cropped-Logo_azul.png

Esperando o melhor de Deus

COMPARTILHE

Começamos, hoje, uma etapa de 50 dias de fé em nossa Igreja. Vamos ver o que o Senhor nos diz, neste dia precioso. Diz a palavra do Senhor: Hebreus 11:6  “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” De fato, sem fé é impossível agradar a Deus.

Vamos orar ao Senhor:

Pai amado e Bendito, Rei de reis, Senhor de senhores, único, o único nome pelo qual importa que sejamos salvos: o nome de Jesus!

Começamos, hoje, Senhor, esta carreira de fé e estamos convencidos, já pelo Espírito Santo, que haverá frutos tão grandes e tão poderosos que, muitas vezes, nós ficaremos abismados dizendo: Mas, é coisa grande!  Pois Deus opera coisas grandes e ninguém pode impedir a sua operação. Abençoa, Senhor, esta palavra e faz com que ela se reproduza de tal monta que haja sementes abundantes no coração de todos e uma grande colheita, também, para a vida dos nossos internautas. Estamos, agora, com quase 250 pessoas interligadas, nesta igreja interativa. Começamos, hoje, então, a lançar fundamentos de fé, em nome de Jesus, e o povo do Senhor diga: amém e amém!

Família de Deus! Meus filhinhos amados, aqueles que vieram celebrar a Jesus e dar testemunho da sua glória.Hoje, nós vamos começar a viver 50 dias de fé. Eu começo este primeiro recado com uma pergunta:

Como é que nós somos, verdadeiramente, aprovados por Deus?

Será que é por sermos pessoas boas? Não!

Será que é porque guardamos os dez mandamentos? Não!

Será que é porque temos prometido viver de forma perfeita? É isto que traz a aprovação de Deus? Não!

Será que é por sermos pessoas religiosas que temos a provação de Deus? Não!

Será porque estamos, aqui, na igreja que temos a aprovação de Deus? Não!

Só há um caminho para termos a aprovação de Deus!

Só há uma forma de agradarmos a Deus que é através da fé.

Porque a bíblia diz que a fé é a única forma que temos da aprovação de Deus, a fé em Jesus Cristo. Por isso, Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, escreve este versículo aos irmãos judeus convertidos ao evangelho de Cristo e diz: Meus amados! Vocês que serviram tantos anos a lei, que seguiram os ritos, regras, cerimônias, dias de festa, luas, jejuns, vigílias, sacrifícios… nada disso tem a aprovação de Deus. Ele disse a quem se convertera recentemente ao evangelho da graça: A única forma de nós recebermos o sorriso de Deus e aprovação de Deus é através da fé em Jesus Cristo.

Então, quando Paulo disse: Sem fé é impossível agradar a Deus, tu começas a entender que nós podemos ser grandes pessoas, podemos ter feito grandes coisas, podemos ter galgado muitos degraus da vida, mas, sem fé, sem a consciência da fé, nada disso vale.

Então, é vital que ao começarmos esta maratona de 50 dias da fé, aprender: Como se vive por fé e como aumentar a nossa confiança nesta fé poderosa. É isto que o Espírito Santo quer trazer à igreja.

Nestes 50 dias, nós vamos viver dias de grandes manifestações da fé, nós vamos ser desafiados pela fé, nós vamos mergulhar de forma profunda na fé, vamos ver coisas que só a fé chama à existência, vamos ter acontecimentos resultantes da fé. Então, isto é vital para a vida do povo que quer mais do que uma vida do dia-a-dia na sua igreja.

Como é que a fé é vital para agradar a Deus! Eu posso bater com a cabeça no chão, eu posso ralar os meus joelhos no chão, eu posso subir ao monte, eu posso mergulhar em águas profundas, se não tiver fé eu não estaria agradando a Deus. Veja, quanta inconseqüência, nós que viemos da igreja católica, apostólica e romana, quanta inconseqüência nós tínhamos na nossa vida ao pensarmos que aquelas novenas prolongadas, aqueles jejuns, aquelas abstinências alimentares, aquele duro trato do corpo, seria uma coisa agradável a Deus. Puro engano. A única coisa que agrada a Deus é a fé!

E a primeira pergunta que se coloca é:

Mas, Apóstolo! Como esta fé vem à nossa vida?

Paulo escreve aos Romanos 10:17 e diz: “assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”

Ou seja, a única forma de eu ter fé na minha vida é eu me embrenhar, mergulhar na palavra de Cristo, porque quando eu ouço a palavra de Cristo e ela entra pelo meu ouvido espiritual e vai ao meu coração e sai pela minha boca em forma de confissão, me traz esta arma tremenda que é a fé. A fé vem pela bíblia. A bíblia é um livro de fé. Quanto mais eu ouvir a palavra, mais a consistência da fé é alicerçada no meu coração. Ainda que batamos com a cabeça no chão, ainda que lambamos todo o pó da terra, ainda que subamos aos montes, ainda que se pague o preço terrível, nada disto serve. Meus irmãos, eu fui criado numa religião onde o sacrifício físico era a forma de se agradar a Deus. Isto não serve! Porque a bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus!

Então, vamos ver isto de forma correta. Jesus disse em Mateus 9:29. Este é um versículo lindo! “Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-se-vos conforme a vossa fé.”O próprio Cristo quando operava alguma manifestação, ele sempre dizia: Conforme a tua fé. Faça de acordo com o que acreditas.

Então, meus irmãos, nós estamos convencidos que de acordo com a fé tu vais ver Deus agir. De acordo com a fé vais ver quantas respostas terás na tua vida. De acordo com a fé, vais ver quantos milagres, quantas soluções, quantas curas quantas manifestações financeiras abençoadas vão acontecer na tua vida. Tu vais ver, de acordo com a fé, quanto Deus vai te usar.

Portanto, a fé é a chave que abre as portas do céu para a nossa vida. Tu tens que confiar na fé. Tu tens que ver a tua fé alargar a tua vida, abrir perspectiva nova, alargar fronteiras, levar para um patamar mais alto. Tens que confiar na tua fé! Tu vais ver que a fé o levará a uma nova atitude de vida. Mas, é preciso que todos estejamos na fé. Por isso, nós vamos entrar numa maratona de 50 dias.

2ª Coríntios 13:5 diz: “Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.”

Quando Paulo disse: veja se realmente estás na fé! Ele estava dizendo o quê? Que há pessoas que parecem que estão na fé, mas não estão. Estão, em pensamentos positivos. Há pessoas dentro da igreja com pensamento positivo. Mas, pensamento positivo é muito limitado. Se estiveres diante de um diagnóstico médico sombrio, diante de uma adversidade, o pensamento positivo não resolve nada.Então, ele disse: Vê se realmente estás na fé! Examinai-vos a vós mesmos.

Então, é preciso que, hoje, tenhas como testemunho: O de estar na fé. A fé vem por ouvir a palavra. A fé é a forma de agradar a Deus.

Eu preciso estar na fé, ter atitudes de fé, confissão de fé e esperar por fé.

O que é fé?

Fé não é pensamento positivo. Fé não é a penas tu achares…. A fé é mais. Disse Paulo aosHebreus 11:1 : “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”

Como eu posso ter certeza, cada vez mais firme, de alguma coisa que eu espero vai acontecer, positivamente, e não, negativamente?

Quanto mais eu vou ouvindo a palavra, mais esta certeza vai se embrenhando em mim, e mais convicções eu vou tendo de que isto tudo é verdadeiro, que isto tudo vai se confirmar.

Então, o que a fé me ensina?

Que fé é a certeza! Então, fé é esperar coisas! É esperar o melhor! Fé é esperar as melhores coisas! Tu sabes que eu venho batendo nesta tecla há muito tempo porque eu descobri que muitas pessoas não esperam o melhor de Deus. Elas esperam o pior de Deus. Elas são duras consigo mesmas. E a bíblia diz: Não! A fé é a certeza! A fé é esperar coisas! Tu estás aqui, e há pessoas, aqui, que estão esperando um casamento, outras uma casa, outras uma provisão financeira, outras uma promoção no emprego, outras uma  renegociação de um negócio que já estava perdido, outras que já estão querendo colocar os trens nos trilhos da sua vida. Ora, fé é esperar as melhores coisas.

Então, fé não é um pensamento positivo porque isto é muito limitado. Não é apenas ficar alegre com a palavra. Fé é a certeza de esperarmos o melhor, sempre, o melhor. Fé é a confiança, fé é a certeza de que Deus está no controle do meu presente e do meu futuro porque ele nos ama.

O Salmista diz no Salmos 32:8 “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.” Deus quer nos ensinar os caminhos que devemos seguir e o caminho que ele nos ensina é o melhor. O caminho e a vida que Deus tem, para cada um de nós, são os melhores. Portanto, Deus planejou um caminho perfeito para cada um de nós. Então, com confiança tens que esperar o melhor de Deus. Tens que ter a certeza do melhor de Deus. Podes me perguntar:

– Pastor, Apóstolo, como eu posso esperar o melhor se tudo à minha volta está errado? Se o mundo está em trevas?

Tudo é tão difícil, parece que tudo é oposição e parece que, cada dia que passa, eu sou mais engolido pelo sistema do mundo.Amado, aqui, começa o segredo que Deus quer revelar à nossa Igreja! Porque se  começares a ler as passagens bíblicas e os grandes personagens da bíblia sagrada,  percebes que há momentos na história do povo de Deus, em que ele enfrenta grandes adversidades. Este livro chamado “BIBLIÁ” – o Livro da Excelência, o Livro dos livros, é um livro de guerra, onde vês sangue derramado, lutas, pelejas, pois é onde  vês Deus, sempre, dar a vitória a seu povo. Por isso é que ele disse: No mundo passaremos por aflições, por tribulações, mas este é o mundo que jaz em trevas. A bíblia diz que o salário do pecado é a morte. Este mundo não presta!

Então, tu sabes que houve um momento na história do povo de Deus, onde o exército de Israel lutava, desesperadamente, que tentava sobreviver contra um exército de gente diabólica, maligna chamada de “os filhos da perdição” chamados de Filisteus.

Em 1ª Samuel há uma passagem bíblica que me encanta. Porque de um lado eu vejo a figura do diabo, do demônio, das trevas, intimidando e encurralando o povo de Deus e do outro lado eu vejo como Deus, verdadeiramente, age no meio das adversidades. Eu estou te falando, logicamente, do exército de Israel enfrentando os Filisteus e no meio deste exército dos Filisteus, um homem de estatura de três metros de altura, quatro irmãos, cinco irmãos gigantes e entre eles, um que afetava a consciência e os sentimentos de todo um povo, chamado Golias. Quando Golias, no meio da batalhas, naqueles vales de guerra, gritava havia uma intimidação no coração do povo de Deus. Quando Golias berrava havia um medo que tomava conta das pessoas. Mas não era só do pequenininho, era do pequenininho até o Rei. Quando ele desafiava, o povo tremia porque quando olhavam para aquele homem o povo dizia:  Isto é impossível! Não há como derrotar um indivíduo de 3 metros e pouco de altura. Toda a nação estava acovardada, o rei Saul acovardado, o povo intimidado, mas havia uma exceção, e graças a Deus que nós somos a exceção no meio das batalhas. Graças a Deus, porque o Senhor sempre, levanta uma exceção: um jovem de pequena estatura, um pastor de ovelhas diz: O quê? Hoje é dia de vida ou morte, disse Davi! Eu vou enfrentar esse homem! O quadro era tremendamente assustador.

1ª Samuel 17: 11 depois: 24, 26, 33 e 37: “Ouvindo Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se e temeram muito.” O diabo é muito astuto, muito sujo, muito porco! Ás vezes, uma voz, uma ameaça consegue fazer ruir toda uma família, toda a estrutura de uma nação. Ele gritava: Tem alguém aí para lutar comigo! E diz que todo mundo, do Rei a Israel toda, se espantaram e começaram a tremer. Tremeram e temeram muito. Essas vozes, às vezes, se levantam num consultório médico, quando o médico diz: Isto, aqui, é um câncer! Tu ouves Golias gritando, a estrutura da família vai a baixo, fica ruída e corroída, os pensamentos das pessoas começam, logo, a temer e a esperar, logo o pior. Nós estamos aprendendo, hoje, que nós temos que esperar o melhor de Deus!      Versículo 24: “Todos os israelitas, vendo aquele homem, fugiam de diante dele, e temiam grandemente,”

Temiam! Este era o quadro! Aquele homem era assustador. Às vezes, é um advogado, um intimidador que fica em cima de uma pessoa,  às vezes, um cobrador, um gerente, uma pessoa que acha que é o rei da “cocada preta” e que pode intimidar as pessoas. A reação das pessoas é fugir. É o temor, é a covardia que faz parte da carne das pessoas, mas a bíblia diz que nós somos um povo da fé, amados! Nós não podemos estar na igreja para esperar o pior de Deus.

Versículo 26: “Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?”

Veja! Alguém reage! É preciso alguém, na igreja, na família, no trabalho, na empresa que reaja, porque o inimigo quer sempre ver alguém mal. O inimigo quer te intimidar, quer te botar de cabeça para baixo. Ombros curvados, noites sem dormir, que não tenhas vida conjugal. Ele quer te ver da forma mais pejorativa possível. Mas, há uma reação que Deus espera de cada um de Deus. Uma reação: Ora, quem tem a palavra final é Golias ou é o Senhor dos exércitos? Ele não está afrontando um povo apenas, ele está afrontando a Deus.

Versículo 33: Davi reage e se propõe a enfrentar Golias e diz Saul a Davi: “Porém Saul disse a Davi: Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade.”

E, aí, vem sempre os banhos de água fria. Quando te propões a comprar um terreno a construir a tua casa própria, alguém chega e diz: Sabes quanto custa um saco de cimento?  Sabes quanto custa um milheiro de tijolos? Sabes quanto custa fazer uma janela de alumínio? Terás sempre, pessoas que vão dizer: Tu  não podes! E há pessoas que até se propõem a reagir, mas quando ouvem o segundo banho de água fria dizem: É, realmente, eu não posso! Meu carma é apanhar da vida, é sofrer. Papai já apanhou muito, Vovô era um sofredor, o meu Bisavô era, coitadinho! Então, há pessoas que dão ouvidos a Saul, dão ouvidos a Golias. Meu amado, nós temos que dar ouvidos aos da fé, nós não podemos dar ouvidos a Saul, nós não podemos dar ouvidos a Golias, nós temos que dar ouvidos a Deus.

No versículo 37, o Senhor disse: “Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo.”

Se não achas que Deus vai te proteger perante este homem, é porque não tens fé. Eu viro as costas. Eu não quero saber. Ali estava um homem fracassado, derrotado e sem fé nenhuma. Do outro lado uma pessoa que disse: Eu vou porque eu acredito em Deus!

Então, é nessas horas que nós vemos, amados e filhos na fé, como Davi esperou o melhor de Deus. Porque ele não tinha compreensão física, pelo outro lado, era um gigante, Davi era um “picorrucho”, era um guardador de ovelhas, não andou numa escola de Karatê, não tinha cinturão preto, ele não fez Taekwon-do , ele não fez Jiu jitsu, ele não fez  capoeira. Ele não sabia nada disso. Ele foi no peito, na raça e no pé, ele foi com fé.

Então, quando esperas o melhor de Deus, coisas acontecem.

Primeiro: Estás  honrando a Deus.

Quando dizes: Deus tem o melhor para a minha vida, estás honrando a Deus. Quando fazes igual a Saul: Vai lá com o teu Deus que eu vou ficar, aqui, no meu Palácio. Estás desonrando a Deus. É por isso, que quando as pessoas recebem o diagnóstico médico, morrem porque aceitam a voz do Golias, aceitam a voz de Saul, aceitam a contra-voz, aceitam a cultura derrotada do mundo, mas quando  esperas o melhor de Deus, estás honrando a Deus.

1 Samuel 17:46 “Hoje mesmo, o SENHOR te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel.” Toda terra saberá que há Deus na Cristo Vive! Toda a tua família vai saber que há Deus na tua família. Todos os teus vizinhos vão saber que Jesus é o teu Senhor.

Deus pode fazer qualquer coisa por nós, amados! Espere qualquer coisa de Deus, que Deus pode fazer grandes coisas por ti. Deus pode fazer qualquer coisa por nós. Espere grandes coisas de Deus e Ele fará grandes coisas por ti. Quem é que, honestamente, a partir de hoje, vai esperar grandes coisas de Deus? Deus vai fazer grandes coisas por ti, que esperas!

Segundo: Aumenta a minha capacidade e as minhas forças como homem.

Davi percebeu que nele não havia capacidade, mas ele pensou: Se eu pegar cinco pedras, e botar no meu estilingue, quem sabe se Deus vai dar uma força a esta pedra e a pedra vai matar o gigante?1ª Samuel 17:49  “Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra.”

E foi o que ele fez: Pegou as pedrinhas, colocou no seu alforje, esticou, lá, o seu estilingue. Davi não pensou: E se eu perder isto, aqui? E se a pedra não bater na cabeça dele? E se a borracha arrebentar? E se eu ganhar um sopapo deste gigante? Ele não pensou assim!

O mundo conheceu há alguns anos atrás um lutador de Box chamado: Muhammad Ali. Seu nome era Cassius Marcellus Clay Jr.  Era um indivíduo de uma alta estima muito grande e quando ele entrava no “ring”, dizia ao adversário: Eu já te derrubei! E ele entrava com aquele jeitão dele. E quando foi a primeira vez que ele perdeu? Foi quando ele foi para o “ring” e disse: E se eu perder a luta com George Foreman? E perdeu! A primeira vez que Muhammad Ali perdeu foi quando ele concebeu a derrota dentro dele. Levou um sopapo e caiu. Mas, ele não tinha derrubado todo mundo? Claro! Ele ficava desafiando todo mundo, mas a primeira vez que ele disse: E se eu perder?

Davi não pensou no pior.Versículo 45: “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.” Ele não disse: Quem sabe eu posso levar um sopapo, cair e morre?  Ele disse: Eu estou certo de que eu vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos e vou te ganhar! Davi agiu por fé. Quando se age por fé, se recebe uma força sobrenatural, muito estranha. Aquela mãe que viu seu filho, em Miami, cair dentro de um lago e veio um jacaré e botou o garoto para engolir e a mãe, que era uma cristã, pulou dentro do lago e abriu a boca do jacaré. Tu achas que alguém tem força para abrir boca de um jacaré? Não tem. Mas, numa atitude de fé, Deus dá uma força tremenda à pessoa. É uma coisa inexplicável. É uma força sobrenatural.

Terceiro: Eu passo a encorajar as pessoas.

A família é encorajada por uma esposa de fé, um esposo de fé. Veja que em  Samuel 17:52 “Então, os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e perseguiram os filisteus, até Gate e até às portas de Ecrom. E caíram filisteus feridos pelo caminho, de Saaraim até Gate e até Ecrom.”

Como é que uma atitude de fé de uma pessoa começou a encorajar outras. Aquele mesmo povo que estava acovardado cada vez que o gigante vinha. Este mesmo povo quando viu a fé de Davi se levantou e disse: Vamos embora!  Toda a nação foi energizada e  encorajada pela fé. Todos foram contaminados pela fé. Todos ficaram otimistas: O gigante caiu! Vamos embora! É aquela esposa que diz ao marido: Este ano nós vamos comprar a nossa casa! Este ano sai o nosso carro! Este ano, nós vamos botar o nosso filho na faculdade!

Uma pessoa de fé energiza uma família toda. Eu estou, aqui, com fé, e estou energizando a igreja toda com fé! Vamos nos tornar otimistas que é uma coisa que nós precisamos ser. É preciso que sejas uma pessoa otimista. Que esperes o melhor. Mas, alguém diz:

Pastor, como eu posso esperar o melhor, com a vida que eu tenho, com os problemas enormes, minha luta financeira, e os meus problemas de saúde?

Se fizeres quatro coisas que eu lhe vou mostrar, agora, e que Davi fazia. Ele teve a capacidade de enfrentar urso, leão, gigantes. Ele teve possibilidades de enfrentar adversidades. Aquele momento do tudo ou nada. Aquele momento do viver e morrer.

Por que Davi era otimista? Porque no meio de um povão, um exército, todo mundo com armas, se levantar um pequeno pastor e dizer: Vamos lá! Vamos encarar a situação! Tem alguma coisa de sobrenatural nesta pessoa.

Ele fazia quatro coisas, que tu também vais fazer a partir de hoje! Porque os gigantes vão cair! A doença vai sair do teu corpo! O problema financeiro vai desaparecer! O drama que a tua família vive desaparecerá!

O que Davi fazia? Ele era um otimista! Ele, sempre, esperava o melhor. Ele não dizia: Quem sabe, eu vou ser mandado embora. Todo mundo, mas eu não! O câncer mata em três meses, mas não vai matar a mim. Isto é otimismo, isto é fé, isto é esperar o melhor de Deus. O que Davi fazia? Quatro coisas importantes. Nós estamos começando, hoje, uma maratona integral de 50 dias.

No Salmos 5:3, olha o segredo do indivíduo que tem força sobrenatural para encarar uma adversidade. O que o rei não teve, o exército não teve, todo mundo caiu fora. O único que teve foi aquele homem. Ele tinha segredos na sua vida. O segredo de uma pessoa que enfrenta o mundo, a doença, a adversidade.

PRIMEIRO SEGREDO:Davi começava o seu dia falando com Deus.

Salmos 5:3 “De manhã, SENHOR, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.”

