cropped-Logo_azul.png

Como conviver com desapontamentos

COMPARTILHE

TEXTO: 2ª. Coríntios 12:10.b “Porque, quando sou fraco, então é que sou forte.”

Encorajo o povo do Senhor com palavras da Bíblia Sagrada, mas acima de tudo, com a própria voz de Deus. Muitas vezes, temos visto nossos desejos logrados; tu vês expectativas que não se confirmam, decepções que abalam, fazes projetos e não consegues realizá-los; desejas alguma coisa e não a alcanças dentro do teu tempo e começa a haver um espírito de desapontamento, de decepção. Isto acontece na minha vida  e também na tua. Todos nós passamos por desapontamentos e por decepções.

Nós precisamos aprender a conviver com isto, sem que nos fira, sem que nos faça mal, sem que nos arraste para fora da Igreja.  Eu vou te dizer, caro leitor, que eu tenho trinta e dois anos quase de obra de Deus, e se há alguém que tenha razões sobejas para desviar-se e virar as costas a Deus e à Igreja, esse alguém seria eu. Porque são trinta e dois anos convivendo com pessoas e, todos nós somos suscetíveis também de decepcionar ou de sermos decepcionados, de desapontar ou de sermos desapontados.

Coisas nos decepcionam. Mas, o que mais tem te decepcionado, chefe de família, dona de casa, empresário, profissional liberal, um executivo, um jovem. Eu sei quem mais nos desaponta, quem mais nos decepciona e que nos faze muitas vezes, viver feridos, são pessoas. Eu sei que Deus vai cicatrizar muitos corações através desta leitura. Deus me disse:‘Miguel Ângelo, na noite de encerramento das jornadas de fé e milagres, eu vou levar pessoas que foram tão decepcionadas, tão desapontadas, tão feridas por outras pessoas, que nós precisamos aprender a tratar deste assunto publicamente.’

Portanto, nós sabemos que pessoas nos ferem, há pessoas que não nos compreendem, que nos provocam, que nos instigam. Há pessoas de quem esperamos muita coisa e não vêm delas nenhum resultado, nenhum gesto, nenhum acréscimo ou benefício para a nossa vida. Somos desafiados o tempo todo. Enfim, os desapontamentos fazem parte do dia a dia da humanidade, do nosso dia a dia, do meu e do teu dia a dia. E a igreja tem que ensinar o povo de Deus a superar este tipo de situação.

No Brasil, existem 50 milhões de pessoas desviadas da Igreja de Jesus!. Eu falava em 16 milhões, mas a última estatística do IBGE fala em 50 milhões de pessoas, que entre os 185 milhões de brasileiros que um dia, estiveram dentro da igreja, acabaram por se desviarem, decepcionados, desapontados, feridos, porque não souberam conviver, não tiveram forças para conviver com os  problemas enfrentados no dia a dia.

Nós vamos usar alguns exemplos de superação de situações adversas provocadas por pessoas.

O  primeiro é Moises. Ele foi o homem mais manso do mundo. Um homem que passou quarenta anos no deserto liderando o povo de Deus. Deus o preparou para fazer a grande tarefa de tirar o povo de Deus do Egito, para levá-lo à terra prometida. Êxodo 14:12 “Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto”.

Esse homem se expôs, correu perigo para obedecer a Deus, para tirar aqueles três milhões de homens, além de mulheres e crianças, e levá-los para a Terra Prometida. Mas, quase que imediatamente, o povo começou a dizer: ‘não era muito melhor nós morrermos lá no Egito do que virmos morrer neste deserto?’ Pessoas são assim!

Lembras aquela pessoa que tu ajudaste no teu emprego? Aquele vizinho que deste açúcar, ovo, farinha o ajudaste tantas vezes? E aquele rapazinho que trabalhava contigo e que foste promovendo, promovendo, e o dia que ele teve uma posição social boa, puxou o teu tapete? Portanto, pessoas nos decepcionam.

Êxodo 15:22-24 “Fez Moisés partir a Israel do mar Vermelho, e saíram para o deserto de Sur; caminharam três dias no deserto e não acharam água. Afinal, chegaram a Mara; todavia, não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso, chamou-se-lhe Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?” Três dias depois que o povo de Deus saiu da escravidão, do chicote, do clamor, do grito, do sofrimento, já estava reclamando. Três dias depois que passaram o mar vermelho, depois de verem a glória de Deus imediatamente, começaram a falar mal de Moisés, começaram a murmurar até contra Deus. Pessoas são assim!

Então, diante dos desapontamentos da vida nós temos que aprender algumas coisas fortes.

1- Os grandes sucessos da vida, são quase sempre seguidos de lutas e de dificuldades.

O que se passou com o povo de Deus? A tarefa para arrancar três milhões de pessoas de um país escravizador e levá-los para a terra prometida, foi um milagre, foi uma grande Jornada de sucesso. Se tu não souberes   desta verdade, talvez te desapontes com todo mundo, inclusive comigo.

Todos, os grandes sucessos da vida, todos, são quase sempre seguidos de lutas e dificuldades. Vejamos o que aconteceu, três dias depois do povo ter passado o mar Vermelho.Êxodo no versículo 21 “E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou e precipitou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.”  e o 24 “E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?” De um lado, havia uma turma dizendo: Oh! Deus, tu és maravilhoso e tremendo, estavam dançando e cantando. E do outro lado, havia uma outra parte do povo murmurando.

Então, nós aprendemos que quando temos grandes sucessos na vida, temos que estar preparados para as lutas e os desafios. Se não estiveres preparado, tu não prevaleces.

2- Perante os grandes desafios já vencidos, sucessos alcançados, muitas vezes, vêm uma falta de gratidão.

Em vez de dizerem: “Moises, obrigado, nós estávamos lá, bebendo água  suja, levando chicote nas costas, nós estávamos lá sofrendo, clamando e Faraó disse: ‘Dá palha para eles, dá massa para eles, dá barro’ depois disse: ‘não não, dá palha, eles que colham também a massa, o capim para fazerem tijolos.”

Amados leitores, o sofrimento era tão grande, tão grande, que quando Deus os tirou do Egito, em vez deles fazerem uma reunião de Ações de Graça dizendo: Obrigado, Moisés! Eles murmuraram contra ele. Faltou gratidão no coração do povo de Deus, tanto para com Deus como para com Moisés.

Nós humanos, temos um vício muito grave porque esquecemos rapidamente, o que Deus fez ou faz por nós. Eu creio, que eu estou certo, que o maior e o melhor espírito que nós podemos manifestar é o Espírito de gratidão. Tu és grato a Deus? Tens gratidão no teu coração para com Deus e para com as pessoas que te ajudam, que fazem muita coisa a teu favor?

Então,  lembra-te:  Deus já fez tanta coisa por ti. Tu precisas agora, ser grato a Deus sempre, em tudo. Tu podes dizer:

– ‘Mas aquela pessoa fez algo contra mim.’

Deus disse: Lembra do que Deus já fez. Faze como Miriam que disse:  ‘Deus é maravilhoso! Deus triunfou!’ Portanto, sê grato em tudo!

Quando alguém te decepciona ou te desponta, qual é a tua reação? Existem algumas reações  muito costumeiras. Mas eu vou te ensinar:

1.Não queiras mal a ninguém, não amaldiçoes, não retalies.

Romanos 12:14 diz isto. “abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis”.Não queiras mal. Se alguém te desapontou, se alguém te decepcionou, não retalies, não queiras mal, não amaldiçoes. Abençoa a pessoa, sempre. Sê um abençoador!

2.Não fiques ressentido, não fales.

Veja o que diz  5:2 “Porque a ira do louco o destrói, e o zelo do tolo o mata.” Há pessoas que ficam: ‘Porque Deus, porque fez, porque o João, porque o Antônio. Isto vai  destruindo. Perdoa! Abençoa!

-“Mas isto é muito difícil,pastor. O senhor já fez isto?”

Um montão de vezes, se não, não  poderia estar falando isto aos filhos de Deus! Eu só posso dizer isto, porque esta é minha vida. Efésios 4: 31   “Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.”

Longe de vós qualquer sentimento pernicioso. Nós somos evangélicos,  somos cristãos. Nós temos a imagem e a semelhança do Senhor. Somos um espírito com o Senhor! Nós estamos assentados juntamente com Ele em lugares celestiais. Nós temos um chamado para reinar e governar. Nós temos um chamado para abençoar! A ira, a gritaria, a blasfêmia e a  amargura não podem estar no nosso coração. Nós somos livres! Não acuses ninguém!A acusação é maldição, e a maldição tem retorno. Não deixes sentimento mau em seu coração. Livra-te disto, pede a Deus que cicatrize todas as tuas feridas.

São trinta anos de ministério e eu já comi o pão que penosamente granjeei. Mas ninguém nunca me viu usar palavras de maldição contra alguém! Querer mal ao próximo ou difamar alguém! O meu coração é limpo. O meu coração é puro. Deus está no meu coração. Por isto, eu posso falar a milhões de pessoas!

3.Não alimentes sentimentos negativos, quando te decepcionarem. Efésios 4: 26-27 “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,  nem deis lugar ao diabo.”

Então, se eu guardar um sentimento contra alguém eu estou dando lugar ao diabo, mas o diabo não pode ter parte conosco e em nossa vida.

O que disse  18: 4  “Oh! Tu, que te despedaças na tua ira, será a terra abandonada por tua causa? Remover-se-ão as rochas do seu lugar?”

O que adianta ficares irado, ressentido? A terra vai mudar? Não. A rocha vai mudar? Não. O que vai mudar? O teu coração, tu poderás ter um infarto, um AVC,problemas cardíacos.  Deus não quer isto para o Seu povo.

Êxodo 15: 25 diz a Palavra do Senhor “Então, Moisés clamou ao SENHOR, e o SENHOR lhe mostrou uma árvore; lançou-a Moisés nas águas, e as águas se tornaram doces. Deu-lhes ali estatutos e uma ordenação, e ali os provou,”

No caso do povo de Deus no deserto, eles queriam beber a água, mas ela estava amarga. E Deus logo trouxe a solução. Talvez, estejas hoje, com uma amargura no teu coração dizendo:

-“Mas Apóstolo, eu ajudei, eu fiz tanto!”…

Deus tem a solução, Deus tem a saída.

Moisés disse: A água está amarga. E Deus mandou que ele jogasse uma árvore na água e ela ficaria boa para beber. Talvez, tu tenhas uma ferida lá dentro do teu coração. Quem sabe as coisas não evoluíram mais na tua vida porque guardas algumas coisas amargas em teu coração!

1ª Pedro 5: 7 diz: “lançando sobre ele toda vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” Deus reverte situações. Deus faz mudanças profundas. Deus faz com que tu convivas com uma situação sem que isto te doa.

– “Apóstolo, mas o meu marido me abandonou.”

Ele não sabe o que perdeu.

-“A minha mulher me trocou por outro.”

Ela não sabe o que perdeu.

-“Eu estou aqui ferido e machucado.”

Recomeça a tua vida novamente.

Deus diz: ‘Eu cuido de vós!’ Gênesis 50: 20 “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida.”

Às vezes, uma pessoa te decepciona porque ela intenta o mal contra ti.  Mas Deus reverte o mal para o bem na sua vida. Há pessoas que querem o mal, mas Deus torna esse mal em bem.Romanos 8: 28 diz “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

Nada chega à nossa vida por um acidente. Nada chega à nossa vida por um acaso. Deus tem um propósito em tudo. Até numa decepção. Às vezes, um desapontamento e uma decepção podem ensinar alguma coisa e Deus pode reverter tudo, na nossa vida.

-“Pastor,  o senhor sempre diz: não seja avalista. E eu fui assinar de avalista e, o irmão não cumpriu e eu perdi.”

Quantos perderam tantas coisas porque foram avalistas, foram portanto, contra a Bíblia Sagrada.

Se alguém te decepcionou, nesta Jornada de Fé e Milagre, Deus vai te prover a solução. Até uma decepção, ensina. Deus ensina através de um desapontamento. Deus pode tornar águas amargas em doces. Hoje é o dia da solução!

4.Pequenos começos podem trazer grandes resultados.

Tu podes dizer:

-“Apóstolo, eu me decepcionei tanto que eu me apouquei, eu me vi pequeno, eu sofri, eu me encolhi.”

Deus vai fazer um novo começo na tua vida, com grandes resultados.

Êxodo 15: 27 “Então, chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras; e se acamparam junto das águas.”

Doze fontes de água e setenta palmeiras no meio do deserto! Um paraíso!  Mas sete quilômetros atrás, eles estavam com águas amargas, sete quilômetros depois chegam a Elim, onde tinham tudo, eles não sabiam que tinham tudo, tão pertinho. Muita gente não sabe qual é o seu direito diante de Deus. Muita gente não sabe qual é a sua herança. Muita gente não sabe o que Deus tem para a sua vida.

A Bíblia diz em 1ª.Coríntios 2: 9 “mas, como está escrito: nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”

O milagre está tão perto da tua vida. A solução está tão perto, a saída está tão perto. Está muito perto o paraíso no meio do deserto. Deus vai fazer do desapontamento uma vida transformada a ponto de sentires prazer. Não páres, não desistas! Está perto. Elim está perto. São doze fontes de água, são setenta palmeiras, a benção é para hoje, o Senhor vai fazer funcionar tudo na tua vida, hoje! Tu chegaste até aqui, para chegar a Elim. Elim tem palmeiras, Elim tem fontes de água. Elim tem tudo que o povo precisa!

Tu não nasceste para ficar em Mara, bebendo águas amargas! Deus tem doze fontes e setenta palmeiras. Ou seja, benção completa, água e sombra, tudo que nós precisamos para viver.

Talvez, estejas nas águas amargas de Mara, nas tuas finanças. Talvez  estejas nas águas de Mara nas tuas emoções. Na tua vida física. Na tua vida espiritual. Mas Mara, é um lugar de passagem. Elim, é um lugar de acampar, de descansar, de repouso, é um lugar de recobrar forças. Deus vai reverter desapontamentos e decepções em uma grande vitória.

Agora, tu sairás de Mara para Elim. Sairás das águas amargas, para doze fontes e setenta palmeiras. Tu dizes:

Mas Apóstolo, porque Deus mandou jogar aquela árvore naquelas águas? O que Deus queria mostrar ao transformar água doce em água amarga?”

Aquela árvore tipifica a cruz de Cristo. Tu podes estar hoje, com a vida amarga. Podes estar  desapontado com alguém ou contigo mesmo! Com algum amigo ou com um familiar. Mas a verdade é que este estado de coisas, é um estado passageiro, porque Deus te tirou de Mara para Elim. Ele te tirou daquele momento de amargura, quando a árvore chegou! Quando a cruz de Cristo chega às águas amargas, diz a Palavra em Romanos 10: 11 “Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.”

Então, quando Deus disse: Mara é passagem, daqui a pouco vem Elim, então eu vou fazer deste momento amargo algo prazeroso, doce! ‘Moisés, joga uma árvore nesta água’.  Ele está dizendo: ‘A cruz de Cristo, o sacrifício do Senhor já levou o teu pecado, já quebrou a maldição, já curou as enfermidades, e Ele hoje, te leva para Elim, onde há doze fontes de água, provisão e onde há setenta palmeiras, abundância. Portanto, provisão e abundância.

Deus está dizendo: Numa vida amargurada, quando  a árvore da vida que é Jesus, quando a cruz de Cristo entra, Ele se torna em águas doces. E faz passar das águas amargas, para o Elim das fontes e das palmeiras.

Deus é maior do que os nossos problemas. Elim, é o lugar onde tu descansas, repousas na obra de Deus feita na Igreja. Deus vai reverter a tua vida, da decepção à vitória, do negativo ao positivo, da perda ao ganho.

Se alguém tem vivido apenas em Mara, nas águas amargas e diz:

-“Pastor, me decepcionaram, me desapontaram, eu trago uma ferida em meu coração. Foi uma pessoa que eu ajudei, foi uma pessoa que comia comigo. Foi meu marido, foi minha mulher, foram meus filhos, foi meu genro, foi meu subalterno. Existem n situações.”

Tu sabes o que Deus quer?  Deus quer que saias das águas amargas, com a intervenção da cruz de Cristo, para chegares a Elim e teres abundância e provisão na tua vida.

Quando se guarda ressentimentos e desapontamentos no coração, a vida não anda, fica empacada. Já viste burro empacado? O dono vem com um chicote e diz: vamos, anda! E ele não sai do lugar porque está empacado. A vida empaca  quando se guarda mágoas, ressentimentos e negativismos.

Deus quer que todos nós sejamos muito surpreendidos por Ele. Aquele negócio que não sai há muito tempo,vai sair. Aquela porta que  vinhas pedindo a Deus desde muito tempo, vai se abrir. Aquela palavra que  esperavas do teu marido, vai acontecer. Aquela situação vai se reverter. Deus quer te tirar da água amarga do desapontamento, pela intervenção da cruz de Cristo e caminharás mais sete quilômetros onde está Elim. Estão lá as fontes,  as palmeiras, a provisão e a  abundância de Deus. Permanecer em Mara, permanecer com o desapontamento, com a amargura não é  vontade de Deus para seu povo!

-“Apóstolo, eu briguei com o meu marido, meu marido brigou comigo. E agora, se ele não vier comer na minha mão, eu não sei não? Dormirei de calça jeans… porque nós já estamos assim há trinta e dois anos.”

Misericórdia! Isto vai acabar agora, em nome de Jesus! Porque, as coisas irão se encaixar. Não podem  mais ficar assim. Deus não quer que ninguém deste santo Ministério, permaneça em Mara. Mara é lugar de passagem. Deus não quer mais dores, angustia, sofrimentos. Ele nos diz que o próximo ano é o ano de grande multiplicação.

Deus mostrou-me em profecia um grande tanque, gigante, um grande cilindro com milhões e milhões de litros de água. E à volta desse cilindro tendo torneiras. Ele me mostrou torneiras, e uma torneira com diâmetro pequenininho, uma menor, uma maiorzinha, até que finalmente ele tinha uma grande torneira com mais de um metro de diâmetro. E o Senhor disse: Durante o Ano de 2008, eu irei abrir estas torneiras e vai haver multiplicação!

A torneira está aberta. A provisão existe. Será um grande Ano para glória de Deus. Acabou Mara! A glória é Elim. Acabou a água amarga, acabou a decepção, acabou a angustia, acabou o sofrimento. Deus disse, vai lá, só são sete quilômetros depois, é Elim, logo ali.

O Senhor me disse que vai cicatrizar feridas, que vai tirar as más lembranças, os desapontamentos, as decepções. Ele vai curar-te pela intervenção da cruz de Mara. Ele disse: Eu vou colocar-te em Elim. A bênção de Elim chegou à tua vida. Lá há provisão e abundância em nome de Jesus Cristo!

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

 

2 respostas

  1. Hoje por acaso eu cheguei a sua igreja pastor, e eu estava no pior lugar de decepção de amargura de dor neste momento, mais esta palavra veio com muito fervo pra me ajudar a hoje a entender que DEUS está trabalhando e está no controle de tudo e de todos, tudo vai se resolver em nome de JESUS CRISTO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE