cropped-Logo_azul.png

Uma grande sabedoria produz uma grande riqueza

COMPARTILHE

Deuteronômio 29:29 “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” Que esta Palavra abençoe o coração de todos os meus irmãos em Cristo.

Oremos ao Pai:

Senhor Jesus, eu prego a Tua Palavra há quase trinta anos, é uma história de vida. Eu percebo, a cada dia, como essa Palavra renova-se, torna-se tão nova, jovem que parece que eu nunca falei dela, nunca li a Palavra. É tudo novo porque é assim que Tu ages. Tudo faz-se novo. Nós vivemos em novidade de vida. E, essa palavra que pertence aos pensamentos de Deus, -Jeremias, o profeta, disse: Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito. Não pensamentos de mal, mas de paz para vos dar o fim que desejais.- Que nesta noite, aquietemos o nosso espírito para ouvir o Espírito falar. Em Nome de Jesus! E o povo do Senhor diga Amém!

Hoje, os meus filhos na fé, a Igreja de Cristo terão a oportunidade de tomar uma grande decisão sobre o ensino da Palavra, para que haja uma repercussão até a eternidade.

Vamos voltar a Deuteronômio 29:29 “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” Há coisas que Deus disse que são Dele, tu só saberás na vida eterna. Mas, há coisas que são reveladas. E Ele disse que estas nos pertencem e aos nossos filhos.Então, quer dizer que Deus revela mistérios à Sua Igreja, Ele passa esses mistérios a ti mãe, pai, empresário, para que os teus filhos se beneficiem daquilo que tu aprendes com Deus. Então, qual é a coisa mais importante? É a sabedoria de Deus.Provérbios 3:13 “Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;” O que é conhecimento? Conhecimento é o saber de fatos. Se eu sei muito fatos, eu tenho conhecimento.

O que é sabedoria? É quando eu sei lidar com os fatos da vida, enfrentar as situações, resolver situações. Isto se chama sabedoria. Ele disse que quem acha sabedoria e adquire conhecimento é muito feliz.Provérbios 3:14 a 18 “porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. O alongar-se da vida está na sua mão direita, na sua esquerda, riquezas e honra. Os seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas, paz. É árvore de vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm.” Então, Ele está falando de que aqui? Da sabedoria.

Portanto, note uma coisa: Quando tu ages sob sabedoria, sob o ensino de Deus, nove coisas acontecem:

Primeiro: Diz a Palavra que essa sabedoria é melhor que o ouro e a prata.

Segundo: É melhor do que pérolas.

Terceiro: Produz vida longa. Vive-se mais.

Quatro: Produz riquezas.

Cinco: Produz honra.

Seis: Produz paz.

Sete: Felicidade.

Oito: É melhor do que tudo que desejamos.

Nove: Feliz aquele que a retém.

Portanto, o que o Espírito quer mostrar à Igreja e àqueles que ouvirão por CD, áudio, vídeo, DVD, o Senhor quer mostrar e capacitar de tal monta com a Sua sabedoria, para que tenham benefícios em suas vidas. Deus quer que tu e teus filhos tenham sabedoria e se beneficiem do que ela produz.

Então, como é que Deus faz isto? O pregador lança a semente. Deus coloca dentro da mente e do coração os insights Dele, e nós começamos a produzir boas ações, boas decisões, baseadas na sabedoria que Deus coloca na nossa mente.

Pastor, qual é a sabedoria desta Igreja? Os fundamentos da Graça de Deus. Portanto, nós temos que aprender a transformar a sabedoria ensinada na Bíblia, com a liberdade financeira. Nós temos que ter coragem de agir conforme aquilo que a Bíblia diz.

Eu te direi: Só falha quem permite falhas na sua vida. Se tu agires em cima da Bíblia não haverá falhas, derrotas, fraquezas na tua vida. Mas, tu tens que agir em cima do que o Pai fala.

A Bíblia fala de diversos personagens que agiram, mesmo quando todo mundo dizia que era loucura. Lembras de Noé? Nóe, durante cento e vinte anos, construiu uma arca. Deus havia mandado construir uma arca. Disse que haveria um dilúvio. A Terra iria encher-se de água. Só os que obedecerem iriam ser salvos.

Durante cento e vinte anos Nóe agiu em cima da Palavra. A vizinhança passava e dizia que esse homem era louco, tinha que estar louco. Porque naquela terra não chovia. Só há mais de trezentas milhas é que havia água do mar. Não se havia visto, nessas últimas décadas, chuva. Ele estava construindo uma arca maior do que o Maracanã porque dizia que haveria um dilúvio. Achavam que ele era louco.

Tu sabes que, quando tu começas a agir, em cima da Palavra, muita gente acha que tu és louco. Porque é mais fácil ir para uma roda de pagode, beber, fumar, drogar-se, cheirar do que seguir a Palavra de Deus.

Mas, a verdade é que chegou o dilúvio. Toda a Palavra de Deus se cumpre. E só salvaram-se os oito familiares de Noé e cada casal de animais que Deus mandou colocar dentro da arca.

Lembras de José? José agiu baseado na revelação de um sonho. Faraó teve um sonho. Chamaram José e ele disse que passará um tempo de sete anos de vacas gordas, sete anos de vacas magras. E disse para Faraó construir grandes armazéns para receber e acumular o trigo, para, quando chegasse a fome, o Egito tivesse comida.

Por causa de José agir em cima da Palavra, o Egito tornou-se a nação mais rica porque Deus deu um insight a José, que produziu uma decisão que trouxe uma grande riqueza. Isto se chama sabedoria de Deus.

Quando Deus disse para José fazer armazéns grandes para guardar o trigo, era para que José agisse em cima do que Deus colocou no seu coração. Isso chama-se sabedoria, que é melhor do que ouro, prata, pérolas, do que tudo nesta terra.

Portanto, meu amado, hoje, eu tenho a certeza de que Deus colocará Palavras de sabedoria, quanto ao teu futuro, que te garantirão e trarão benefícios para ti, tua família, teus negócios, tuas vendas, compras, a despeito de todas as dificuldade que o nosso país esteja enfrentado. Crê nisto.

Vamos voltar a Deuteronômio porque é importante. Olha o que o sábio escreveu:Deuteronômio 29:29 “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” Então, o Senhor revelará e está revelando esta noite. Todos os sistemas econômicos do mundo são passíveis de ruptura, de falência. O único sistema econômico que não rompe e nem entra em falência é o sistema de Deus. Nós temos, na Bíblia, o maior manual de finanças que existe sobre esta terra.

No Novo Testamento quinhentas vezes o Senhor fala de fé, quinhentas vezes fala de oração e duas mil vezes Deus fala de finanças, de coisas materiais. Porque Ele sabe que é aqui que pode estar ou a vitória de uma família ou a derrota de uma família, ou a vitória de um empresário ou a derrota de um empresário.

Disse Tiago 5:1 “Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão.” Isto é quando uma pessoa só põe a sua confiança nas coisas materiais; podem vir desventuras.Tiago 5:2 e 3 “As vossas riquezas estão corruptas, e as vossas roupagens, comidas de traça; o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes. Tesouros acumulastes nos últimos dias.” Então, o Senhor está te dizendo que se tu só tens a tua vida baseada nas coisas desta terra, se não é Deus e Sua sabedoria a dirigirem as tuas decisões, pode ser tudo corrompido pela ferrugem e traça.

Daniel 8:24 e 25 “Grande é o seu poder, mas não por sua própria força; causará estupendas destruições, prosperará e fará o que lhe aprouver; destruirá os poderosos e o povo santo. Por sua astúcia nos seus empreendimentos, fará prosperar o engano, no seu coração se engrandecerá e destruirá a muitos que vivem despreocupadamente; levantar-se-á contra o Príncipe dos príncipes, mas será quebrado sem esforço de mãos humanas.” Está falando do anti-Cristo.

Então, diz que o anti-Cristo, nos últimos tempos, fará com que as pessoas que têm a sua confiança nas coisas materiais, mas não têm a confiança no Provedor das coisas, sejam quebrados. Então, nós não podemos viver despreocupadamente, sem atender às coisas que a Bíblia diz. Nós precisamos encontrar estabilidade na Palavra de Deus. Porque é assim que nós tomaremos, com sabedoria, grandes decisões que trarão grandes repercussões à nossa vida.

Provérbios 22:7 “O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado é servo do que empresta.” Os economistas costumam dizer que a tendência é assim: Quanto mais rica é a pessoa, mais rica ela será. Quanto mais pobre a pessoa for, mais pobre ela será. Porque a Bíblia diz que o rico domina sobre o pobre. E quem toma emprestado torna-se escravo de quem empresta.

O que Deus diz a respeito disto? A sabedoria de Deus funcionando em Romanos 13:8 “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.” O Senhor está dizendo que não quer o Seu povo com dívidas. Deus não quer ver o Seu povo escravo do banco, do agiota, dos empréstimos do governo. Não quer. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma! Então, é preciso lembrar o que diz o Salmo 37:21 “O ímpio pede emprestado e não paga; o justo, porém, se compadece e dá.”

Diz que o ímpio pede emprestado e não paga, mas o justo não, o justo paga. Então, nós não podemos ser pessoas com atitudes do ímpio. Nós temos que ter atitudes sábias de acordo com a Palavra de Deus. Eu queria dizer aos empresários, àqueles que têm empregados, funcionários: Pague os teus empregados em dia. Porque Levítico 19:13 “Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do jornaleiro não ficará contigo até pela manhã.” Então, o Senhor disse: Pague!Se tens uma pessoa que trabalha uma jornada contigo, pague em dia! Não deixes de pagar. Se tens dinheiro, pague imediatamente, os teus funcionários. Porque há muitos cristãos que trabalham e que precisam cumprir seus votos com Deus. E, se o patrão não paga, se retém, é uma opressão em cima do empregado.

“Pastor, mas eu sou funcionário público e, às vezes, ficam devendo dois, três meses.” Nós estamos aqui para encontrar estabilidade na Palavra, porque nos homens, nós não encontraremos estabilidade. Pague ao jornaleiro! Honra a quem te serve! Isto é um ensinamento de sabedoria. Não tenhas dívidas. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma.

Primeiro:Dívidas não são pecado, são um perigo. Não é pecado ter dívidas. Nós temos dívidas para pagar a televisão, a rádio. Todos têm dívidas para pagar. Não é pecado, mas pode gerar um perigo. Porque, quando as dívidas se acumulam e se tornam uma bola de neve trazem problemas grandes.

E agora, vai a sabedoria de Deus, porque grande sabedoria produz grande riqueza: Tu sabes onde está um grande problema das pessoas com dívidas? Quem usa os cartões de crédito em excesso. Eu te direi uma coisa: Ninguém precisa mais do que um cartão de crédito. Um e um só. As empresas mandam um, dois, três, quatro, cinco, seis. Há irmãos aqui que têm, dez, doze cartões de crédito.

Os anúncios da televisão mostram que comprando agora só paga em fevereiro. É uma beleza. Mas, fevereiro chegará! Eu recolhi todos os meus cartões de crédito e fiquei com um só.

Porque o cartão de crédito, na hora, não custa nada. Tu tiras do bolso, é de plástico, pões para pagar, assinas, sorris e vais embora. E o cartão ainda diz que te pegará depois. Tu não precisas ter seis cartões de crédito. Tu precisas ter um cartão de crédito para as emergências.

Segundo: Dívidas não são pecado, mas são um perigo. Será que o teu marido ou tua esposa concordaram quando tu contraíste uma dívida? Estamos tratando de sabedoria. Amós 3:3 “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” Às vezes, eu tenho testemunhos que dizem que a esposa disse para o marido não fazer isto, ou aquilo e ele fez. Resultado: Contraíram dívidas. Então, se os dois não estiverem de acordo, não te comprometas!

Terceiro: Tu tens paz com os negócios que fazes?

Há muita gente com perspectivas de fazer negócios. Se tu não tiveres paz, em caso de dúvida, não faz. Porque Deus é um Deus de paz.

Quarto: Tu pensas sempre: “Como é que eu pagarei as minhas contas?” Porque, irmãos, a pior herança, maldita herança que existe na nossa cultura é o cobrir cheque. Há pessoas que dão um cheque para o dia vinte, depois no dia vinte troca um para o dia trinta, depois troca o do dia trinta para o dia dois. Depois toma emprestado. Esta é uma herança maldita e Deus não quer.

Quinto: Não contraias dívidas desnecessárias.

As pessoas dizem assim: “Eu tenho uma geladeira há dois anos. Mas, eu vi uma geladeira nova. Uma frost free que não derrete o gelo. Eu vou comprar essa geladeira? Mas, se tem uma nova para que comprar outra? Lá vem a dívida. Grande sabedoria é melhor do que rubis, prata e ouro porque ela alonga a vida e dá felicidade ao homem.

Então, quais são os perigos da dívida? Dívida não é pecado, mas pode ser um perigo. A dívida tem um grande perigo espiritual: Muitas pessoas deixam as Igrejas e até afastam-se de Cristo por causa de dívidas. Eu vou mais longe: Até pastores já abandonaram as suas Igrejas porque não tinham como pagar dívidas da Igreja e ficaram zangados com Deus porque não souberam que uma grande sabedoria produz uma grande riqueza. Faltou sabedoria na hora de organizar a Igreja.

As dívidas têm atormentado muitos casamentos, têm destruído a paz, a felicidade, têm abreviado a vida. Há muita gente que morre de infarto de miocárdio por causa do problema de uma dívida. Nós estamos tratando de sabedoria que produz riqueza. Estamos vendo que dívidas não são pecado, são perigosas. Vamos evitá-las.Cuidado com os cartões de crédito. Cinco, seis, sete cartões de crédito são armadilhas no bolso de uma pessoa.

Outro aspecto que precisa ser tratado com sabedoria é quanto ao fato de ser fiador. Diz no livro de Provérbios 11:15 “Quem fica por fiador de outrem sofrerá males, mas o que foge de o ser estará seguro.” Então, há pessoas que chegam a alguém desconhecido, nunca conheceram, não sabem qual é o caráter dessa pessoa e mandam assinar um documento como fiança. Eu conheço gente que pagou caro! Porque a pessoa que avalizaram fugiu e lhes deixou uma dívida. Então, nós estamos tratando de sabedoria que produz riqueza.

Provérbios 6:1 a 5 “Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro e se te empenhaste ao estranho, estás enredado com o que dizem os teus lábios, estás preso com as palavras da tua boca. Agora, pois, faze isto, filho meu, e livra-te, pois caíste nas mãos do teu companheiro: vai, prostra-te e importuna o teu companheiro; não dês sono aos teus olhos, nem repouso às tuas pálpebras; livra-te, como a gazela, da mão do caçador e, como a ave, da mão do passarinheiro.” O sábio tinha razão ao dizer isto.

Alguns pastores que foram pastores das nossas Igrejas locais, que eu tive que afastar, me tiraram o sono. Porque eu fui avalizar para homens que não tinham estrutura moral para tanto. Um dia chegou aqui um advogado e disse: O seu pastor da Igreja local do bairro tal há um ano, que não paga o aluguel. Ele disse que iria para o cartório para sujar o nome da Igreja. Eu tive que pagar mais de sessenta mil reais para não sujar o Nome de Deus.

Então, meus irmãos, todavia, vamos abrir uma exceção porque eu sei que tem irmãos nervosos aí no lugar. A Bíblia diz que há amigos mais chegados que um irmão. Provérbios 18:24 “O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão.”

Provérbios 17:17 “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.” Há exceções. Há aqui irmãos que eu colocaria a mão no fogo por qualquer decisão que tomassem. Eu fiz um negócio com um irmão da Igreja e ele me deu um documento dizendo que eu já havia pago. Eu falei que ainda não tinha pago. Ele me disse que se não confiasse no seu pastor não confiaria em ninguém.

Então, nós temos que dizer “sabedoria”! Porque é a sabedoria que alonga a vida, traz riquezas e honras. Provérbios 8:34 e 35 “Feliz o homem que me dá ouvidos, velando dia a dia às minhas portas, esperando às ombreiras da minha entrada. Porque o que me acha, acha a vida e alcança favor do SENHOR.” Feliz o homem que dá ouvidos a Deus! Esse homem alcançou a vida.

Então, se tu estás dando ouvidos a Deus, és uma pessoa feliz porque és ovelha. O cabrito, o lobo, o filho da perdição não dão ouvidos a Deus. Mas, feliz a pessoa que diz que fará o que Deus mandar. Porque é isso que faz a pessoa achar a vida e ter o benefício de Deus.

Apóstolo, “Eu estou aqui para dar ouvidos a Deus. Não estou para dar ouvidos ao que o meu vizinho, desencarnado de um demônio qualquer, quer soprar no meu ouvido. Eu estou para dar ouvidos ao que Deus diz, ao que a Bíblia ensina.”Então, como é que uma pessoa qualifica-se para viver a liberdade financeira? Qual é o segredo que Deus quer revelar? Porque há uns que estão ocultos e Deus não diz, mas, há outros que Deus revela. É para ti e teus filhos. Qual é o fato que nos qualifica para termos liberdade financeira? Eu quero te dizer que o dízimo não é uma palavra equivocada. Dízimo é o poder de Deus na nossa vida.

Está qualificado para viver em liberdade financeira quem?O dizimista. Por quê?

Em primeiro lugar: Ele amarra o diabo para que o diabo não lhe roube mais. Este é um princípio divino.

Toda a pessoa dizimista tem brechas fechadas e o diabo não pode lhe roubar. Gênesis 14:19 e 20 “abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo.”Quatrocentos anos antes da lei, Abraão foi dizimista! Ele não foi à Escola Dominical, não teve um pastor para pregar para ele do altar. O Espírito de Deus lhe disse que se ele dizimasse estaria qualificado para ter liberdade financeira. Abraão chegou a velhice riquíssimo.

Em segundo lugar: O dizimista abre as portas das prisões, onde o diabo escondeu e roubou e colocou coisas que te pertencem. O diabo vive prendendo coisas para que o povo de Deus não desfrute. E se o povo de Deus fica indiferente à esta Palavra e não dá ouvidos a Deus, fica sem o benefício do Senhor. Malaquias 3:10 e 11 “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.” Viu como Deus o chama? Devorador!

Portanto, quem não honra a Deus com seus dízimos está fora da proteção da liberdade financeira. E quem não é dizimista, o ladrão entra e rouba mais do que os dez por cento. São contas atrás de contas, contas extras, avarias, doenças. É uma porção de coisas que surgem e o dinheiro vai como um saquitel furado.

O inimigo usa pessoas para roubar. Pessoas que nos enganam, que não pagam o que devem, que nos prejudicam. Olha aí! Vai muito mais que o dízimo. Tu tens que ter sabedoria para fechar as portas ao ladrão e honrar a Deus com seus dízimos.

Então, o nosso grande inimigo não são pessoas e nem são as crises do nosso país. É o diabo que está por trás de tudo isso. É ele quem cria as prisões financeiras. Temos que orar para quebrar essas prisões.

Atos fala de uma prisão Atos 12:4 a 7 “Tendo-o feito prender, lançou-o no cárcere, entregando-o a quatro escoltas de quatro soldados cada uma, para o guardarem, tencionando apresentá-lo ao povo depois da Páscoa. Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele. Quando Herodes estava para apresentá-lo, naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias, e sentinelas à porta guardavam o cárcere. Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos.”

“Pastor, o irmãos está usando essa expressão como uma analogia desse fato? Claro! Irmãos, quando o rei Herodes colocou Pedro na prisão, a Igreja estava fazendo o que estamos fazendo aqui às segundas-feiras com o pastor Miguel Ângelo Júnior, estamos orando incessantemente. E essa oração não volta vazia.

De repente, a Bíblia diz, que Deus libertou por intermédio de um anjo e as cadeias de Pedro caíram. Deus tem armas invencíveis. E quando trata-se de finanças, o dízimo abre as portas das prisões! O inimigo bloqueou, até hoje, o caminho de muitas bênçãos financeiras.

Lembras de Daniel 10:11 a 13 “Ele me disse: Daniel, homem muito amado, está atento às palavras que te vou dizer; levanta-te sobre os pés, porque eis que te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, eu me pus em pé, tremendo. Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.”

Então, o Senhor está dizendo que o inimigo, para quem não sabe dessas verdades, bloqueia caminhos de bênçãos financeiras. Então, vê, quando Daniel orou, Deus deu a resposta, mas imediatamente, um anjo da Pérsia, um demônio da potestade se opôs. Teve que vir um anjo mais poderoso para derrubá-lo.

Amados, há pedidos que o diabo tem bloqueado. Ele põe os seus generais para lutar contra a benção da nossa vida, para roubar a resposta de Deus. É preciso usar o poder do dízimo. Eu tenho que fazer a minha parte. O inimigo não vai mais roubar finanças, negócios, não impedirá que pagem o que me devem, que chegue a minha restituição do que me roubaram.

Deus abrirá portas de prisões onde o inimigo escondeu aquilo que te pertence. Os anjos trarão aquilo que te pertence. Glória a Deus!

Então, meu amado, se chegaste aqui, esta noite em crises financeiras, se estás desesperado, Jesus tem um milagre. Jesus pode ajudar-te porque Ele tem poder para isso.Deus quer ajudar porque Ele tem desejo disso. A única coisa que tens que fazer é obedecer as Suas instruções, por mais incríveis e estranhas que pareçam. Se chegaste aqui com uma grande crise financeira, se não tens emprego, se perdeste o emprego, se te sentes velho para um novo emprego, se te sentes novo demais e incapaz e despreparado para um novo emprego, se estás em desespero, se não sabes mais o que fazer da tua vida, se não tens mais dinheiro para pagar as contas, o teu Apóstolo te diz que Jesus tem a solução.

Se tu és um empresário, um homem de negócios, se tens um restaurante, uma loja, uma fábrica, uma construtora, uma corretora e chegaste aqui dizendo que tudo vai mal, os clientes não te pagam, deixaste de receber comissões, vendeste muitas coisas e não te pagaram as comissões, perdeste negócios já feitos. Eu sei que há alguém entre nós que, por causa dessas crises financeiras, já pensou até no pior, que é dar cabo da vida.

Hoje, a sabedoria vai te trazer riquezas. O que o mundo não tem para responder, quando a pessoa está numa crise financeira, Deus tem métodos opostos ao mundo, que funcionam. O que determina se tu vencerás ou não é o modo de vida que tu adotas. Se tu adotares o modo de Deus, tu já venceste.

Olha o que diz em 2 Coríntios 10:5 “e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,” Amados, nós, hoje, pensaremos como Cristo pensa. Mesmo na crise Deus faz transferências de riquezas. Tu estás semeando para colher. Deixa que as sementes cresçam e o fruto venha.

Deus, hoje, pode até acelerar o processo de crescimento com um grande milagre. Deus pode fazer a semente crescer rapidamente. Então, na crise, semeia! E Deus começa o processo da multiplicação. Glória a Deus!

Eu quero te falar uma vez mais de uma mulher viuva. Todo mundo conhece esta palavra, mas eu tenho que lê-la. 1 Reis 17:9 “Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida.” Deus ordenou a uma mulher. Bom, ele é que sabe como faz as coisas!

O modo de Deus não é para ser discutido. Entendeste, filho? O modo de Deus não é para se discutir. Deus disse a Elias que havia fome na terra, mandou-o para Sarepta porque tinha lá uma viúva lhe daria de comer. 1 Reis 17:10 a 12 “Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; chegando à porta da cidade, estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, uma vasilha de água para eu beber. Indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão na tua mão. Porém ela respondeu: Tão certo como vive o SENHOR, teu Deus, nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou preparar esse resto de comida para mim e para o meu filho; comê-lo-emos e morreremos.”

Não tinha esperança, não chovia naquela terra. Elias era um profeta, por isso disse: 1 Reis 17:13 “Elias lhe disse: Não temas; vai e faze o que disseste; mas primeiro faze dele para mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora; depois, farás para ti mesma e para teu filho.” Deus transformará essa situação da viúva em alguns momentos. Porque assim diz o Senhor. Pronto! Está aqui a sabedoria.

Amado, quando faz-se o “assim diz o Senhor” está a sabedoria montada na vida do homem. 1 Reis 17:14 a 16 “Porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR fizer chover sobre a terra. Foi ela e fez segundo a palavra de Elias; assim, comeram ele, ela e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, segundo a palavra do SENHOR, por intermédio de Elias.”O milagre aconteceu, segundo a Palavra do Senhor! E não, segundo a palavra de um espírita, de um colega que lança dardos, dados e cartas para o ano de dois mil e seis, e nem de uma senhora que lê borra de café. Amado, isso tudo é o demônio para enganar as pessoas. Isso é feitiçaria. Mas o milagre foi feito segundo a Palavra do Senhor por intermédio do profeta Elias.

Então, meu amado, o profeta levou a viúva a semear num tempo de fome. Havia fome. Ele disse: “Semeia, viúva!” E o milagre aconteceu no mesmo instante. Diz que não faltou farinha e nem azeite. Deus multiplicou o que Ele pediu. O que tu entregas nas mãos de Deus, é para Ele multiplicar. O dinheiro é a tua semente.

Deus pode fazer o milagre. Tu tens que acreditar. Tu tens que acreditar. Na panela não faltará nem a farinha e nem o azeite. Está na tua Bíblia! A tua Bíblia é verdadeira. A tua panela e botija encherão! Faz o que Deus diz e como Deus diz. O teu futuro está garantido. É melhor do que o ouro, prata, pérolas preciosas. A longa vida traz riquezas e honras. Esta é a sabedoria de Deus.Faz como Deus diz. Olha a tua Bíblia. Olha a Palavra do Senhor. O teu profeta não está trazendo aqui o pensamento de um pensador grego, de Aristóteles, Platão, eu estou falando do Rei de Reis, o Senhor de Senhores, o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim de todas as coisas, Aquele que é o Dono, o Provedor, o Pastor, Aquele que disse que nada te faltará.

Então, a Palavra está semeada no teu coração. Parece uma injustiça e uma desonestidade. O profeta foi desonesto. Coitada da mulher, uma viúva, só tinha dois cavacos e uma porção de farinha. Ele não podia pedir para ele primeiro! Esse é um profeta desonesto. Não! O mundo é que pensa assim. O mundo quando fala em Igreja, logo diz que todo mundo é desonesto, falido, que quer arrancar dinheiro do povo.

Certamente, o vizinho dessa viúva pediu para ele chamar o delegado por isso ser uma vergonha. Ou então, levá-lo ao promotor público pois, como é que pode uma viúva morrendo e ainda ele quer tirar-lhe o pão. Só que Deus disse que, por causa dela ter feito o que Deus disse, não faltou farinha e nem azeite.

Empresário, empresária, profissional liberal, dona de casa, dono de restaurante, dono de loja, tu que trabalhas com tabuleiro, tu que tens sonhos na vida, tu que queres construir uma casa para vender e comprar uma casa melhor, tu que tens sonhos de ver os teus filhos numa faculdade, de ver o teu nome fora do SPC, do SERASA, da lista negra, tu que és uma pessoa disposta a dar ouvidos a Deus, tu que não dás ouvidos à vovó cabinda, ao professor africano que lança cartas, ao cigano. O cigano o que é? Azeite para cima do cigano. Eu quero saber o que o meu Deus diz, o meu Jesus Maravilhoso diz, Aquele que ressuscitou de entre os mortos, Aquele que vive e voltará para levar a Igreja sem manchas, sem rugas e sem defeitos. Isto é o que me interessa.

Eu não quero saber o que os livros de auto ajuda me dizem. Eu quero saber o que a Palavra de Deus diz porque nessa Palavra há planos perfeitos que me darão o fim que eu desejo. Hoje, tu podes sair daqui com a tua casa própria, com teu nome reencontrado. Tu que perdeste até o nome, a dignidade, não tens mais vergonha de tanta vergonha que tens sofrido, é a tua hora! Chegou!

No momento de fome e desespero, a grande sabedoria do universo manda que tu, ao praticar a Palavra, tenhas preparado uma botija e uma panela. Porque da botija não faltará azeite e da panela não faltará farinha. Tu crês nisso? Então, nós ligaremos isso, agora, aqui na Terra. Oração incessante! Oração incessante faz quebrar as cadeias.

Nós oraremos para quebrar cadeias, desbloquear dinheiro, chegar um negócio às tuas mãos. Aquelas coisas que ficaram emperradas durante anos e anos. Chegou a tua vitória. Assim seja, assim disse o Senhor!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE