+55 (21) 3017-9090

Rua Maricá, 320 - Rio de Janeiro

Top

Regeneração: a maior obra de Deus

Regeneração: a maior obra de Deus

Tito 3:3-7 “Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.”

Que figura era a nossa vida! Fomos lavados e regenerados pelo Espírito Santo. Vamos ouvir o Pai falar, e que esta palavra abençoe a todos os corações.

Oremos ao Pai:

Bendito seja o Senhor para todo o sempre. Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis diante de ti, Pai. Usa as minhas cordas vocais, usa até as minhas emoções, Senhor, usa os meus lábios, a minha voz, para dar expressão aos teus sentimentos, para dar visibilidade àquele que está no mais profundo do coração de Deus, que só o Espírito Santo perscruta, são as verdades da Graça do Senhor. Usa-me Senhor para abençoar, pastorear, ensinar e guiar as tuas ovelhas aos pastos verdejantes e às águas tranqüilas de descanso. Em nome de Jesus, e o povo de Deus diga: “Amém”.

Meus amados, meus filhinhos na fé, selo do meu apostolado, nação santa, eleitos do Senhor, predestinados em amor, meus filhos na fé:

Hoje, nós vamos começar uma série de pensamentos que trarão conhecimento profundo, a respeito do maior e do grande milagre que Deus faz na vida do eleito dele, do escolhido dele que é o novo nascimento. Eu quero que você aprenda a respeito disso, eu quero que, aqueles que já conhecem, reaprendam, renovem este conhecimento.

Por quê? Porque o Espírito Santo, ao gerar o novo nascimento na vida do cristão, de um servo, de uma serva, a primeira coisa que faz, é que o Espírito Santo produz vida onde havia morte. Isto é um milagre, disse Paulo aos Efésios 2:1 “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,”

Isto é um grande milagre, porque a bíblia diz que antes de termos Jesus no coração, antes de sermos salvos, a nossa posição era de mortos, mortos, espiritualmente, falando. Onde havia morte, o Espírito produz vida. Começa este grande milagre de Deus, eu tenho isto tão forte, tão latente na minha vida que eu me recordo que como católico, apostólico e romano, eu era um morto espiritual, tinha a capacidade errada de adorar a uma imagem e pensar que ali estava Deus, eu me alimentava de cinzas. Eu estava morto. Onde havia morte, o Senhor gerou vida. E mais, a obra do Espírito Santo é tão intensa, tão profunda, tão verdadeira que onde habitava condenação e morte, Deus transforma e dá vida, dá Espírito.

Romanos 8:1 “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”.

Diga: “Eu estou em Cristo, não há mais condenação contra a minha vida”. Olha o que Ele fez!

Versículo 2: “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.” Isto não é o batismo nas águas que faz, não é a vinda somente à igreja, é o Espírito Santo que faz no novo nascimento. Ele produz vida onde havia morte, ele tira a condenação onde não havia salvação.

Portanto, esta ação do Espírito Santo muda a natureza total de um homem e de uma mulher de Deus. 2 Coríntios 3:18 “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.”

Olhe o que é a obra do novo nascimento: Estávamos mortos, debaixo de condenação e a nossa vida era de morte, de desajuste, o Espírito Santo vai e onde havia morte, dá vida. Onde havia condenação, libera da lei do pecado e da morte. E diz a bíblia que ele vai transformando, somos transformados de glória em glória, a própria imagem do Senhor e quem faz esta obra é o Espírito Santo.

Portanto, é tão fácil identificar quem é salvo, quem é nascido de novo e quem não é. Se a pessoa ainda apresenta atitudes de morte, não aconteceu nada na sua vida. Se a pessoa ainda vive embaixo de um Espírito de condenação, nada aconteceu na sua vida. Se a pessoa não é transformada, diariamente, culto após culto, na imagem de Deus, pelo Espírito, não aconteceu nada na sua vida. Significa, por exemplo, que quando um homem se converte, ele pode ter as atitudes mais bárbaras, mais odiosas, mais estranhas, mais delinqüentes, ele pode fumar, beber, matar, roubar, mas se ele é um eleito de Deus, o Espírito Santo vai transformando de glória em glória, de culto em culto, e aquela pessoa que tinha atitudes de delitos, situações pecaminosas, ela vai se tornando um personagem de Deus, à sua imagem, ele começa a ser um bom marido, uma boa esposa, um bom filho, um bom profissional, e isso não pára, porque ele vai sendo transformado de glória em glória. A pessoa que roubava, não rouba mais; mentia e não mente mais; brigava, tem pessoa que briga no transito, com a mulher, briga com o marido, mas quando o Espírito Santo transforma, acabaram-se as brigas.

Então, você está começando a perceber que obra tremenda Deus faz.

Efésios 4:24 “e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.”Um homem criado, segundo Deus! Eu fui criado segundo a D.Laura e o Sr. Amilcar, mas quando o Espírito Santo tira a morte, a condenação, tira o Espírito de pecado e faz a retidão e a verdade entrarem na vida, diz a palavra do Senhor que nós nos transformamos em novos homens. Quem pode dizer que sou um novo homem? A minha esposa. Quem pode dizer à minha esposa que ela é uma nova mulher? Eu. Quem pode dizer que você é um novo homem, tem novas atitudes, tem a imagem de Deus, que tem um novo falar, novo proceder? É o seu filho, a sua filha, o seu vizinho, o seu familiar, e depois, naturalmente, na vida da congregação.

Quando nós nascemos de novo, nossas vidas se abrem para a palavra de Deus, nossas mentes passam a ser a mente de Cristo. Entendemos como o mundo é louco, é errado, é pecaminoso. E logo, esse novo nascimento traz a salvação que é o completar da obra do Espírito Santo.

Romanos 8:15-16 “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”

A obra do Espírito Santo é uma obra tremenda! E é assim que quando o Espírito tira a morte, a condenação, ele dá vida, liberdade. Nós damos um novo sentido à nossa vida, os nossos horizontes se alargam, nós passamos a exalar o perfume de Cristo, e nós passamos a reinar em vida.

Romanos 5:17 “Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.”

Onde havia morte, onde havia condenação, onde havia pecado, maldição, há um novo homem gerado pelo Espírito que passa a reinar em vida. Essa é a pessoa que o Espírito operou nela, a regeneração de Deus. Ela passa a reinar em vida, e mais, ela tem uma posição espiritual nova. Efésios 2:6 “e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;”

Não temos mais parte com o diabo, com o demônio, com o Espírito do mundo, começamos a estender que o mundo inteiro jaz no maligno, que o mundo inteiro tem um padrão, uma voz, uma atitude, e nós queremos viver separados. Essa é a vida de uma pessoa que passa a viver, vitoriosamente.

Romanos 8:37 “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”Aquele que lhe amou e que lhe ama – Jesus, lhe tirou da morte, passou para a vida, tirou do império das trevas, passou para o reino do filho do seu amor, tirou a condenação, tirou o jugo, a escravidão, lhe revestiu de um novo homem, passamos a reinar em vida, ficamos assentados com Ele em lugares celestiais, e passamos a viver uma vida vitoriosa. Esta é a vida de uma pessoa salva. Agora, quando eu me deparo com estas verdades que nós estamos abordando, eu me ponho a pensar: Uma vida assim transformada tem aroma de Cristo, cheira a Jesus, não tem mais morte, reina em vida, é vitoriosa, é salva, que é nascida de novo, ela vive do evangelho, verdadeiramente!

-Qual é a transformação que se passa ou que se passou na vida da maioria das pessoas que se dizem cristãs e que vivem debaixo de uma opressão de sal, de óleo, de vigílias, correntes, pentes, de grutas? Pode uma pessoa que vive num ambiente desses (jejuns, ritos, cerimônias, abluções, sacrifícios), aprender alguma coisa que lhe leve a um novo nascimento? Pode isto ser sintoma de conversão? Absolutamente, não. Meus irmãos, viver de liturgias e cultos sacrificiais não se encontra guarida nas sagradas escrituras. Quando um pregador começa a usar técnica de marketing, métodos mercantilistas, atitudes de psicologia etc. isso tudo pode, até, afagar o ego, mas não transforma, não regenera, e é por isso que você vê a fraqueza das pessoas que se dizem crentes, por isso você vê o índice de divórcio, de homens e mulheres cometendo adultério e provocando divórcio na obra de Deus, é por isso que você vê pessoas incompatibilizadas dizendo: “Nós temos uma incompatibilidade de gênios”. É por isso que nós vemos pessoas que se dizem cristãs passarem cheque sem fundo, mentir para a mulher, mentir para o marido, ter vida dupla. Isso que você vê, aí fora, não significa que a pessoa é salva, porque não foi regenerada, não teve mudança de vida.

Amados, quem me conheceu, na minha família, lá atrás, antes de conhecer Jesus, sabe que eu tive uma mudança de vida, a minha personalidade é outra, o meu caráter não tem nada a ver com o que eu sou, a minha convicção a respeito do pecado é outra, a minha reconciliação e  santificação, o fruto do Espírito. Se eu não tivesse passado por esse novo nascimento, se Deus não tivesse operado em mim uma obra profunda, no meu interior, na regeneração, que é o que vamos compreender, nesta manhã, eu não poderia ser um pastor, porque a vida de uma pessoa líder evangélica é muito difícil, sofre-se muito, é bonito esse momento do altar, é lindo, é magnífica, é excelente, mas você não imagina o que é a vida, de guerra, de batalha, de lutas, de incompreensões, não queira nunca estar na minha pele, não deseje nunca estar nesta posição, porque é um preço muito grande que eu tenho que pagar.

A falta de conhecimento destas doutrinas, da regeneração, do novo nascimento, desta saída da morte para a vida, do reinar em vida, estar sentado, juntamente com Cristo, ser uma nova criatura, quando a pessoa não conhece isso, isso tem efeitos destrutivos, porque as pessoas pensam que a salvação depende dela, do meu jejum, do meu sacrifício, do pagar o preço. Comece por pensar como a bíblia pensa:

1) A salvação é pela graça.

Efésios 2:8 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” Se não vem de nós, não existe a doutrina do livre arbítrio, na bíblia. Não vem de nós, é, totalmente, por graça. Não depende de vós, é um dom de Deus.

Então, a primeira coisa que eu tenho que pensar é que o primeiro passo da salvação, quem deu primeiro foi Deus, a meu respeito, a seu respeito.

Então, se tudo é por graça, você tem que entender essa obra miraculosa, milagrosa, poderosa que Deus fez na nossa vida. Lembre-se um pouquinho, um pouco da sua vida antes de ter Jesus. Tito 3:3 “Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros.”

Nós temos, irmãos, que não eram moleza, gente que andou, aqui, na feitiçaria, pulava muro de cemitério de madrugada, arrancava cadáver, punha vela na boca da pessoa morta, enterrava punhal no pescoço do boi, chupava sangue, cortava a cabeça da galinha, botava o “cotoco” para chupar o sangue, faziam trabalhos de feitiçaria. Loucura! Mas, eram eleitos. Temos, aqui, pessoas que eram pessoas más. Temos um Senhor, aqui, que um dia ele chegou, aqui, na frente, abriu o paletó e tinham duas armas e disse que era matador profissional, ele está, aqui, nesta manhã olhando para mim, com cara de anjo, ele chegou, um dia, aqui na frente, abriu o paletó, tinham duas armas, aqui embaixo e disse: “Eu sou um matador profissional, mas eu lhe ouvi, pela televisão e, hoje, eu deponho as minhas armas”. Quem fez esta obra? Quem fez esta obra foi o Espírito Santo do Senhor.

Olha, como Paulo identifica as pessoas que não passaram pelo novo nascimento: “Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros.”     Nisso, você incluí: vícios, bebidas, maconha, teco-teco, briga de família (eu mato, eu esfolo). Assim, éramos todos nós, um pouco. Quando alguém levava uma fechada no transito, e falava uma porção de coisas, mas agora, quando me dão uma fechada, ou eu peço perdão, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. “Eu sou regenerado! Eu nasci de novo, vá brigar com a sua sogra!” “Eu sou policial!” “Irmão, vá com Deus!” “Cuidado que eu vou grampear o seu carro!” “Não tem problema!” Éramos escravos de toda a sorte de paixões e até de prazeres. Diz que vivíamos em malícia e inveja.

Essa é a descrição de um pouquinho de cada um de nós. Alguma área ali entra na nossa vida. Quando eu leio isso, eu digo: “Eu passei por isso!” Note que, cada um de nós era anticristão, mas nós éramos predestinados. E então disse a palavra do Senhor:Versículo 4: “Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos,”

Quando  isto se manifestou?

No dia em que ouvimos a palavra da verdade, no dia em que o recebemos como Senhor e salvador, no dia em que dissemos: “Pai, eu preciso de ti! Eu não posso continuar nesta vida incrédula, morrendo!”Versículo 5: “não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.” O Senhor é misericordioso, Ele me salvou!

Então, começa o maior milagre: “Mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo. “ Ele me salvou. Isto é soberania. Eu quero que você entenda isto com profundidade, não saia daqui, entrando e saindo. Isto não é Clube do Bolinha, isto tem implicações sérias. Ele nos salvou, mediante o lavar regenerador.

-‘Apóstolo, eu pensei que era nas águas, ali, no Rio Guandu, na Lagoa da Barra.’

Não. Isso não tem nada a ver e quem pensar que as águas do batistério ou do rio fazem alguma coisa está indo contra Deus.

Ele nos salvou, mediante o lavar regenerador e renovador. Portanto, Ele regenera, lava e renova. Para quê? Para que nós não sejamos mais néscios, escravos das paixões, essa coisa de dizer assim:

‘Apóstolo, eu cheguei, aqui, há dez anos atrás, e eu tinha um pavio curto’.

E agora, dez anos depois?

– ‘Eu tenho o pavio mais curto, ainda’.

Onde houve um lavar regenerador na sua vida?

-‘Apóstolo, eu tinha uma personalidade de cão, o senhor nem imagina. A minha mulher dizia e eu já vinha de cabeça em cima e, dez anos depois, eu sou a mesma pessoa’.

Esse não é salvo, não houve lavagem, não houve regeneração, nem renovação. Não aconteceu nada. Estas são as pessoas que envergonham o evangelho. Essas são as pessoas que servem de escândalo para a obra de Deus, porque uma pessoa que é lavada e regenerada, ela chega ao fim a sua miserável forma de viver, Deus interfere na vida, Ele lava, regenera, é o lavar regenerador e você tem que entender o que quer dizer isso. A minha personalidade mudou, o meu caráter mudou. Você sabe de uma coisa? No inicia da minha vida ministerial, eu ainda tinha uma fragilidade, mentia daqui, dizia um palavrão dali, mas o Espírito Santo, como Ele transforma de glória em glória, de culto em culto, de oração em oração, há uma hora que você não consegue mais mentir, não consegue mais trair, não consegue mais envergonhar, não consegue porque não consegue, porque é lavado e regenerado.

O que quer dizer “o lavar regenerador”?

A palavra “REGENERADO” vem do grego PALIGGENESIA – quer dizer: novo nascimento; purificado; mudou a natureza antiga, foi expurgado todo o pecado. Houve uma mudança moral, houve uma transformação, nasceu o novo homem.

-‘Apóstolo, eu pensei que se eu fizesse um jejum, se eu fizesse uma vigília, se eu parasse de fumar, se eu não bailasse mais, eu já era salvo.’

Não.

É salvo quem nasce de novo. Quem passa por uma regeneração, uma PALIGGENESIA, uma purificação, uma mudança da natureza antiga, uma mudança moral, uma mudança, uma transformação que as pessoas dizem assim: “Ele é um novo homem, uma nova mulher, ele é um salvo, ele nasceu de novo!” Estes vão viver a vida eterna. Estes têm o direito de reinar em vida, são por cabeça, estes não são cauda, estes estão por cima, não estão mais por baixo. Eles passaram por uma PALIGGENESIA, um novo nascimento.

Portanto, não é só conversão, é mais do que isto. A pessoa diz que já não baila mais, já não fumo mais, já não vou mais a pagode, eu sou salvo, mas depois maltrata o marido, maltrata a mulher, engana a Deus, mente, diz que afinal de contas eu sou do Senhor Jesus. Não é do Senhor Jesus nada. Eu tenho que lhe falar a verdade. Nós só podemos mudar as pessoas, se mudar esta forma de pensar porque as igrejas tradicionais dizem:

“Venha batizar nas águas e você será um novo homem!” Nada. Você vê aí uma carga de gente, eu recebi uma carta linda que eu nem pude ler, as irmãs que fazem o trabalho nas praças dizendo: “é a palavra que fortalece, as pessoas que sentam em banco das praças com suas bíblias para ouvirem a palavra que edifica, e o que me mais me surpreende são alguns afastados do evangelho, filhos de pastores e missionários envolvidos com homossexualismo, crentes abandonados, alcoólatras e drogados”. Não fui eu que os pus lá, não. É esse sistema doentio que é enganador. A pessoa chega na igreja:

‘Você aceita a Jesus?’

-Não sei, vou pensar!’

“Olha, um ônibus vai passar na tua cabeça! Um tiro vai lhe atingir! Vai perder o emprego!”

E a pessoa diz: ‘Eu quero Jesus!’ E diz que a partir daquele momento ela é salva. Salva só se for de uma camada de piolhos na cabeça. Salvo, tem que ser, em primeiro lugar, regenerado, PALIGGENESIA, purificado, ter mudança da antiga natureza, mudança da moral. Não pode, uma pessoa crente, dizer que era uma pessoa dedicada, mas que um dia satanás colocou uma casca de banana e quando ela acordou, ela estava deitada num motel:

-‘Eu não sei. Eu era casado, eu tinha mulher, mas eu ouvi uma voz, satanás colocou uma casca de banana, e quando eu vi, eu entrei no “Jumbo”, e eu estava deitado no motel, e eu disse: Meu Deus, domingo eu estava na igreja, como pode? O diabo é sujo!’

Não é que o diabo seja sujo, é que a pessoa não passou por uma regeneração. O regenerado passa por uma PALIGGENESIA, ele teve uma mudança moral, ele não é capaz de mentir mais, ele não é capaz de adulterar, de roubar, de fornicar.

João 5:24-25 “ Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.”

João 6:57 “Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá.”

A primeira coisa que Deus faz é uma mudança de caráter, moral, de personalidade. A mãe passa a ser uma mãe maravilhosa, ela está lavada, regenerada. O pai é um bom profissional, homem da verdade, não falta aos cultos, está ligado, não aceita vozes, ele é uma pessoa regenerada, mas diz a palavra do Senhor que ele foi, também, renovado, porque é “o lavar regenerador e renovador”.

A palavra “RENOVADO” vem do grego ANAKEINOSIS – que quer dizer: passa a partilhar da natureza de Cristo; passa a partilhar dos atributos de Cristo.

Você, algum dia, viu Cristo fazendo fofoca? O lavado e regenerado, não pode fazer. Você algum dia viu Cristo desejando a morte de alguém? O lavado e regenerado não pode. Você algum dia viu Cristo querendo ver o mal de alguém? O lavado e regenerado não pode. Você algum dia viu Cristo que não perdoou alguém? O lavado e regenerado não pode. Tem que perdoar. O lavado e o regenerado é capaz de amar até os seus inimigos. Se você é lavado e regenerado e não consegue amar o irmão que está do seu lado, que lavagem foi essa? Que sabão foi colocado na sua máquina? Porque o meu foi com o sangue de Cristo, foi uma ANAKEINOSIS. Eu passei e você passou a partilhar da natureza de Cristo. Cristo perdoa, eu perdôo. Cristo ama, eu amo. Cristo esquece, eu esqueço. Senão, a nossa vida é um inferno.

-Nós temos um irmão, aqui na igreja, muito fiel, ele chegou, aqui, ele fumava cinco carteiras de cigarros, agora, só fuma uma.

Lavou alguma coisa? Não.

-‘Apóstolo, eu e minha mulher, brigávamos todo santo dia. Era um “pega”, na hora eu pegava a coca-cola e jogava na cara dela, puxava-lhe o cabelo, arrancava o cabelo do peito, e dizia: “Gol do Fluminense!” Agora, só brigamos uma vez por mês!

-Você não foi lavou, não. Não tem natureza de Cristo.

Colossenses 3:10 “e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;”

Nós fomos refeitos. Isto é vida espiritual, é isto que é cristianismo. Se eu não bailo, eu não fumo, eu não bebo, e digo: “Aleluia, sou salvo!” E onde está a lavagem, a mudança de atitude, onde estão os atributos de Cristo, onde está o novo padrão de vida?

João 3:3 “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”

Se não passar pelo lavar regenerador, não adianta. Versículo 5: “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.”

Não é a água do batistério, é o lavar regenerador do Espírito Santo. Não pode entrar no reino. Versículo 6-7: “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.”

Eu entendo que este novo nascimento nos enxertou na oliveira verdadeira.Romanos 11:17 “e, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em meio deles e te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira” O Senhor nos enxertou na oliveira verdadeira que é Jesus, e nós passamos a ser participantes da raiz e da seiva.

Portanto, a nossa vida, é a vida de uma pessoa salva! Muita gente terá surpresas no final dos tempos, porque o que as igrejas andam fazendo com as pessoas: é o óleo, sal, fita, é a cruz, não tem nada a ver com o lavar regenerador.

Tito 3:5 “não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,”

A salvação implica numa lavagem, numa regeneração e numa renovação que o Espírito Santo faz. É um absurdo pensar que as águas do batismo é que regeneram.

Mateus 18:21-22 “Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?  Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.”

Amados, não há limites para perdão, aliás, só perdoa quem é forte, o fracassado não perdoa ninguém, ela fica esperando, torcendo contra, pra ver quando a pessoa vai ter um acidente, um câncer: “Vamos esperar alguma coisa grave! Eu torço para que aquele irmão acabe o casamento dele! Eu desejo o fim da felicidade dele!”. Este não é nascido de nada!

Romanos 2:29 “Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.”Nós fomos circuncidados no coração. A palavra, o Espírito veio e fez uma obra maravilhosa, tremenda na nossa vida.

Portanto, o novo nascimento envolve uma mudança total, completa e sobrenatural de vida.1 Coríntios 6:9-11 “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus. E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.”

Você  sabe o que quer dizer efeminados? “Tais fostes alguns de vós?” Não 1 Coríntios 6:11 “Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.”

Fostes lavados, regenerados, renovados. “Tais fostes”. Tudo bem que no passado a pessoa pode ter adulterado, roubado, fornicado, mas depois que ela tem Jesus, se eu sou do Senhor e pratico adultério, roubo ou fornico, não sou do Senhor nada, não nasci de novo, não tive uma lavagem, uma regeneração.

Portanto, a natureza divina é colocada e formada no coração faz a pessoa agir com santidade, ela passa a viver uma vida agradável a Deus. A regeneração é a mudança que o Espírito Santo faz no entendimento, na vontade, nos desejos, na conduta, porque se não mudou nada disso, é hora,  do irmão dizer: “Senhor, opera em mim esta obra, eu não quero passar a minha vida inteira dentro de uma igreja, e por fim o Senhor dizer: “Arreda-te daqui!”

-‘Quer dizer que o meu entendimento muda?’

Muda. Você ao invés de dizer que está de acordo com a sociedade que casa homem com homem, mulher com mulher, você diz que não, é homem com mulher como diz a bíblia sagrada, esta é a minha posição, meu entendimento e eu não mudo. E a minha vontade? A minha vontade era de estar, agora, na beira da praia, bebendo água de coco e pescando com minhoca, uma cocoroca, mas a minha vontade não é mais esta, a minha vontade é estar na igreja. Meus desejos? Meu desejo, agora, é por ter a minha família unida por amar a esposa, o marido, os filhos, lutar pela minha família. E a minha conduta? Ilibada. É muito triste você ouvir: “Porque eu contratei dois irmãos evangélicos, de uma igreja e foram os piores daqui.”

A conduta de uma pessoa lavada, regenerada tem que ser ilibada. A sua boca passa a ser uma boca de louvores a Deus. Você vê uma pessoa regenerada, por exemplo, quando está pregando um prego em casa, na terceira batida martela o dedo: “Aleluia! Aba Pai!” E a carne lá dentro: “Diz um palavrão!” E a pessoa: “Aba Pai!” O dedo está preto, mas lá está ela “Aba Pai!” E a carne dizendo: “Solta uma aí, mostra quem você é, mostra que você é machão. E ele diz: “Não! Aba Pai!” Porque é nascido de novo.

2 Timóteo 1:9-10 “Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.”

Nossa vocação é santa. Eu não tenho nenhuma vocação para fofoca. Quem é vocacionado para uma fofoca? Ainda bem que ninguém levantou a mão. Eu não tenho nenhuma vocação para guerra de família, problemas, ataques, a minha vocação é santa. Você tem uma vocação santa.

1 Pedro 5:10 “Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.”

No mundo sofremos, mas Deus tira o coração de pedra e dá um coração de carne, renova vontade, induz ao que é bom, você passa a compreender os mistérios de Deus, passa a dizer que a vontade de Deus é para a sua vida.

Romanos 8:4 “a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.”Você passa a andar segundo o Espírito.

Jeremias 31:33 “Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” Deus escreve, imprime dentro da mente e do coração. Ezequiel 36:26 “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.”

Que obra miraculosa Deus fez na nossa vida! Aquela pessoa que diz que não perdoa, Deus vai e tira aquele coração de pedra e põe um coração de carne e a pessoa perdoa.

João 8:36 “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”Se você passar por uma regeneração, por uma lavagem você verdadeiramente é livre. Você não precisa de fumo, de cigarro, de bebida, não precisa andar com guias. Nada.

Filipenses 1:6 “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.”

Versículo 29: “Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele,”

Nós até admitimos que a obra de Deus tem até sofrimento, mas nós agüentamos.    Filipenses 2:13 “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.”

Esse lavar regenerador do Espírito Santo vivifica, cura, corrige, faz obedecer, acaba a rebelião, isto gera uma liberdade verdadeira. Se nós ignorarmos a regeneração, não há vida santa, não há fidelidade, não há vida eterna. Portanto, não é uma pequena transformação que diz que o homem é salvo, não é uma mudança externa do cabelo, das unhas que diz que a pessoa é salva. Isto não é suficiente, só se houver uma nova vida, passada por um lavar regenerador do Espírito Santo, acontecer a ponto da pessoa poder dizer o que diz em 1Coríntios 15:10 “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.”

Pode um homem salvo maltratar a sua esposa? Ameaçar, que faz e acontece? Pode uma mulher salva, regenerada, lavada no sangue de Cristo, que passou por essa mudança de caráter e de conduta, dormir na sala e o marido dormir na cama? Dizer que dorme na sala já há seis anos porque tem coriza?

O problema é a coriza, então vamos orar pela coriza, ou é só uma desculpa para destruir a vida conjugal? A bíblia diz que satanás usa a incontinência, a falta de vida conjugal para botar as pessoas debaixo de um Espírito de adultério e depois envergonhar o evangelho. Quando alguém nasce de novo uma grande obra do Espírito Santo é feita, ela submete a vontade dela à vontade de Deus, redireciona a sua vida.

Efésios 1:19-20 “e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus,”

O mesmo poder que tirou Jesus de entre os mortos, é o poder que opera em nós fazendo uma grande mudança. O mesmo que tirou Jesus de dentre os mortos é o poder que converte as nossas almas. É a maior obra de Deus, é a demonstração da Onipotência de Deus. Deus pelo Espírito Santo, lava e regenera, fora disso não há salvação.

-‘Eu sei pastor que a vida espiritual é um pouco mais abrangente do que a gente estava imaginando, eu pensava que se eu não bailasse “O vira”, não fumasse e não bebesse, eu já era salvo.’

Moralmente, espiritualmente, fisicamente, em termo de caráter, de padrão de vida, de conduta, uma pessoa que sai da morte para vida tem que apresentar o fruto do Espírito Santo.

-‘Apóstolo, eu estou preocupado, como vai ser a minha vida agora, eu ainda não tenho estas grandes mudanças que a bíblia diz.’

Então, hoje, é o dia! Eu não vou convidar você para vir aqui na frente, porque isso é desnecessário. Cada um, nestes trinta segundos, pode dizer: “Pai, eu estou, aqui, como ovelha, eu preciso ver esta mudança na minha vida”.

-‘Apóstolo, honestamente, já que o senhor está com muitas coisas desde que chegou, aqui, na igreja, mas e se, eventualmente, isso tudo não suceder na minha vida? Como fica o negócio?’

Eu vou lhe mostrar como fica o negócio.

Mateus 7:21 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”

Muitos, não são todos, muitos dizem ao Senhor que tem profetizado, passam o pente da salvação na cabeça, vão à corrente para expulsar demônios, entram na gruta dos milagres, foram naquela inauguração onde se cantava e se bailava, fazem muitos milagres, e então, o Senhor diz, explicitamente: “Eu nunca vos conheci!”

Versículos 22-23: “Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente:Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.”

Eu pedi a Deus que esta mensagem fosse forte que é para mudar mesmo, que é para temer mesmo, e para dizer que somos o paradigma deste Brasil. Eu disse ao Senhor: “Deus, faz estas pessoas sentirem a responsabilidade deste novo nascimento!” A obra quem faz é o Espírito, eu não posso fazer em você, é o Espírito Santo, mas que a pessoa entenda que tem que estar aberta a estas verdades. Não se iluda. Às vezes a pessoa diz que não fuma mais, não bebe mais, glória a Deus, e diz que vai viver a vida eterna, que é um predestinado, e na primeira situação, no primeiro vento que sopra, a pessoa diz que rasga o cartão de membro, que vai embora da igreja, entrega o cargo, eu preciso de liberdade. Estas pessoas nunca nasceram de Deus.

Você sabe por que Deus lhe trouxe para esta igreja?

É para você ser uma pessoa que vive a verdade verdadeira, sem redundância.

Nós somos a luz do mundo. A sua esposa quer que você seja luz do mundo e sal da terra para ela, e o marido quer que você seja a esposa de Deus, os seus filhos querem. Só dizer que não fuma, não bebe, isso é muito pouco para dizer que a pessoa nasceu de novo, isso custou a vida de Cristo, o sangue derramado na cruz. Quando a pessoa diz: “Eu tenho culto hoje, mas eu estou um pouco cansado, e troca Deus. Veja quem é salvo nos dias de jogo de futebol. Quando tem um jogo forte, 70% da igreja não vem. Não é da igreja daqui, é de qualquer igreja. A igreja fica vazia, e o pastor fica lá, sozinho: “Sai demônio!” A pessoa diz que não pode perder o jogo. É o Vasco! E Deus diz: “Você me busca em primeiro lugar ou o Botafogo em primeiro lugar? Quem Sou Eu para você?” Bateu chuva, bateu sol, bateu o frio e tem futebol, as igrejas ficam todas vazias. Graças a Deus que a nossa fica meio cheia.

A pessoa, às vezes, é muito religiosa, acende vela, paga novena, ajoelha e diz que é salva. Não é nada salva. Ser salvo mostra uma mudança de caráter, de conduta e de valores, ele passa da morte para a vida, passa a ser um marido exemplar, um esposa exemplar, um filho exemplar.

O não salvo, quando toca o telefone celular, esconde que a mulher não pode ver.  Quando toca o meu celular, eu digo: “Bispa, pode atender”. Eu não mexo na carteira da minha mulher, nem ela mexe na minha carteira, temos confiança um no outro, não há nada escondido na nossa vida. E todas as vezes que eu me confrontei com adversidades fortes, sempre Deus é em primeiro lugar. Ou nós somos um diferencial nesta terra ou não somos nada. Seria um clube, vem aqui passear, tem ar-condicionado, o pastor é legal, mas a bíblia diz: “Pelo lavar regenerador do Espírito Santo”. O mesmo poder que tirou Jesus da morte é o mesmo que opera na nossa vida. Então, não há desculpas para dizer que foi o diabo que colocou uma casca de banana, que estava tão bem na igreja, e sabia que não tinha o diabo mais na vida, mas que um dia estava fraco na carne. Você não sabia que tinha um corpo de humilhação, um corpo de imundice? Ou você confia na carne? Paulo disse que nós não somos dos que confiam na carne.

O lavar regenerador do Espírito Santo lava, regenera e renova e faz um homem ser um novo homem.

Cristianismo exige duas coisas: Mudança de padrão moral e mudança de conduta.

Há uma senhora, aqui, que gosta de brigar. Ela tem que nascer de novo. E não é o Apóstolo que faz, não é batismo nas águas, não é o batismo lá na Lagoa.

No seu lugar, em trinta segundos: “Pai, eu quero viver a cada dia esta mudança, esta regeneração, de glória em glória somos transformados pelo Espírito Santo de Deus à imagem do Senhor, os atributos de Deus, o caráter de Deus, a natureza de Deus, o fruto do Espírito Santo, é manifestado. Enfim, somos nova criatura, a vida velha já passou, eis que tudo se faz novo. E se há alguém lutando em alguma área, a palavra diz: Colossenses 3:5 “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;”

Diga a Deus que você tem uma dificuldade nesta área, muda-me. Eu reconheço a minha fragilidade, eu reconheço a minha incapacidade, a minha fragilidade!”

É obra do Espírito Santo!

 

Se nossa Mensagem tem abençoado a tua vida, se estas palavras tem feito bem ao teu espírito, ajude-nos a mantê-la, seja um semeador. Com certaza seu dízimo e oferta semeado em nosso ministério de evangelização, será honrado por Deus em tua vida com bençãos sem medidas. CLIQUE AQUI PARA DOAR!

Compartilhar
2 Comentários
  • Poncione Leite Guimarães
    09/10/2019em16:01

    Muito boa essa palavra,Deus o abençoe.

  • Gilsete Almeida dos Santos de Jesus
    16/01/2021em21:19

    Maravilhosa graça!
    Boa está palavra.

Escrever um Comentário