Logo de manhã, eu apresento a minha oração e depois eu espero o melhor. Ele não disse: Primeiro, eu faço a minha oração e depois, eu espero o pior. Deus! Eu espero morrer logo, acabar tudo, cair a minha casa, bater com o carro, quebrar as costelas, ser despedida! Não! Eu falo com Deus, apresento a minha oração, e eu fico esperando o melhor. Este é o segredo!Davi, sempre, ficava esperando o melhor de Deus. Ele sabia, com outras palavras, o que nós sabemos de Tiago 1:17: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.”Davi sabia disso. Ele estava vivendo o velho pacto, mas ele sabia disto.

Então, santo precioso de Deus! Não seja pessimista, não seja negativista, não seja duvidoso, não seja crítico porque um pouco de crítica, de cinismo, de pessimismo, é um gigante que pode te derrotar. Não seja pessimista. Não começa o teu dia ligando a televisão, vendo quantas vans foram queimadas, quantos ônibus foram incendiados, quantos crimes, assassinatos, sangue, más notícias. Começa o teu dia com boas notícias. Fala com Deus primeiro, ouve as mensagens do Apóstolo, ouve os louvores da nossa igreja, lê as promessas bíblicas, ouve os hinos da expressão da Graça de Deus e começa dizendo o Salmos 118:24 “Este é o dia que o SENHOR fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele.”Este é o dia que o senhor me deu, eu me regozijo e me alegro em Deus! É assim que se começa o dia. Não se começa o dia atrás da última notícia: Quantos morreram? Quem queimaram, hoje? Quantos corpos? Já chega de desgraça!

SEGUNDO SEGREDO:Davi, sempre, pensava nas promessas de Deus.

Salmos 119:95: “Os ímpios me espreitam para perder-me; mas eu atento para os teus testemunhos.”Davi estava sempre na iminência, sempre atento, de ser assinado por Saul. Mas, ele disse: Senhor, os ímpios espreitam para perder-me; mas eu vou ficar na tua palavra!Salmos 119:11 “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.”

Então, Davi memorizou algumas promessas de Deus e disse:  Senhor, maior é aquele que está em mim! E quando ele enfrentava,ele enfrentava e esperava, sempre, o melhor de Deus. Filipenses 4:8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

Não é aquilo que é mentiroso. Tudo o que é respeitável, não é enganador.  Tudo o que é justo, não o injusto. Tudo o que é puro, não impuro. Tudo o que é amável, bom…Seja isto que ocupe o vosso pensamento.

Davi sabia disso e nós sabemos muito mais do que Davi porque nós vivemos no novo pacto, o de melhores e superiores promessas.

Hebreus 10:23 diz: “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.”Quem fez a promessa é fiel! Salmos 18:29 “Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas.”

Sabe o que é uma pessoa otimista que vive por fé? Se eu sou capaz de desbaratar um exército, eu sou capaz de saltar uma muralha, eu sou capaz de subir o Pão de Açúcar plantando bananeiras, eu sou capaz de abrir a boca de um jacaré. Eu sou capaz! No versículo 30 “O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam.”

A palavra de Deus é perfeita, amado! Eu quero que recebas esta palavra de otimismo e de fé em seu coração.

TERCEIRO SEGREDO: Davi confiava no amor de Deus, mesmo quando as coisas eram más.

Nos Salmos 43:5, ele que vivia sempre na iminência de ser assassinado, diz: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” Por que estás tão perturbado? Espera em Deus! Ele é o nosso auxílio, o nosso Deus. Por que estás abatido? Espera em Deus, Deus está agindo em nossa vida. Nós, ainda, vamos louvar muito a Deus. Este é um clima de otimismo, de fé, de confiança. Tu estás enfrentando problemas, lembra-te do que Deus já fez, de que Deus já te ajudou. Lembra-te de quantas coisas Deus já te libertou. Não te esqueças, alma! Muitas situações, Deus já operou. Espera o melhor de Deus porque se ele já fez alguma coisa boa é porque ele vai continuar fazendo na tua vida.

1ª Samuel 17:37 diz: “Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo.”Amado! Confia no amor de Deus. Ele te ama! Ele está no controle! Ele pode mudar qualquer circunstância por causa de ti. Ele já fez o melhor te trazendo para a igreja, ele é bom, ele tem o melhor. Tu tens que esperar o melhor. Hebreus 12:10 diz: “Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.”

Às vezes, estás passando por uma luta, mas na realidade é para participares da santidade de Deus. Eu me pus a pensar: Deus! Quantas lutas eu tive nestes 31 anos de Ministério! Não tive uma derrota! Se eu não tive uma derrota, eu não posso ser derrotado porque o Deus que eu creio é o Deus da vitória.

O povo olhava aquele gigante como uma ameaça, como uma rocha indestrutível. Davi começou a olhar com os olhos de Deus. Ele começou a dizer: é mais um que vai cair! É mais um que vai ser derrotado! Davi escreveu Salmos 91:14 e 15 “Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei.”

Por que nós temos, aqui, na segunda-feira, uma reunião de oração? É para isso! Por que o Apóstolo criou uma reunião todas as quartas-feiras, às cinco e meia da tarde, na capela, quinhentas a seiscentas pessoas? Porque toda pessoa que invoca Deus, tem a resposta de Deus.

Eu quero que todos, aqui, tenham um novo otimismo, que acabem com as reações negativas, com as reações negativas e egoístas. Não esperes o pior, espera o melhor! Mesmo aquela pessoa no meio desta multidão que diz: Apóstolo, meu amado! A minha vida, sempre, foi um desastre. Eu sofri violências, abusos físicos e sexuais. Eu sempre vivi inseguro. Eu sempre me escondi das pessoas. Eu tenho medo, eu tenho insegurança. Eu vivo chateado comigo e com a vida. Tu que já foste um dia abandonado por um homem ou por uma mulher,  tu que tens ressentimentos graves no teu coração. Vocês que têm sentimentos graves e que o vosso coração se fechou como uma ostra. Tu que vives doente, enfermo, sem o médico descobrir qual é a tua doença. Tu que dizes: Apóstolo, ninguém me conhece bem, ninguém sabe como eu sou. Toda a minha criação foi um negativismo, eu já enterrei anos e anos da minha vida por causa do sofrimento que me persegue. Eu tenho um sofrimento de perda, está dizendo alguém da igreja, ressentido, negativo e infeliz.

Meu amado, hoje, o Senhor vai fazer com que uma vida nova chegue à tua vida. Nesta família Cristo Vive, a tua vida, o teu coração, tudo mudará. Vais aprender a esperar o melhor de Deus. Não sejas pessimista, nem negativo com o dia de hoje, nem no teu futuro, mesmo que o teu coração foi quebrado por alguém em milhões de pedaços, Deus vai fazer tudo novo.

QUARTO SEGREDO:Ele falava tudo com outras pessoas a respeito dos seus desafios.

Em Salmos 119:63 diz a palavra: “Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos.” Então, Deus disse: Cada pessoa que está ao nosso lado é um companheiro na nossa peregrinação. Tu estás enfrentando uma luta, um problema, fala com os seus companheiros, fala com os teus irmãos, peça ajuda, vamos orar, nós somos uma grande família.

Então, tu precisas estar em comunhão com a igreja, com os otimistas, no meio da fé. Não podes andar com os críticos, os infectados pelo demônio. 1ª Coríntios 15:33: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” No Salmo 1:1 e 2, o salmista ensinou dizendo: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” A pessoa que não tem o prazer no mundo e no escarnecedor, como é?

“Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.”Tu tens que esperar isto na sua vida. Tu precisas de pessoas que te inspirem, que temam a Deus, que sejam da fé, que esperem o melhor de Deus.

Não queira ser infectado por pessoas carniceiras, ímpias e pecadoras. Estes segredos que te passei são para te ocupar a vida durante estes 50 dias. Eu, da parte que me cabe, vou esperar sempre o melhor de Deus. Juntos, nós vamos ser heróis da fé. Vamos crescer e confiar nesta fé poderosa porque em Hebreus 10:35diz: “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.”

Não abandoneis a vossa fé, o vosso otimismo. Não faças como Muhammad Ali, que disse: E se eu perder de George Foreman?

Provérbios 23:7  “Porque, como imagina em sua alma, assim ele éTu és o melhor!

-Mas, o meu marido está dizendo que vai me abandonar?

Amada! Espera o melhor de Deus!

-Mas, na minha empresa estão mandando doze pessoas embora, todo dia, eu estou na lista. Quem sabe se eu vou ser despedido?

Se pensares que vais ser despedido, irás ser. Agora, se disseres: Não! Não O dardo passa aqui, passa li, não me tocará, contra mim não vale encantamento. Se o demônio vem por aqui, tem que fugir por sete. Eu sou cabeça, não sou cauda, eu terei para emprestar, não tomarei emprestado. Isto é a vida da fé, isto é otimismo!

-Mas, Pastor, o exame está, aqui. Está, aqui, dizendo que…

Pode dizer o que quiser, Deus muda, Deus muda! Eu tenho experiências tremendas de Deus mudar um juiz que me acusava, para colocar um juiz que julgou a meu favor, porque soube da verdade. Deus muda!

Então, meus filhinhos queridos. Eu volto a dizer que, a média de expectativa de vida de uma pessoa no Brasil é de 70 anos, são 25.550 dias. Se dedicares estes próximos 50 dias a Deus, são só 50 dias,  tu tens 25.550 dias aos que chegarem aos 70, mas aos que chegarem aos 80 anos, aos 90 anos, têm muito mais.

A tua vida vai ser algo tão maravilhoso, que vais ver de agora em diante, a diferença porque quem espera o melhor de Deus, recebe o melhor de Deus.

Eu estou te contagiando com a semente da fé.  A fé que Davi, soube usar. Quando ele viu o gigante, ele não correu como todo mundo correu, ele disse: Eu vou! Eu não vou na minha carne, não vou na fé natural, eu vou num dom, eu vou no Espírito, eu vou encarar, eu não vou ter medo. Se eu sou um vendedor, eu vou ser o melhor vendedor. Se eu sou um comprador, eu vou ser o melhor comprador Se eu sou um corretor, eu vou ser o melhor corretor. Se eu sou um médico, eu vou ser o melhor médico. Se eu sou dentista, eu vou ser o melhor dentista. Se eu sou advogado, eu vou ser o melhor advogado. Eu vou ser o melhor profissional! Eu vou esperar o melhor de Deus! Chama-se: Otimismo!

-Pastor, mas o dólar? A inflação?

Amado, nós não somos deste mundo. A nossa economia não é de Deus. Quando Deus está no controle, o inimigo pode se chamar Golias, pode se chamar o que quiser, ele vai cair.

-Pastor, o senhor não me venha, aqui, me dizer que o tumor…

Amado, eu estou te dizendo, se  hoje, estiveres sendo contaminado pela fé de Jesus Cristo, não tem tumor que resista, não tem situação que prevaleça, não há nome que esteja acima do nome de Jesus. Ele é o nome sobre todo nome. Ele é o nome sobre todo nome. Espere o melhor de Deus! Otimismo!

-Mas ninguém está vendendo nada!

Você vai vender!

-Mas, ninguém está comprando!

Mas, com você, vai comprar!

-Mas, eu não tenho dinheiro para comprar uma casa.

E ele diz em Isaías 55:1  “Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem  dinheiro e sem preço, vinho e leite.”

-Meu apóstolo! Mas, isso não é perigoso, o que o senhor está mostrando? Isto não é fanatismo?

Amado, se é fanatismo, se não é fanatismo, eu não quero saber. O que eu quero saber é que a fé funciona. A fé é poderosa! A fé é santíssima! A fé faz o que mais ninguém pode fazer.

Por isso, é que Paulo disse em Hebreus 11:6  “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”

É o que eu disse: Eu posso lamber o pó desta igreja toda, bater com a cabeça na parede, isto não agrada a Deus. Posso ficar 42 dias jejuando, posso dormir uma noite, lá no alto, em Teresópolis, no “Dedo de Deus”, e não acontece nada. A única coisa que eu vou sentir é frio e mosquito. Agora, meu amado! Se  estás, aqui, otimista, neste dia.  Se estás, aqui, com fé neste dia, vais desbaratar exércitos, vais subir e pular muralhas. Contigo, eu pulo e salto muralhas! Está acontecendo isto na tua vida, em nome de Jesus. Recebe, agora, esta manifestação da fé! Recebe, agora, para as tuas finanças. Recebe, agora, para o teu corpo físico. Recebe, agora, para os teus sonhos, para os teus projetos, para a tua profissão! Recebe nos teus desejos mais íntimos e secretos. Sem fé é impossível, mas, com fé tudo é possível!

Recebe o melhor de Deus! Espera o melhor de Deus.  A doença já saiu do teu corpo, esta dor já foi, esta angústia, esta insegurança, esta inapetência desta vida, já saiu da tua vida. Agora, é marchar! A obra está feita, a semente está semeada. Tu nasceste para vencer em nome de Jesus! Assim seja, assim disse o senhor! Aleluia! Glória a Deus!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE