cropped-Logo_azul.png

Eu vos restituirei em dobro

COMPARTILHE

TEMA: EU VOS RESTITUIREI EM DOBRO – DOMINGO – 28/03/2004 – 1884.

TEXTO: Zacarias 9:11-12“Quanto a ti, Sião, por causa do sangue da tua aliança, tirei os teus cativos da cova em que não havia água. Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro.”

Meu filhinho amado, povo do Senhor, escolhido, selo do meu apostolado!

Tudo vos restituirei em dobro é uma promessa do Evangelho, das boas novas de grande alegria. O Senhor tem nos falado desde a passagem do ano que Ele geraria estabilidade e abundância com conhecimento, zelo, temor e que restituiria tudo o que perdemos, mas em dobro.

Começo explicando que a restituição é um processo. Deus trará de volta o que o inimigo roubou das nossas vidas. Nada está perdido. Nada se foi para sempre. Pode não estar nas nossas mãos, mas não está perdido. Com Deus não há perdas. A nossa vida com Deus não é um jogo de futebol… Não!

Deus não permite que os Seus filhos vivam envergonhados. Afinal, nós estávamos perdidos e fomos achados. Éramos cegos e agora vemos. Éramos escravos e agora somos livres. Andávamos segundo o príncipe das potestades do ar e agora estamos no Reino. Deus não fez filhos perdedores. Ele não pode ser perfeito e imperfeito. O Senhor é perfeito em todo o Seu agir.

O mais importante é que Deus sabe como trazer a restituição de todas as coisas. Não desanimes, porque o desânimo é o inimigo da Fé. Deus é o responsável em cumprir as promessas que fez. Na verdade, a promessa de restituição parece grandiozíssima, pois o Senhor fala em trazer de volta carro, casa, família, saúde, bens, em dobro.

Há, na Bíblia, sete mil promessas. Deus é o responsável em cumpri-las. A restituição total pertence a cada filho de Deus. Ele não quebra uma só das Suas promessas. Se o Senhor prometeu, cumpre. Deus não é indiferente com as nossas perdas. Ele não é indiferente, não faz obras incompletas.

A restituição não é apenas uma possibilidade. Não! É um direito nosso, está na Bíblia, foi Deus quem prometeu. O Senhor não comete erros; Ele é infalível. Ele não perde, não dá presentes imperfeitos aos Seus filhos, a Sua Palavra não muda, não volta vazia. Esse é o Deus da Bíblia Sagrada.

Muitas pessoas estão com a vida desalinhada, em ruínas, passando por dores, com dramas, dissabores, perderam bens materiais, um grande amor, casamento, emprego, amigos, a dignidade, a razão de viver. Agora, algumas perdas fomos nós que provocamos, outras, não. Às vezes, se perde por falta de vigilância ou por falta de cuidados. Quantas vezes um eleito perde um bom marido ou uma boa esposa porque ignorava as necessidades do cônjuge? Muitos pensam que só têm direitos em suas relações. Nenhum homem, ou mulher, ou filhos, ou família tem somente direitos. Nós temos direitos, mas também, deveres. Deus corrigirá isso também.

Estou criando algumas imagens para que tu entendas quais foram as razões das perdas. Por que precisas saber isso? Para que, depois que houver a restituição, não haja nova perda.

Agora, como fazemos para ter a restituição na nossa vida e não perdermos outra vez? Primeiro: deve haver uma mudança muito grande de pensamento e de comportamento. Para que haja uma grande mudança de comportamento e de atitudes pessoais é imprescindível uma vida de oração. Não havendo oração, não há estrutura emocional. Não havendo estrutura emocional, não há mudanças. Não havendo mudanças, há perdas.

Modificar a forma de viver é sofrer mudanças. Por mais grave que tenha sido a nossa perda, não há nenhum problema que Deus não possa resolver. Deus não nos deixa sozinhos, não abandona nenhum de Seus filhinhos, não pára de nos amar, não deixa o trabalho incompleto, não deixa de pensar em nós um minuto sequer. Estamos nas palmas das Suas mãos.

Segundo: é necessário nos envolvermos com Deus. Quando agimos assim, Ele nos coloca num processo de crescimento e de multiplicação.

Quando Deus começa uma obra na vida de um homem, ou de uma mulher, ou de uma família, Ele faz com que as situações que mais afligem uma pessoa sejam restituídas em primeiro lugar. E uma das coisas que mais aflige o ser humano é a falta de dinheiro. Há pessoas que se suicidam, famílias se esboroam, outros largam tudo e fogem por causa das questões financeiras. Aqui surge o terceiro aspecto da restituição: devemos ser, definitivamente, cooperadores de Deus.

Em 1 Coríntios 3:9, o Senhor diz: “Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.”

Deus não faz nada na Terra a não ser por intermédio da Igreja e de Seus filhos. Ele não precisaria que nós construíssemos uma catedral com ar condicionado, que entrássemos nos canais de televisão, pois com um sopro mudaria tudo, traria todo mundo, mas Ele levantou a Igreja, criou os Ministérios e, através deles, aperfeiçoa os santos para que desempenhem bem o seu serviço.

Como cooperadores precisamos entender o que 2 Coríntios 9:10 diz: “Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça,”.

Deus nos dá sementes para que possamos semear. Ele nos dá, também, provisão para a nossa vida. Se usarmos a semente que Deus nos deu, retornando à obra do Senhor, Ele supre e aumenta a nossa sementeira e multiplica os frutos da nossa justiça.

Percebemos que Deus está gerando restituição na vida de uma pessoa quando ela começa a prosperar. Então, a prosperidade faz parte da restituição.

Diz em Lucas 16:10 “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.” Se formos fiéis no pouco, a conseqüência será termos muito. Ser fiel está no DNA espiritual daquele que é convertido. Quem faz o filho de Deus sair do pouco para o muito é o Senhor, através da restituição.

Precisamos ter um bom testemunho a respeito da fidelidade. A Igreja de Jesus de certa forma não dá um bom testemunho a esse respeito. Há aqueles que ainda acreditam que quanto mais pobres, mais santos serão. Outros pensam que dinheiro é do diabo, que é coisa suja. Isso é uma mentira! O versículo que normalmente utilizam para justificar esse pensamento errado é1 Timóteo 6:10“Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” Dinheiro, para nós, cristãos, quando tem a bênção de Deus, chama-se provisão divina.

A palavra dinheiro, do original grego, é “MAMON”, que significa: “as coisas do mundo, o amor pelas coisas do mundo, o amor pelo dinheiro do mundo”.

Então, Paulo está nos dizendo que, se possuirmos uma raiz de cobiça dentro de nós, seremos incentivados a transgressões. O amor pelo dinheiro não é igual ao amor que sentimos por Deus. Quando Deus não está em primeiro lugar, “MAMON” assume essa posição.

Para alguém colher, deve semear. Semear faz parte da Graça de Deus. E 2 Coríntios 8:1-5, 13é uma das passagens mais ricas a respeito disso: “Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia; porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos. E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus;”. Olha o que é uma igreja que não tem amor pelo dinheiro. A Igreja da Macedônia passava por muitos problemas financeiros, mas mesmo assim, eles pediram ao Apóstolo Paulo que os deixassem ajudar os irmãos. Eles se deram primeiro ao Senhor. A conseqüência foi que Deus lhes multiplicou muito mais do que ofertaram.

Quando alguém ama a Deus e vai além das suas posses, o Senhor dá grandeza a essa pessoa.

Nós damos por amor a Deus, nos envolvemos, semeamos, porque somos cooperadores. Quando colocamos Deus em primeiro lugar, estamos mudando a nossa atitude de vida. E a conseqüência disso é que Deus dá grandeza para nós.

O dinheiro é semente, logo, não podemos semeá-la em qualquer lugar. Se semeamos onde há divisão ou maldição, essa semente não trará nada de volta. A semeadura deve ser feita onde nos alimentamos, onde somos pastoreados, ensinados. Também é errado dividirmos a semente. Ela é do Senhor! Vê isso em Gálatas 6:6“Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui.” Se somos instruídos, ensinados na Igreja, devemos fazê-la participante das coisas materiais.

A vida material e financeira são exatamente como a corrente sangüínea: se a interrompemos, corremos o risco de gangrenar o membro que ficou sem circulação de sangue e perdê-lo. É preciso deixar que o sangue flua. É preciso fazer a semente que Deus nos dá germinar para a Sua obra.

Vamos continuar lendo 2 Coríntios 8:6“o que nos levou a recomendar a Tito que, como começou, assim também complete esta graça entre vós.” As atitudes generosas da Macedônia eram por causa da Graça.

Diz o versículo 7“Como, porém, em tudo, manifestais superabundância, tanto na fé e na palavra como no saber, e em todo cuidado, e em nosso amor para convosco, assim também abundeis nesta graça.” A igreja em tudo superabundava.

Continua no versículo 9“pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.”

Ao contrário do que muitos pensam, Jesus não era pobre. Ele é o dono da prata e do ouro. Ele é rico! Tanto é verdade que, na Sua morte, a Sua capa foi disputada com violência por ser valiosa. Não é de se estranhar o fato dEle nunca ter comprado uma casa ou outros bens materiais, pois estava no cumprimento de uma missão. Imagina Jesus tendo que cuidar de cachorro, cortar a grama, ver se havia água na caixa d”água… Ele não tinha tempo para isso. Estava pregando o Reino e só tinha apenas três anos para fazê-lo.

Diz o versículo 15“como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve falta.”

Por que eu quis passar esses versículos? Porque quero te ensinar a nunca mais cair no opróbrio do gafanhoto, da traça, da ferrugem ou do ladrão. Se seguires o que eu te ensino, não haverá ladrão na tua vida, opróbrio, vergonha, traça, ferrugem.

Quero que o teu coração se acalme, se acomode, sabendo que, quando Deus começar a mostrar o primeiro sintoma da restituição – a prosperidade –, nunca mais haverá perdas na tua vida.

Eclesiastes 2:26 diz: “Porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dar àquele que agrada a Deus. Também isto é vaidade e correr atrás do vento.”

Olha a restituição! Crê nisso. Faz a tua vida dar certo, mesmo que tudo pareça dar errado.

João 10:10 diz: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”

Diz Efésios 3:20“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos,…”

Aceita na tua vida a prosperidade e a restituição como um direito divino. Amado, nós nascemos para vencer, para conquistar, para ter abundância, para sermos mais do que vencedores.

Quando o homem diz que não há solução, Deus o contraria. Eu creio nisso, porque Marcos 10:27 diz: “Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível.” Para Deus, tudo é possível.

A restituição vai além dos nossos pensamentos. Precisamos confiar em Deus.

Isaías 26:3 diz: “Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.”

Isaías 41:18 diz: “Abrirei rios nos altos desnudos e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em açudes de águas e a terra seca, em mananciais.”

Diz Isaías 54:3“Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas.”Trasbordarás para a direita e para a esquerda. Trasbordar quer dizer bênçãos de Deus.

Prossegue em Isaías 60:5“Então, o verás e serás radiante de alegria; o teu coração estremecerá e se dilatará de júbilo, porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações virão a ter contigo.”

A lei da semeadura é fundamental para a vida. A solução da vida é a sementeira, a oferta e o dízimo. Os 10 por cento dedicados a Deus para propagação do Evangelho redundam no milagre da prosperidade. Os dízimos e as ofertas estão por trás de grandes negócios, de entrevistas positivas, de grandes transações comerciais, de promoções dentro da empresa, de solução de problemas, de vitórias na justiça, de vendas grandes, de inspirações, de portas grandes de vida. Olha, amado, o dízimo é uma lei imutável. Quando o devolvemos a Deus, Ele o multiplica imediatamente.

Lucas 6:38 diz: “dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” Olha, se tu tiveres coragem de agir dessa forma, Deus pode ir além!

Tu precisas crer em Gálatas 6:9, que diz assim: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos…” Com o Senhor nós nunca teremos necessidades. O justo não é desamparado.

A falta de dinheiro torna a vida impossível para todo mundo. Um lar onde haja dificuldades financeiras, não há, também, vontade de viver, de ir à igreja, mas há distúrbios comportamentais, insônia, problemas psicossomáticos, declínio da sexualidade. Os problemas financeiros levam ao alcoolismo, ao consumo de drogas e ao suicídio.

Não é tarde para mudares a tua vida. Não sejas mais uma vítima das circunstâncias do nosso País, porque em Mateus 6:21 diz assim: “porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.”

Não sofras, não te martirizes. Tudo pode mudar na tua vida. Deus quer que tenhamos muita prosperidade. Deus quer nos restituir em dobro.

Agora, toda a vida de fidelidade nos dízimos e nas ofertas é acompanhada da vida de oração, de uma atitude de Fé.

Diz Isaías 49:17-20“Os teus filhos virão apressadamente, ao passo que os teus destruidores e os teus assoladores se retiram do teu meio. Levanta os olhos ao redor e olha: todos estes que se ajuntam vêm a ti. Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR, de todos estes te vestirás como de um ornamento e deles te cingirás como noiva. Pois, quanto aos teus lugares desertos e desolados e à tua terra destruída, agora tu, ó Sião, certamente, serás estreita demais para os moradores; e os que te devoravam estarão longe de ti. Até mesmo os teus filhos, que de ti foram tirados, dirão aos teus ouvidos: Mui estreito é para mim este lugar; dá-me espaço em que eu habite.”

Tira do meio aquilo que te destruiu, que te assolou. Nunca mais cairás. Nunca mais perderás.

Quantas pessoas tiveram seus lugares desertos? Tinham casa, não têm mais. Tinham negócios, não têm mais. Tinham dinheiro, não têm mais. Muitos foram devorados na saúde, nos negócios, no dinheiro, na família. Quantas pessoas perderam marido, mulher…? Deus é sábio para corrigir tudo isso.

Tu deves dar um espaço grande para Deus na tua vida. Quando dás espaço para Deus na tua vida, quando a igreja é parte integral da tua vida, quando começas a fazer da igreja a tua mola mestra, a alavanca da tua vida, Deus começa a trazer de volta o que estava desolado, destruído. Os ermos começam a florescer.

Crê: a bênção da herança de Jacó está na nossa vida.

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

FIM

10 respostas

  1. Deus está restituindo aos poucos o que fe foi roubado, e começou justamente pela parte financeira, meu marido saiu de casa quando eu estava gravida e desde então venho passando por dificuldades financeiras, mesmo trabalhando muito não consigo resolver tudo, precisei mudar de casa, vender o carro e agora dois anos depois recebi um convite pra um cargo de chefia que irá mudar minha vida financeira, agora está restituindo a vida sentimental…minha filha está iniciando a etapa do perdão do pai e começaram a se falar timidamente, quanto ao caçula ele ainda não conhece o filho…ele morava com a amante mas faz um mês que ela morreu em um acidente de carro…Deus não tem que nos dar explicações de como faz as coisas..apenas confio Nele.

  2. Aleluias!
    Já tomei posse da restituição que tanto espero no Senhor.
    Em breve estarei testemunhando a minha vitória!

    1. AGRADECE A DEUS PELO DOM DA VIDA, A SUA PALAVRA É ALIMENTO QUE NOS SUSTENTA , A IGREJA EVANGELICA CRISTO VIVE, É MARAVILHOSA PELO TEXTO PERCEBE AS PRIORIDADE , QUE É A PALAAVRA DE DEUS. AMÉM QUE JESUS SEJA LOUVADO.

  3. buscai primeiro ao senhor, a vida eterna, adorai adorai adorai, Deus sabe na necessidade de cada um, o maior sacrifício é um coração quebrantado é uma vida de obediência e adoração, isso sim agrada a Deus.

  4. Sabias palavras, em um mundo tao atribulado onde a palavra perda tem sido presente na vida de muitas famílias, realmente precisamos aprender e entender que ha um DEUS que restitui e nos deixa a garantia escrita em sua palavra. Obrigado por nos ensinar o caminho e nos orientar a forma correta de tomar posse.

  5. A esperança não nós deixaja confundidos Deus não desampara justo ele é nossa justiça pois então ficais firme na promessa do senhor pois cedo virar e não tardará

  6. Agradeço a Deus pela saúde, paz, e o dinheiro que ele nos proporciona. Hoje faz 1 semana que furtaram nosso veículo, perdi 15 mil reais em acessórios, recuperamos o veículo com vidro quebrado e painel estourado. Em tudo dai graças Deus está agindo eu creio. Sucesso a todos que estão lendo esse pequeno relato, Deus honrará nosso nome diante do inimigo. Amém!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE