cropped-Logo_azul.png

Como viver em estabilidade e abundância

COMPARTILHE

TEMA: COMO VIVER EM ESTABILIDADE E ABUNDÂNCIA – DOMINGO – 04/01/04 – 1858.

TEXTO: Isaías 33:5-6 “O SENHOR é sublime, pois habita nas alturas; encheu a Sião de direito e de justiça. Haverá, ó Sião, estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento; o temor do SENHOR será o teu tesouro.”

Meu filhinho na Fé, família de Deus, selo do meu apostolado!

Acabamos de ler a primeira profecia sobre estabilidade e abundância. A pergunta que surge é: ‘E agora, Apóstolo? Qual será o desdobramento dessas palavras proféticas?’ Alguém me pergunta: ‘Como posso chamar à existência tudo isso que nos foi passado tão intensamente? Como posso vivenciar as profecias já que eu estou vivendo um Novo Pacto de Melhores e Superiores Promessas? Verei eu o cumprimento das mesmas este ano? Como posso desfrutar dessas promessas e dessas profecias?’ Essas são as perguntas que estão na mente coletiva, e que eu começarei a responder.

Vamos recordar uma vez mais do que dissemos: O Senhor disse que haveria tempos para a Igreja – Sião é a Igreja – de estabilidade e abundância. Essa profecia não perdeu o seu efeito pelo fato de ter sido pronunciada há mais de 2700 anos.

Nós, que vivemos o Novo Pacto, não precisamos mais seguir a lei de Moisés, os mandamentos de Moisés, porque eles eram defeituosos, eram o ministério de condenação e morte. Mas, as profecias, não. Elas, na grande maioria, são escatológicas, pertencem aos Últimos Tempos, e essa de Isaías é uma delas. Então, vamos ver como que essa profecia começou.

No capítulo 33 do Livro do profeta Isaías começam os 22 Ais anunciados por ele. Vejamos oversículo 1: “Ai de ti, destruidor que não foste destruído, que procedes perfidamente e não foste tratado com perfídia! Acabando tu de destruir, serás destruído, acabando de tratar perfidamente, serás tratado com perfídia.”

O que se estava passando? Um povo, que seria o povo da Babilônia ou da Assíria, que o povo de Deus chamava de destruidor, estava imprimindo terror, saqueando, matando, violando, e, por conta disso, havia uma grande aflição em Israel.

É necessário que todo o povo de Deus saiba que diante de uma iminente dificuldade deve haver sempre uma postura de reação em oração.

O povo de Deus reagiu, recobrou o ânimo, a sua arma, aquilo que é essencial para os momentos de luta e dificuldade: a oração. Vê o versículo 2: “SENHOR, tem misericórdia de nós; em ti temos esperado; sê tu o nosso braço manhã após manhã e a nossa salvação no tempo da angústia.”

O povo estava vivendo tempos de angústia, e, por isso, precisava de uma intervenção divina. Ao orar eles estavam demonstrando que sabiam que em Deus estava a fonte de todo o poder. Somente Deus poderia ajudá-los.

Eu queria te dizer que isso é importante, porque, talvez, durante o ano de 2003, esse tenha sido o grito de muitas pessoas que fazem parte da nossa comunidade cristã. Talvez tu tenhas passado por angústias, por aflições, tal qual o povo de Deus passou naquele tempo. Talvez tu ainda estejas passando por alguns momentos de grandes aflições, de grandes angústias, como questões familiares difíceis, crises financeiras, crises existenciais, medos, depressões, ou algum tipo de sentimento de insegurança. Muitos estão se perguntando quanto ao futuro: ‘O que será da minha vida, amanhã? O que será dos meus filhos? O que acontecerá no próximo ano?’

Eu sei que o Senhor Jesus Cristo, na Sua infinita misericórdia, tem ouvido e visto o clamor e a angústia com que alguns de nós, sim, porque eu também vivi momentos angustiantes durante o ano de 2003, têm passado.

Voltando a Isaías 33, então, era preciso recorrer ao Deus certo, fazendo a oração certa, e eles fizeram isso. E o Senhor, numa voz profética, porque a profecia sempre vem para consolar, confortar, edificar e encorajar, fala ao Seu povo. No meio da angústia, no meio do desespero, no meio do desassossego, no meio dos ataques da Assíria e da Babilônia, Deus ouviu aquela oração e enviou o consolo, dizendo: haverá estabilidade e abundância.

Talvez, sejas isso o que tu precisas ouvir, que, no meio das angústias, das incertezas, das lutas, das dificuldades, surge a Voz do consolo, da admoestação e do conforto de Deus, dizendo para ti: ‘Filho, eu ouvi a tua oração e dar-te-ei estabilidade e abundância.’

O que é estabilidade, já que vivemos um período de tempo instável. Há instabilidade no emprego, há instabilidade econômica e social. Estabilidade significa: estável, firmeza, solidez, segurança sobre uma rocha. O Senhor fala disso em Esdras 9:8: “Agora, por breve momento, se nos manifestou a graça da parte do SENHOR, nosso Deus, para nos deixar alguns que escapem e para dar-nos estabilidade no seu santo lugar…”.

Deus sempre encoraja o Seu povo a crer na estabilidade, na firmeza, na solidez, na segurança que Ele tem para dar.

Moisés escreveu no Livro de Deuteronômio 32:4, 31: “Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.” “Porque a rocha deles não é como a nossa Rocha; e os próprios inimigos o atestam.”

A segurança e a estabilidade do mundo não são como a nossa, porque a nossa é eterna. É uma rocha de fidelidade, de segurança. Podemos crer que neste ano de 2004 viveremos tempos estáveis. A rocha do mundo não é a nossa Rocha. A nossa Rocha é Jesus. A razão da nossa estabilidade é Jesus.

O Senhor também fala de abundância. Abundância significa: quantidade, profusão, não só na área material, como na espiritual, na saúde, no conforto, na paz e na prosperidade. Nós devemos receber essa Palavra profética e começar a vivê-la intensamente.

Vamos lembrar do que o Profeta Jeremias já havia dito em Jeremias 33:6: “eis que lhe trarei a ela saúde e cura e os sararei; e lhes revelarei abundância de paz e segurança.”

Essas não são Palavras que ficaram empoeiradas. São para nós que cremos, que somos parte da Igreja de Jesus Cristo.

No Livro de Deuteronômio 28:11-13, o Senhor já havia profetizado isso: “O SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o SENHOR, sob juramento a teus pais, prometeu dar-te. O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado. O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.”

Essa profecia possui um desdobramento e vai além. Provérbios 21:5 diz isso: “Os planos do diligente tendem à abundância…” Os planos da pessoa que crê na Palavra tendem à abundância. Todos os planos que estamos fazendo tendem à abundância.

Diante dos problemas econômicos, sociais, ou quando as situações se agravam, lembremo-nos de que Deus está dizendo à Igreja: todos os nossos planos tenderão à abundância.

Em João 10:10, Jesus disse: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” A abundância prometida há 2700 anos antes de Cristo, hoje é uma realidade em Cristo.

Diz a Palavra em 2 Coríntios 8:15“como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve falta.”

Haverá suprimento absoluto. Mesmo no pouco, não haverá falta. Isso é maravilhoso! Crê nisso! Isso vem para o nosso consolo, vem para nos fortalecer.

Agora, como podemos viver essa realidade? Pode parecer algo meio frio, apenas escrito num Livro, distante demais para nós. Como essa promessa se torna realidade? Vamos ver que a Palavra de Isaías 33:3 prossegue. Deus fala, além de estabilidade e abundância, de “… sabedoria e conhecimento; o temor do SENHOR será o teu tesouro.”

Precisamos saber que para entendermos e vivermos as promessas de Deus é necessário que compreendamos o que o Senhor quer dizer com Sabedoria e Conhecimento. O que é Sabedoria? Onde a encontramos?

A Sabedoria de Deus é conhecer a essência das Suas relações e compreender os Seus pensamentos. Encontramos a Sabedoria de Deus na Bíblia Sagrada.

A Sabedoria de Deus, que nos levará a viver essas profecias, é fundamentada no temor de Deus e no guardar os mandamentos. O Salmo 111:10 diz isso: “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre.” Quem pratica a sabedoria é uma pessoa prudente.

O que é praticar a Sabedoria? É praticar os ensinos de Deus.

Diz a Palavra do Senhor em Provérbios 9:10: “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.”

Quando conhecemos os valores de Deus em relação à vida pessoal, em relação ao Ministério, à família, aos hábitos comerciais, às ações da vida; quando olhamos tudo pela ótica de Deus, estamos usando a Sabedoria de Deus.

Agora, vamos lembrar do que o Senhor disse a respeito da Sua Sabedoria, porque Sabedoria, prudência, estabilidade e abundância, tudo isso está interligado a um desdobramento, a uma conseqüência.

O que Provérbios 4:5-13 diz em relação à Sabedoria? “adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará; dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará. Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida. No caminho da sabedoria, te ensinei e pelas veredas da retidão te fiz andar. Em andando por elas, não se embaraçarão os teus passos; se correres, não tropeçarás. Retém a instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.”

Quando tu vives segundo a Bíblia Sagrada, quando segues aquilo que a Bíblia ensina, és protegido. Se abraçares e se estimares os ensinamentos de Deus, haverá um momento de honra na tua vida, a estabilidade e a abundância de Deus certamente se manifestarão.

Não é só falar da estabilidade e da abundância. Deve haver a Sabedoria que faz parte desse contexto.

Quanto mais tu guardas a Palavra de Deus, quanto mais a amas, quanto mais sabedoria praticares, mais os teus dias se alongarão, mais a Coroa e a Glória de Deus estarão na tua vida.

Depois, diz mais no versículo 14-16: “Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo; pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono, se não fizerem tropeçar alguém;”.

A Sabedoria nos empurra para a igreja. Davi já havia dito isso: ‘bem aventurado aquele que não anda no caminho dos pecadores, não se detém, não se assenta, não aceita os conselhos dos ímpios.’ A Bíblia é a fonte de toda a nossa vida, é pura Sabedoria de Deus.

Continua dizendo no versículo 17: “porque comem o pão da impiedade e bebem o vinho das violências.”

Há pessoas que não dormem até ver o próximo tropeçar. Afasta-te dessa gente, não busques amizades no mundo, não te associes ao perverso, não faças sociedades com o iníquo; porque eles fazem cair. A Sabedoria diz: Evita-os, foge deles, passa ao largo.

Depois, diz o versículo 18: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.”

As profecias não perderam o seu valor com o tempo. Algumas são escatológicas, outras se cumprirão agora e outras no futuro. Eu creio que a profecia de Isaías foi para os dias de Sião, mas é também para hoje, para a Igreja de Cristo.

Vejamos como o Apóstolo Paulo explicou a respeito da Sabedoria de Deus. Paulo disse em 1 Coríntios 2:6-9: “Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória; sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória; mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”

A Sabedoria que nós vivemos hoje, no Novo Pacto de Melhores e Superiores Promessas, é superior àquela vivida no tempo de Isaías. O que estamos falando atualmente é algo que esteve oculto. Muita gente, durante séculos, leu isso tudo, mas não era para eles.

A Sabedoria Predestinada é o Evangelho que Deus revelou a Paulo. Vê novamente o que diz oversículo 7: “mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta…”. Para muita gente dos séculos anteriores, esteve oculto. Deus trouxe de volta a Sabedoria Predestinada, o Mistério que esteve oculto a Palavra que nos faz viver por cabeça e não por cauda, a Palavra que, quando revelada, faz-nos crer nas profecias que são para nós, para os tempos de hoje.

O Mistério que esteve oculto é o Novo Pacto, sobre o qual os profetas falaram e deram testemunho. É a Sabedoria que traz estabilidade e abundância. O Conhecimento que vem do coração do Pai é a Sabedoria que faz o povo de Deus alcançar maturidade, crer sem duvidar, sem suspeitar.

Eu, quando olho as profecias, não fico questionando: Será que tudo isso é para mim? Não! Eu digo: Está escrito? Eu creio, eu recebo para a minha vida! Por que digo isso? Porque a Sabedoria Predestinada já está na minha mente, no meu coração. Hoje, por causa da Revelação da Graça, creio que a Palavra de Isaías é verdade para a minha vida.

Vê o que diz 1 Coríntios 2:6: “Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados…”.

Não olhamos a Bíblia com “olhos de Moisés”, mas sim com olhos de Jesus. Ele trouxe a Graça e a Verdade.

Versículo 7 diz: “mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória;”.

É a Palavra Predestinada que nos faz manifestar a Mente de Cristo. Paulo chamou a isso de alimento sólido. Em Hebreus 5:11-14 ele diz: “A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.”

A criança espiritual olha a profecia e diz: ‘É areia demais para o meu caminhão. Isso nunca vai acontecer na minha vida.” A Palavra Predestinada de Sabedoria é para os adultos. O adulto espiritual, quando lê uma palavra dessa, diz: ‘Eu recebo para a minha vida, eu recebo para a minha vida.’

Paulo diz em Hebreus 13:9: “Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça…”.

A Palavra Predestinada de Sabedoria, o alimento sólido, já está no teu coração, então, toma posse da promessa que está em Isaías 33.

Paulo disse em Colossenses 1:25-28: “da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus: o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória; o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;”. A Palavra de Sabedoria gera estabilidade e abundância.

Paulo diz aos Romanos 16:25: “Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos,”.

Vê, as profecias estiveram guardadas em silêncio, a Sabedoria estava guardada, até que Paulo a trouxe à tona.

Diz o versículo 26-27: “e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações, ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!”. É o Evangelho que nos faz crer nas palavras proféticas.

Paulo escreve a Tito 1:1-3, dizendo: “Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade, na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos e, em tempos devidos, manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por mandato de Deus, nosso Salvador,”.

Quando tens Conhecimento e Sabedoria tens plenamente estabilidade e abundância.

Diz Atos 22:14: “Então, ele disse: O Deus de nossos pais, de antemão, te escolheu para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da sua própria boca,”.

Ao conhecermos a Palavra Predestinada de Sabedoria, a Palavra que Deus revelou a Paulo, estamos conhecendo a Vontade de Deus. Qual é a Vontade de Deus para nós? Estabilidade, abundância, Sabedoria, Conhecimento. Nós queremos ver Deus agir, não queremos ficar mais 10 anos pedindo: ‘Senhor, traz o meu marido. Senhor , traz a minha esposa. Senhor, cura-me.’ Nós queremos ver tudo isso acontecendo neste ano.

Paulo recebeu a Palavra Predestinada para que aquilo que foi profetizado pelos profetas tivesse autenticidade.

Quando tu conheces as 14 epístolas de Paulo, vês onde está a Graça prometida no Antigo Testamento. Tu percebes que Isaías 33:6 é para ti.

Gálatas 1:11-15 diz assim: “Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo. Porque ouvistes qual foi o meu proceder outrora no judaísmo, como sobremaneira perseguia eu a igreja de Deus e a devastava. E, na minha nação, quanto ao judaísmo, avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve”.

A nossa verdadeira identidade é espiritual. Antes de nascermos Deus já nos havia separado. Deus não nos separou para a morte eterna, Ele nos separou para a vida eterna. Deus não nos destinou para ira, mas para a salvação. Deus não nos destinou para morrer de fome, mas para abrirmos os tesouros dos céus.

Continua no versículo 16: “revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue,”.

Por que Paulo na consultou carne nem sangue? Porque carne e sangue não herdam o Reino de Deus. Carne e sangue são a lei. Efésios 3:1-5 diz isso: “Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Cristo Jesus, por amor de vós, gentios, se é que tendes ouvido a respeito da dispensação da graça de Deus a mim confiada para vós outros; pois, segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente; pelo que, quando ledes, podeis compreender o meu discernimento do mistério de Cristo, o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito,”.

Meu amado, Jesus já havia prometido revelar essa sabedoria.Olha o que o Senhor disse emJoão 16:12: “Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora;”.

Naquele tempo, eles não podiam suportar. O que Jesus fez? 70 anos depois da Sua morte e ressurreição chama o Apóstolo Paulo para revelar-lhe o que esteve escondido, o que esteve oculto, o que os profetas disseram.

Paulo insistiu com a Igreja para que cresse na Verdade. Poucas são as pessoas nesta terra, e eu espero que tu sejas uma delas, que crêem que a Palavra Predestinada de Sabedoria é para elas. Recebe no teu espírito, glorifica a Deus, dá graças ao Senhor.

Agora, Provérbios 3:13-18 ensina o que fazer com a Palavra de Sabedoria que nós ensinamos. “Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. O alongar-se da vida está na sua mão direita, na sua esquerda, riquezas e honra. Os seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas, paz. É árvore de vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm.”

Sabes o que Deus está dizendo? Quem vive a Sabedoria de Deus alonga a sua vida, não tem pobreza, miséria e falta.

Retém esses ensinamentos, traz para ti, diz que recebe para a tua vida, que a Sabedoria traz conhecimento, estabilidade, abundância, alonga a vida, traz riquezas, traz honras. Isto é muito para a sua vida? Deus tem mais! Com esta sabedoria forma o que? A Sã Doutrina de Jesus.

Eu queria terminar com as duas promessas que Deus nos deu:

Zacarias 9:11-12: “Quanto a ti, Sião, por causa do sangue da tua aliança, tirei os teus cativos da cova em que não havia água. Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro.”

Isaías 3:10: “Dizei aos justos que bem lhes irá; porque comerão do fruto das suas ações.”

Agarra, abraça a Sabedoria de Deus, porque ela nos levará a viver uma vida com honra, com dignidade, com estabilidade, com abundância, com riqueza e honra. Não importa se há alguém que não acredita. Crê tu! Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração do homem o que o Senhor tem para nós!

O ano de 2004 será maravilhoso. É Deus quem está dizendo. Se tu estiveres alinhado com a Palavra, se tu estiveres em linha com que está escrito, tu verás que tudo te irá bem, e haverá estabilidade e bênção para a tua vida, em Nome de Jesus Cristo!

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE