+55 (21) 3017-9090

Rua Maricá, 320 - Rio de Janeiro

Top

Sobrea a necessidade de se ter um tempo de oração

Sobrea a necessidade de se ter um tempo de oração

TEMA: NEM UMA HORA COMIGO?

FILIGRANA: TODOS AQUELES QUE QUEREM VER COISAS GRANDES ACONTERCEREM, DEVEM SABER QUE DEPENDEM DA VIDA DE ORAÇÃO.

TEXTO: Mateus 26:36-41 “Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar; e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres. E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”

Meu amado irmão, minha família, povo do Senhor, ovelha de Cristo, selo do meu apostolado!

Na noite em que Jesus foi traído, Ele estava no Getsêmani com os Seus discípulos. “Getsêmani” quer dizer: “lagar de azeite” ou “lugar de azeite”. Era uma hora difícil. Jesus estava numa agonia de espírito profunda. Eventos transcendentais estavam para ocorrer. A história da humanidade mudaria definitivamente. Jesus estava a ponto de se entregar para o Sacrifício dos sacrifícios. Naturalmente, todo o inferno estava em alvoroço. Jesus, em algumas horas, seria preso, levado ao sinédrio, negado por Pedro, entregue a Pilatos e, finalmente, crucificado, morto e sepultado. Jesus, então, em oração profunda, prostra-se sobre o Seu rosto e começa a dizer: ‘Oh! Deus, se possível, afasta de mim este cálice. Mas não se faça a Minha Vontade, mas a Tua.’
Enquanto Jesus agonizava em oração profunda, sofrido na Sua carne, os discípulos, aqueles que foram “pinçados”, os futuros Apóstolos, os Ministros, os que seriam os líderes da Igreja estavam dormindo, em sono profundo. Lê os versículos 42-46.
O que Deus me disse durante estes dias é que a condição da maioria do povo de Deus está espelhada neste trágico episódio: Jesus orava, e os discípulos dormiam. A maioria do povo de Deus não está acompanhando a vigilância e a oração que Deus mandou. Com isso, as mentiras de Satanás ganham espaço na vida de muitos.
Uma parte substancial da Igreja de Cristo está atenta, vigilante. Mas, a grande parte da Igreja está adormecida. Quantas derrotas? Quantos fracassos espirituais? Quantas perdas? Quantas tragédias poderiam ser evitadas se o povo de Deus levasse a oração a sério. Quantas coisas deixaram de ser conquistadas? Quantas metas deixaram de ser alcançadas, porque o povo de Deus, na sua grande e esmagadora maioria, não entendeu ainda que há um chamado à oração.
Muitas pessoas deixam que as fadigas e as pressões da vida sufoquem este chamado que todos nós, Apóstolos, Bispos, Pastores, ovelhas do rebanho, temos recebido da parte de Deus.
Olha o que eu vou dizer, que é muito importante. O nosso Senhor Jesus Cristo nunca ensinou ninguém a pregar. Não vimos, na Bíblia, Jesus formando um grupo para dizer como se pratica as técnicas de homilética, exegese e hermenêutica. Nunca vimos Ele dando aulas, conforme nós damos hoje. Nunca vimos Jesus ensinando um grupo a cantar. Nunca vimos Jesus ensinando a arte do drama, da música, do teatro ou da dança. Agora, vemos Jesus ensinando a orar. Tanto é verdade que os discípulos, que constantemente O viam em oração, disseram: ‘Senhor, ensina-nos a orar!’ E quando eu fiz esta mesma oração a Deus, depois de 24 anos de Ministério, a resposta de Deus foi: ‘Miguel, a primeira coisa que tens que fazer é priorizar a vida de oração. Acaba, definitivamente, com o ativismo de Marta. Queda-te comigo, conforme Maria fazia. Em vez de ficares agitado de um lado para o outro, cheio de preocupações, quero que fiques Comigo. Prioriza a tua vida de oração como a coisa mais importante que possuis. O chamado que tens para pregar a Palavra não é mais importante do que o chamado para orar.’ Eu sei, amado, que atendi a esse chamado. Não quero mais ser como aqueles discípulos: sonolento, desanimado, hesitante… Não quero mais ser um homem inseguro e confuso, como grande parte da liderança eclesiástica é na questão da oração.
Jeremias 15:19-21 diz: “Portanto, assim diz o SENHOR: Se tu te arrependeres, eu te farei voltar e estarás diante de mim; se apartares o precioso do vil, serás a minha boca; e eles se tornarão a ti, mas tu não passarás para o lado deles. Eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; eles pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te salvar, para te livrar deles, diz o SENHOR; Arrebatar-te-ei das mãos dos iníquos, livrar-te-ei das garras dos violentos.”
Isaías 45:2-3 diz: “Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.”
Sei que Deus quer arrancar milhões de pessoas das garras do inimigo, quer acabar com as constantes frustrações e erros na vida do Seu povo, quer que o Seu povo viva por cabeça, viva por cima e tenha para emprestar e não tomar emprestado. Sei, também, pela experiência pastoral, que muitas pessoas sofrem derrotas, outras, mesmo na obra do Senhor, perdem a razão de viver, são vencidas, não conquistam nada e interiormente são vazias, porque não priorizaram a oração. O que eu vou ensinar a partir de agora tocará o coração dessas pessoas e a verdade as libertará. Tudo o que há de negativo e tudo o que há de hábitos que as impedem de receber o melhor de Deus desaparecerão. O Espírito Santo fará coisa nova nessas vidas.
O primeiro passo para isso é priorizar Deus. Vamos começar a priorizar Deus. Precisamos de um objetivo forte: todos queremos ver o poder de Deus e queremos fazer as obras que Ele fez.
Em João 14:12-14, o Senhor diz: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.”
Segundo lugar: orar é o chamado mais importante da nossa vida a partir de agora.
Deus me deu algumas passagens bíblicas que mostram o que poderá começar a suceder por causa dessa nossa atitude de priorizarmos Deus e a vida de oração.
Mostra a Palavra em Atos 6:8: “Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.”
Atos 4:31 diz: “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.”
A oração da igreja primitiva fazia tremer o Tabernáculo. As orações de hoje fazem o maligno tremer, expulsam a doença, trazem à existência aquilo que Deus disse que é tesouro para a nossa vida. Lê Atos 5:12-16.
Atos 2:42-43 diz: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.”
Aqui está o segredo: a perseverança na oração. Não é a oração feita um dia e, depois, ficar cansado. É orar sempre!
Então, eu queria passar alguns segredos da vida de oração.
Os líderes evangélicos travam uma luta muito grande na questão da oração. O tempo a sós com Deus leva a maioria dos líderes ao desespero, pois não encontram o tempo devido. Tudo parece bloquear o tempo da comunhão com Deus: estão sempre ocupados, sempre debaixo de pressões, de urgências, é o telefone, são as crianças, é o vizinho, é o cheiro do café pela manhã, é o ativismo… A maior frustração da maioria dos Pastores é a distância entre a vida de oração, que todos sabem que devem manter, e a realidade. Sei do que estou falando porque era assim que eu vivia. Por causa disso eu quase morri. Então, comecei a compreender que Deus não queria mais que eu fosse dessa forma.
Afinal de contas, quanto tempo devemos orar por dia? Qual é o tempo recomendado?
Há uma pesquisa realizada pelo jornal Leadership, dos Estados Unidos, que diz o seguinte: 57% dos líderes do mundo oram menos de 20 minutos por dia. 34% oram entre 20 e 60 minutos por dia. 9% oram entre 60 e 90 minutos por dia. Estou falando dos líderes do mundo inteiro. A média é de 22 minutos por dia.
Li uma outra pesquisa, do Apóstolo Peter Wagner, a maior autoridade do mundo em oração, que diz o seguinte: 28% dos pregadores, 1 em cada 4 pastores, oram menos de 10 minutos por dia.

Por fim, uma terceira pesquisa nos mostra que a média de oração dos Pastores australianos é de 23 minutos por dia. A média dos Pastores japoneses é de 44 minutos diários, e a média dos Pastores coreanos é de 90 minutos por dia.
O homem da reforma, Martinho Lutero, orava 3 horas por dia. Por causa da sua oração nós estamos hoje aqui. Todas as igrejas do mundo existem por causa do que Deus fez através do reformista
Agora, atenção ao que eu vou dizer: todas as pessoas que querem ver coisas grandes acontecerem devem saber que dependem da vida de oração. A falta dessa compreensão é uma das razões para tantos problemas financeiros nos lares evangélicos, para as brechas que o diabo usa para colocar na cabeça de uma mulher, que tem família, que ela deve largar o marido para viver uma aventura sexual, ou na cabeça de um homem evangélico que deve manter uma vida extra-matrimonial.
Esta última década foi a que mais pastores desistiram do Ministério, a que mais igrejas fecharam, a que mais derrota houve no ceio da família evangélica. Grande parte dos Pastores está vendendo seguros e carros, porque abandonaram os seus Ministérios. Deus me disse: ‘Miguel, sabes onde está a brecha? Na falta de oração.’
Todos precisamos de uma vida de oração melhor. Todos precisamos orar mais, porque é através da oração que há recompensa na vida. Assim, o diabo não tem mais vez, as conquistas acontecem, portas se abrem e a solução de coisas encrencadas e amarradas há anos acontece.
A questão do tempo é muito importante. Quanto tempo devemos orar? Vou dizer uma coisa: o tempo é uma das coisas mais importantes. Vê, Jesus poderia ter dito: ‘tu podes ficar três minutos comigo.’ Mas o Senhor disse: ‘nem uma hora?’
É através do nosso relacionamento com Deus que expressamos o nosso amor a Deus, e recebemos o Seu amor. A vida de oração deve ser cultivada, e o tempo de oração precisa ser regular, constante e diário. Não permitas um só dia sem comunhão com Deus. Se tu estás tão sobrecarregado que não encontras tempo para Deus, muda, pois isso trará profundas implicações para a tua vida. Poderás ter um desastre espiritual logo lá na frente.
Não justifiques a tua vida relaxada de oração com racionalizações. Às vezes, as pessoas me dizem: ‘Mas Apóstolo, nós estamos no tempo da Graça de Deus, e na Graça, ore ou não ore, Deus é misericordioso, vamos tocar o barco, quem ora é legalista.’ Se tu quiseres me dizer que sou legalista porque oro, prefiro ser legalista pelo excesso de oração, a ser da Graça e andar relaxado.
Nós precisamos crescer em oração, para que cresçamos em qualidade de vida.
Há benefícios e tesouros que ainda não foram revelados, há portas grandes para serem abertas, há coisas grandes que estão ocultas, que nós ainda não vimos, mas, por causa do Espírito da oração, tudo se manifestará.
Amado, não fiques dormindo. Deus está chamando cada um de nós para começarmos, pelo menos, nos 22 minutos e chegarmos à uma hora.
Agora, deixe-me dizer um segredo: para tomares essa atitude é preciso desejar ver Deus agindo. Se não quiseres ver Deus, dorme e engorda. Mas, se quiseres ver Deus, vais orar todos os dias.
Ao acordares uma hora mais cedo, não fiques no teu quarto. Vai para a sala, ou para a cozinha, ou para o toalete, ou para a dispensa, ou para o fundo do quintal, mas sai do quarto.
Segundo lugar: não ores à noite. A oração da noite já é o “bagaço da vida”. Lê Hebreus 12:27-29.
Expulsa da tua vida aquilo que te impede de ter uma vida de oração..
A oração é a única forma de tocar o “dispositivo espiritual” de Deus para que Ele manifeste o Seu poder sobre a Igreja. Então, vamos obedecer, vamos orar a Deus. Não fiquemos como os discípulos: hesitando. Tens que abrir os olhos para uma realidade: Deus te chamou para o Ministério de oração.
Há muito tempo que no Brasil se vive um cristianismo falsificado, um cristianismo fantasioso. Como a maioria dos cristãos está? Com óleo, fita, rosa, encosto, está amarrado, não está amarrado, olho grande… isso é fantasia. Deus disse: ‘Eu vou mostrar o Meu sobrenatural!’
Hebreus 11:6 diz: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” Deus é o galardoador daqueles que O buscam. Lê Atos 1:14.
Lucas 18:1 diz: “Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer:”.
A única forma de começarmos a ser uma igreja única e absolutamente vitoriosa é se cada um determinar em sua vida o que eu determinei: manter uma vida diária de oração de pelo menos 1 hora.
Não sei qual é a hora que costumas acordar. Se pudesse, eu telefonaria para a tua casa. Mas, lá do céu haverá um telefonema para a tua casa, um despertador, que te levantarás para a oração. Deus te despertará, e começarás uma nova etapa na tua vida. Tu verás a tua família se render aos pés de Deus, verás os teus negócios prosperarem, verás a tua família submetida ao Senhor, porque o segredo é: uma hora de oração. Quando Deus te perguntar: ‘Nem uma hora comigo?’ Dirás: ‘Aqui estou, Senhor!’ Serás uma pessoa vencedora, em todas as áreas da tua vida.

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Se nossa Mensagem tem abençoado a tua vida, se estas palavras tem feito bem ao teu espírito, ajude-nos a mantê-la, seja um semeador. Com certaza seu dízimo e oferta semeado em nosso ministério de evangelização, será honrado por Deus em tua vida com bençãos sem medidas. CLIQUE AQUI PARA DOAR!

Compartilhar
9 Comentários
  • Alex
    22/06/2009em22:24

    Um grande abraço, graça e paz para a tua vida. Deus abençoe ainda mais o seu ministério.

  • Diácono ytallo
    23/06/2009em11:00

    Perfeito este estudo da graça de Deus!

    Glória a Deus por essa última reforma protestante a volta do mundo!!

    Cresceremos sobremaneira!!!

    Diácono Ytallo

  • Rita de Cássia
    24/06/2009em13:52

    Nesses ultimos dias, a familia tem sido o alvo preferido do inimigo das nossas almas, e a oração em todo tempo deve alcançar aqueles nossos familiares que ainda não estão na mesma fé, além de nos trazer um fortalecimento espiritual e edificação da nossa fé.

  • Dione Beiroz Costa
    24/06/2009em14:46

    Graça e Paz! a todos voces!

    Para mim é vital a oração.
    Eu não sobreviveria sem a oração que
    pode tudo!!!

  • marcos
    05/08/2009em21:05

    quem vive uma vida de oração Deus fala atraves das suas mensagens. e ao ler este artigo Ele falou comigo. Obrigado Senhor.

  • Zilda Marinho
    06/08/2009em16:08

    A Paz do Senhor Jesus,

    06 de Agosto 2009

    Louvo a Deus por este estudo sobre a importancia da oração,tive a confirmação e a convicção do meu chamado para a Glória de Deus!

    Deus abençoe a sua vida com toda sorte de Bençãos!

  • Edson
    03/07/2011em13:21

    Li e aprendi muito, sinto-me fortalecido e entendo que devo preparar-me para orar conforme o ensinamento que aqui tive.
    Agradeço a Deus e ao autor desses ensinamentos que por inspiração divina, essa descrição sábia nos ajuda a nos aperfeiçoarmos, gradativamente, para o fortalecimento à capacitação para recebermos a graça de Deus.

  • aurelia
    22/06/2012em23:44

    Obrigado apostolo por este estudo, por que eu já tinha no meu coração que a oração é poderosa em Deus,e a agora estou mais ainda fortalecida. É interessante que sempre acordo bem cedo e tinha vontade de orar, e orava pouco quase dormindo, mas agora sei que é o meu momento precioso com o Senhor e vou se Deus quiser mim dedicar mais e mais oração.

  • célia
    21/06/2016em11:20

    Peço que orem pelo Lindomar de Assis se for da vontade de Deus pra que ele venha se casar com Célia Regina de Melo e que os dois juntos possa esta na presença de Deus. Também peço que orem por mim Célia pra que Deus possa me curar do esporão que tenho nos dois pés

Escrever um Comentário