cropped-Logo_azul.png

Possuímos um altar

COMPARTILHE

TEMA: POSSUÍMOS UM ALTAR – DOMINGO – 27/06/2004 – 1917

Texto Básico: Hebreus 13:10 “Possuímos um altar do qual não têm direito de comer os que ministram no tabernáculo.”

Santo, precioso de Deus, eleito do Senhor, selo do meu apostolado, meu filhinho na fé!

A palavra altar é encontrada 396 vezes no Antigo Testamento. Ela vem da palavra hebraica:Misberah, que significa: o lugar onde eram queimados os sacrifícios e incensos ao Senhor. Além disso, era o lugar de adoração a Deus e de comunhão entre Deus e aqueles que ofereciam os sacrifícios. Era, também, um lugar onde Deus manifestava a Sua provisão. Por inúmeras vezes Deus pediu que fosse construído um altar para Ele.

A Bíblia Sagrada diz que, no Novo Pacto, o Pacto que estamos vivendo, a Nova Aliança, também possuímos um altar. Só que o nosso altar não é mais feito de pedras; ele é espiritual. O altar que temos hoje é o que Cristo fez por Sua vida e expiação na cruz do Calvário. Portanto, baseados no fato de que temos um altar espiritual, hoje, podemos, também, ter intimidade com o Senhor. Então, o altar de pedras que era construído no passado para sacrifícios e queima de incenso tipificava o altar espiritual que temos hoje.

Em Hebreus 9:12, a Palavra do Senhor diz: “não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.”

O altar do Novo Pacto é Cristo. Ele é o nosso altar. Ao termos comunhão com Ele recebemos a provisão do altar.

Agora, o que me chamou atenção, e que precisa de revelação, é que a Bíblia Sagrada diz, emHebreus 13:10, que “Possuímos um altar do qual não têm direito de comer os que ministram no tabernáculo.”

Eu perguntei a Deus sobre o que é “comer”? E o Senhor disse: “Desfrutar dos benefícios do altar”. Depois, perguntei o que é “ministrar no Tabernáculo”? É a lei de Moisés. Então, Deus me mostrou que não têm direito a qualquer benefício do Novo Pacto aquelas pessoas que se apegam às normas legalistas, cerimoniais e rituais da lei de Moisés e do Tabernáculo.

Jesus foi oferecido como sacrifício fora da porta. Ou seja, distante dos templos, das sinagogas, dos ritos e cerimônias judaicas. Assim, temos o direito de “comer”, temos direito aos benefícios do altar, porque não temos mais a carga embaraçadora do legalismo.

Quem retorna ao judaísmo está retornando ao Tabernáculo. E quem ministra no Tabernáculo não tem direito de comer do altar, não tem direito aos benefícios do Novo Pacto de melhores e superiores promessas. Quem retorna ao Tabernáculo está negando ou desprezando a obra de Cristo. Quem retorna ao Tabernáculo não se beneficia do altar, da provisão absoluta de Jesus. Este está sempre debaixo de fardo, de peso, de condenação, de acusação, porque o Tabernáculo, a lei era inútil, conforme Paulo disse aos Hebreus.

O povo que serve ao Tabernáculo judaico, hoje, não conhece o altar cristão nem sabe dos benefícios do Novo Pacto. Eu vou te dizer uma coisa: Grande parte do povo de Deus ainda está ministrando no Tabernáculo. A Bíblia diz que, quando se muda a lei, muda-se também o sacerdócio. Nós somos reino e sacerdócio. Somos sacerdotes reais. Não podemos mais voltar ao Tabernáculo judaico, porque, se assim fizermos, nunca comeremos dos benefícios do altar de Cristo. Hebreus 9:8 a 10 explica isso com detalhes. Vamos começar com Hebreus 9:8: “querendo com isto dar a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do Santo Lugar não se manifestou, enquanto o primeiro tabernáculo continua erguido.”

Se o judaísmo, com a sua lei, com a sua condenação estiver na vida do cristão, o Espírito Santo não se manifesta na Sua plenitude.

Diz Hebreus 9:9: “É isto uma parábola para a época presente; e, segundo esta, se oferecem tanto dons como sacrifícios, embora estes, no tocante à consciência, sejam ineficazes para aperfeiçoar aquele que presta culto,”.

A lei manda fazer sacrifícios, mas é ineficaz. Não serve para quem presta culto. A Bíblia diz que no Novo Pacto o justo vive por fé, e não mais pelos sacrifícios do Tabernáculo.

Diz em Hebreus 9:10: “os quais não passam de ordenanças da carne, baseadas somente em comidas, e bebidas, e diversas abluções, impostas até ao tempo oportuno de reforma.” Toda a lei de Moisés não passava de ordenanças da carne.

Este é o grande problema da obra do Senhor: as pessoas são ensinadas, tradicionalmente, a ficar no Tabernáculo. Por isso, ouvimos as pessoas dizerem: “Ah, eu tenho que sofrer porque Cristo sofreu. Eu tenho que pagar o preço, porque Cristo pagou o preço. Eu tenho que andar na via crucis, porque cristo também andou.” Estão ministrando no Tabernáculo. O primeiro Tabernáculo ainda está erigido. Não têm o direito de comer do altar da Graça de Deus.

Eu entendo que precisamos descobrir o que existe no altar que é nosso direito comer. Bem, o que há de mais precioso no altar são as promessas de Deus. Essa descoberta é importante porque, quando compreendemos o que está no altar da fé, mudamos a nossa perspectiva de vida, as nossas atitudes e as circunstâncias também. O altar nos revela o que Deus tem de suprimento para todos nós.

Repito: se estivermos ministrando no Tabernáculo não teremos direito de comer dos benefícios do Novo Pacto. Ou seja, não há direito à cura, à prosperidade e à vida livre de condenação.

A Igreja de Cristo sobre a face da terra ainda está servindo no Tabernáculo. Contudo, a Bíblia diz que foi estabelecido um Novo Pacto de melhores e superiores promessas. Agora, não é mais por lei, mas por Graça. O fim da lei é Cristo. Amado, é hora de recebermos o cumprimento das promessas que estão no altar, as quais são nosso direito.

Então, agora, vamos caminhar por alguns versículos bíblicos.

Filipenses 4:19 diz: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.”

O mundo não pode dizer “E o meu Deus”. Lá há falsos deuses da magia, estranhos e escusos. Mas nós podemos!

Quem é o nosso Deus? Jesus Cristo! Quem tem o direito a essa promessa de Filipenses 4:19? Quem come do altar do Novo Pacto de melhores e superiores promessas.

As promessas são e formam os fundamentos do altar que, na realidade, são os fundamentos da fé. Pedro diz isso, em 2 Pedro 1:3-4“Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,”.

Não fomos chamados para o inferno, nem para a condenação, nem para lutar com demônios. Fomos chamados para Glória e virtude de Deus.

Vê, o Apóstolo Pedro diz que as promessas já nos foram doadas, que participamos da natureza de Deus, o que significa que temos a medida de um anjo, que somos seres espirituais, que a nossa verdadeira identidade é espiritual.

Descobrir que no altar de Cristo há promessas de Deus, é como desenterrar um tesouro preciosíssimo. Conhecendo-as, cremos, oramos e recebemos cada uma delas. Fazer das promessas de Deus uma oração, leva-nos a compreender mais profundamente o quanto Deus nos ama e quanto Ele nos abençoa.

Quais são os pré-requisitos para participarmos da natureza divina e termos direito àquilo que nos foi prometido? São três pré-requisitos.

Um: Devemos conhecer as promessas. É necessário que alguém nos ensine. Dois: Devemos crer. Três: Devemos aceitar que Deus tem promessas para cada necessidade da nossa vida, pois nós, como seres humanos, temos necessidades emocionais, físicas, familiares, financeiras e espirituais.

Como as promessas começam a tomar corpo na nossa vida? Mateus 6:33 mostra: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”Mais alguns versículos para tu entenderes. Atos 20:32 diz assim:“Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.”

Uma vez que tu aprendes a Graça, sais do Tabernáculo e entras no altar de Cristo. Lá há uma herança que a Graça de Deus te revela.

Romanos 8:16-17 diz assim: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.”

Tu não és herdeiro para sofrer, apanhar, perder, desenvolver doenças graves ou quebrar. Tens direito a comer das promessas que estão no altar.

Se vivêssemos no Tabernáculo, estaríamos com medo. Todavia, não sentimos medo de ninguém nem de nada. Somos filhos do Deus Poderoso.

Gálatas 3:29 diz: “E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.”

Completa 1 Coríntios 2:9: “mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparadopara aqueles que o amam.” Para quem? Para os que desconfiam dEle? Não! Para os que confiam.

Diz Colossenses 3:23-24: “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;”.

Tu não estás servindo aos homens. Os homens são ministros, despenseiros e aperfeiçoam o povo de Deus. Tu estás servindo a Deus!

Deus tem uma recompensa, uma herança. A herança está no altar. Não está no Tabernáculo. Quem está no Tabernáculo não tem o direito de comer, não tem direito aos benefícios que o Novo Pacto nos trouxe.

Devemos ser cristãos fortes, com uma vida bem estabelecida sobre as promessas. Olha o que disse Paulo, em Efésios 1:3: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,”. Somos abençoados com todas as bênçãos. Nada nos falta.

A Bíblia é o Livro das promessas do coração de Deus para os Seus filhos. Eu ando com o coração de Deus por todo lugar. Não abro mão. Onde eu estou, o coração de Deus também está.

Cada promessa contida na Palavra de Deus é uma promessa de satisfação de necessidades. Nós estamos aprendendo a reivindicá-las, a ativá-las na nossa vida. 1 João 5:14 e 15 diz isso: “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.”

Como sabemos que estamos pedindo segundo a vontade de Deus? Quando pedimos o que está na Bíblia. Podemos pedir cura, bênção financeira, paz na família, vitória em tudo, sucesso e êxito, pois tudo isso está na Bíblia.

Diz em 1 João 5:15: “E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos,estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.”

Nós estamos no altar, é nosso direito comer da sua provisão. Não estamos mais no Tabernáculo. O primeiro Tabernáculo já foi destruído. Agora é Cristo em nós a esperança da Glória.

Orar segundo a vontade de Deus é orar de acordo com a Palavra. Se tu pegares um versículo bíblico e começares a orar em cima deste versículo, não há erro. Tu nunca errarás, porque estarás de acordo com a vontade de Deus.

2 Coríntios 1:20-22 diz: “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio. Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração.”Deus é glorificado por nosso intermédio quando uma promessa é manifestada na nossa vida.

Josué 1:8“Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.”

Toda pessoa que segue a Bíblia é bem-sucedida e próspera. No altar do qual comemos há prosperidade, boa comida, provisão e sucesso.

A Bíblia é o Livro dos livros, porque foi inspirada pelo Rei dos reis. Ela é recheada de promessas do Rei Jesus.

Qual a forma de abrirmos as promessas e chamá-las a nossa vida? A fé é a chave que abre as portas de tudo o que Deus tem para nós. A fé nos capacita com autoridade para chamarmos à existência o que não existe. A fé nos ensina a orar sobre as promessas de Deus. Quando começamos a orar sobre as promessas de Deus, a nossa confiança na fé aumenta, as nossas atitudes mudam, o nosso coração se acalma, passamos a transcender os nossos problemas e os nossos pontos de vista se tornam congruentes com as perspectivas de Deus; os milagres, então, começam a acontecer. Nós ativamos a vitória sobre os problemas.

Provérbios 30:5-6 diz: “Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso.” Não precisamos acrescentar nada. Devemos seguir apenas o que está na Bíblia.

Olha que Palavra a de Isaías 55:11: “assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.”

Toda Palavra possui um desígnio. Toda Palavra prospera, por isso, eu profetizo cura para o teu corpo, prosperidade e êxito para a tua vida!

A Bíblia é viva porque é o Livro do Deus vivo. O Salmo 119:105 diz: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos.”

Não há erro, irmão. Se seguires a Bíblia, não há erro, porque ela é luz, é lâmpada. As promessas bíblicas são infalíveis! Não há limites!

Olha, nós somos o templo do Espírito Santo. As promessas são infalíveis. Devemos conhecê-las, crer, recebê-las e vivê-las, porque a Palavra é a chave da nossa vida.

Provérbios 6:22-23 diz: “Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida;”. A Palavra guia, fala, é viva, eficaz, poderosa, corta, separa.

Diz o Salmo 32:8: “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.” Deus tem os olhos sobre nós.

Revela Isaías 30:21: “Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.”

A tendência da carne é sair um pouco para a esquerda, um pouco para a direita. Mas o Senhor sempre nos mostra o caminho a seguir.

Quantos já ouviram uma Voz lhes dizendo para não fazer negócio com uma pessoa, para não casar com determinado rapaz, para fugir de uma determinada mulher? Quando és sensível, ouves essa Voz.

A Palavra de Deus tem servido para a minha vida, literalmente. Ela me guia moral e espiritualmente. Todas as áreas da minha vida estão sob a cobertura da Palavra de Deus.

Diz Mateus 24:35: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.” Tudo passa tudo, mas a Palavra não passa.

Salmo 119:89 revela: “Para sempre, ó SENHOR, está firmada a tua palavra no céu.” Por isso é que eu me agarro à Palavra.

A nossa vida está firmada Deus. Quem dá a última palavra é o Senhor. Mesmo que as circunstâncias à nossa volta mostrem o contrário, quem dá a última palavra é o Senhor! Não é homem quem escreve ou determina o nosso futuro. Ninguém tem o direito de estabelecer o que nos acontecerá, pois somos regidos pela Palavra de Deus.

Isaías 40:8 diz: “seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.”

Lê 1 Reis 8:56: “Bendito seja o SENHOR, que deu repouso ao seu povo de Israel, segundo tudo o que prometera; nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas, feitas por intermédio de Moisés, seu servo.” A Palavra não falha!

Fala o Senhor, em Ezequiel 12:25: “Porque eu, o SENHOR, falarei, e a palavra que eu falar se cumprirá e não será retardada; porque, em vossos dias, ó casa rebelde, falarei a palavra e a cumprirei, diz o SENHOR Deus.” Eu recebo essa Palavra!

Salmo 40:2 revela: “Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.”

A pessoa pode vir do tremedal de lama, da maconha, da cocaína, do espiritismo, da magia negra… Quando o Senhor a chama, Ele a coloca em uma rocha, no altar.

Só a Bíblia tem o poder de estabilizar a vida de uma pessoa. Tu podes pedir ajuda a quem quiseres, a qualquer ciência, a qualquer auto-ajuda, que eles não estabilizam a vida. Mas, quando o perdedor, o fracassado, o doente, o desanimado, o perdido, o afetado pelas circunstancias do mundo, o doente chega diante do Senhor, Ele o arranca do tremedal e o põe sobre a Rocha. Então, aquele que era doente, torna-se saudável; o perdedor, vitorioso; o amaldiçoado, abençoado. A vida muda e estabiliza. Isaías 30:15 explica isso: “Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes.” O salvo sente paz e sossego. Deus, nos mínimos detalhes, está no controle de tudo.

Agora, termino com Efésios 3:16-19 “para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.” Santo é o Senhor!

Esta é a vida de um cristão que tem o direito de comer no altar de Cristo: cada necessidade será satisfeita. Aceita essas verdades, obedece aos mandamentos de Deus, ora sobre cada promessa do Senhor. Nós temos o direito de comer do altar. Nós temos o direito por fé. Nós não ministramos mais no Tabernáculo. Cristo é o nosso altar. Paulo disse: “Cristo em nós é a esperança da Glória. Agora já não sou eu mais quem vive, é Cristo que vive em mim.”

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

9 respostas

  1. Maravilhoso! Essa mensagem me liberou de confusões com respeito a pregações e ensinamentos que não vem de Cristo, aleluia! Amo meu Jesus e que Ele abençoe a todo o seu povo amém

  2. Gloria a Deus, é maravilhoso e tremendo, essa palavra impacta vidas, que atentamos mais para a palavra de Deus!

  3. Amei essa mensagem. Esclareceu muitas dúvidas sobre o altar do tabernáculo quando visto sob a perspectiva do Novo Testamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE