cropped-Logo_azul.png

Infrutífero ou abençoado

COMPARTILHE

Se não houvesse a mensagem, não haveria manifestação de fé, porque a Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir a Palavra. Se não se ouve a Palavra não há manifestação de fé. Não há Glória do Senhor. O tema a ser estudado esta manhã é: Vida infrutífera ou abençoada?  Vida estéril, vazia ou uma vida abençoada?  A Bíblia, o livro da excelência, roteiro de vida. O nosso manual do nosso fabricante Aquele que nos criou e deixou as regras de vida, aqui estabelecidas .

l Samuel 1:10-11″… levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.”

Um momento de intimidade com Deus. Um milagre.

Vamos orar:

Senhor Jesus Cristo! A Igreja está reunida em teu nome. Foste Tu, a tua mão, e a tua vontade e a tua soberania  que trouxeste cada um a este lugar. Aqui estabeleceste vida. Aqui firmaste vidas. Aqui estás dando conhecimento, revelação, para que a vida lá fora, o dia a dia, sejam uma vida mais que vencedora. Por isso Pai, agora, levamos todo pensamento cativo à obediência de Deus. Abençoa, também, os nossos internautas, os Bispos da Igreja Maná, que estão assistindo em Ribeirão Preto, pela Internet e aqueles que nos assistirão pelos satélites à volta do mundo ou pela Internet e aos países que neste momento estamos alcançando. Fala-nos. Revela-nos a Tua Glória, em nome de Jesus, e, todo povo do Senhor diga: Amém! Amém! Graças a Deus.

Se existe uma palavra chave na Bíblia Sagrada que com mais precisão descreve o significado da vida de um cristão é a palavra “abençoado”. No livro de Gálatas capítulo 3: 9, a Bíblia diz De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão. Eis a razão porque nósos não dizemos na nossa saudação, Deus te abençoe. Porque se eu disser a alguém, ‘Deus te abençoe’. Eu estou dizendo que  ainda os benefícios espirituais e temporais, não são parte da sua vida. Então como é que nós dizemos? ‘Abençoados’. Graça e Paz.

Quando dizemos abençoados, na realidade estamos confessando um fato que já é parte da nossa vida. Até porque, o nosso Deus é um Deus abençoado e abençoador. Em 1 Timóteo 1:11 Paulo escreve dizendo: segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado.O Deus bendito, o Deus abençoado.O Deus abençoador Porque esta é a nossa posição hoje.

Em Cristo Jesus, nós somos abençoados com o crente Abraão.   Diga: Eu sou um abençoado. Todos os favores, todos os benefícios espirituais e temporais, de Deus são parte da nossa vida. Agora, pense no valor desta palavra “abençoado”. Como era a nossa vida antes de termos Jesus? Porque eu só dou valor àquilo que Deus me imputou, foi Ele quem disse que eu sou um abençoado, se eu tiver a ousadia se eu me lembrar quem era eu antes de ter Jesus. Qual era a minha posição?Vamos ver por exemplo Efésios 2:11-13 Portanto, lembrai-vos de que, outrora,vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.Antes de termos Jesus no coração, antes da nossa salvação ser manifestada, porque nós não temos sangue de israelita. Para o povo de Jerusalém, de Israel, nós éramos chamados de gentios. Não éramos da circuncisão da carne judaica. Gentios na carne e chamados da incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos na carne por mãos humanas.

Então os judeus olhavam os gentios e diziam: ‘vocês são incircuncisos’. Vocês não têm o sinal de Deus. Vocês não têm a benção de Deus. Agora, vejamos o que Jesus fez por nós.  Naquele tempo estáveis sem Cristo. Que vida triste! Sem Cristo, eu era um adorador de São Judas Tadeu. Era um seguidor de Nossa Senhora de Fátima, supersticioso até as minhas medulas, não entendia nada de Deus. A Bíblia diz: Estáveis sem Cristo. Separados da comunidade de Israel, estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus  no mundo. Esta era a nossa posição. Era assim que nós vivíamos.  Esse viver  era triste. Às vezes, a pessoa para se sentir feliz, tem que tomar uma bebida forte; tem que beber  uma cachaça para se sentir corajosa. Para se sentir homem, tem que cheirar uma cocaína, ou fumar maconha.

Uma vida sem Deus no mundo é uma vida desgraçada. Os valores estão quebrados, as pessoas não têm chão. São os egoísmo da vida, são os corações duros. Porque a pessoa estava sem Cristo, sem Deus, sem esperança, sem as alianças. Diz a Palavra do Senhor  “mas, agora”.Agora que temos Jesus. Agora que o recebemos como Senhor. Agora, que O confessamos, como autor da nossa fé. Agora,  o  que aconteceu? Estáveis longe, fostes aproximados, pelo vosso livre arbítrio. Pelo Sangue!  Ele nos aproximou!  Glórias a Jesus!

Amados, eu amo a Palavra de Deus, porque ela mostra a realidade da nossa vida. Nós estávamos longe, mortos, e Ele nos aproximou. Agora somo cristãos. Agora somos da família real, agora temos o sangue de Jesus nas nossas veias. Agora, somos reino e sacerdócio. Agora, somos eleitos, escolhidos, predestinados Agora, temos esperança. Agora, nós temos Deus no mundo, temos o Deus da esperança,  o Deus de Abraão. Gálatas 3:29 E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa. Quer dizer que tudo que Deus disse  que pertencia a Abraão, Isaque e Jacó , passou às nossas vidas por intermédio de Cristo. Somos, então herdeiros , segundo a promessa, se somos de Jesus.  Quer dizer que quem não é de Jesus não tem direito à promessa da cura. Não tem direito à promessa da prosperidade. Por isso é que eu digo: que você que aqui está e nunca teve diante de Deus uma confissão, radical

Se tu nunca disseste: ‘Jesus eu Te recebo como meu Senhor’. Não é aceitar! A Bíblia  não diz que Ele tem que ser ‘aceito’. Ele tem que ser ou recebido. Faça-o esta manhã, no seu próprio lugar, diga: “Jesus,  eu sou um pecador. Eu necessito  de uma  transformação, eu quero ver a Tua Glória. Eu não quero viver sem esperanças, sem paz, longe de Deus. Eu te recebo hoje”. Agora, a Palavra de diz: se és de Cristo, és descendente de Abraão, e herdeiro, segundo a promessa.

O que aconteceu nesta manifestação de Deus na nossa vida? Gálatas 3:13 diz  “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro) Ora! A vida sem Jesus é uma vida maldita. Esta palavra tem peso. ‘Uma vida maldita’! ‘Uma vida de estresse’. Uma vida de infelicidade de mal-estar, de mau agouro, de tristeza, de sofismas, altivez, fortalezas na cabeça. A pessoa, tenta o suicídio. A pessoa pensa que pode ser homossexual, lésbica porque alega que ninguém tem nada a ver com isso! Diz que pode abortar, que pode fumar, beber, pular, bailar, dançar. Que a vida é isso: comamos e bebamos que amanhã morreremos. Ora! A pior coisa que a morte, é não ter Deus no coração.

Então, “Ele nos resgatou da maldição, sendo Ele próprio, maldição em nosso lugar”. Quem tinha que estar lá na cruz, era eu, eras tu, éramos nós. Ele se tornou nosso substituto.  Ele me tira a maldição o castigo, a dor, a angústia, o medo, a depressão, o pecado, o inferno, o diabo, os demônios.os encrava na cruz do calvário. E a Bíblia diz que Ele fez isto para quê? Versículo 14 para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido. Então, nós temos hoje, a condição de dizer que temos a vida eterna, por causa desta verdade

Efésios 2:1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados. E uma vez que Deus deu vida, esta vida não pode ser tirada. Uma vez em Cristo. Em Cristo para sempre. Uma vez ungido, ungido para sempre. Uma vez perdoado, perdoado para sempre. Uma vez filho, filho para sempre. Portanto, em Cristo, Ele vos deu vida estando vos mortos. Vejamos como era a nossa posição, antes de termos Jesus: Mortos! O morto tem desejos? Não! Era preciso, então, que Ele nos desse vida. Eu não tenho livre arbítrio. Isso é uma mentira! Isso é um mito de satanás  Isso é uma tentativa de se roubar a Glória de Deus! Tem sim a soberania de Deus. Diga: “Deus é Soberano”. “Ele me deu vida”. Até porque Paulo já explicou isto em Romanos 3: 10-12 como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, a uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. “Oh! Apóstolo, mas nem um líder da igreja romana.” Não, não! Se não tiver Jesus, não há um justo. Nós nos tornamos justos, porque Ele nos justificou. Mas, antes de ter Jesus, não há um justo, nem sequer um, não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram, todos se fizeram inúteis, não há quem faça o bem, não há um sequer.Portanto, não há um homem nesta terra, uma mulher, que opor si só possa se salvar, possa ser salva, possa viver a vida eterna. Foi Ele quem fez esta obra. Nós fomos cativos por causa do pecado do nosso passado. Nós vivíamos cheios de culpas, cheios de condenação. A culpa e a condenação geram doenças. Novena e cinco por cento das doenças começam como psicossomáticas. Vêm aqui de dentro, por causa do pecado. Veja o que Jesus fez por nós: Romanos 8:1-2  Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Agora! Agora! Quer dizer que agora, é uma nova condição. E o passado, Apóstolo?  O passado ficou. Tudo se fez novo. Agora! Paulo várias vezes diz: Mas, agora! Mas, agora, significa que nossa vida mudou. Renascemos das cinzas. Passamos da morte para a vida; passamos do império das trevas, para o reino do filho do seu amor.

Portanto a condenação do pecado do passado já não existe mais. Por que? Porque noversículo 2 diz: Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Jesus te livrou da lei do pecado e da morte. Quer dizer que o pecado e a morte, não têm mais parte na nossa vida. Ainda que morramos na carne, viveremos eternamente. Esta é a esperança do crente. Esta é a nossa esperança.

Então, hoje, nós somos abençoados, com uma vida abundante, com uma vida próspera. Somos por cabeça. Fomos lavados no Sangue do Cordeiro e diz  a palavra de Pedro 1.18:20diz sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós. Quer dizer que o plano de Deus, que a morte de Cristo já havia sido preconizada antes da fundação do mundo. Assim como a nossa eleição. Sim, foi antes da fundação do mundo. Deus sabia, naturalmente, que o homem ia pecar. Ele providenciou o sacrifício do Cordeiro antes da fundação do mundo. Todos os planos de Deus são perfeitos, são precisos, são cientes aos profetas. Isto tudo foi revelado. 1 Pedro 1:23, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.

Quer dizer que esta semente da Palavra, este LOGUS de Deus, entrou em nosso coração. A fé! E a fé vem pelo ouvir. O que Ele colocou em nós? Uma semente incorruptível, que é mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.

A Palavra de Deusnão é um livro morto, não é filosofia grega. Não é obra de Sheakspeare. É palavra viva. E Ela diz que é permanente, ou seja o que Deus faz, faz para sempre. Portanto, hoje somos totalmente livres do mundo. Em João 8:36 diz: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Graças a Deus! Porque nós não precisamos mais fumar, beber, cheirar, gastar a nossa vida com pecado. Porque a Bíblia diz: ‘se o filho vos libertar, se Jesus entrar no teu coração, se tu és um predestinado, se és eleito para a salvação. Pastor, mas Deus sabia que eu seria eleito? Não! Deus determinou  que serias eleitos.

Se Ele te libertar, amado, verdadeiramente serás livre. “Não pode! Apóstolo, eu cheguei aqui, Graças a Deus, eu fumava cinco maços de cigarro, hoje, eu só fumo dois’. Isto não é salvação. ‘Pastor, eu dantes tinha cada ataque de ciúme, arrancava pedaços de carne do meu marido, hoje, eu só tiro o cabelo dele.’ Isto não é salvação. Se o Filho te libertar, tudo que não é bom, tudo que não é de Deus, sai da tua vida.  Muda a personalidade, muda o caráter, mudam as ações, muda o feitio da pessoa, o gênio da pessoa. Deixa de haver incompatibilidade com Deus. Porque nós temos o DNA de Deus. Somos tal qual Jesus nesta terra.  Nós fomos redimidos, nós fomos regenerados, e ai vem o que Deus fez por nós emEfésios 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,

O que quer dizer uma vida abençoada? É ter todos os benefícios de Deus em todas as áreas da vida. E porque Deus é bendito e nos abençoou? Para nos fazer felizes, para nos tornar prósperos, para proteger a nossa vida e para sermos sal e luz desta terra. Tu te recordas? Vivíamos atormentados pelo inimigo.  Tu sabes quem és hoje? Romanos 8:37 “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Diz: ‘Eu sou mais que vencedor, (só que, for favor, diz esse mais, mais do que um vencedor, com convicção)  por meio Daquele que nos amou’. E quem nos amou? Jesus! E hoje? Lembra-te que nós estávamos longe. Mas  fomos atraídos, hoje, temos uma paz que ultrapassa o entendimento. Filipenses 4:7 “Disse: E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” A paz de Deus excede o entendimento.

Como é possível num mundo em que nós vivemos, ter paz? A paz de Deus não é uma paz de farmácia, de drogaria, de calmante, é uma paz de espírito.Ela vai além do entendimento. Tu vês até como é a postura numa hora de um funeral de um cristão. Na capela do lado, tem um ímpio, um pagão. Todo mundo chora, grita, se joga ao chão, desmaia.  O povo de Deus chora com saudade, mas ele tem uma convicção, ele tem uma certeza, de que apenas, a pessoa foi promovida mais cedo. Está com o Pai, no seio de Abraão.

Esta é a esperança da nossa vida.  E a fé que enche nossos corações. Então diz que a paz de Deus excede todo entendimento. O mundo não tem paz. Como é que o mundo tenta ter paz? Bebendo, fumando, cheirando, tomando calmante. Essa é a paz que tem o mundo. Mas na realidade, nós temos esta paz que excede todo entendimento porque temos Jesus no coração.

Apesar deste tipo de posição espiritual, algumas pessoas que estão conosco esta manha e,  naturalmente, podem dizer: ‘Senhor, eu preciso de mais alguma coisa na minha vida’. Estão aqui, hoje, um pai e uma mãe, abençoados, que estão sofrendo porque seus filhos estão no mundo. Estão dizendo: “Pai, eu preciso de mais”. Há um homem de negócios  abençoado,  mas a sua família esta no meio de muitos problemas. Dizendo: “Pai, eu preciso de mais alguma coisa”.

Há um jovem casal, casado há pouco tempo, mas que descobriu uma infelicidade muito grande e está dizendo: “Pai, nós precisamos de alguma coisa a mais, de uma solução”. Há alguém aqui com uma doença consumitiva. Seu corpo físico não tem remédio que resolva. A medicina não consegue nem diagnosticar com precisão a forma de curar e está dizendo: “Pai, eu preciso de mais alguma coisa”. Há alguém aqui, esta manhã, com uma doença grave nos ossos, tem até dificuldade de caminhar e está dizendo: “Pai, eu preciso de alguma coisa a mais”. “Eu sou abençoado. Eu sei da minha posição, mas eu quero alguma coisa a mais”.

Há alguém aqui esta manhã ou na Internet que vive doente por viver sozinho. A solidão mata, e a pessoa está dizendo “Pai alguma coisa a mais”. Há outra que tem o coração ferido, cheio de pesadelos, só pensa em morrer e está dizendo: “Pai, alguma coisa a mais”.  Então há pessoas que são abençoadas, como todo cristão é. Sua posição espiritual é irremovível. Os dons e a chamada são irrevogáveis. ‘Apóstolo, o senhor nos disse que apesar dessa situação espiritual, ainda há pessoas com vida vazia, infrutífera e estéril’ o que se passa? O que se passa é que quando se mostra as leis de imputação ao povo de Deus, automaticamente, lá dentro,a pessoa tem que dizer ‘eu recebo esta palavra’. Abençoado: Eu recebo. Livre: Eu recebo. Próspero: Eu recebo. Provisão: Eu recebo. Se não tomas posse, és um abençoado por posição espiritual, mas vives uma vida estéril e vazia.

Há pessoas aqui esta manhã que estão dizendo: ‘eu preciso de algo mais, algo real.’ Eu encorajar e dizer: vocês têm que tomar algumas atitudes para tomar posse destas verdades.  E nós vamos hoje, aproveitando este tempo de paz, conversar sobre este assunto falando da vida de uma mulher preciosíssima. Uma das mulheres mais preciosas da Bíblia Sagrada, que foi Ana. Ana era uma mulher, muito amada pelo seu marido. Naquele tempo havia o concubinato. O marido tinha outras esposas, mas Ana era tremendamente abençoada e amada. Tinha tudo. Tinha tudo que  se possa imaginar em casa. Tudo que ela precisava, mas ela dizia: “Deus eu sou infeliz”. Faltava alguma coisa a ela. Ela queria ter um filho. Ela era uma mulher, conforme o que diz 1 de Samuel 1:3-5 “Este homem subia da sua cidade de ano em ano a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos, em Siló. Estavam ali os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, como sacerdotes do SENHOR. No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, dava ele porções deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas. A Ana, porém, dava porção dupla, porque ele a amava, ainda mesmo que o SENHOR a houvesse deixado estéril.” Portanto, ela possuía  a melhor porção da vida que era ser amada. O indivíduo pode até não ter nada em casa, se houver amor, a pessoa ganha forças para viver. O marido tinha outra mulher, mas com Ana, ele tinha uma forma dupla. Por exemplo: Ele da dez mil de reais para a outra mulher, pra Ana dava vinte. Dava um par de sapatos para a outra mulher, para Ana dava dez pares de sapatos.  Ana dizia: “Não! Está me faltando alguma coisa”! Ela era amada e, aparentemente, tudo estava bem, mas tudo estava mal.  Havia uma coisa que era mais importante do que tudo! Ela queria ter um filho. E diz o versículo 8,  Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos? Sim! Tu és, realmente, uma bênção de Deus. Te amo muito. Dás-me mais do dás para a outra esposa mas, eu tenho uma coisa que queria realizar.

Então ela vivia com sua alma amargurada. Chorava abundantemente, porque ela tinha um profundo desejo de mudança de vida. Ela era uma abençoada, mas precisava tomar posse de um milagre. Ela vivia estéril. Nos versículos 10-11 levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.”

Tudo que ela precisava era ter a sua vida completa, e, para ter uma vida completa, ela disse: ‘eu só serei uma mulher completa se o milagre de um filho acontecer na minha vida’. Como é que está a tua vida amada? Tua vida está completa ou ainda tens um vazio? Tens uma área infrutífera ou já estás abençoada em tudo?  O que queres dizer a Deus esta manhã, já que  estás numa fase de cura Divina? Se disseres como disse Ana “Pai eu quero algo mais”.  Meu marido me dá tudo, eu sou amada, sou apreciada. Ele me acha bela, linda, mas alguma coisa minha, íntima não está bem porque quer algo mais. Talvez haja alguém aqui conosco que precisa de algo mais . Algo mais nos seus negócios. Talvez digas: ‘Apostolo, eu tenho uma loja, um escritório, mas eu quero ver algo mais. Quero ver a minha empresa crescer. Falta-me esta coisa de integração com a minha família, os meus negócios, as minhas relações profissionais. Eu quero uma coisa  a mais na minha vida’! Eu lhe trago boas novas! Porque em João 10:10 o Senhor disse que: O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

Se tens uma área estéril, vazia, infrutífera, na tua vida, o Deus da Bíblia pode fazer muito mais do que imaginas nesta área. Ele diz em Efésios 3:20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,…” Ou seja! Deus não quer e não concorda que uma pessoa já tenha recebido a imputação de uma vida abençoada, próspera, com todos os benefícios de Deus e ainda haja alguma área estéril. Não! Ele não quer. Ele quer o infinitamente mais na tua vida. Ele quer que acredites e digas: “eu recebo para a minha vida”.

Então, como é que eu saio de uma vida infrutífera, pra viver uma vida realmente, abençoada? Agora, começamos a Segunda parte do estudo.  Veja que há algumas coisas que se fazem com Deus, que eu não posso fazer por ti. São decisões que a pessoa tem que ter no seu coração com o coração de Deus. Então no versículo 11, de 1a. Samuel diz: E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. Ou seja. Ela disse ‘Pai, eu sei que o Senhor tem me dado um bom marido. Na nossa casa há riqueza. Tenho estudo. Ele me honra. Eu posso ir quantas vezes quiser ao cabeleireiro. Eu não preciso pedir de joelhos para fazer as unhas. Ele diz ‘ está ali o dinheiro, abre o cofre, os dois assinam cheques” mas, não é isto que é o importante na minha vida. Então eu faço um voto: “eu quero ter um filho’. Porque  naquele tempo não havia solução médica para a esterilidade. Hoje, a medicina evoluiu muito. Naquele tempo não havia os médicos que há hoje, que fazem tratamentos, que onde há uma incompatibilidade no sangue, é corrigido. ‘Vou dar aqui um remédio, uma progesterona,  para aumentar a forma dos folículos para receber a concepção.’ Não havia  nada disto. Ou seja. A mulher estéril, estaria condenada a viver amaldiçoada diante da sociedade.

O que Ana estava dizendo a Deus? ‘Senhor, eu faço um voto. Eu quero acertar contigo algo do meu coração para com o teu coração.  Se Tu me deres um filho, para eu sair dessa desgraça, dessa perseguição dessa outra mulher, que goza comigo, que me ataca por eu ser estéril. Não é questão de eu ter um filho, eu até te devolvo mas eu quero ter o direito de ser mãe!’ Em outras palavras, ela estava dizendo: ‘Eu quero sair da vida limitada, para o ilimitado. Eu quero sair do insuficiente para o suficiente. Do opróbrio para a bênção. Da vida vexada para a vida honrada’. Era  isto que ela estava dizendo.  Porque o seu caso não teria solução. “Estéril”! E ela começo a dizer :’Senhor, alguma coisa tem que mudar. Mais como? Não vai mudar.’ Talvez você pergunte: ‘Apóstolo, as coisas têm que mudar na minha vida, mas como? Alguma coisa tem que ser feita. Mas quando vai ser feita?’

Talvez o sofrimento de alguém já tenha chegado ao limite, como Ana. Porque Ana vivia amargurada, chorando, triste! Talvez seus vizinhos se perguntassem: por que essa mulher anda tão triste, se ela tem tudo? Meu amado, o problema de cada um é o problema de cada um. Cada pessoa  sabe onde o seu sapato está apertado.      Eu não posso pensar como é a dimensão do teu sofrimento! Tu dizes ‘eu quero algo mais esta manhã’. Então, o sonho que  choraste durante anos, e ainda não realizou tem que ser realizado a partir de agora. É certo que quando a pessoa sofre, e só a pessoa sabe por que está sofrendo, em 1 Samuel 1:6A sua rival a provocava excessivamente para a irritar, porquanto o SENHOR lhe havia cerrado a madre.” A outra esposa de Elcana dizia: tu não tens filho eu tenho. Então, amados, o inimigo, muitas vezes, tenta dilacerar as emoções da pessoa, irritar a pessoa. ‘Tu não tens carro! Não tens uma casa! Dizes que és abençoado! Bate palmas na igreja, é dizimista!’ E isto gera uma amargura muito grande.

Tu podes ter vivido em alguma área de tua vida, estéril, vazia e infrutífera, mas eu quero te dizer: Tudo que parecia lutar contra Ana, mudou. Talvez tenhas entrado aqui e disseste: “eu tenho o mundo todo contra mim”. Isto vai mudar. Ou vais viver o resto da vida amargurada ou hoje partes para uma solução. E nós estamos aqui, para partir para a solução. Tu não vais desistir. Tu não vais retroceder, até porque nós não somos daqueles que retrocedem.Hebreus 10:39  Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.

Então vamos a ver o que se passou na vida de Ana.1 Samuel 1: 12-15  “Demorando-se ela no orar perante o SENHOR, , porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho! Porém Ana respondeu: Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o SENHOR.”Ela era uma mulher de fé. Pois só faz voto a Deus quem é uma pessoa de fé. Porque a Bíblia diz que se fizeres voto e não cumprires é loucura. Eu vou te dizer: quando uma pessoa fez um voto e diz: “Senhor eu não vou faltar a reunião de oração”. O diabo vai lutar, vai tentar, mas…., tu fizeste um voto. Senhor eu faço um voto. Sou fiel dizimista. Não falto aos cultos do Apóstolo. Senhor, eu faço um voto. Eu quero me envolver na obra. Eu quero me envolver com o meu testemunho. Sou um profissional liberal, posso me envolver com a obra de Deus. Eu posso vir ajudar a evangelizar.

Quando fazes um voto, estás marrado com Deus e Deus contigo. A Palavra diz: “…porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia; passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada…” Quando  o profeta viu Ana no templo, ela não conseguia falar, só balbuciava, era o coração que falava.

Eu vou te dizer ruma coisa: Se o teu coração começar, hoje, a falar com Deus, tu não precisas  balbuciar, é lá dentro que se estabelece a comunhão com o Senhor, e dizes:  Senhor ?!. O caso dela era um filho. Quem sabe  o teu caso é tua casa própria. Quem sabe alguém precisa ver a sua dignidade restaurada. O seu nome limpo. A sua ficha diante dos homens, limpa. Então, ela começou a orar e o profeta achava que ela estava embriagada e ele disse : “até quando estarás tu embriagada. Aparta de ti o vinho’. Foi o julgamento errado do profeta. Diz a Palavra: … Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o SENHOR.”

Quando nós abrimos nesta igreja, uma reunião de oração, que chamamos “Escola de Oração e de Milagres”, é para isto. É para aqueles casos impossíveis. Tu vens aqui com o Bispo Nacional e os demais Bispos e ficas aqui. Uns gritam. Uns choram. Outros ficam calados. Outros balbuciam. É que Deus sabe quais são as pessoas que derramam a sua alma quando elas tem um objetivo na vida.

Versículo adiante: 16 e 17 “Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora. Então, lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.” Ela se deixou dominar pela carne. Excesso de aflição e excesso de ansiedade.  Um pouco de ansiedade é positivo. Um aluno quando vai fazer uma prova, ele se deita e vê televisão, acorda tarde  para fazer a prova. Isso não e bom! Nós somos professores e sabemos disso. Um pouco de ansiedade é bom, mostra responsabilidade.

Quando vês uma pessoa aflita para resolver uma situação, isto é bom. O excesso é negativo. Ela está roubando a fé. Ela está roubando a Glória de Deus. Ana disse:‘eu tenho excesso de aflição, excesso de ansiedade…  “Então, lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.”

Eu queria dizer que quando nos começamos a dizer: Semana, mês de cura, é para saberes que Deus não cura o turista espiritual. Deus não cura o descomprometido. Deus não opera na pessoa que não vem derramar a sua alma na igreja ou em casa ou nas reuniões. Deus não opera quando a pessoa não tem sensibilidade de dizer: ‘Oh, Deus! Eu vivo uma vida vexada. Eu vivo no insuficiente e eu quero ter o suficiente’. Eu sei que posso orar porque TU tens a provisão.  A provisão  já existe!

Portanto, tenha um compromisso com Deus. Receba-O esta manhã. Arrependa-te dos teus pecados. Muda de vida. Muda de rumo. A vida longe de Deus é uma vida desgraçada. Uma vida horrível. Os valores são  distorcidos, sem ética, sem moral, sem padrão de família.

Por que foi que  nós voltamos à juventude e dissemos: “Pais, venham”. Porque nossos filhos são nossos tesouros. São nossa herança. Filhos são a melhor coisa da vida? São a nossa herança. Nós temos que cuidar dos nossos filhos para que eles sejam um exemplo para a nossa nação que não tem exemplo nenhum. Vesículos 19 e 20 Levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e chegaram a sua casa, a Ramá. Elcana coabitou com Ana, sua mulher, e, lembrando-se dela o SENHOR, ela concebeu e, passado o devido tempo, teve um filho, a que chamou Samuel, pois dizia: Do SENHOR o pedi.”Samuel, significa: Do Senhor o pedi e do Senhor o recebi.

Se tens um problema sobrenatural, vamos juntos à fonte sobrenatural buscar a solução. Ele tem a solução. Ele, Jesus, tem a resposta. Se tens hoje uma necessidade sobrenatural, terás uma resposta sobrenatural. Crês? Então diz: ‘eu recebo esta palavra’. Olha o que Paulo disse emFilipenses 4:19 E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.”Ele é o Príncipe da Paz. Ele é o Libertador. Ele é a cura para todas as doenças. Ele é a nossa fortaleza. Ele é o irmão. O amigo mais chegado que o irmão. Ele é o protetor. Armas forjadas contra nós não prosperam. Ele é o Alfa. Ele é o Ômega.Ele é a Estrela da manhã.

Vamos olhar para o autor e consumador de nossa fé. Ele pode hoje, acabar com aquela área estéril, vazia e infrutífera que alguns ainda podem estar vivendo.’Apóstolo, eu tenho tudo. Eu tenho casa, carro. Eu quero ser amada.’ ‘Eu tenho curso superior. Eu tenho casa e carro, mas, eu quero uma mulher que me ame.’ Chegamos ao momento que esta área estéril que estás dizendo “PAI”, eu quero algo mais. Se é coisa sobrenatural e se  humanamente, não recebeste, a fonte sobrenatural está aqui, esta manhã.

Tu és um abençoado com todas as bênçãos Então, Ana fez um voto a Deus dizendo:SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.” Foi um voto espiritual. Ela disse: “Senhor eu quero ter um filho, mas eu não sou egoísta, eu quero para to dar. Eu quero ter saúde, não é para ter saúde, é para Te servir. Eu quero prosperar, não é para dizer que tenho carro, que tenho casa e dinheiro no Banco. Eu quero ser generosa com a obra de Deus. Eu quero ser profícuo, trabalhar, ganhar, ter riquezas para servir ao reino, a Deus e a igreja. Foi um voto que eu chamo de paixão e de amor. É lindo quando alguém se derrama diante do Pai com um voto de paixão e de amor, na obra do Senhor. Estas súplicas disse Tiago 5:16 …. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.”  Muito pode a súplica de Ana, de Manuel, de Joaquim, de um justo, daquela pessoa que tem Jesus. Tu consegues mover o coração de Deus e acabar com a vida infrutífera.

É verdade isso, Apóstolo? Olha, a Bíblia Sagrada está dizendo e é assim que eu vivo. O profeta Jeremias setecentos e poucos anos antes de Jesus disse: Jeremias 33:3Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.” Tu não sabes que Deus tem riquezas, prosperidade, abundância e vida frutífera? Ele não quer áreas vazias. Ele não quer o seu povo em depressão, angústia, ansiedade, amargura, tristeza, com cara que parece um livro de lamentações de Jeremias.

Essa pessoa bebeu todo dia, um copo de limão sem açúcar e fica com uma cara enjoada. Deus não quer isso. Ele disse “Eu quero coisas grandes para a tua vida”. Coisas que tu não sabes, hoje eu vou te revelar, eu vou te dar.  Ele disse em João 14:13-14E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” Inclusive se pedires um filho, um curso, um negócio, uma casa, EU o farei. Quem é que está dizendo ‘eu recebo para a minha vida’. Porque há coisas, amado, que eu não sei o que está lá dentro do teu coração, mas tu as tens lá dentro. Eu tenho um monte de coisas que estão lá dentro do meu coração e que Deus conhece.Por isso eu me derramo diante do Pai. Porque eu sei que quando se precisa de uma coisa sobrenatural, a fonte sobrenatural está na bíblia. Tudo o que é humano, nós resolvemos. As coisas humanas a gente resolve, numa tacada, num telefonema. Há coisas que tu tens que ir à fonte sobrenatural. Mas graças a Deus que a fonte sobrenatural não está no Porto da Caixas. Não está em Aparecida. Não esta no templo de Compostela, nem de Fátima, nem de Lurdes. Está na Bíblia. Está onde estiver o povo de Deus reunido.

Jesus disse: “quando estiverem dois ou mais reunidos em meu nome, aí eu estou no meio deles”. Ele é a fonte sobrenatural. Ele é a fonte da cura, do milagre e da necessidade suprida. Nós servimos a um Deus ilimitado. Nós temos poder ilimitado pela oração. Não limites Deus com as suas dúvidas. Jesus disse, na hora de sua morte, na cruz: “Oh! Tira esse cálice de mim, mas não faças a minha vontade, faça-se a Tua vontade”. Deus deu a Ana um filho chamado Samuel, um pedido diante de Deus foi atendido. O pedido aos olhos de Deus que tem um significado imenso. Ele se tornou um profeta e um juiz para julgar o povo de Israel.

O que queres receber de Deus? O que  precisas? Senhor eu quero a Tua vontade. Eu quero a prosperidade da Bíblia. Eu quero a saúde da Bíblia. Eu quero ver o milagre. Eu quero ser uma mulher feliz. Quero ser um homem realizado. Eu quero ser um grande empresário. Um jovem capacitado por Deus. Então o pedido de Ana, o Samuel que estás pedindo, hoje, te será dado.

Em 1 Samuel 2:2 (e Ana começou a cantar) Não há santo como o SENHOR; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus. E o cântico de Ana é apaixonante. Porque ela disse: ‘A fonte sobrenatural, está em Jesus Cristo’. Pastor, e o que aconteceu com essa mulher? O senhor gosta tanto de falar dela aqui na igreja? 1 Samuel 2:20 diz: Eli abençoava a Elcana e a sua mulher e dizia: O SENHOR te dê filhos desta mulher, em lugar do filho que devolveu ao SENHOR. E voltavam para a sua casa.”

Então o profeta disse: ‘Puxa, deve ter sido difícil que sacrifício. Porque a mulher quis ter um filho e devolveu a Deus?”  Ela semeou o próprio filho para Jesus? ‘Então que Deus multiplique isto.’ E olha o que aconteceu: versículo 21 Abençoou, pois, o SENHOR a Ana, e ela concebeu e teve três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR.” Ela era estéril e teve seis filhos. Sabes por que? Porque ela devolveu o que era de Deus. Porque ela fez um voto a Deus. Porque Ela foi à fonte de Deus . Seis filhos. Teve o prazer de ver um filho ‘profeta e juiz’ e teve mais três filhos e duas filhas.

Um pedido diante de Deus nunca fica num pedidinho. Ele começa a obra e Ele termina. Ele vai longe. Deus é ilimitado. Ele alarga as tendas. Ele estica as cordas. Ele encrava as estacas. Ele faz os ossos terem vida. Diz: “Glória a Deus”!  Tudo que dás para Deus, recebe multiplicado. Por isso é que eu acho que a maior virtude do ser humano é a generosidade.

Aqui está esta mulher. Ela poderia ter dito: ‘Já tenho aqui o filho’ . ‘Agora, meu Deus, ‘good bye’, ‘bênção’! Este, eu não vou dar. Me desculpe, tu compreendes a minha história.’ Pode-se até lembrar uma estória em Portugal, que se conta lá: Estava um homem pescando num lago, nas montanhas dos Ninhos, e tem uma igreja católica que se chama São Bentinho da Porta Aberta. Diz que estava o português pescando lá no lago e não havia pesca. Ele disse: ‘Olha, São Bentinho, se  me deres um peixe, hoje, eu te dou cinco litros de azeite para a igreja’. E diz que de repente, o pescador pegou um peixe, e era um peixe gigante. Ele entrou no barco e disse: ‘Oh! São Bentinho, tu não precisas de azeite para comer tu és santo’, e o peixe pulou do barco. E ele disse: ‘São Bentinho, não posso brincar contigo?’ ‘Só porque eu brinquei dizendo que santo não bebia azeite, o peixe foi embora?’  Ele estava quebrando, ali, o voto que ele fez.

Um ventre estéril, agora, tem cinco vezes mais. Tudo o que tu semeias na obra de Deus, colhes. Essa mulher semeou um filho. Sabes o que é a pessoa sair da maternidade e dizer: ‘profeta, logo que eu acabar  de desmamar, eu passo este filho para ti, porque ele é do Senhor. No dia que desmamou entregou o filho ao profeta..

Amado, quando, ás vezes, vens com teu dízimo, com o teu Samuel, Deus te honra. Devo dar o meu Samuel a Deus? Se tens a coragem de dizer: ‘aqui está o meu voto’. Ele vem e te põe mais três e mais dois. Ele põe cinco vezes mais do que mereces.

Foi recompensa de Deus, por Ana ter dado Samuel ao Senhor. Foi um sacrifício recompensado. Ela recebeu cinco filhos como bênção. Veja o que diz em 1 Samuel 1:28 Pelo que também o trago como devolvido ao SENHOR, por todos os dias que viver; pois do SENHOR o pedi. E eles adoraram ali o SENHOR.” Como ela cumpriu e devolveu o filho a Deus, o que aconteceu? Vida frutífera. A vida vazia acabou. A vida estéril, que era aquela área, se tornou uma vida abençoada. Deus sempre compensa a pessoa que tem essa atitude. Se Ana não desse Samuel, não receberia cinco vezes mais. Hoje, tu poderás receber cinco vezes mais do que tudo que  pensaste e pediste.  Acabou-se a tua vida infrutífera, estéril. Haverá saúde. Haverá dinheiro. Haverá milagres. Porque há coisas grandes que tu não sabes. Coisas que são ocultas, mas que já são realidade em nossa vida. Tu podes ter entrado hoje, aqui, com uma doença grave, o diagnóstico é sombrio, o prognóstico é horrível. Não importa se o médico diz. Não importa se o remédio… Não importa absolutamente nada. Nós temos uma fonte sobrenatural. E tu não tens que continuar dizendo; Deus, eu sou amada, eu tenho Deus, mas tenho uma coisa na minha vida, que gera ansiedade, que gera dor, amargura, choro, pranto. Ele disse: “Acabou”. A minha provisão, a minha saúde, a minha prosperidade, são parte da minha vida.

Veja que ninguém podia ter dado nada por Ana. Que o próprio marido disse: ‘Ana, vamos esquecer o filho, afinal, eu sou melhor do que dez filhos. Adota um. É que o marido não tinha a dimensão, nem ninguém tem a dimensão, a não ser tu mesmo, quando há uma área que precisa de um milagre de Deus. Às vezes, são áreas morais, são áreas físicas. Às vezes são impulsos sexuais. São comportamentos. São distúrbios. São negócios. Famílias. Deus não quer nenhuma área que digas que estás sofrendo. Sou abençoado, mas eu tenho uma área estéril, infrutífera.

Paulo tinha razão. O meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, porque é triste quando eu recebo homens em meu escritório, na minha frente, com boa condição social, chorando, porque não são amados. ‘Pastor eu tenho tudo, mas eu queria um afago da minha mulher, um beijo, um carinho,  em casa, só gritaria e inferno.’ Eu sei quantas senhoras eu já recebi em gabinetes, a dizer apóstolo eu não quero carro, eu não peço dinheiro, eu não peço jóias, eu não peço nada, eu queria ouvir meu marido dizer: “Eu te amo”! E ali vai se formando um vazio. É como necrose no coração. Vai necrosando. O músculo vai deixando de ter energia. A parte elétrica não funciona lá dentro.  A pessoa morre.

Mas nós temos uma fonte sobrenatural. Que o teu pedido sobrenatural, passa além. Tu não imaginas, o que significa: se me invocas o que eu te dou. Tu nunca viste, está oculto. Escondido. Jesus! Ana era estéril. Era considerada uma mulher doente. O opróbrio estava sobre ela. E apesar, a despeito do amor de Elcana, que a reconhecia que a honrava, ela dizia: ‘Algo mais por favor! Algo mais! Senhor eu sei que não é por força, nem por poder.’

Não é por grito, mas é pelo derramar do coração. É pelo reencontro com o Pai que se quebram cadeias, prisões, existenciais. E neste momento, como Apóstolo e profeta, eu jogo sobre a tua vida, a ‘cura divina’. Acura física, cura das emoções. Câncer, saia do teu corpo. Tumor, a pressão alta. O diabetes, o glaucoma, artrite, artrose, leucemia, a catarata, o problema cardio –respiratório, a esterilidade. Em nome de Jesus! Receba a cura para o carcinoma. Receba a cura para o teu corpo do alto da cabeça à planta dos pés. Receba o pedido que foi feito a Deus esta manhã. Receba o teu Samuel, agora. Receba o teu Samuel no teu casamento.

Receba o teu Samuel nas tuas finanças, na tua saúde. Receba o teu pedido a Deus. Samuel: a Deus o pedi, de Deus o recebi. Melanoma, câncer, próstata, intestinos, câncer de ovário, câncer de bexiga, exoplaumia, tumor no pâncreas, tumor cerebral, tumor no mediastino, na medula, tumor pulmonar, leucemia, colesterol alto, bronquite, otite, labirintite, aneurismas, faringites e sinusites. Arteriosclerose, esquistossomose, acidentes vasculares e epilepsia, lesão da medula espinhal. Receba a cura.

Ostiomelite, obesidade mórbida, endometriose, nódulos nos seios, hemofilia, artrite reumatóide, Alzhaimer, Parkinson, problema de bócio, esclerose múltipla, seringomielia, enxaqueca, esclerose lateral homiotrófica, síndrome cerebelar, demência, impotência sexual, reumatismo. Em nome de Jesus! O medo, a angustia, a depressão, a doença da alma, as alterações comportamentais que estão se manifestando na vida física, que estão vitimando tanta gente, o medo, a insônia, o autismo, a psicose maníaco depressiva, a síndrome de pânico, o desamor, o sentimento de inferioridade, as alterações de memória. O esquecimento, a síndrome de Duchen, histeria, esquizofrenia, emoções feridas, alterações nas próprias enzimas. Oh, Deus! Pela chagas de Cristo, nós já fomos sarados. Pelas chagas de Cristo, nós já fomos sarados. Pelas chagas de Cristo, nós já fomos sarados. Tomamos posse da bênção do evangelho do Deus bendito. Para a Glória de Jesus! E todos aqueles que receberam o seu Samuel, esta manhã, o pedido feito diante de Deus, digam com alegria: Amém! Amém! Amém! aleluia! Ao  teu Samuel, o pedido feito diante de Deus. Eu recebi o meu Samuel esta manhã. A Deus, toda Glória!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE