cropped-Logo_azul.png

Vida com propósitos

COMPARTILHE

João 10:10. “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir, mas Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”

 Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida.

Vamos ver o que Jesus não disse: Jesus não disse que veio para que tivéssemos uma filosofia de vida cheia de preceitos gregos, nem uma religião, nem uma instituição religiosa. Então, vida, para nós, que é o Cristianismo, é um estilo de viver. Cristianismo é um estilo de vida. Vida não significa organização religiosa, nem religião.

A Igreja é uma gigante família que tem um estilo de vida ensinado por Jesus. O alvo de Cristo, que é o alvo da Igreja Cristo Vive, é ajudar os eleitos a viver essa vida, porque é ela que produz felicidade, bem-estar, harmonia, finanças, família. Então, estamos vivendo a vida programada por Jesus. Estamos dando continuidade ao cumprimento dos propósitos de Jesus.

A Igreja Cristo Vive ajuda a viver a vida com profundidade: a vida com propósito! Essa é a continuidade da obra de Jesus. O que Ele fez, em termos espirituais, emocionais, financeiros, familiares, profissionais e sentimentais, deve continuar para que a Palavra se torne uma realidade: “Eu vim para que tenham vida.”

O que é vida com profundidade? É quando todas as áreas, especialmente, as emocionais, são supridas.

Pedro vem nos dizer: 2ª Pedro 3:18 “antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” Significa que, quando tu começas a aprender a Bíblia Sagrada, quando tu começas a entender os preceitos de Deus, quando tu colocas em tua vida o padrão da Graça de Deus, as dificuldades emocionais da vida começam a ser supridas.

Existem QUATRO NECESSIDADES EMOCIONAIS QUE PRECISAM SER PREENCHIDAS E SUPRIDAS:

  1. TODOS NÓS PRECISAMOS E TEMOS NECESSIDADE DE APOIO.
  2. TODOS NÓS TEMOS A NECESSIDADE DE ESTABILIDADE, DE SOLIDEZ.
  3. PRECISAMOS AJUDAR AS PESSOAS, QUANTO À NECESSIDADE DE TEREM LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
  4. TEMOS A NECESSIDADE MUITO GRANDE DE TER SIGNIFICADO DE VIDA.

A salvação traz ao homem recursos para essas quatro necessidades emocionais.

Vamos compreender quais são as tuas necessidades mais prementes. Vamos reconhecer e vamos ser motivados a termos supridas cada uma dessas necessidades. Foi por isso que Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.”

Como vamos motivar a Igreja a ter uma vida com propósitos?

Todos temos a grande necessidade de pertencer. Não estamos sós nesta vida. Precisamos ter apoio para viver.

Muitas pessoas esforçam-se para serem bem-sucedidas nas suas profissões e, quando conseguem, desejam morrer. O que acontece a essas pessoas que, quando chegam e galgam o prestígio na empresa e se tornam “os cabeças”, começam a sentir vontade de morrer? Essas pessoas se sentem sós, sentem-se abandonadas. Elas não admitem que alguém goste delas pelo que elas são e não pelo que elas têm.

Vejamos o que a Palavra disse em Gênesis 2:18 “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” 

Como está vivendo a sociedade? Só. As pessoas não se conhecem, não se cumprimentam. Outras pessoas se sentem sós porque tiveram as suas famílias quebradas, divididas. Outras pensam que coisas materiais são mais importantes que pessoas. Então, qual a resposta para essa necessidade? Pertencer.

É muito importante que tu tenhas a certeza de que pertences ao Corpo de Cristo, de que pertences ao irmão que está do teu lado, de que tu me pertences e eu te pertenço. Cristo disse: João 10:30 “Eu e o Pai somos um.” João 14:18 diz: “Não vos deixarei órfãos”. Portanto, nós pertencemos. Lê João 17:22 a 26.

Há a necessidade de termos um sentimento: eu pertenço ao corpo de Cristo, eu pertenço à Igreja.

Como se faz o trabalho para que essa necessidade seja suprida?

Nos cultos dominicais e semanais, nos cultos de oração, no estudo bíblico, na reunião dos jovens, nos cursos da Igreja, na Faculdade de Teologia, na área social da Igreja, nos cursinhos que são dados na Igreja, nos grupos de trabalho, nos corais… Tudo isso são formas de se prover relações humanas dentro da Igreja. Tudo isso ajuda a desenvolver fundamentos sólidos na vida. A Palavra diz em: 1º Coríntios 3:10 a 15: “Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.”

Portanto, estamos lançando fundamentos. Não há outro fundamento. Não há sacrifícios, não são as vigílias, não são os batismos, não são as abluções, não são as muitas noites sem dormir. Não há outro fundamento, só Jesus. Porque o fundamento da lei gera ira, adversário, competição, adversidade, guerra espiritual, espírito de acusação. A Graça, não! A Graça gera valores absolutos. E, somente valores absolutos trazem estabilidade. Quem não tem valores absolutos na vida tem uma vida insegura.

E quanto à salvação?

O povo de Deus é inseguro quanto à salvação. Um dia se sente salvo; um dia não é salvo. Um dia no céu; outro dia no inferno. Um dia tem paz; outro dia não tem. Ora, creamos no que Jesus disse: “Das minhas mãos ninguém arrebatará.” Então, temos fundamentos sólidos com estabilidade quanto à nossa salvação. Isso é bom!

E quanto à Predestinação?

Dizem que Deus se equivocou. Que a predestinação é uma invenção minha. Mas na realidade, a predestinação é a coluna vertebral do Evangelho. A Bíblia diz em Romanos 8:30 “E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.”

A obra de Deus está completa. Esses valores de solidez quanto à predestinação não nos deixam nenhuma dúvida.

E quanto à Soberania de Deus?

Deus é soberano, ou não é soberano? Deus é capaz de mudar situações! Remover montanhas! Ele é capaz de acabar com as impossibilidades, ou não? No Ministério Cristo Vive esse conhecimento é muito sólido. Cremos na soberania de Deus.

Diz Efésios 4:11 a 14 “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.”

Vejamos agora, o que é ter uma vida sólida: “…bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.” (versículo 16).

Portanto, meu amado irmão, se não tivermos valores, fundamentos inegociáveis e imutáveis nunca teremos solidez. E uma das coisas que precisamos é de nos sentir estáveis, sólidos. Para termos estabilidade de vida, precisamos de algo que não muda, algo com solidez, com força, com energia, com fundamentos e estabilidade.

E de quem ouvimos as verdades que geram estabilidade? Do guia espiritual. Hebreus 13:7 e 17 diz: “Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram.” “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.” Deus usa Pastores, Apóstolos, Profetas, Evangelistas e Mestres para os ensinamentos da Igreja:

  1. 1.                  PERTENCER

Pertencemos ao corpo de Cristo. Isso é uma necessidade.

  1. 2.                  TEMOS FUNDAMENTOS SÓLIDOS.
  2. 3.                  TEMOS NECESSIDADE DE TER LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Essa é uma necessidade emocional muito grande. Se a liberdade de expressão é bloqueada, há frustração, insatisfação, vida bloqueada, enjoada e aborrecida.

Precisamos de algo para nos tornarmos alguém na vida, para expressarmos nossos valores para os quais Deus nos criou. Devemos ter o direito de nos expressar para sentirmos essa necessidade suprida.

Temos uma personalidade a partir do momento que Cristo veio à nossa vida. Éramos seres inacabados, tínhamos um vazio muito grande. Aí veio Jesus e nos disse: João 8:32 “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Então, as amarras que não nos deixavam falar, expressar, e nos deixavam mudos, acabaram. E onde temos liberdade de expressão? Na oração e no louvor da Igreja. Não há coisa mais bonita do que o louvor onde o povo bate palma, chora, dança; isso é liberdade de expressão.

Começamos a ter uma personalidade a partir do momento que conhecemos Jesus. Não somos mais apenas o que a família e os amigos são, mas nascemos de novo. Renascemos de uma semente incorruptível, passamos a ter a semente divina, passamos a ser tal qual o Senhor Jesus. Aí, passamos a ter liberdade de expressão.

Só quem tem Jesus Cristo como Senhor pode realmente se expressar com liberdade. Porque só com o Senhor Jesus é que somos verdadeiramente livres.

Diz o Salmo 139:14: “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;”.

Fomos formados de modo, assombrosamente, maravilhoso! Deus fez uma obra, assombrosamente, maravilhosa! Não é para viver apanhando do demônio, chorando, com as finanças quebradas, humilhado e envergonhado. É para ter vida e vida em abundância. É para pertencer, é para ter solidez, é para poder expressar a  vida.

Devemos ser aquilo que Deus disse que somos. Lê Hebreus 2:6 e 7.

Amado, somos uma obra assombrosa de Deus! Nascemos para vencer, para ser cabeça, para ser próspero, para estar por cima, para emprestar e não tomar emprestado, Deus nos coroou de glória, Deus nos constituiu sobre as obras das Suas mãos. Somos poderosos! Somos o que somos pela Graça de Deus. Foi para isso que Deus nos criou!

  1. 4.                  TEMOS NECESSIDADE DE SENTIR QUE TEMOS SIGNIFICADO.

Somos importantes! E só sentimos o significado quando começamos com a necessidade de acreditar em algo. É isso que gera propósitos na vida, porque, se não acreditamos em algo importante na vida, não descobrimos o seu significado, não descobrimos como somos importantes para Deus. Então, precisamos ter um propósito, precisamos ter algo para acreditar. Vejamos o que Salomão disse em Eclesiastes 2:10 “Tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o coração de alegria alguma, pois eu me alegrava com todas as minhas fadigas, e isso era a recompensa de todas elas.”

Há pessoas que encontram significado em coisas equivocadas, tais como serem homens bombas ou seguirem o comunismo.

O que faz a vida ter significado e importância? O Cristianismo! Só o Cristianismo dá significado à vida. Só o Cristianismo reaviva a vida. O Induísmo, o Confucionismo, o Budismo, com todo respeito, não dão significado à vida.

E onde o Cristianismo gera significado na vida? Na Igreja! Deus criou a Igreja para preencher as vidas, para suprir necessidades, para prover respostas às carências do ser humano. Lê Efésios 2:9.

Não podemos buscar apoio no espiritismo, no futebol, no bairro. Não! É na Igreja. A Igreja é a família com a qual viveremos para sempre, porque, às vezes, com a família não podemos viver toda a vida, mas com a Igreja podemos.

Para a necessidade de estabilidade, a Igreja provê ensinamentos sólidos, valores inegociáveis para construirmos uma vida com maturidade, com princípios fortes que geram resultados e frutos.

Para a necessidade de expressão, precisamos encontrar a nossa função dentro da Igreja. Romanos 12:4 diz assim: “Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,”. Significa que tenho uma função, e a minha função não é a tua. Temos um chamado de Deus, cada um com uma função. É na Igreja que desenvolvemos os talentos que Deus nos deu.

Para a necessidade de liberdade, devemos saber qual é a nossa função. Fomos chamados para pregar, para testemunhar, para cantar, para louvar. Cada um de nós tem uma função. Precisamos ter um foco na vida, um propósito na vida. Quando temos um foco, quando centralizamos a nossa vida em alguma coisa, descobrimos que Deus nos deu uma missão. Filipenses 2:13 diz isso: “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.”

Qual é o teu propósito? Qual é a tua missão? Qual foi o dom que Deus te deu? Tu não podes mais perder tempo, há talentos, hoje, na tua vida. A tua principal missão é dar testemunho de Jesus, é gloriar-te em Jesus. Lê Romanos 5:2.

Amado, constrói relações de amizade dentro da Igreja; encontra a tua missão dentro da Igreja; envolve-te com o crescimento espiritual; dá testemunho; sê luz e encoraja pessoas; sê amigável; sê um instrumento de vida. Dessa forma, terás as quatro necessidades supridas.

Talvez, a imagem de Igreja comumente aceita seja bem diferente dessas verdades que eu defendo. Há pessoas que pensavam que Igreja era para tirar dízimos do bolso das pessoas, ou para manifestar os demônios. Isso não é a Igreja de Jesus Cristo. A Igreja de Jesus Cristo é para fundamentar as pessoas, é para preencher as carências, é para desenvolver talentos é para que as pessoas pertençam, é para que as pessoas se amem, é para que as pessoas saibam qual é a missão nas suas vidas.

A Igreja não é uma organização, não é uma empresa. É na Igreja de Jesus que tu paras de chorar definitivamente, que encontras encorajamento, solidez.

Não há necessidade de andares de Igreja em Igreja. Tu não almoças todos os dias na casa do vizinho, ou almoças?

Estamos na Igreja com um propósito. Eu, graças a Deus, encontrei a minha missão. Tu tens que encontrar a tua missão, a tua vocação, a tua função no Corpo de Cristo. Vais te sentir bem, feliz e em paz.

Na Igreja Cristo Vive as pessoas não mudam, não existe essa coisa da mudança: G12, G14, jejum, bater cabeça na parede, os 318, os 75. Não! Não tem isso. Há, sim, valores sólidos. Na Igreja há amigos de verdade, uma família que te protege e te ama.

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE