cropped-Logo_azul.png

A tua tenda não será removida

COMPARTILHE

TEMA: A TUA TENDA NÃO SERÁ REMOVIDA – DOMINGO – 29/02/2004 – 1875.

TEXTO: Isaías 33:20 “Olha para Sião, a cidade das nossas solenidades; os teus olhos verão a Jerusalém, habitação tranqüila, tenda que não será removida, cujas estacas nunca serão arrancadas, nem rebentada nenhuma de suas cordas.”

Meu filhinho na Fé, selo do meu apostolado, eleito para viver a vida eterna!

Continuo dissecando os assuntos que foram parte das profecias que recebemos na passagem do ano de 2003 para 2004. Tenho mostrado, através dessas profecias, que, quem possui alicerces firmes em Cristo Jesus, quem possui fundamentos na Revelação da Graça de Deus, está seguro, bem fincado. A sua tenda não pode ser removida, as cordas estão bem esticadas, as estacas fincadas e não pode haver mal que perdure ou que vença aquele que tem Cristo Jesus como Senhor. Mas por que razão existem tantos cristãos derrotados? Por que, aparentemente, a Igreja de Cristo vive derrotada? Por que tanta gente, na obra de Deus, vive em depressão constante, melancólica, perplexa, com doenças que se arrastam por anos e anos, com crises financeiras terríveis, se a promessa é ampla, intensa, verdadeira? Amado, creio que muita gente não vive a realidade da Bíblia Sagrada porque não prepara a vida espiritual para o seu dia-a-dia. Muita gente, por falta de Conhecimento, não se fortalece com a força de Deus, com a força do Seu poder, não se prepara para a batalha do dia-a-dia, não conhece o significado do revestimento da armadura de Deus.

Hoje, trataremos de um assunto que garante que a nossa tenda não será removida. Aprenderemos como adquirir a força para que a tenda, a vida não seja afetada, nem as cordas rebentadas. Quero te falar sobre um dos pontos mais importantes da Bíblia Sagrada e o mais desconhecido: a armadura de Deus.

Em Efésios 6:10 diz assim: “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.”

Daqui para frente, tu deves estar fortalecido diariamente, deves te tornar forte no Senhor. Essa força não está em ritos, em cerimônias, em preceitos, mas no Senhor, na comunhão íntima com Deus. O que habita em nós é maior do que aquele que habita neste mundo.

Depois, Paulo começa a dar uma série de instruções que sempre foram um mito na obra de Deus. As pessoas nunca compreenderam muito bem.

O Apóstolo Paulo era um cidadão romano e, como tal, sempre mostrava os cuidados que um soldado deveria ter antes de ir para a guerra. Na realidade, é uma analogia, mostrando como um cristão deve se preparar para a batalha do dia-a-dia.

Diz o versículo 11“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;”.

Paulo via o soldado romano com a armadura completa. Ou seja, não podem existir pontos vulneráveis na vida de um cristão.

O que quer dizer armadura? Nós vamos precisar usar essa parafernália toda? Não! Como disse, é uma simbologia com o nosso dia-a-dia.

A palavra “armadura”, no original, grego é: “PANOPLIA”, que significa: “completo condicionamento, profundo preparo espiritual”. Ora, só podemos ficar firmes contra as ciladas, se estivermos plenamente condicionados e profundamente preparados. A vida espiritual não pode ser uma brincadeira. Não podemos construir uma vida espiritual indo apenas aos domingos à igreja. Com todo o respeito eu te falo a Verdade. É como comer uma vez por semana. É impossível se alimentar direito dessa forma. É necessário um condicionamento completo, um profundo preparo espiritual.

Dou graças a Deus porque sempre penso em “armar” as pessoas e prepará-las com a armadura dada por Deus. A armadura do Senhor gera vitórias sobre o pecado, os conflitos, os ataques, as setas e os dardos.

As ciladas são astúcias, planos, esquemas e estratagemas do diabo. Ele cria teias de ilusão, gera perseguições contra a Igreja para tentar destruí-la, faz com que as pessoas se conformem com o mundo ou suspeitem de Deus etc.

Milhões de crentes não conhecem o preparo espiritual, não acreditam na função do ensino bíblico e, então, levam a vida de qualquer jeito.

Paulo diz assim no versículo 12“porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”

Existem forças organizadas, exércitos espirituais do mal, que intentam contra a obra de Deus, contra a Igreja de Jesus, contra a Bíblia, contra os pregadores, contra as ovelhas. Existem forças com autoridade sobre grandes regiões. As potestades são, às vezes, governantes subordinados a Satanás. Quantas vezes já ouvimos falar de Presidentes da República e Ministros de Estado que, lá em Brasília, se submetiam a ritos satânicos? Dominadores deste mundo tenebroso são os anjos decaídos que fazem guerra contra o bem e contra a Verdade. As forças espirituais do mal são as hostes da maldade: a droga, o álcool, a prostituição, a bruxaria, a cartomancia, os búzios, as doutrinas erradas, a astrologia, os ensinos de demônios, os ensinos enganadores, o falso profeta, o anticristo, as fortalezas, os sofismas e as altivezes.

Diz no versículo 13“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.”

Há um dia em que estamos mais frágeis, mais vulneráveis, mais suscetíveis a cair em uma tentação. É necessário, então, estarmos prevenidos. Se não temos a armadura de Deus, não vencemos no dia mau.

Não estou fazendo apologia do mal, mas sim, mostrando como ele age e como vencê-lo. Quem é nascido de Deus, Deus o guarda e o maligno não lhe toca.

Diz o versículo 14“Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.”

Como podemos estar firmes na obra de Deus?

Há pessoas que permanecem firmes vinte, trinta, quarenta anos, mas há aqueles que não conseguem ficar firmes um mês sequer. Estes não possuem compreensão espiritual do significado da armadura de Deus.

A primeira peça que o soldado romano colocava era um cinto. O objetivo do cinturão não era só permitir que a espada fosse fixada, mas também, proteger a parte baixa, os órgãos reprodutores. Era um tipo de proteção que estava interligada ao resto da armadura. Depois, a couraça assentava sobre o cinto.

Quando estamos preparados com a Verdade, as amarras e as astúcias não penetram na nossa vida. Vê o que diz Efésios 4:21“se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus,”.

Há pessoas que são instruídas segundo a Verdade de Jesus, e há aquelas que são instruídas segundo as mentiras do diabo. Estas acreditam em óleo não sei de que, em água não sei de que… Quando a seta e o dardo vêm, caem, desmoronam, vão embora da igreja, rasgam o cartão de membro, xingam Deus, brigam com os irmãos, porque não tinham o cinto da Verdade.

No Salmo 51:6 diz: “Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria.”

A Verdade e a Sabedoria geram pessoas íntegras, verdadeiras, retas e que vivem com base na Verdade de Deus.

Depois, vem o segundo elemento, que é a couraça. Qual o objetivo da couraça? Proteger o coração, os pulmões e a trama de vascularização. O que isso quer dizer? A couraça guarda o coração, porque é dele que procedem as fontes de vida.

Em 1 Tessalonicenses 5:8 diz: “Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé…”.

Diariamente, devemos usar a couraça da Fé. Assim, não há como entrar sentimentos equivocados ou mentiras do diabo no nosso coração. Somos propriedades exclusivas de Deus.

Depois, em Efésios 6:15, a Palavra fala de uma sandália: “Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;”.

A sandália que um soldado romano usava possuía cravos na sola, para que ele não escorregasse na batalha. Então, continuando com a analogia, precisamos “calçar os pés” com a preparação do Evangelho. “Preparação” significa: “estabilidade no Evangelho”. O Evangelho nos dá estabilidade para não escorregarmos nas mentiras do diabo. Quando temos a preparação do Evangelho, quando fazemos parte de uma igreja, temos os pés firmes. Isaías 52:7 explica isso. Olha só: “Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!”

Estamos calçados com a preparação do Evangelho da Paz. Não escorregamos, não titubeamos, temos a mensagem da paz. Nota bem: não diz evangelho da guerra, do ciúme, do disse que não disse, da altercação entre as igrejas… Não! Por isso que em Efésios 2:17 o Senhor diz: “E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto;”.

Depois, em Efésios 6:16, fala em escudo; o escudo da Fé: “embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.”

O que é o escudo da Fé? É um dom de Deus. Efésios 2:8 diz: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;”.

Como vem a Fé? Ela vem pela pregação. Romanos 10:17“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”

Não é pela palavra de Buda, nem de ninguém mais, mas sim, pela Palavra de Cristo.

Nós devemos viver pela Fé. Gálatas 2:20 diz: “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus…” Não andamos pelo que vemos, mas por Fé.

A Fé produz, em nós, certeza. Hebreus 11:1 diz: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”

É por tudo isso que devemos embraçar, sempre, o escudo da Fé. É com ele que eu apagamos todos os dardos inflamados do maligno.

Os dardos inflamados eram uma forma dos guerreiros antigos, especialmente no tempo medieval, assolar, por exemplo, uma grande fortaleza. Geralmente, elas eram construídas com palha e madeira. Assim, quando os dardos conseguiam penetrar, provocavam um grande incêndio, obrigando a todos a fugirem e a se entregarem aos inimigos. Ora, a Fé, como nosso escudo, impede que os dardos queimem a nossa vida. Venham os dardos que vierem, o ataque que vier, a pior situação que vier, quando embraçamos o escudo da Fé, estamos protegidos. Vê 1 João 5:4“porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”

Diariamente o inimigo lança dardos na nossa mente e no nosso coração, mas, com a couraça e o escudo da Fé, todos eles são apagados.

Depois, diz: “…Tomai também o capacete da salvação…” (Efésios 6:17).

O que um capacete faz? Ele protege a cabeça. E o que o capacete espiritual realiza na nossa vida? Ele protege a nossa mente, ativa a Mente de Cristo em nós.

Vamos voltar em 1 Tessalonicenses 5:8“Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação;”. O capacete é a esperança da salvação, e não a dúvida da salvação.

Quando colocamos o nosso capacete espiritual, estamos dizendo: ‘Senhor, eu não duvido da minha salvação, não suspeito da Tua obra eterna na minha vida, tenho a certeza de que sou salvo para sempre.’

Depois, Paulo fala em Efésios 6:17 que devemos tomar a espada do Espírito: “Tomai também (…) a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;”.

O que é a espada do Espírito? É a Palavra de Deus. Então, amado, aí está a primeira arma de ataque da armadura. Todos os outros elementos eram de defesa.

Diz em Hebreus 4:12 “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes…” Vê a Palavra é eficaz, poderosa, viva.

No Salmo 149:6 diz: “Nos seus lábios estejam os altos louvores de Deus, nas suas mãos, espada de dois gumes,”.

Em Romanos 9:9 diz: “Porque a palavra da promessa…”

Em Romanos 10:8 diz: “Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé…”

Em Efésios 1:13 diz: “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade…” O Evangelho é a Palavra da Verdade, é a Palavra da promessa e da fé.

Depois, diz em Colossenses 3:16“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo…”A Palavra de Cristo habita em nós!

Hebreus 5:13 diz: “Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça…” Vê quantos detalhes a Palavra de Deus oferece.

Diz 2 Pedro1:19: “Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração,”.

A espada do Espírito é a Palavra de Deus, que nos dá autoridade.

Depois, vem o sétimo elemento da armadura, que pouca gente compreende. Diz assim emEfésios 6:18“com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”.

A sétima peça é a oração e a súplica. Diariamente devemos ter uma vida de oração intensa, plena, perseverante, um anelo profundo com Deus. Diz, também, que devemos fazer súplicas, ou seja, orar por necessidades específicas. Em todo o tempo, em qualquer ocasião, em qualquer oportunidade: no ônibus, no trem, no chuveiro, caminhando, trabalhando, enfim, devemos estar sempre em oração.

Paulo fala também de vigiar, ou seja, não negligenciar, ser perseverante, não ser apanhado de surpresa.

O que é ser perseverante na oração? É ter muito tempo de oração.

Em síntese, a armadura de Deus é Jesus Cristo. Então, devemos, diariamente, nos revestir da armadura, reafirmar e aplicar em nossa vida as Suas promessas. Jesus é a nossa Verdade (cinto), Justiça (couraça), Preparação (Evangelho), Fé (escudo), salvação (capacete), a Palavra viva (espada), é o Espírito que habitam em mim (oração).

Não deixes que o inimigo retarde a concretização dos planos de Deus para a tua vida. A oração é a cerca de proteção à tua volta e dos teus entes queridos.

Filipenses 4:13 diz: “tudo posso naquele que me fortalece.” É isso que faz a tenda ficar firme, que faz a tua casa não ser removida.

Venha o ataque que viver, as setas e os dardos que vierem, se estiveres equipado com toda a armadura, vencerás!

Glórias a Deus! A vida espiritual traz vitórias. Crê nisso. Deus há de honrar, sempre, a tua vida.

Vamos persistir na Fé! Vamos vencer tudo! Vamos permanecer inabaláveis, em Nome de Jesus!

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE