cropped-Logo_azul.png

O triunfo da cruz

COMPARTILHE

Em Gálatas Paulo escreve uma carta pastoral muito importante aos membros convertidos da galácia, ele termina falando sobre a Glória da Cruz de Cristo. Gálatas 6:14-15 “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura.” Que estas palavras abençoem os nossos corações.

Oremos ao Pai:

Meu querido Senhor Jesus Cristo. Amado da minha alma. Senhor da minha vida. Dono do meu ser. Autor e consumador de minha fé. Meu querido Deus, meu Jesus amado. Neste momento em que a Igreja, agora, se curva diante do criador, se prostra interiormente, diante de Deus, abrimos o nosso coração para ouvir o que o espírito perscrutou das profundezas do coração de Deus. Fala-nos Deus. Fala ao nosso espectador, ao internauta, ao ouvinte da rádio, move o teu espirito neste dia da ressurreição e fala-nos sobre o Triunfo na Cruz, para a glória do Senhor Jesus Cristo. E o povo de Deus diga: Amém! Amém! Amém!

Meus irmãos amados meus filhinhos em Cristo, ovelhas do Senhor, aqueles que têm  a marca do Cordeiro nas suas frontes. O ‘cristianismo’ é a verdadeira religião. Amém!  O cristianismo é a única religião que exalta a vida porque é religião de vivos que pertencem ao Deus vivo. Glória a Deus por isso. Portanto, cristianismo exalta  o Cristo Ressuscitado. Nós não exaltamos o Cristo morto, o Cristo sofrido, o Cristo da via crucis. Não! Esse veio para cumprir a lei e a história

Em 1 Coríntios 15:14 “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé;” ou seja, se nós insistirmos na pregação do Cristo na carne, no sofrimento de Cristo, diz que a nossa fé é vã. Vã é pregação. Vã é a fé. Ou seja, a fé e a pregação não serviriam para absolutamente nada, se a ênfase da nossa vida, da nossa mensagem não fosse o Cristo que ressuscitou. Portanto eu quero dizer aos meus amados filhinhos na fé que nós temos convicções espirituais na nossa Igreja, sobre o valor da vida de Jesus, sobre o valor da morte, sobre o valor da cruz, mas, acima de tudo, sobre o valor da ressurreição. As nossa convicções são fortes. As nossa convicções são absolutas. Porque nós sabemos que tudo começou na Cruz do Calvário.

Em Gálatas 6:14 a Palavra do Senhor diz: “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.” Então, Paulo disse que sua Glória estava no fato que aconteceu na Cruz do Calvário, ele disse na Cruz de Cristo. Recordemos que Jesus foi crucificado entre dois salteadores. Aquelas outras cruzes, não têm nada a ver conosco, a Cruz de Cristo tem. Portanto, Jesus Cristo, o único Deus, o Emanuel, o Deus conosco, o Cordeiro de Deus, Aquele que era, que é e será eternamente. Aquele que é o Caminho a Verdade e a Vida, foi e teve que ser pendurado numa cruz porque a cruz era uma morte maldita, no madeiro. Mas por que a cruz? Porque a cruz e somente a morte na cruz poderia remover a maldição do pecado em nossa vida. Era preciso que fosse assim, diz a Palavra do Pai.

Gálatas 3:13 “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro)”. Portanto a morte mais maldita, a morte mais intolerável, era a morte na cruz. E disse que Ele “nos resgatou da maldição do pecado e da lei, fazendo-se Ele mesmo maldição em nosso lugar.”  Jesus nos resgatou e se tornou nosso substituto. Ou seja, para que o pecado e a maldição saíssem da nossa vida, era preciso que todos nós passássemos pela cruz, mas  Deus não poderia fazer isto. Então Ele se fez maldito. Ele pegou o meu pecado, o teu pecado, a tua maldição, o castigo, a dor trouxe para a Sua vida e encravou tudo na Cruz do Calvário. Razão porque teve que ser a cruz.

Se não fosse a cruz, não haveria motivo de vida. Vejamos 3 versículos bíblicos muito importantes:

Romanos 6:23 “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Portanto o que nos esperaria, o que nos restaria da nossa vida por causa do pecado era a morte; a morte física, que é, naturalmente, o fato que ocorrerá com todos nós, mas teríamos uma segunda morte, que seria espiritual. Porque a Bíblia diz que “o salário do pecado é a morte.”

Ezequiel 18:4 “Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.” Portanto o salário do pecado é a morte. A alma que pecar morrerá.       Romanos 5:12 “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”

Quando eu uno esses três versículos, eu começo a ter uma visão e uma compreensão a me glorio na cruz de Cristo. Pastor me mostra um fato mais centrado da minha própria vida, que eu comece a valorizar a obra de Cisto na minha vida. Vejamos Salmo 51:5 que explica isto racionalmente.  “Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.” Ou seja, quando eu nasci, quando minha mãe e meu pai me conceberam, já havia pecado na minha vida.Quando minha mãe me teve, nasceu um filho em pecado. E como nos nascemos em pecado, alguém teria que morrer para remover o nosso pecado para sempre. Jesus tomou o nosso lugar na cruz, Jesus foi o nosso substituto, Jesus pagou o preço por mim.  Então, ao nascermos em pecado, em iniquidade,nós tínhamos algo diferente das pessoas do mundo, em nossa vida. Nós nascemos em pecado e iniquidade, mas nós éramos ovelhas. Éramos conhecidos de Deus. Isaias, o profeta disse: “por um pouco de tempo te deixei, mas logo, te cobri de misericórdia.” Esse pouco de tempo foi do nosso nascimento na carne até o dia que ouvimos Jesus e o recebemos como ‘Salvador.’ Só por um pouco de tempo!Romanos 8:29-30 “…. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.” Isto significa que quando nós nascemos, nós que somos da salvação, que temos a semente divina dentro de nós,diz a Palavra do Senhor, que já éramos conhecidos de antemão, ou seja, a nossa vida, a nossa existência não começou quando papai e mamãe nos conceberem e no dia que mamãe nos teve, nossa vida começa de antemão.  Tu tens que conhecer esses detalhes para valorizar a tua vida espiritual. A Palavra diz  que Deus nos conheceu de antemão.

Quando Deus antes de haver terra, mar, sol, luz, estrelas, nos criou, o nosso espírito foi criado para a salvação. Por isso, nós nascemos na carne, em pecado e em iniqüidade, mas na realidade sempre fomos ovelhas. Diz a Palavra do Senhor em Romanos 8:29-30 “…. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.” Portanto, nenhum de nós foi chamado para pertencer ao diabo. Nós fomos chamados para termos a imagem de Jesus. Tu tens a imagem de Jesus. Nós temos a imagem de Jesus.

Então, quando eu penso na obra de Cristo, eu penso numa obra completa. Nós somos glorificados porque fomos justificados. Fomos justificados porque fomos chamados e fomos chamados porque éramos predestinados, ou seja, ninguém chega à igreja se Deus não o predestina. Ninguém é salvo e justificado pelo Sangue de Cristo, se não foi conhecido por Deus antes da fundação do mundo, de antemão. Portanto, não somos nós a decidirmos isto. Ele já decidiu por nós. Por isso é que Ele é soberano. Se Deus fosse um ídolo, se Deus fosse um Deus humano, Ele não podia decidir nada por nós, mas ele decidiu.

Pedro explica isto com maestria. 1 Pedro 1:1-2 “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.” Ele diz que nós somos eleitos segundo a presciência de Deus. A palavra presciência vem do original grego PROGNOSIS que quer dizer que a nossa eleição foi uma decisão tomada por Deus, que é Soberano, ou seja, é preciso que nós possamos entender isto com clarividência porque se Deus nos conheceu de antemão e decidiu a nossa vida e nos predestinou, naturalmente, que nós teríamos que ser chamados, justificados e glorificados.  A obra de Deus é de Deus, não é do homem. João diz que “…o homem não tem cousa alguma se do céu não lhe for dado.” Portanto,v. 3 “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,” vv. 4-9 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.”

Portanto, a morte é importante, mas a ressurreição é mais importante e mais forte. Para uma herança incorruptível, ou seja, o que Deus promete não se corrompe, não tem mácula. Porque Deus diz na Palavra: ‘imaculado.’ ‘Imarcescível.’ Não perde a cor, não perde o brilho, mas está reservada no céu para nós. E sois guardados pelo poder de Deus. Irmãos, nós somos guardados pelo poder de Deus. Por isso é que se diz: ‘quem é nascido de Deus, Deus o guarda e o maligno não lhe toca.’ Porque é o poder de Deus que nos guarda. Ai de mim se o poder de Deus não me guardasse. “mediante a fé para salvação, preparada para revelar-se nos últimos tempos.”

Então, o predestinado e escolhido apesar e a despeito de passar por várias provações, sabe que o final disso é a salvação eterna da sua alma.    Então, nós estamos aqui, nos regozijando em Deus porque essa obra completa, está perfeita. Paulo diz: ‘eu para me gloriar, me glorio no que aconteceu ali na cruz.’ Porque ele diz: ‘ lá ficou o castigo, lá ficou a dor, a angústia, o medo, a depressão, a pobreza, a miséria, o  pecado, a maldição. Pedro vai mais adiante e diz em 1 Pedro 2:5-9 “também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, a pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos. Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” O Senhor compara a igreja a uma construção. E cada um é uma pedra viva.  Aqui não há pedra mortas. Somos pedra que vivem. Aqui não há pedra de cal que desaparece Não é pedra de açúcar, que quando chove não vem à igreja com medo de derreter. Somos pedras vivas. “…ponho em Sião.” Quem é a pedra angular, a pedra que vive é Jesus, ou se já quem participa e vive da igreja, nunca poderá, em hipótese alguma, ser envergonhado. Deus não deixa. Ele guarda com seu poder. Há pessoas que crêem e há pessoas que foram postos para não crerem, para tropeçarem na Palavra. Os que crêem são a pedra preciosa. Jesus é precioso. Os que não crêem tropeçam na Palavra.

Então, como é que se vê se uma pessoa é para salvação. Quem crê na Palavra, recebe a Palavra, recebe Jesus como Senhor e Salvador é para salvação. E quem diz: ‘Não. Não é assim, esse não é para a salvação.’ As pessoas têm mais facilidade em crer numa novela do que na Palavra, porque foram postos para tropeços. Eles tropeçam e caem. Eles não recebem a Palavra, porque são homens naturais. As coisas espirituais se discernem pelo Espírito.

Mas quem recebe a Palavra, pastor?  Pedro explica isto muito bem: v.9 “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” Ele está falando à igreja. A palavra diz: “vós porém..” Ele falou dos que tropeçam na Palavra. E há pessoas que tropeçam na Palavra, legal. Às vezes, tu dás o teu testemunho, falas da Bíblia toda e a pessoa que te ouve diz: ‘Ah! Eu acredito em Shakespeare. Eu acredito nas obras de Platão, Aristóteles, mas a Bíblia? A Bíblia me causa arrepio.’ Essa pessoa tropeçou na Palavra, ela não é da salvação.

Há pessoas que sequer sabem ler, mas quando ouvem uma Palavra: “…o Senhor é meu pastor e nada me faltará!” começam a chorar. O Espírito testifica com seu espírito que são filhos de Deus. Isto é  maravilhoso. Portanto, quando recebemos  Jesus, toda obra da cruz passa às nossas vidas. Todos os benefícios da obra da cruz são nosso direito. Por isso que o crente que é renascido, que é raça eleita e propriedade exclusiva de Deus, tem um chamado a gloriar-se na cruz porque a cruz nos trouxe vitórias. Alguém pode dizer: ‘mas apóstolo, é preciso que o senhor invista mais tempo no altar e me explique o que aconteceu na cruz do calvário.’ Dois mil anos depois, celebrando a ressurreição, que começou com a morte Dele na Cruz. É claro que eu teria que ter muitas horas para explicar isto.  Mas pelo menos 12 fatos eu quero que tu guardes, memorizes. Doze por que? Porque doze na Bíblia é um número de governo. Doze apóstolos! Doze tribos. 24 anciãos. O doze é o que representa, na Bíblia, o governo de Deus sobre a igreja. Eu vou falar de 12 aspectos importantes que ocorreram na cruz do calvário.

Primeiro-Na cruz e na vitória da cruz, o plano da salvação se completou.

É o primeiro fato. E tudo começou em  Gênesis 3:15 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Quando Deus fala à serpente, Ele diz: ‘olha serpente, eu vou por inimizade entre ti e a mulher. Entre a tua descendência e a dEle.’ Jesus está dizendo à serpente: Na terra haverá duas descendências: a tua descendência, serpente, os descendentes do diabo e os descendentes da salvação. E este descendente da mulher, está se referindo a Jesus, ferirá a tua cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar. A grande guerra espiritual da humanidade. Diz que satanás vai ferir o calcanhar, mas que Jesus vai esmagar a cabeça da serpente. Ferir a cabeça foi o que Jesus fez  na cruz do calvário, para que se completasse o plano da salvação e eu vou dizer uma coisa: ‘tu nunca mais podes ser derrotado por um inimigo que tenha a cabeça esmagada.’ O inimigo foi derrotado por Jesus na cruz. O inimigo não pode mais te controlar, não pode mais te manipular, não pode mais te humilhar, não pode mais te arruinar porque Jesus é o Senhor é o provedor. Ele triunfou na cruz e Ele te deu toda herança, na cruz do calvário. Glória a Deus! O triunfo começa pelo plano perfeito da salvação. A obra se completou a respeito da salvação.

Segundo- Na cruz, Jesus venceu.

A voz das muitas águas venceu e hoje, por causa desta vitória de Jesus na cruz, quando nós oramos, demônios, espíritos enganadores e opressores fogem porque algo vitorioso aconteceu na cruz.Apocalipse 12:10-12 “Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta.” A cruz nos trouxe vitória. É importante que a igreja de Jesus acredite na vitória do Sangue na cruz e também acredite no poder da palavra do testemunho. Porque quando tu dás testemunho daquilo que Jesus fez por ti, daquilo que o Sangue fez em tua vida, sobrenaturalmente, é liberado um poder espiritual superior a qualquer poder que destrói o adversário. Vejamos a importância da palavra do testemunho. Tu não podes deixar de dar testemunho.  Às vezes,  eu fico constrangido porque a minha esposa onde ela entra, leva um cartãozinho da igreja. Começa logo a falar de Jesus. Onde ela chega, já vai com o cartãozinho. Isto é importante. Minha mulher vai, já fala de Jesus, fala do programa da televisão. Amado o nosso testemunho tem um poder sobrenatural, porque a Bíblia diz que nós vencemos por causa do testemunho.

Então, não deixes de falar da obra de Cristo na tua vida. Não deixes de falar de quem eras no passado. Por isso é que todos os dias tu me ouves dizer: ‘eu estava na cadeira de rodas, eu estava desenganado pela medicina. Eu estava apodrecido em vida. Algumas pessoas dizem: ‘lá vem o pastor com a mesma história.’ Mas eu tenho que dar o meu testemunho. Eu vou contar o que? Este é o meu testemunho. Este testemunho libera um poder sobrenatural. O inimigo não gosta de quem dá testemunho. Ele gosta do camaleão. Sabes o que é o camaleão? É um lagarto que quando está em cima de algo preto, ele fica preto. Quando está sobre algo marrom, ele fica marrom. Quando ele está no branco, ele fica branco. Nós não somos crentes camaleões. Nós não mudamos de cor.

‘Pastor, mas eu trabalho numa empresa e meu chefe é espiritista.’ Esse tem que saber que tu és de Jesus. ‘Pastor  eu sou funcionário público e na minha repartição é proibido se ler a Bíblia.’ Está bem.’ Tu podes pode levar a Bíblia e quando fores almoçar, mostra a Bíblia. Não tenhas medo. Esse poder do testemunho é poderoso!

Terceiro- Na cruz, nós fomos redimidos das garras do diabo.

Salmo 107:2 “Digam-no os remidos do SENHOR, os que ele resgatou da mão do inimigo.” Imaginem os irmãos amados, que nós antes de termos Jesus, Paulo diz aos Efésios 2:3, “fazíamos a vontade de satanás.” “Andávamos como os demais, como se fossemos filhos da ira. entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.” Há irmãos que se pudessem vir contar a história deles, a igreja cairia. Paulo disse aos Coríntios:“algumas coisas nem digo por causa da vergonha.”

Então, este foi o tempo da ignorância. Foi o tempo que estávamos nas garras de satanás. Nós temos irmãos que fumaram maconha, cheiraram cocaína, deram tiro, adulteraram, roubaram, mataram. Temos aqui pessoas com testemunhos poderosíssimos. Um jovem veio aqui à frente dizendo que ia se matar e trouxeram-no à igreja ontem, os pastores conversaram com ele, e eu  também falei com ele:‘jovem, aqui é tua casa. Tu queres ser um vencedor?’ Ele disse: ‘Já sou vitorioso.’ E saber que ontem mesmo, ele queria se matar.

Então, os remidos do Senhor foram resgatados e nós temos a obrigação de dizer: digam ao remido. Eu estou sempre contando meu testemunho, todo culto eu falo isto. Eu era católico, apostólico romano, seguidor de São Judas Tadeu, adorava nossa senhora de Fátima, usava  cordão. Tinha medo de sair no dia 13, sexta-feira. Gato preto, então me arrepiava todo. Passar debaixo de escada, nem pensar. Vinho derramado na mesa tinha que botar sal em cima. Eu era um supersticioso. Nós portugueses, somos muito supersticiosos. Eu tinha superstição de tudo. Ora, estava nas garras de satanás  e quanto mais sofresse, mais batia palmas em cima de mim. Mas um dia o Senhor me resgatou de tudo isso.

Mas quando Ele nos resgatou? Quando Ele esmagou a cabeça da serpente na cruz do calvário. Foi lá. Nós entendemos que é importante  entendermos, hoje, o triunfo da cruz; saber que na cruz, fomos redimidos das garras do inimigo. Fomos justificados pelo Sangue, fomos santificados, libertados, redimidos para sempre. Temos um Dom de Deus

Romanos 11:29 diz: “porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.” Como é que dizem os hispânicos? ‘Los dones e la vocación de Dios  son irrevocables.’ São irrevogáveis porque o que Deus te deu, Ele não te  tira. A chamada, meu irmão, o mundo pode virar de cabeça para baixo, tu não perdes mais. Podem rasgar as Bíblias. Rasgar as constituições, não acontece nada contigo porque já tens a Bíblia no coração. ‘Os dons e a chamada são irrevogáveis.’ Pastor, mas porque todo mundo prega que a salvação se perde? Porque ninguém conhece a Bíblia. Há pessoas que entram na   Internet escrever contra mim. Dizem: ‘O que o Miguel Ângelo diz, não é bem assim. Cuidado povo de Deus com esse homem. Porque ele diz uns versículos……’ Ora, eu digo o que está na Bíblia. Diga-me alguma coisa que eu disse que esteja fora da Bíblia. Foi Deus quem revelou. A Glória é Dele.

Quando Ele diz ‘os dons e a chamada são irrevogáveis,’ pode chover canivete ai fora,  para mim é irrevogável. Eu fico com a Bíblia. Se está na Bíblia,  eu creio! Se não está na Bíblia! Eu não creio. É mentira. Não recebo. Há pessoas que dizem: ‘Por que Deus falou  a revelação ao Miguel Ângelo e não a mim?’ Porque eu não venho aqui brincar com as coisas de Deus; nós estamos comprometidos com a verdade e Deus revela. Glória a Deus!

Quarto-A vitória da cruz, e nela nos gloriamos, fez com que a maldição da Lei fosse removida.

Romanos 10:4 diz “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.”O fim da Lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Nós vivemos num pacto melhor e superior porque a lei terminou. O fim da lei é Cristo. Cristo veio cumprir a lei. Ele se tornou Cordeiro. João Batista quando viu Jesus disse: ‘eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo! Ele não disse que tiraria apenas uma parte dos pecados do mundo, 50% os outros 50 % os homens teriam que se virar.  Ele não disse isso. Jesus disse A obra de Jesus foi completa.  Há pessoas que sofrem muito aí fora. Nós estamos fazendo uma reforma nos valores espirituais. O fim da Lei é Cristo. E quando a Lei sai da vida de uma pessoa, a Bíblia se torna diferente, até o sorriso é diferente, a busca pelos lugares na igreja é diferente.

A busca pelos lugares na igreja é diferente. Vejamos  o que o fim da Lei fez: Romanos  8:1 “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” Agora, já que temos Jesus, já não há porque seguir a Lei, ela foi removida na cruz. É por isso que Paulo disse: ‘eu só me glorio na cruz.’ Já foi removida a condenação.  Pastor o que é condenação? É aquela culpa diabólica que a Lei impõe sobre a vida das pessoas. São aquelas regras, aquelas leis, aqueles costumes, aquele legalismo, aquela acusação. A pessoa diz: eu jejuei 10 dias, é pouco. Vou  jejuar 20, é pouco vou jejuar 30, é pouco; é preciso jejuar 41 para ser melhor que Jesus.  Isto é lei, Jesus disse  que Ele é o fim da Lei.

Gálatas  5:1-9 “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei. De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes. Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor. Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade? Esta persuasão não vem daquele que vos chama. Um pouco de fermento leveda toda a massa.” O que está sendo mostrado nesta manhã  não é mostrado em dez anos de seminário.  Só neste ministério se mostra que a Lei só faz jugo de escravidão.

Imaginem o que é uma pessoa fazer uma novena e ficar olhando para uma imagem e dizer: ‘Jesus Cristo tende piedade de nós.’ Ele deve dizer: ‘mas Eu já tive piedade de ti, já morri na cruz por ti.’ Isto é o que a Lei faz: Jugo de escravidão.’ ‘E o que eu fiz por ti na cruz?’ ‘Jesus Cristo tende piedade de nós.’ Fica estranho! Para a maioria das pessoas, Cristo para nada lhes aproveita. A obra na cruz, a vitória sobre satanás, a vitória sobre a doença, não lhes aproveitam nada porque estão voltando para a circuncisão, para a Lei. Paulo está explicando aqui duas coisas muito importantes que a igreja tem que saber, hoje.

Quem são as pessoas que se desligam de Cristo? Não é que o crente perca a salvação, Já expliquei isto. Não perde. Desligar-se de Cristo é não seguir a doutrina sã de Cristo. É o que Paulo diz: “da graça decaíste.” ‘Quem são as pessoas que decaem da graça, pastor?’ Quem não vive os benefícios da Graça. Paulo continua dizendo. V. 5 Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. V 6 “Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.” Isso é que tem valor. V. 7 “Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade? A Graça de Deus.” Porque os  Gálatas trocaram a Graça pela Lei. v.8 “Esta persuasão não vem daquele que vos chama. Ou seja, não é Jesus que vos chama para a lei. A persuasão vem dos homens.  V.9 “Um pouco de fermento leveda toda a massa.”

Portanto, nós não podemos deixar que um pouco de fermento levede toda a massa, mas devemos lembrar que a cruz faz esquecer o passado e por isso, nós nos regozijamos. Em 2 Coríntios 5:17 diz “se alguém está em Cristo é nova criatura, as coisas antigas se passaram e eis que se fizeram novas.” ‘Pastor, mas quando o irmão abre esta porta, não é uma autorização para pecar?’ Amados, deixem-me dizer uma coisa. Eu estou na obra de Deus há 30 anos. Há 27 anos como pastor. Nunca ninguém veio aqui à frente e disse: ‘Apóstolo, venho pedir autorização, porque eu vou pecar amanhã e queria sua benção para o meu pecado.’ Quem tem DNA de pecado, peca e não pergunta a ninguém para pecar. Agora, quem tem a semente divina foge do pecado. O pecado assedia  mas quem é de Deus foge do pecado. Quem tem DNA de pecado peca mesmo.
Tu não conheces a estória da rã e do escorpião? Já a contei muitas vezes. Havia uma rãzinha que ia atravessar um rio e chegou um escorpião. Bom dia Dna. Rã. Ela: Ó  senhor escorpião como o senhor está? Tudo bem? Tudo bem com o senhor, escorpião?  Diz o escorpião: ‘eu preciso atravessar do outro  para fazer uma pequena viagem, você poderia me levar nas costas, porque eu não sei nadar?’ E a rã perguntou:‘sr. escorpião o sr. não  vai me picar?’ ‘Fique descansada, não farei isto. Me leve nas costas e a viagem vai ser boa.’ A rãzinha mergulhou e foi. No meio da viagem, já no rio, o escorpião dá um picada na rã, a  envenena e começam os dois a afundar. E a rã disse: ‘mas escorpião você falou que não iria me morder? Desculpe, disse o escorpião, mas picar, morder está no meu DNA.Era inevitável, está no meu Dna. Eu sou escorpião, eu tinha que morder e deixar todo mundo inoculado com o meu veneno’

Há pessoas que são assim. Elas podem parecer, no início, que são boas pessoas, mas o DNA de escorpíão  aparece. Mas quem é de Deus…é de Deus para sempre, e eu duvido que uma pessoa de Deus tenha muito prazer no pecado, tipo: ‘ Adorei, apóstolo. foi maravilhoso, pecar.’! Duvido. O Espírito de Deus não deixa a pessoa se sentir bem em pecar.  ‘Maravilhoso, pastor. Peguei minha mulher dei-lhe dois tapas. Dei um sopapo na minha sogra, um nocaute no meu sogro. Uma coisa gostosa! Me senti bem. Depois vim à igreja, na ceia, louvei e ficou tudo bem, apóstolo.’

Eu não acredito nisto. Sabem por que amados? Porque em Romanos 5:20 “Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça,”O que aconteceu depois que recebemos Jesus? Superabundou a Graça de Deus. Se nós estamos na super graça. A nossa fé é uma super fé. Se o teu Deus é um deuzinho de qualquer coisa, raquítico, amedrontado, o meu não é. O meu é o Soberano  Senhor. Aleluia!

Então, esta igreja tem ‘super’ crentes sim, como dizem alguns por aí! Crentes que valorizam a obra da Graça de Deus. Esses crentes têm um super Deus, uma super fé, um super poder. Somos ‘super’ crentes, sim.  Portanto,  superabundou a Graça. Então se tu tiveste uma página negra na tua vida. Se algo no teu passado te envergonha, te entristece, uma gota do Sangue de Cristo remove todo o pecado e a graça superabunda na tua vida. Isaias 1:18 diz isto: “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.” Isto foi na Cruz do Calvário.

Quinto– A vitória na cruz nos trouxe paz com Deus.

Colossenses 1:20-23 diz: “e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis, se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.”

Nós não fizemos a paz. Ele fez a paz. Cristo fez a paz pela cruz. Na cruz a separação acabou, nós fomos reconciliados. Hoje nós temos paz. Filipenses 4:7 “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”. Temos uma paz inexplicável. Ela excede todo entendimento. Como é que às vezes o mundo esta todo descompensado e nós dizemos: ‘Aleluia!’ Isto é a paz de Deus. Romanos 5:1: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;”

Amados, há paz entre nós e Deus. Entre mim e Deus está tudo bem. Diz isto: ‘entre mim e Deus está tudo bem!’ João 16:33 “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Tem paz em Cristo. João 14:27 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”A minha paz não é  como a  do mundo, que é feita de bebida alcoólica, de cheirar cocaína. Não te atemorizes. Não tenhas medo da vida. A paz de Deus está na tua vida.

Sexto-Na Cruz a autoridade do inimigo terminou para sempre. Colossenses 2:15“e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.” O mundo todo viu. Jesus triunfou. Hebreus 2:14 “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,” Destruísse ‘CATARGEO’.

Então ele não pode mais entrar na tua vida. Não pode existir um crente possesso, não existe. O teu corpo está fechado. Tu és propriedade exclusiva de Deus.  És templo do Espírito Santo. A autoridade do inimigo terminou sobre a nossa vida. 1 João 3:8 “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.” Ele foi derrotado pra sempre pelo Sangue de Jesus. Nada pode contra ti. As portas do inferno não podem prevalecer.Mateus 16:18 “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

Sétimo-Doenças e enfermidades terminaram na cruz do calvário. 1 Pedro 2:24“carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.” Eu sempre pergunto: ‘carregou ou não carregou?’ Portanto, nunca mais digas que és um pecador. Tu tens Jesus. Tu és santo. És justo. Tens paz com Deus. Diz: ‘pelas chagas de Cristo eu já fui sarado.’ Então, Ele é o mesmo de ontem, hoje e para sempre. O seu amor é o mesmo. A sua Graça é a mesma. A sua paz é a mesma e a sua cura é a mesma.

O que Ele fez em Jerusalém, o que Ele fez no Mar da Galiléia,  Ele  pode fazer hoje, aqui, no Rio de Janeiro. Ele pode fazer na América. No Canadá. Em Lisboa. Na Espanha, Inglaterra, África, Angola, Moçambique, no Oriente Médio. Ele é o mesmo.

Oitavo-Na cruz a nossa morte acabou. A morte morreu.

João 11:25-26 “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” São os grandes mistérios da Bíblia. Ainda que morramos na carne, nós vamos viver eternamente ou seja, é bom saberes disto porque não há purgatório. Isso é uma mentira. Não existe purgatório. A pessoa que morre em Cristo, vive eternamente. Quem não morre em Cristo eternamente sofrerá.

Apocalipse 1:18 diz: “e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.” Deus não é um Deus de ovelhas mortas. Não existe nenhuma ovelha morta em nenhum cemitério daqui desta cidade. Existe o pó que voltou ao pó. Mas ovelhas mortas, não. A Bíblia diz ‘ ainda que morra, viverá.’Lucas 23:43 Ele disse: “Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.”

Quando nós pararmos de respirar, na próxima respiração já estamos com o Senhor, num lugar chamado “Seio de Abraão”  Davi, sabia dessa verdade por isso, ele disse no Salmo 23-4 “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.” Nós não temos que temer a morte,  porque a morte morreu na cruz.

Nono-A pobreza acabou na cruz do calvário.

Ele nos deu uma herança. Galátas 3:29 diz: “E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.” Então 2 Coríntios 8:9 “pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.” Vos tornásseis ricos. Ah! Alguns irmãos não estão acreditando. Como? De que maneira? Deuteronômio 8:18 “Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.” Graças a Deus a pobreza acabou.

Décimo- A vergonha terminou. A cruz esmagou a vergonha.

Se satanás te mostra o teu passado, mostra-lhe qual é o futuro dele. Isaias 61:7 diz: “Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria.” Diz: ‘eu recebo para a minha vida.’ Só o crente da Graça de Deus tem alegria, amados! O resto vive como que  num muro de lamentações de Jeremias. Parece que bebeu suco de limão sem açúcar  logo de manhã e estão com uma cara amarga. Mas os da Graça sabem, acabou a vergonha. Levanta a tua cabeça. Tu podes não ser perfeito na carne, mas és vitorioso na carne.

Décimo primeiro-O véu se rasgou na Cruz do Calvário.

Mateus 27:51 “Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas;” De alto a baixo quer dizer o que? Foi Deus que começou rasgando esse véu para que o caminho para a Sua presença fosse aberto. Nós hoje, temos acesso ao Pai. Hebreus 10:19-23 diz isto: “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.”

Amados, o véu já se rasgou. Já podemos entrar no Santo dos Santos. Eu não preciso mais pedir a um Padre, a um Rabino, ao Pastor ou Bispo, nem a Maria para Maria pedir ao Filho para o Filho pedir ao Pai. Eu vou diante do Pai e digo: ‘Aba Pai!’ Tu és filho, fala direto com o Pai.

Hebreus 4:14-16 “Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” A fim de recebermos pauladas nas costas, condenação, ameaça de inferno? Vou riscar o nome do livro da vida? Vou te atirar na cova dos leões? Não.

Então, quando tu falas com Deus, recebes misericórdia, achas graça e socorro. ‘Pastor, é tão bom ouvir o irmão pregar, me abre o coração, me sinto feliz aqui nesta igreja. O senhor diz coisas importantes que me fazem bem ouvir.’ Eu estou dizendo o que o Pai me manda te dizer.

Décimo segundo- A rejeição foi derrotada.

Se há um espírito que ofende, é o espirito da rejeição. Alguns irmãos já foram rejeitados. Alguns foram até abandonados por seus pais, por sua família. Temos uma senhora aqui que nunca teve notícia dos seus pais. Cresceu sem o carinho de uma mãe, sem uma fralda mudada por uma mãe. Sem um carinho, um beijo de um pai. Chama-se isso ‘espírito de rejeição.’ É aquela esposa que se deu pelo seu marido, fez o melhor e o marido chega à casa e diz: ‘já não gosto mais de ti, vou me encontrar com outra.’ Pega as malas e desaparece. É aquele marido que foi bom marido, foi o melhor marido e de repente,  diz à esposa : ‘encontrei uma melhor que tu. Vou te largar,’ Amados, na cruz Jesus derrotou a rejeição. Por que? Porque houve um momento em que Ele se sentiu rejeitado. Mateus 27:46 O Senhor diz: “Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” Ele sentiu a rejeição do Pai por causa dos nossos pecados. Deus não tem parte com pecador. Ele não poderia falar comigo, falar contigo se fossemos pecadores.

Então, naquela hora, Jesus sente o espírito da rejeição porque Ele encarna o pecado de todos os eleitos do mundo. Ele sabia o peso do espirito de rejeição. Isaias 49:15-16 “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim.”

Quando Deus te tomou e disse que tu eras dEle para sempre, a partir daí não és mais órfão, não és mais rejeitado, não ficas mais inseguro. Efésios 4:8 diz: “Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.” Acabou o cativeiro. Acabou aquele que nos prendia, aquele que nos humilhava, aquele que nos adoecia. A vitória chegou. Ele ressuscitou! Ele está vivo! Maior é aquele que está em nós do aquele que está neste mundo.

Então, a cruz de Cristo é motivo de glória. O Sangue ali derramado faz com que estejamos aqui livres. Ele morreu, mas ressuscitou. Ele está vivo. A cruz traz vitória, traz vida, traz prosperidade, traz  saúde, traz liberdade no Cristo que ressuscitou.

Se há alguma coisa que nós temos que nos gloriar, gloriemo-nos na Cruz. Porque esses doze itens que preguei aqui, junto com mais outras centenas, fazem de nós cidadãos do Reino, eleitos para viver a eternidade. Assim seja! Assim disse o Senhor!

 

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE