cropped-Logo_azul.png

O semeador saiu a semear

COMPARTILHE

Este é o assunto importante! Diz assim a palavra de Pedro em 1ª Pedro 1:23 “pois fostes regenerados…”Que coisa maravilhosa! Nós não somos mais as mesmas pessoas. A partir do momento que ouvimos a palavra, fomos regenerados. Não é a água do batismo que regenera, não são os sacrifícios que regeneram. Ele diz como? “…não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.”

Então, a palavra de Deus gerou em nós a regeneração. Vamos ver como isso acontece. Quando o semeador sai a semear a semente!

Vamos orar ao Pai!

Senhor Jesus, o meu coração transborda de alegria, Deus! Pai, é tão bom ser de Jesus. Eu que fui um católico, apostólico, romano cheio de superstições, cheio de medo, de vazios, de insegurança, tu me atraíste, naquela cama de hospital, em Luanda, Pai, no meio de um cheiro fedido, de um corpo apodrecido, uma alma mal cheirosa. O Senhor me fez sentir o aroma de Cristo, o perfume de Jesus. E eu fui curado não só das minhas mazelas físicas, mas da minha existência total. O meu coração de pedra foi arrancado, colocado um coração de carne sensível, com uma nova mente, a mente de Cristo. Escreveu as suas palavras na minha mente e no meu coração e hoje, eu poso ser o que eu sou por Jesus: 100% obra de Deus! Cem por cento da obra de Deus, somos nós. Então, agora. Eu quero ser o semeador que vai sair a semear a semente no coração do povo. Em nome de Jesus, e todo o povo diga: Amém!

Meus filhinhos na fé, minha família espiritual, o rebanho de Cristo, aqueles que fazem parte da comunhão dos santos, edifício bem ajustado, diz a bíblia sagrada. Nós temos que ter no nosso ministério, convicções muito fortes sobre a graça de Deus. Nenhum de nós, pode titubear. Nós não podemos coxear entre dois pensamentos: Será que, eventualmente? Desta forma? Não! A palavra da graça de Deus tem que fazer como fez àqueles discípulos a caminho de Emaús que não reconheceram Jesus, ressuscitado, mas disse que quando Jesus falava, ardia-lhes o coração. A palavra faz arder o coração! Por isso, nós temos todos, por causa desta palavra, o mesmo espírito da fé. Nós cremos e nós falamos. Eu creio, por isso, eu falo. Nós cremos, por isso,  falamos. A razão do Ministério e de minha vida,  como Apóstolo e Profeta às nações, é trazer revelação, mas é também, zelar pela graça de Deus para que ela, também, não seja contaminada.

Nós estamos revelando a graça de Deus, desde 1986, e nestes vinte anos, quantas vezes, o inimigo tentou lançar fermento na palavra. Quantas vezes o inimigo tentou contaminar com um pouquinho de lei, só um pouquinho de coisas humanas.  Não! A nossa igreja não pode deixar a graça de Deus ser contaminada.  Porque ela  tem uma missão, e uma responsabilidade muito grande: Somos os guardiões da genuína graça do Senhor, sem fermento! Porque o fermento tem feito, aí fora, que as igrejas se prestem a situações muito estranhas, a maioria dos lugares que se dizem “igreja”, elas se prestam a coisas muito estranhas, a interesses muito escuros, que não são os interesses de Deus.

Então, o diabo tem enredado com muitas mentiras, com muitas filosofias, com muitas fábulas, porque o que é que o diabo quer? Afastar o povo de Deus da sua soberana vocação. Disse Paulo, em Filipenses 3:14 “prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

Então, nós recebemos de Deus uma soberana vocação. Fomos vocacionados para ser cristãos, evangélicos, salvos, regenerados. Isto é uma vocação! É como um indivíduo que tem vocação para a medicina, ele não se interessa por mais nada. Aquela é a área da sua vocação. A nossa vocação é soberana, não foi o nosso livre arbítrio, o “libre albedrio”, não foi a vontade pessoal de alguém, soberanamente, fomos vocacionados para ser de Jesus. Glória a Deus!

Portanto, como nós não podemos deixar nos contaminar, o que disse Paulo quando escreveu a Tito? Tito 3:9  “Evita discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis.” Evita discussões insensatas, afasta-te das genealogias, das contendas, dos debates sobre a lei, porque não têm utilidades, são fúteis.Quando queres discutir com alguém que diz: Eu não acredito na predestinação! Porque o jejum! Evita, isto! É inútil, isto é fraco.

Versículo 10“Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez,” Evita! É facção! Isto mantém o corpo de Cristo guardando a genuína palavra, a semente. Paulo disse: 1ª Coríntios 3:10  “Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porémcada um veja como edifica Ele disse: Eu lancei os fundamentos, agora, cada um veja como edifica. Nós estamos, aqui, diuturnamente, lançando valores morais fortes à Igreja, gerando caráter forte nas pessoas. Na nossa igreja não há duas caras, não há falsidade, não há mentiras, não há pessoas ludibriando, pessoas geniosas. Aqui, há pessoas geniais, maravilhosas, felizes, transformadas, por causa da regeneração que provoca a palavra. Diga: Glórias a Deus, por isso!

Pedro disse em 1ª Pedro 1:23  “pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.” Ele disse que nós fomos regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mas mediante a palavra. A palavra é permanente. Uma vez que entra não sai mais. O que Deus faz sempre faz, eternamente. Por isso, nós podemos dizer que somos salvos, eternamente, porque Deus não salva para depois tirar a salvação. Deus não cura para depois deixar o câncer. Deus não dá para depois tirar. Ele faz e faz, eternamente, e permanentemente.

Mas, ele disse que a semente incorruptível fez parte e faz parte. Então, nós vamos, compreender isto.Precisamos ter estes conceitos muito fortes, muito arraigados ao coração, a mente não pode titubear, não pode vacilar. Temos que estar bem agarrados a estas verdades.

Então, nós vamos explicar à igreja, como é que a semente que é incorruptível chega ao nosso coração. Mateus 13:3 a 8Versículo 3: “E muitas coisas vos falou por parábolas…”Isto é uma coisa interessante e eu quero explicar: Muita gente pensa que Jesus falou por parábolas para facilitar a vida das pessoas, mas não é verdade. Parábolas são textos bíblicos que contém códigos que só os eleitos compreendem. Quem não é eleito diz: Bobagem! Não existe! Mas, quem é eleito diz: Isto é revelação!

Então, a parábola diz versículo 3 ao 8: “e dizia: Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um.”

Isto é uma parábola! Quando você lê esta parábola tem que ter uma explicação, tem um código por trás, que é o coração de Deus sendo revelado à Igreja.

Então, ele explica a parábola a partir do versículo 18, e ele diz assim: “Atendei vós, pois, à parábola do semeador.”

Então, Deus diz: Presta atenção nesta parábola porque ela tem grande interesse e revelação para nós. Depois, no versículo 19 diz:“A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.” Dissemos há pouco:A semente caiu à beira do caminho, satanás levou. Agora, ele está explicando, versículo por versículo o código dele.Versículo 20 ao 23“O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera. Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende…”

Ele consegue compreender o que Deus está dizendo nas entrelinhas da palavra. Versículo 23 parte B“este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.”  Então, olha o que a bíblia sagrada diz no versículo 19: “A todos os que ouvem a palavra do reino enão a compreendem…”Não compreendem! Portanto,  há pessoas que tu pregas, pregas, pregas, e elas dizem: Não compreendi! É que há pessoas que tu podes injetar a bíblia no cérebro, meter a bíblia dentro da cabeça e elas dizem: Não compreendi! A palavra diz que  o maligno arrebata o que foi semeado. Por não compreender, o maligno arrebata.

E como é que arrebata, o maligno?

Ele vai atirando dardos com pensamento de suspeita. Ele cria o espírito da dúvida. É por isso, que o maligno arrebata. Ele ouve uma mensagem tremenda e chega lá fora e o maligno tira-lhe a mensagem do coração porque a pessoa não compreendeu. E diz no versículo 20 e 21 que: “esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração…”Essa recebeu com alegria, mas não tinha raiz e o maligno a levou.

Por que é importante que o Apóstolo explique esta parábola?

Porque em Marcos 4:13 diz:“Então, lhes perguntou: Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas?” Portanto, aquelas pessoas que não entenderam que o maligno lhes tirou a semente. Agora, Marcos diz que se  não entenderes a parábola do semeador, não vais entender mais nada da bíblia sagrada. Versículo 10 a11“Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. Ele lhes respondeu: A vós outros…” Ele estava falando com os discípulos, com os eleitos, os escolhidos, os predestinados. Versículo 11: “A vós outros vos é dado a conhecer o mistério do reino de Deus…” Olha, às vezes, a pessoa pode ter uma formação cultural tremenda, mas se ele não é do reino, se ele não é desde “vós” que ele está se dirigindo ao povo de Deus, aos discípulos, “a vós vos é dado a conhecer o mistério do reino…” Mas, aos de fora, a semente da perdição, tudo se ensina através de parábolas. Para quê? Jesus disse uma coisa que eu, sempre, me perguntei por que? Ele disse para que vendo, não vejam, não percebam e ouvindo, ouçam e não entendem, para que não venham a converter-se e não haja perdão para eles. Jesus está dizendo à igreja que os mistérios do reino são para os eleitos e que há outras pessoas que não se converterão, não terão perdão. Quem disse isto foi Jesus! Quando eu compreendi esta palavra, me facilitou muito a vida de pastor porque antes eu dizia assim: Se não vierem 50 pessoas, aqui na frente, então, eu não sou pastor. E tinha dia que só vinham dez, e eu dizia: É porque eu jejuei pouco!

Agora, eu entendo que há pessoas que quando ouvem a palavra, compreendem, mas há pessoas que não compreendem, porque satanás tem o direito sobre elas de arrancar-lhes a semente. Elas vão olhar e não vão ver, vão ouvir mas não vão compreender para não serem salvas. Quem disse isto foi Jesus. Há pessoas nesta terra, que entendem a palavra, que são a semente da salvação, e outras que não entendem. Versículo 13: “Então, lhes perguntou: Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas?” Jesus estava dizendo: Vocês vão ter o direito de conhecer os mistérios revelados e vocês vão conhecer a parábola da semente do semeador porque compreendendo isto, vocês vão compreender todas as outras parábolas. Voltemos a Mateus 13:23 começa, agora, a revelação que nos diz respeito: “Mas, o que foi semeado em boa terra…”

Nota: A primeira semente caiu á beira do caminho, vieram as águas e levaram. Outra caiu no meio dos espinhos, os espinhos a sufocaram. Outra caiu em terreno pedregoso, mas não deu em nada, não tinha raiz; mas caiu uma quarta semente e diz a palavra do Senhor, que esta semente caiu em boa terra, ele ouve a palavra e compreende. Vimos, há pouco que houve os que ouviam a palavra e não compreendiam. Agora, diz que há pessoas que ouvem e compreendem e começam a frutificar e a produzir 100, 60 e 30 por um da semente.

Quem são estas pessoas que numa parábola de mistério, Deus diz que é de boa terra? O que é boa terra?

É a pessoa de coração bom. Tu tens o coração bom porque o filho do diabo tem um coração de rocha, de pedra, cheio de espinhos e esta palavra bate lá e morre. As pessoas de boa terra têm o coração bom. Ezequiel 36:26 diz “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.” Deus te deu um coração novo. Deus tirou o coração de pedra e colocou um coração sensível, de carne. O nosso coração é novo, é um coração bom.

E quem é que tem o coração bom?

A ovelha, os vasos de honra, que Paulo escrevendo aos Romanos 9:21, diz: “Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?”   Nós temos o vaso de honra, o coração de terra boa. Quando o semeador sai e a semente por ele semeada cai no coração e ele compreende, ele começa, logo, a dar frutos, ele é regenerado, ele é transformado, porque Deus o criou para isto, para ser vaso de honra.

Portanto, o que diz a palavra do Senhor?

Vejamos uns detalhes importantes.  Em Mateus 13:23 “Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreendeeste frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.”Quer dizer que quando esta semente, que é a palavra de Deus, cai no coração de um eleito, de um predestinado. Ele pode estar no fundo de um tremedal de lama, ele pode estar no meio da escuridão. Vimos o testemunho do irmão, com HIV, onde andou. Nas ruas! Mas, ele era um eleito de Deus, quando a semente dos irmãos que evangelizavam nas ruas bateu nesse coração, como ele era um coração de terra boa, começou a germinar. E a bíblia diz que ele frutifica e produz. É uma produção de 100, outros sessenta e outros 30 por cento. Portanto, quem ouve e pratica a palavra que dá fruto são as pessoas de coração de terra boa.

Quem são as pessoas de coração de terra boa?

São os eleitos do Senhor. Lucas 8:15 diz: “A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra…” Por isso, que eu ensino, aqui, na igreja: Eu recebo esta palavra! Por que nós ensinamos o povo a dizer: Eu recebo esta palavra! Porque tu tens que receber e reter no coração. Versículo 15, parte B: “…estes frutificam…” E quem retém começa a frutificar.Agora, Lucas está dizendo de forma diferente. De modo como? “…com perseverança.”De modo perseverante. Eu fico maravilhado com esta palavra. Mateus diz: A cem, a sessenta e a trinta! E Lucas está dizendo: Frutifica com perseverança!

Então, eu queria vos explicar algumas coisas importantes:

Solo de espinhos, solo rochoso, à beira do caminho, que seca a raiz: Deus não trata com estas pessoas. Porque se Deus quisesse salvar a todos, ele salvaria. Ele é que fez o sol: A terra era sem forma e vazia. E Deus disse: haja luz! Haja luz, sol, estrelas, árvores, mares, animais! Pegou o barro, fez o homem, soprou, o espírito de alma vivente, adormeceu, tirou-lhe a costela, fez a mulher. Deus tem poder para tudo! E ele diz que nesta terra, ele tem vasos de honra e vasos de desonra.

Os vasos de desonra quem são? São a semente da perdição. Que a bíblia diz que são: solo espinhoso, rochoso, e pedregoso. Deus não trata com estas pessoas. Isto é tão verdade, que eu me recordo até hoje, o dia que eu estava no hospital, em Luanda, na nossa terra, lá na UTI. E entrou aquele anjo do Senhor, uma mulher, com uma bolsa e dentro a bíblia, ela passou por todos os feridos que estavam lá, do exército. Ela foi chorando enfrente de cada cama, era um recobro grande, um CTI grande e de repente, ela parou junto á minha cama e disse: Você! Por que ela não disse: Você! Para o do lado? Porque tinha solo espinhoso, tinha rocha, tinha pedra, e aqui, o que tinha? Tinha um coração de terra boa. Porque nós fomos predestinados para isto. E Deus só trata com boa terra, que é a igreja de Jesus Cristo. Então, isto está mostrando o quê? Que, às vezes, há pessoas que vêm à igreja, que fazem promessas a Deus quando, especialmente, estão de baixo de grandes apertos, mas quando resolvem o problema, essas pessoas, também, desaparecem. Elas pareciam que eram convertidas, mas foi apenas emoção pura. E quando começou o dia-a-dia, o batente: tem que vir à reunião de oração com o Apóstolo, tem sábado de curso, tem domingo de manhã e de tarde. Elas não vêm! Não são terra boa!Essas pessoas não são salvas. Porque a bíblia diz que o salvo não retrocede para a perdição, ele avança para a conservação da alma. Então, a pessoa que diz: Eu estava, aqui, há dois anos, mas eu ouvi dizer que aquele irmão fez isso e aquilo, eu estou muito escandalizado, eu não volto mais à Igreja.  Ele nunca foi de Jesus. Tu não estás aqui por minha causa, por causa de ninguém, estás, aqui, porque Deus te trouxe!

Então, os nossos apelos da igreja não são místicos. O que nasce de novo, nasce da palavra e pelo espírito. Eu não emociono as pessoas, eu sou verdadeiro com as pessoas. A salvação não depende de quem prega, não depende de estratégias de marketing. A salvação depende daqueles que têm o nome inscrito no Livro da Vida. Quem tem o nome inscrito no Livro da vida que é coração de terra boa, ele pode estar morrendo num CTI, mas ele não morre sem dizer: Amém para Jesus.

Por isso, é que Paulo disse em Romanos 8:29: “Aos que de antemão…” Que coisa linda! Diz que Deus me conheceu antes da Dona Laura me ter. Antes de eu nascer, Deus já me conhecia. Deus já te conhecia. Ele te predestinou!

Romanos 8:29 e 30: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.” Tu tens dificuldade de entender isto? Não! Isto é um cavalo de batalha para muita gente! A pessoa diz: Não! A predestinação é um equivoco de Deus! Ah, é? Então, Deus é equivocado. Será que nós podemos tributar a Deus, equívocos, erros? Deus é perfeito, imutável, generosamente, misericordioso para conosco.

Então, eu entendo isto, que a pessoa pode estar num CTI, pode estar à beira da morte, eu já tive esta experiência várias vezes. Um irmão da igreja estava na hora de ser promovido para a glória de Deus, a família disse: Apóstolo! Ele não quer partir sem olhar para o senhor, sem falar com o senhor e eu fui, uma vez, três horas da manhã, num CTI, da Santa  Casa da Misericórdia, fui chamado, fui lá de madrugada, e quando cheguei lá no CTI, estava o irmão gemendo: Apóstolo! Apóstolo! E eu disse: Irmão! Tu  és um abençoado!Um eleito! Vamos orar para a cura. Deus prepara, afofa esta cama, aqui. Cuida do teu servo! Eu fiz uma oração, ele segurou na minha mão e apagou.

Então, até na hora do CTI, por predestinação, o coração de terra boa recebe a semente e pode germinar, às vezes, germina por pouco tempo. Porque tudo depende de Deus. Quando Jesus foi crucificado, tinha um salteador do lado direito e um do lado esquerdo. Tinha um predestinado para a salvação, e um destinado para a perdição. E o predestinado disse: Senhor! Lembra-te de mim! E o outro que não era, era a semente da perdição e não compreendia nada, disse: Tu estás chamando de Senhor? Ele que nos livre. E começou a insultar na hora da morte, mas o que estava do lado direito era semente boa, terra boa. E ele disse: Senhor, lembra-te de mim! E Jesus disse: Eu vou me lembrar, hoje, você vai estar comigo no paraíso. Ele não foi à escola dominical, não fez curso de teologia, não fez mestrado, doutorado com o Apóstolo, não sabia línguas originais, mas foi pro céu.

Então, o que disse Jesus em João 10:16? “Ainda tem outras ovelhas…” Ele estava falando aos judeus! “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz;…” E  vão compreender.

E por que é que compreendemos?Porque o coração que Deus colocou em nós,  um coração de terra boa. A mim me convém conduzí-las! É a soberania de Deus. Então, não é por  sacrificar, não é por jejuar que Deus salva. Deus salva por sua soberania.

Deus vê quatro tipos de terrenos:

·         Rochoso

·         Pedregoso

·         À beira do caminho

·         Terra boa

Nós somos terra boa!Os irmãos, aqui, têm consciência que o coração é terra boa! Alguém acha que o seu coração é espinhoso, com pedras? Não!!! Graças a Deus! Estás compreendendo como é que a semente incorruptível vem ao coração? João 15:16“Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” Eu estava lá morrendo num hospital, eu só sabia rezar rosário. Não sabia que Deus existia, na sua vida real, como Deus real. Eu não conhecia isto.     Então, ele diz: Não fostes vós! Diga com seriedade: Não fui eu que escolhi, foi Ele que me escolheu.  Ele, além de escolher, como Ele é soberano, Ele determina: Agora, tu vais e dás fruto! E vais dar fruto a quanto? A cem! Há irmãozinhos com sessenta, com trinta, mas nesta igreja, é cem. João 15:8 ”Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.”Deus não quer que seus servos tenham 30, Ele pôs 100, 60, 30, mas Ele  quer que nós demos muito fruto e quem dá muito fruto se torna um discípulo de Jesus.

Agora, como eu posso dar muito fruto?

Porque eu tenho que ouvir a palavra certa, porque a fé vem pelo ouvir a palavra de Cristo e Paulo explicou isto. Eu gosto desta passagem, eu já preguei milhões de vezes e hoje, vai ser um milhão e um.1ª Coríntios 3:10 e 11“Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo Diz que não pode ter outro fundamento. Portanto, tu não podes ter outro fundamento em tua vida. Se tu fores de Jesus o fundamento é ele, é a semente dele, é o fundamento dele, é a palavra dele.

Então, como é que se coloca outro fundamento na vida das pessoas? Por exemplo, se um pregador disser assim: Amado! Você já perdeu a salvação! Isto é outro fundamento. Não serve! Se alguém disser: Você tem que sacrificar, a partir de hoje, como Jesus sacrificou, nós vamos sacrificar, também. É outro fundamento! Mas, a bíblia diz que não há outro fundamento. Então, o nosso chamado é trabalhar com qual fundamento?Versículo 12: “Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas…” Então, o que é um fundamento com ouro, prata e pedras preciosas?

É um fundamento de valores profundos, porque ninguém pega ouro de aluvião, hoje em dia. Então, quando eu estou tratando de valores fortes, caráter, valores morais, são valores que exigem trabalho. Tem que cavar. Tanto o pregador cava  quanto os ouvintes. Para buscar valores que dêem sustento e substância à vida. Porque se nós edificarmos as pessoas com madeira, palha e feno, o que acontece com a edificação de madeira, palha e feno? É feita de carne, de obras da carne: Eu fiz jejum! Eu sacrifiquei! Eu! Eu! Eu! É tudo muito superficial. Mas, Deus não trabalha com vida superficial. 2ªCoríntios 4:16 diz: “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.”

O nosso homem interior! Lá dentro, ele se renova dia-a-dia. É lá no homem interior. É lá no recôndito. Não é no homem exterior. Nós não temos, aqui, aquele tipo que diz: Senhor! Eu não posso cortar o cabelo, não posso pintar a unha, não pode ir à praia, não posso usar calça, não pode, não pode, não pode!!!! Nós temos bom senso. Nós nos ataviamos com equilíbrio, não vem ninguém, aqui, com um decote exagerado, com calça, exageradamente, arrochada, nós temos bom senso.

Agora, diz que no homem interior, lá dentro, onde a palavra vai. Porque as pessoas que são transformadas no exterior, por exemplo: Não deixe o cabelo grande. Não pinte a mão. Não pinte o pé. Não tire o buço. Não depile. Deus não tem nada a ver com isso. Deus quer saber o que há lá dentro. No homem interior.

Por isso, em 1ª Coríntios 3:13 a 15,  Ele diz: “manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.”

É bom saberes que tipo de materiais o teu Apóstolo e Profeta da tua alma usa na construção da tua vida. É que nós poderíamos fazer cultos só de louvor. Nós temos, aqui os melhores cantores, os melhores grupos, passaríamos a noite toda bailando, fazendo festa. Mas, eu sei que se eu não usar materiais valiosos: Ouro, prata e pedras preciosas, eu vou colocar madeira, palha e feno. E madeira, palha e feno quando chega o fogo, a pessoa vai embora. Algum irmão, aqui, é madeira na igreja? Só um! Que é o meu patrício, que é o irmão madeira, que é Madeira de nome. Mas, ele é ouro, prata e pedra preciosa. Algum irmão, aqui, é palha? Irmão feno? Ninguém? Claro! Porque os materiais são ouro, prata e pedras preciosas! Vocês não imaginam o que eu cavo para trazer uma mensagem de outro, prata e pedras preciosas. São horas de garimpo, catando pérolas, lendo, ouvindo, discutindo, pedindo a Deus para usar materiais de longa duração.

Por isso, que em Efésios 3:16 diz: “para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior;”

Então, qual é o homem interior que é forte?

O que foi edificado sobre ouro, prata e pedras preciosas. Em 1ª Coríntios 3:14 disse: “Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão;”

Ou seja, se tens o fundamento de Cristo, se a tua vida está sendo cuidada, pastoreada com o fundamento de Cristo, ela vai ser edificada. Sai do fundamento e começa a edificar paredes. Tu começas a ter uma nova atitude com o marido. Começas a ter um certo respeito e um caloroso amor pela esposa. A forma de educar os seus filhos já não é na marra, já é com carinho, já não é com a régua no bumbum, já é com o testemunho. Uma pessoa edificada sobre a rocha, sobre valores da graça de Deus, recebe galardão. Sabe-se conduzir na sociedade. Eu volto a dizer, eu não estou, aqui, para fazer picuinhas, mas é uma coisa importante: Nós temos que ser o diferencial do mundo. Quando eu falo de valores morais fortes, é porque isto é importante! Tem que ter valores morais fortes, sim! O homem de Deus tem que ser: Sim, sim e não, não. Pão, pão e queijo, queijo. Não convém pensar a respeito de si mesmo mais do que convém. Ninguém, aqui, se exalta, somos pessoas com humildade, dependentes de Deus. Temos caráter! Isso é muito importante na obra de Deus. Afinal, nós não somos igreja, somos família. E a família quando está bem ajustada, cresce, mas quando há desajustes, perde. As famílias perdem.

Portanto, as famílias salvas, pelo fogo, são aquelas que não reinam em vida. Mas, aqueles que vivem as regras, que vivem por fé sabem: Deus não se manifesta por aquilo que nós merecemos ou não merecemos, Deus se manifesta quando nós, pela fé, ativamos a palavra de Deus por aquilo que Ele diz que é nosso direito.

Porque, às vezes, as pessoas dizem: Eu acho que eu não mereço! Outros dizem: Eu mereço, mas Deus não me deu. Amado! Deus não te dá nada por merecimento, porque, senão, a lei tinha razão, eu me ponho, aqui, a fazer obras, ficaria, aqui, quarenta dias de jejum e mereceria mais do que todos. Deus não faz, com os seus, acepção de pessoas. Portanto,  não é por merecimentos e não merecimentos. É pela confiança na fé. Porque nós somos filhos e, sempre fomos filhos e temos direitos das coisas do reino, mas a regra do reino diz: Crê na palavra, chama à existência, confessa. Eu creio, eu falo… é assim a regra do reino!

Hebreus 2:14: “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue…” Nós que já éramos filhos, agora temos participação na carne. Viemos, aqui, em carne para cumprir a nossa peregrinação da salvação. Deus quis assim para nós! Sempre fomos filhos, sempre fomos ovelhas, sempre tivemos um coração bom e por mais que esta terra se deteriore, por mais que o diabo grite, continua a bíblia dizendo: “Há um povo…”

O meu povo, um povo invencível, um povo de grandes conquistas, que sabe que o Rei de reis, que Senhores de senhores que governa o mundo com vara de ferro, governa a nossa vida, é o Senhor, é a nossa rocha, é o provedor, é o Deus da paz. Ele disse que vai preparar novo céu, nova terra. Nossos corpos serão ressuscitados. Estaremos face a face com o Senhor. No dia do juízo manteremos confiança.

Então, Jesus que já revelou o seu plano, diz em Hebreus 10:14“Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.” Nós já fomos aperfeiçoados, ou seja, agora, só estamos esperando o quê? Galardão. Recompensa! Porque o que eu ensino, aqui, é ouro, prata e pedra preciosa.

-Pastor! E os irmãos madeira, palha e feno?

Serão sempre derrotados. Salvos, mas derrotados. Tudo é o diabo: Eu não consegui passar naquela prova, porque o diabo. Amado! Estuda! Estuda! Tem uns jovens que não querem estudar: Eu vivo pela fé! chega a prova e vem aquela prova horrível, cheia de pergunta, sessenta perguntas: Oh, Deus! E agora? Aí o Espírito diz: Você tinha que ter estudado para eu ajudar, agora.

Então, jovens da igreja: Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados. Vocês estão muito parados, muito inertes. Eu quero uma juventude mais agitada, mais envolvida, mais “tchan”. Não fica dizendo: Eu vivo por fé! E não estuda. Tem que estudar. Honra o dinheiro do seu pai e da sua mãe.

Então, estamos esperando, sempre, que o povo desta igreja seja de boa terra. São os que ouvem e praticam a palavra.

-Apóstolo! Quem não tem o cuidado de edificar a igreja com ouro, prata e pedras preciosas?

Olha o perigo! Por isso o meu cuidado. O meu bem é testemunha minha. Os meus filhos viram isto desde bebês, desde crianças, o que demora para preparar uma mensagem para esta igreja, não é fácil. Porque eu hoje, ao fim de 31 anos de pregador, Deus já me deu a capacidade; se eu quisesse não precisaria de nenhum esboço. Eu chegaria e faria como todo mundo faz. Sabes como é que todo mundo faz?  Abre a bíblia e diz: Espírito fala! “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.” E todo mundo diz: è verdade! E às vezes, põe o dedo e vem um desses versículos de Crônicas difíceis e ele diz: Não era isso que eu queria! Eu queria este, aqui. Ah! Não era aquele, era este. Era este que Deus queria. E Deus fica lá no trono dizendo: Há,há, há! Ao invés dele estudar, se preparar, me buscar para eu lhe revelar a palavra, ele fica botando o dedo, aí, para ver se eu falo. E às vezes, abre a bíblia e caem uns versículos que são arrepiantes e a pessoa cai fora: Deus se enganou! Vou buscar um, aqui, mais fácil! E aí cai um outro difícil e ele diz: Só um momentinho! Deus vai falar! Ah! Finalmente, está, aqui, um bom: “O Senhor é o meu pastor!”. Mas, chegou a hora: A paz do Senhor e venham ao próximo culto.

Eu quero que dês valor ao que se passa: O semeador saiu a semear, caiu em boa terra, produziu e frutificou com perseverança. E quem não tem este cuidado com a igreja? Senhores! Vocês têm que entender o respeito que eu tenho por vocês. Vocês que são leais a esta igreja. Nesta manhã, nós temos gente que vem  de muito longe, andaram horas de ônibus, e não podem vir, aqui, e voltar para casa igual. A lealdade é um ministério que se faz pelo comprometimento que o púlpito tem de ensinar as pessoas a serem vencedoras.

Então, olha o perigo de um material de madeira, palha e feno! Volto a dizer: Nós temos, aqui, irmãos de madeira, palha e feno? Não! nenhum! Graças a Deus. E nós temos, aqui, ouro, prata e pedras preciosas? Sim! Amém!  Então, em 1ª Timóteo 4:1, Paulo disse: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos…”

Ele não está falando, está afirmando!Nós estamos vivendo os últimos tempos. Temos, agora, 415 irmãos pela internet. Um beijo a todos! Em 1ª Timóteo 4:1: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,”

Amados! O que são ensinos de demônios e espíritos enganadores?

Doutrinas adulteradas, mentiras, os que não dão testemunho de vida, madeira, palha e feno. Quando a pessoa não tem estrutura de ouro, prata e pedras preciosas ela dá ouvido.“Alguns apostatarão por obedecerem…” Por obedecerem a espíritos enganadores e ensinos de demônios.

Meus amados, nós não temos ensinos de demônios e espíritos enganadores aí na rua, os  ensinos de demônios estão dentro das igrejas, de alguns lugares que se dizem igreja. Quando alguém diz: Cuidado! Você pode perder a salvação! Isto é ensino de demônios. Se eu perdesse a minha salvação, Jesus teria que ir comigo, porque eu sou um Espírito com Ele. Diz que os dons e as chamadas são irrevogáveis. Nós estamos assentados em lugares celestiais, juntamente, com Cristo. E a palavra que nós temos recebido é sã doutrina. É o modelo, é o padrão das palavras para o povo de origem gentílica.

Então, caem em ensinos de demônios quem? Quem não tem fundamentos, quem não tem uma boa estrutura de vida. Mas o meu chamado é, soberanamente, o meu e o seu, o nosso chamado é, soberanamente, selado pelo Espírito Santo da promessa. E nós somos chamados com uma vocação celestial. Eu não poderia ser outra coisa. Eu me recordo, eu era diretor de uma empresa, eu tinha carro, motorista, uma sala, ar-condicionado, as pessoas que cuidavam de mim, mas eu era um homem triste. Quando eu saía de casa, às seis da manhã para ir trabalhar, todo mundo queria ter o meu emprego, mas eu ia e voltava, ia e voltava e dizia: Deus! Não é que eu estivesse triste com o emprego porque era muito bom, mas eu estava triste porque a minha vocação não era para ser diretor de empresa, era para ser pastor. E todos nós fomos vocacionados. Eu deixei tudo por amor a Deus. O meu chamado tem o sim e o amém de Deus. Deus tinha colocado em mim um coração bom. Eu não podia continuar numa empresa onde se mentia. Eu proibi mentiras na empresa. Eu não gosto de mentiroso. Eu não gosto de falso. Eu não me dou com falso. Por isso, que, nesta igreja, o falso e o mentiroso tem que debandar daqui para fora. Nós estamos, agora, chegando a Senegal e a Guiana Francesa. Alguém está nos ouvindo no Senegal e na Guiana Francesa. Que maravilha!

Então, o que nós precisamos saber? Que os espíritos enganadores são os falsos. Nós temos um chamado para viver sobre naturalmente. Deus é real! Deus é verdadeiro! Eu só não posso tocar com a minha mão nele, mas eu sinto a presença de Deus, uma coisa que tu podes chamar de mística, de sobrenatural, do que quiser para a tua vida. Sabe o que é te levantares de madrugada, ajoelhar e dizer: Pai! E  perceber que tem alguém te ouvindo? E que ele é tão Deus que ouve a mim e a ti e está ouvindo o mundo inteiro porque  ele é multifacetado.

Então, eu termino lembrando Lucas 20:36 “Pois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.”Nós não podemos mais morrer, amado! Nós somos como anjos. Nosso coração é de terra boa, a semente cai e germina, imediatamente. Tudo o que é ensinado nesta igreja, minutos depois, eu vejo pessoas a já começarem a praticar, a falar, receberam, retiveram e começaram já a germinar. É, por isso, que  tens que acreditar que Deus e o evangelho de Deus que recebes é um evangelho de excelência. Os dons na tua vida são irrevogáveis. Tens um testemunho a acreditar o que Deus revelou, a sua graça é quanto nos basta. Este ano, Deus disse: É de invencibilidade! É de invencibilidade! Deus disse: Grandes conquistas! Grandes conquistas. Tu vais terminar este ano, o que não terminou em 2006. É verdade! Recebemos! Deus vai transferir riquezas! Sabes por quê? Porque esta semente da profecia do fim de ano caiu em boa terra. Já está germinando. Coisas já começaram a acontecer: milagres, prodígios, sinais, maravilhas. Deus está reescrevendo histórias. Deus está dizendo: Não! Os apoucados serão exaltados! A semente está, aí, no teu coração? Esta semente é incorruptível, não se destrói. Uma vez no coração, no coração para sempre. Uma vez filho, filho para sempre. Uma vez ungido, ungido para sempre. Uma vez perdoado, perdoado para sempre. Uma vez abençoado, abençoado para sempre. Uma vez vitorioso, vitorioso para sempre.

Portanto, eu termino, esta manhã, certo que completei a minha missão: semear no coração de terra boa.  Sementes já estão germinando. E quando, agora, voltares à tua casa sinta-te merecedor do melhor de Deus, o inimigo não pode contra a tua vida. Se ele vier por um caminho,  foge por sete. Contra ti não vale encantamento, contra a tua família não há destruição. Os anjos de Deus estão em tua vida, o ministério angelical está agindo. Tu estás debaixo de uma cobertura. O Senhor me mostrou, esta manhã, há chuva de ouro sobre a Igreja.

Aleluia!Glória a Deus! Diga: Aba Pai! A semente está, lá, amado! A semente está no teu coração e do teu coração ninguém mais pode roubar: Nem a morte, nem a vida, nem espada, nem profundidade, nem altura, nem criatura. Ninguém pode te separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Se Deus é por nós quem será contra nós. Maior é aquele que está em nós, do que aquele que está no mundo. Eu posso todas as coisas naquele que me fortalece. O meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir cada uma das minhas necessidades! O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.

Glória a Deus! Tome posse disto! Tu estás cheio de ouro, prata e pedras preciosas! O fogo não te queimará, as águas não  te submergirão! Não serás afogado porque tu tens a casa construída sobre a rocha. E quando o vento sopra, quando a chuva cai e quando os rios transbordam, a tua casa continua de pé, porque a semente caiu em boa terra, já está germinando a cem, a sessenta e a tinta por um. Assim seja, assim disse o Senhor!

Esta mensagem tem duração de 58 minutos.

Pra. Lídia Barreto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE