelação que Deus tem nos mostrado? Que nós, como servos de Deus, temos o direito de receber de volta o mundo de riquezas do qual Satanás se apropriou. Lê Eclesiastes 2:24-26.

Nós estamos diante de uma Revelação: o mundo de glórias e riquezas que Satanás ofereceu a Jesus, na realidade, pertence a Deus! Deus não fez tudo o que está na Terra para os filhos do diabo gozarem, para os demônios desfrutarem. Não! Ele criou todas as coisas para que os Seus filhos desfrutassem. Diz: ‘Glória a Deus.’

Nós somos uma nova criação, as coisas velhas passaram. Lê 2 Coríntios 5:17.

Agora, a maioria do povo de Deus sente medo de tocar nessa Verdade, tem medo de falar disso, porque acha que é soberba. Com isso, muitos estão perdendo. O nascido de Deus tem direito a viver naquele nível de vida que Adão vivia antes dele “apertar” a “mão” de Satanás: abundância, provisão, glória…

Quando Deus criou Adão, o criou com uma Aliança. Deus quando opera, opera com Alianças, acordos, regras. Ele estabeleceu uma regra com Adão. Em Gênesis 2:16-17, diz assim: “E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”

O inimigo induziu Adão e Eva a quebrarem as regras que Deus havia estabelecido, por isso, foram punidos. Lê Gênesis 3:1-4.

Deus estabeleceu na Sua primeira Aliança com o homem as regras da prosperidade e da abundância e da manutenção da abundância. Sim, porque não é só ter num certo período e depois não ter mais. Deus quer que tenhamos sempre! Deus quer dar abundância, mas quer fazer a vida ser permanentemente estável de abundância.

Voltando à história de Adão, o que simboliza a árvore? A árvore simboliza o dízimo. A primeira regra que Deus estabeleceu, dizia: tudo te pertence menos aquilo que é Meu. Ou seja, há uma parte da nossa vida que não nos pertence. Deus disse a Adão: ‘Eu te darei tudo e tu só me darás uma coisa: a obediência.’ Tudo o que está aqui é teu, mas não toques naquela árvore.’ Quando ele desobedeceu, o que aconteceu? Morreu, sofreu, perdeu.

Agora, como Deus mostra que é possível voltar ao estado primitivo da bênção e da prosperidade? O Senhor fez uma segunda Aliança, só que agora com Abraão. Vê isso em Gênesis 17:1-6 “Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente. Prostrou-se Abrão, rosto em terra, e Deus lhe falou: Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações. Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí. Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti.”

Nota uma coisa: qual o fato que levou Deus a fazer uma Aliança com Abraão? Gênesis 14:19-20 “abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo.” Antes de Deus fazer Aliança com Abraão, o que Abraão fez? Deu o dízimo.

Meu irmão, quando uma pessoa obedece a Deus e não toca naquilo que Lhe pertence, a conseqüência é esta: Gênesis 24:1, olha que lindo! Olha que lindo! “Era Abraão já idoso, bem avançado em anos; e o SENHOR em tudo o havia abençoado.”

Presta atenção ao que o Espírito te vai dizer por meu intermédio. O dízimo foi estabelecido com um propósito. Qual é o propósito? Restaurar a abundância de Deus ao homem, que foi perdida por Adão quando ele se “aliou” a Satanás. O propósito do dízimo é restaurar.

O dízimo é a chave que restaura a abundância que foi perdida. Foi assim que Deus ordenou. Com Adão, o dízimo era o fruto de uma árvore. A partir de Abraão, até os dias de hoje, passou a ser o fruto do trabalho. Eu vou te dizer mais: o dízimo tira a maldição da pobreza, quebra as necessidades e as faltas. Vou fazer mais uma declaração que tu deves levar a sério: pobreza é um espírito satânico. Deus não quer nenhum dos Seus filhos debaixo desse espírito de Satanás. Ninguém nunca teve coragem de dizer essas verdades.

Agora, Deus abençoou Abraão, mas, como disse que a bênção passaria às gerações seguintes, também abençoou Isaque. Vê Gênesis 26:1-3 “Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus. Apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser; habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai.”

O que Deus disse? ‘Não desças ao Egito.’ Isaque ia cometer o maior erro da sua vida. Seria novamente como se aliar a Satanás, como Adão se aliou. Isaque ia cair no mesmo erro de Adão. Mas Deus disse: ‘Não faças isso! Não caias nesse erro! Eu fiz um juramento a teu pai e vou continuar por ti.’

Diz o versículo 11: “E deu esta ordem a todo o povo: Qualquer que tocar a este homem ou à sua mulher certamente morrerá.”

Continua no versículo 12: “Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava.”

Então, o que Deus mostrou? Apesar da fome, apesar de todas as circunstâncias contrárias, no momento em que ele dizimou, colheu. Isso se chama abundância de Deus. Mas, Deus não quer só ficar na abundância; tu deves crer nisso.

Depois, diz o versículo 13: “Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo;”. O que isso quer dizer? Crescimento permanente da bênção de Deus.

Diz a Palavra em Gênesis 28:20-22. Olha que lindo! “Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus; e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.”

Em Gênesis 30:43, olha o que diz a Palavra do Senhor: “E o homem se tornou mais e mais rico; teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos, e jumentos.” Abraão ficou rico. Isaque ficou rico. Jacó ficou rico!

O que aconteceu? Eles creram na Aliança que Deus estabeleceu para restaurar o que o homem perdeu com o pecado de Adão e Eva. Todo cristão que honra a Deus é honrado.

E a bênção parou com os três patriarcas? Não! Chegou a José. Gênesis 39:1, olha que lindo! “José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda, egípcio, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá. O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Vendo Potifar que o SENHOR era com ele e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em suas mãos,”.

Mesmo sendo escravo, José prosperou! O que isso quer dizer? Algumas pessoas estão trabalhando em lugares que são verdadeiras escravidões: o chefe é difícil, os diretores são cruéis, sofrem ameaças constantes no emprego… Não importa, ninguém pode mudar a Aliança que Deus fez com os descendentes de Abraão. Ninguém pode quebrar a Aliança que Deus fez conosco! Ninguém pode impedir a tua prosperidade, mesmo em condições de dificuldades. Tu sabes por que? Porque o dízimo quebra o espírito satânico da pobreza.

Meu irmão, minha amada, santa de Deus, o dízimo quebra todo espírito satânico da perda, da infelicidade, do mal estar financeiro… Malaquias 3:10 “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.”

Depois, diz: versículos 11-12: “Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. Todas as nações vos chamarão felizes…”.

Isaque prosperou quando havia muita fome. José prosperou quando era escravo! Se tu te sentes escravo de alguma coisa, a despeito disso, está quebrado na tua vida esse espírito de pobreza. Recebe isso para a tua vida! Lê Gálatas 3:29 e Gálatas 3:13-14.

Havia fome nos dias de Abraão? Havia! Deus o prosperou! Havia fome nos dias de Isaque? Havia! Deus o prosperou! Quem era Jacó? Paupérrimo, paupérrimo, não tinha nada! Usurpou a primogenitura do irmão. Não tinha nada, bolso vazio, mas Deus disse: ‘por causa daquilo que eu jurei a Abraão, teu avô, ao teu pai, Isaque, Eu vou abençoar a tua vida.’ Havia dificuldades com José? Havia! Deus o prosperou! Agora, Deus diz aos descendentes de Abraão por Fé, que são aqueles que confessaram Cristo como Salvador: ‘a bênção de Abraão chegou!’

Por que isso é verdade? Porque em Malaquias 3:6, o Senhor diz: “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.”

A despeito de toda crueldade que existe na sociedade, a despeito de todas as situações negativas, Deus abrirá portas daqui e dali. Deus fez com os patriarcas, Ele faz conosco! O dízimo é a porta que nos faz entrar nessa Aliança da abundância de Abraão, de Isaque, de Jacó e José.

Em Provérbios 13:18 o que diz? “Pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado.”

Meu amado, a pobreza e a afronta só sobrevêm a quem rejeita a instrução, àquele que diz: ‘Eu não aceito isso!’ Agora, aquela pessoa que vive na pobreza e na afronta e aprende e pratica a Verdade, ela pode começar com cinqüenta centavos, que Deus Se manifesta na sua vida; ela é honrada. Deus não falha! Ninguém pode nos tocar! Tocar em um de nós é o mesmo que tocar na menina dos olhos de Deus.

No Salmo 35:27, o Senhor diz: “Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo!”.

Em 2 Pedro 1:3, Deus termina, dizendo: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude,”.

Deus, pelo Seu divino poder, nos tem doado todas as coisas que conduzem à vida. Isso quer dizer saúde, dinheiro, paz, abundância, felicidade na família, com o marido, com a esposa, todas as coisas que conduzem à vida e à piedade. Agora, como essas coisas chegam? Pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a Sua Glória e Virtude.

Assim como o Senhor era com José, mesmo na escravidão, debaixo do tacão feroz de Faraó, na prisão, não importa, Deus também é contigo! Tudo o que José fazia, prosperava. Tudo o que tu fizeres, prosperará!

Recebe isto: o espírito da falta, da necessidade está quebrado! Não rejeites a instrução, pois, assim, a afronta e a pobreza sairão da tua vida! Deus abrirá portas, fará negócios, criará oportunidades, porque é o divino poder que faz; não é o homem. Deus aplainará, fará com que o teu deserto tenha flores, fará o teu ermo ser produtivo. Em vez de cinzas, Deus te dará uma veste de louvor e de alegria! Acabou o cativeiro na tua vida. Aleluia! Acabou o cativeiro na tua vida! Estão quebrada a afronta e a pobreza. A honra de Deus está na tua vida! Diz: ‘Glória a Deus!’

Agora, vamos viver essas verdades, porque essa é a vontade de Deus. Deus é o Deus de surpresas, irmão. Prepara-te para o melhor! Sete meses o que demoraria sete anos para acontecer! Está chegando a nossa hora. Aleluia! Aleluia! Glórias a Deus! Santo é o Senhor! Santo é o Senhor! Santo é o Senhor!

Sente-te honrado por Deus, meu amado! Mesmo que tu estejas debaixo da crueldade de um salário mínimo, momentos difíceis na tua vida, Deus não falha! Começa a ver rios de águas vivas na tua vida. Começa a sentir boas perspectivas chegando, boas oportunidades, boas oportunidades. Deus fez uma Aliança contigo! É teu direito, é tua herança!

 ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

                                         Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

5 respostas

  1. QUE PALAVRA MARAVILHOSA,EU LOUVO A DEUS PELA TUA VIDA AP.MIGUEL E SEI QUE DEUS EM SUA RIQUEZA EM GLÓRIA SUPRIRÁ CADA UMA DAS MINHAS NECESSIDADES EM CRISTO JESUS!!! AMO VOCEIS!!!!! CEIÇA (RECIFE).

  2. GLORIAS A DEUS, DEPOIS DE OUVIR PALAVAS VIVA, NÃO CONSIGO OUVIR OUTRA COISA, SINTO MUITA FALTA DA COMUNHÃO COM OS IRMÃO DA IGREJA ( EVERTON BRASILIA DF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE