A fé que vence o mundo

TEMA: A FÉ QUE VENCE O MUNDO – DOMINGO – 20/07/03 – 1800.

TEXTO: 1 João 5:4-5 “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?”

Meu querido filhinho na Fé, meu amado irmão, minha família espiritual!

Eu quero lançar fundamentos fortes para as nossas vidas; quero tratar da Fé. Veremos como a Fé age nas diferentes áreas da vida. Vamos lembrar do que disse João: “o que é nascido de Deus vence o mundo”.

O poder vitorioso de Deus está em nossa vida, desde o primeiro momento quando nascemos de novo, quando confessamos Jesus como Senhor e Salvador, no instante em que nós ouvimos a Palavra da Verdade e confessamos Jesus.

No dia em que a salvação se manifestou na nossa vida, a Vida de Deus passou a habitar em nós. Por isso, 1 João 4:4 diz: “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.”

Aquele que é o maior, Jesus Cristo, está em nós. Porque Ele está em nós, podemos vencer o mundo. “Mundo”, nessa passagem bíblica, do original grego, é AYON – reino espiritual das trevas.

Jesus Cristo, em Sua morte e ressurreição, derrotou o diabo, desarmou os principados e as potestades, tirou-lhes a autoridade e o domínio, redimiu-nos das mãos do inimigo e nos colocou no Reino da Sua Luz. O mais importante é que, quando nascemos de novo, Deus colocou a Sua natureza em nós e infundiu o Seu Espírito em nosso ser. A Sua vida, a Sua natureza está em nós. Por isso, Paulo disse: ‘Nós somos o templo do Espírito Santo.’

Vamos, agora, ao segundo passo da mensagem. Quando nós nascemos de novo, já nascemos para vencer: “porque tudo o que é nascido de Deus vence o mundo; e essa é a vitória que vence o mundo: a nossa Fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?”.

A chave de uma vida vitoriosa está na palavra “crer”. A nossa vitória está na Fé. E que Fé nós temos? Olha o que diz Romanos 12:3“…segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.”

Deus tem uma medida de Fé, a qual repartiu a cada um de nós. Eu como Apóstolo, tu como ovelha, todos nós temos a mesma medida de Fé. Todos nós temos o mesmo potencial de Fé.

Agora, há um fato interessante: algumas pessoas desenvolvem uma confiança muito grande na Fé, e outras não. Olha o que diz, por exemplo, Hebreus 10:22: “aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.”

A plena certeza é uma convicção que nós devemos desenvolver. Por isso, diz a Palavra noversículo 35: “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.”

Vamos, agora, ao terceiro passo da mensagem. Olha o que diz Romanos 10:17: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”

Quando ouvimos a pregação, quando ouvimos a Palavra de Cristo, a Fé veio à nossa vida. A confiança na Fé, portanto, deve ser a plena certeza. Ou seja, não podemos duvidar do potencial da Fé.

Vamos nos lembrar de que a Fé tem vários componentes. Tem, pelo menos, oito componentes: Tu ouves, crês, passas a orar, passas a receber, meditas, confessas, louvas e fazes; tudo isso envolve a Fé. São os oitos “pistões”, poderíamos dizer assim. Um motor tem pistões, e o “motor” da nossa vida é a Fé. A Fé, então, tem os vários “pistões” trabalhando. Há pessoas que têm só um “pistão” trabalhando no seu “motor”: apenas ouvem, ou apenas crêem, ou apenas oram. Mas, é preciso ouvir, crer, orar, receber, meditar, confessar, louvar e fazer, porque quando agimos dessa forma estamos liberando energia e força para o nosso “motor”, para a nossa vida.

Os componentes da Fé nos dão a vitória que vence o mundo. A Fé é algo tão poderoso que, quando se tem confiança na Fé, o câncer cai, o tumor desaparece, a porta se abre, a família se restaura, os valores existenciais voltam a se harmonizar, isso tudo é produto da Fé. Por isso, Paulo, quando escreve aos Coríntios, diz assim, em 2 Coríntios 4:13: “Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos,”. O Espírito da Fé manda crer e falar.

Vamos, agora, compreender um pouco melhor a respeito desse mundo.

1 João 2:15-16 “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.”

O Senhor fala, nesses versículos, de três aspectos que fazem parte do mundo, com os quais nós não podemos estar ligados, pelo contrário, devemos vencê-los, porque temos a Fé que vence o mundo.

Primeiro aspecto : a concupiscência da carne.

Quando alguém nasce de novo, a sua carne não se converte. O seu espírito se torna perfeito, mas, a carne continua com as mesmas inclinações pecaminosas. Se tu não deixares o amor do mundo de lado, ele te vence. É por isso que, às vezes, a pessoa está na igreja, mas permanece ligada às coisas do mundo, à música do mundo, à filosofia do mundo, à forma do mundo viver. Uma vez tendo nascido de novo, não devemos deixar que a concupiscência ou que as tendências da nossa carne nos faça ter ligação com o mundo. A Bíblia diz que nós somos Luz do mundo, que somos sal da terra, que temos que iluminar, que não devemos ceder ao mundo.

Segundo aspecto : a concupiscência dos olhos.

A forma como tu vês, a forma como os teus olhos vêem as coisas vai demonstrar a tua vida. Às vezes, a pessoa inveja e deseja mal ao próximo com os seus olhos. Por exemplo, ela vê alguém prosperar, vê alguém crescer na vida, e os seus olhos denunciam o ciúme e a inveja que estão no seu coração.

Terceiro aspecto : a soberba da vida.

A Bíblia diz que a vida é como um sopro, e mostra, em Provérbios de Salomão, que a soberba precede a ruína, a queda. Apesar disso, há pessoas que são extremamente soberbas.

Temos uma vida que nos foi dada por Deus; precisamos saber utilizá-la. A nossa vida é o dom melhor que temos. É muito importante valorizarmos a nossa vida e a vida do próximo.

Eu abro aqui um parêntese para te falar um pouquinho de família. Uma das nossas chamadas como evangélicos é valorizar a nossa família. Tu precisas honrar o teu marido, a tua esposa; precisas cuidar da tua família. Deves ser um bom pai, uma boa mãe, um bom filho, uma boa filha. O problema é que, muitas vezes, a soberba faz com que a pessoa despreze o seu cônjuge, os seus filhos etc. Quantos idosos estão abandonados dentro de clínicas, dentro de lares de idosos, abrigos de velhos, porque, simplesmente, os filhos não querem saber deles? Por quê? Porque faltou o amor da mãe pela filha, o pai presente… Há pessoas que passam a vida inteira e nunca receberam um aconchego da sua mãe, um afago do pai, uma palavra de carinho. Há, também, muitos homens jogados na sarjeta do álcool porque não tiveram carinho em casa. Há muitas mulheres em caminhos escuros e escusos porque não tiveram respaldo do seu marido. A causa desse tipo de comportamento é da soberba da vida. Amados, filho não pede para nascer. Filho nasce pela conjunção carnal de um casal. E quando esse filho vem ao mundo, muita gente diz: ‘A minha vida acabou…’ em vez de dizerem: ‘O filho é minha herança, é o bem que Deus me deu…’ Muitos acham que o filho é pedra de tropeço… Essas coisas marcam uma pessoa para o resto da vida. Devemos, como evangélicos, estar atentos a isso.

Voltando ao tema central da mensagem, eu vou te dizer: é muito importante um pouco de humildade. A humildade é outro dom maravilhoso de Deus. O humilde não significa que alguém está mal vestido ou de sapato velho. O humilde é aquela pessoa que reconhece, diante de Deus, a sua pequenez na carne, é a pessoa que reconhece a sua incapacidade diante de Deus, é a pessoa que diz: ‘Eu sou o que sou por Deus, pela Graça de Deus’.

Às vezes, a pessoa tem um pouco mais financeiramente, e já não aperta a mão do próximo, só se deita se o lençol for de seda pura… Eu acho isso uma “piada”… Irmão, na hora em que se fecha o caixão acaba a seda pura.

A humildade é algo muito importante. A soberba precisa ser vencida.

Queres ver a concupiscência da carne na sua plenitude? Eu te mostro. Gálatas 5:19-21 diz assim: “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.”

Quem pratica essa lista não pode ter parte do Reino. A pessoa, quando nasce de novo, quando é cristã, quando é de Deus, deve ser humilde.

Se tiveres que pedir perdão, pede. Não permitas que a concupiscência da carne entre, porque ela é muito abrangente: fala em ciúme, idolatria, feitiçaria, iras e contendas.

É uma decisão pessoal que cada uma toma em não cometer atos que são contra a vontade de Deus. E o cristão pode vencer esses atos? Pode! Por quê? Porque ele tem a Fé que vence o mundo. A Fé vence a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida.

Nós temos o poder de vencer tudo o que é do mundo. O que Cristo venceu, venceu para que nós fôssemos vencedores.

Nós temos a Fé que vence o mundo, que vence essa lista de Gálatas 5:19-21, que vence o inimigo, que vence toda a força do mal, todo espírito do mal, mas que também vence o sofrimento, as aflições, tudo aquilo que o adversário coloca na vida: a filosofia do mundo, os métodos de operação do mundo, os métodos de tentação do mundo. Por isso, Apocalipse 2:3 diz assim: “e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.”

Quando uma pessoa tem os oito “pistões” da Fé trabalhando no seu “motor”, ela suporta a prova.

Não te deixes esmorecer! Nós somos vencedores. Deus nos trouxe para a Sua obra para que nós fôssemos vencedores. Então, tu deves decidir assim: ser vencedor sobre o mundo, porque a coisa pior que existe é um crente derrotado. Quando o crente é derrotado pela lascívia, pela fornicação, pela idolatria, pelo ciúme, pela contenda, na realidade, foi derrotado pelas obras da carne.

Talvez alguém diga: ‘Mas Apóstolo, antes de eu chegar à igreja eu tinha um problema na minha vida.’ Nota uma coisa interessante. Em 1 Coríntios 6:9-11, o Senhor diz assim: “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.”

O injusto é uma pessoa que não vive de acordo com os padrões de Deus. Talvez alguém diga: ‘Mas Apóstolo, eu me encaixo em algumas dessas palavras. Eu sou um injusto?’ Olha: no passado, antes de termos Jesus, as concupiscências da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida dominavam-nos. Mas, Paulo disse: “Tais fostes alguns de vós…” Quer dizer que no passado nós fomos. Agora, nós fomos lavados no precioso Sangue de Jesus, temos a Fé que vence o mundo, temos capacidade para dizer não para todas essas coisas, ainda que tenhamos uma carne sujeita às influências do inimigo.

É muito importante que tu saibas que a nossa fidelidade aqui nesta terra traz frutos para o agora, para enquanto estamos em vida, mas também para quando estivermos diante do Senhor. Mateus 25:21 “Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.”

Lamentavelmente, grande parte do povo de Deus se deixa vencer pela concupiscência dos olhos, ou pela concupiscência da carne, ou pela soberba da vida. Nessas horas, é muito fácil dizer assim: ‘Foi o diabo que colocou uma “casca de banana”’ Não foi o diabo. Foi a pessoa que se esqueceu que, ao nascer de novo, nasceu para vencer, e não para fazer a vontade do mal.

Agora, tu deves te levantar no Poder de Deus que está na tua vida, deves invocar o Nome do Senhor Jesus, deves crer nAquele que é o Criador e Autor da Fé, deves te levantar, crendo no poder da crucificação e ressurreição de Jesus Cristo, deves crer no poder da ascensão de Jesus para os céus e no Seu julgamento final. Eu quero que tu creias em querubins, serafins, arcanjos e nos anjos de Deus, que creias nas orações que os Patriarcas fizeram em nosso favor, que te levantes, crendo na palavra dos Profetas, na pregação dos Apóstolos, na Fé daqueles que creram antes de nós, que creias na vida dos justos, que te levantes, crendo nos poderes dos céus sobre a tua vida, no Sol da Justiça que brilha sobre ti, no testemunho da lua todas as noites como fidelidade de Deus, que creias no fogo da Glória do Senhor, no vento do Espírito Santo que sopra nos quatro cantos da terra, na estabilidade do Trono Celestial, na Rocha Firme que é Jesus Cristo.

Eu quero muito que a Igreja se levante, crendo no poder que Cristo tem para dirigir a sua vida, na força que Deus tem para a sustentar, na sabedoria infinita de Deus para guiar a sua vida, nos olhos de Deus que estão sobre a sua vida e vêem mais adiante do que ela vê, nos ouvidos de Deus para ouvir a sua súplica, na Palavra de Deus para lhe falar e na mão poderosa de Deus para lhe proteger.

Eu quero que a Igreja vença, que manifeste a Fé que vence, que creia no escudo de Deus para lhe defender, que creia nas hostes celestiais para lhe livrar de todo o mal, para lhe livrar das ciladas do diabo, das tentações do mundo, das armas dos filhos da perdição, dos enganos contra a alma. Eu quero que tu creias que Deus tem um escudo que nos defende dos falsos profetas, do paganismo, das falsas religiões, das heresias, do engano da idolatria, do veneno do mundo, das drogas, do álcool, da mentira, das coisas que ferem.

Eu quero que tu creias que há uma recompensa abundante para aquela pessoa que manifesta a Fé para vencer o mundo. Eu quero que tu creias que Cristo está na tua vida, que Cristo está diante de ti, por trás, por cima, de lado, à esquerda e à direita. Ele é o Senhor de todas as áreas da tua vida. Cristo está no teu deitar, no teu levantar, nos teus pensamentos, no teu falar. Quero que tu creias e invoques o Deus triuno, o Deus que é Cristo; que O confesses como Criador e Sustentador de todas as coisas! Aleluia!

Tu tens a Fé que vence o mundo! É a Fé que está dentro de ti que te faz crer que a Deus pertence a salvação, que Ele está para sempre contigo. Esta é a Fé que vence o mundo. Esta é a Fé que é a nossa vitória!

Por causa da Fé, eu, como Apóstolo e Profeta da tua vida, como Bispo da tua alma, profetizo que todas as prisões já caíram por terra, que todos os nós emocionais caíram por terra, que todas as doenças, enfermidades, dúvidas, maus hábitos, amargura, falta de perdão, falta de amor, complexos de inferioridade, maldição hereditária, vícios antigos, pecados ocultos, tormentos ocultos na tua mente já caíram por terra!

Quem sabe alguém esteja desviado do Evangelho, esteja vivendo como o filho pródigo, que quer comer comida de porco e ninguém lhe dá nada?! Quem sabe alguém esteja se sentindo um lixo, cheio de impulsos que o levaram à ruína pessoal, financeira e familiar…?! Eu quero dizer a essa pessoa: O NOSSO DEUS É MISERICORDIOSO! Reconcilia-te com Deus! Acorda! Não corras riscos quanto ao teu futuro. A vida passa rápido. ‘Ah! Mas Apóstolo, eu estou muito ocupado; não tenho tempo para a igreja!’ Alguém pode estar falando. Pára! Isso é o inimigo que te diz. Se tu continuares tão ocupado e não tiveres tempo para Deus a tua casa estará construída na areia; um dia vai desabar! Tu tens que arranjar tempo para Deus. Tu vais jogar os teus dias fora? Jesus disse: ‘sem mim nada podeis fazer!’

Não jogues fora o tesouro que está diante de ti. Tu precisas da Fé para vencer. A vida sem Jesus é nada! É pior do que a morte. É nada! É jogar a vida fora, é passar por esta terra sem viver, apenas existir. Mas, com Ele a vida é tudo, a vida é tudo! A vida é tudo!

Olha, meu amado, o teu dinheiro não compra saúde, não compra felicidade, não compra paz nem harmonia na família. Tua capacidade não compra a vida eterna. Tudo que tu tens não fará nenhuma diferença perante o Tribunal de Cristo. Todo o teu dinheiro e o dinheiro do mundo não compram o bem estar com o Pai eterno, o Pai das luzes.

Por causa do que os profetas disseram, por causa do que os patriarcas oraram, por causa da morte e ressurreição de Jesus, eu termino esta mensagem como um embaixador de Cristo, dizendo: Reconcilia-te com Deus. Reconcilia-te com o Criador! Ele te ama, por isso Ele deu a Sua vida na cruz do Calvário, por isso Ele derramou o Seu Sangue como propiciação dos nossos pecados. Reconcilia-te com Deus. Se tu ainda não confessaste Jesus Cristo, agora é o dia oportuno, é o dia que Deus determinou que tu O confessarias como Senhor e Salvador. As profecias do Antigo Testamento apontavam para o Cristo do Novo Pacto. Os tipos do Antigo Testamento apontavam para o Deus vivo.

Os patriarcas oraram por nós. Os profetas disseram e falaram da parte do Senhor a nosso respeito. Oh! Jesus derramou a Sua Vida por nós. E agora? E agora? Jogarás tu a tua vida fora? Deixarás passar o tesouro que está aberto diante de ti? Serás derrotado pela concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida? Quem é o homem? Quem é o homem para discutir com Deus? Não tem o olheiro direito sobre a massa? Tem! Ele fez uns para honra e outros para desonra. Uns Ele preparou de antemão para a Sua Glória. Outros foram destinados para a perdição, e não há injustiça da Sua parte.

Os patriarcas, na sua Fé, na sua esperança, oraram por nós. Abraão orou por ti, Melquisedeque orou por ti. Abraão foi constituído o nosso pai na Fé. Há seis mil anos atrás ele orou por mim, ele orou por ti, ele orou por todas as gerações. Essa oração não foi em vão, essa oração te trouxe à Igreja, porque ela se materializou na pessoa de Jesus. Foi Ele, o Senhor, que determinou que tudo aquilo que está na Bíblia se manifeste, agora. Seja estabelecido o Reino em tua vida. Que tudo aquilo que o inimigo armou de cilada, de armadilha na tua vida, caia por terra. Os tesouros dos céus estão abertos; toma posse deles. É teu direito, é a tua herança.

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR! GLÓRIA A DEUS! GLÓRIA A DEUS! GLÓRIA A DEUS!

FIM

 

TV CRISTO VIVE

TV Cristo Vive

Clique e assista

Participe de nossos cultos ao vivo, direto de nossa Sede Internacional no Rio de Janeiro - Brasil.

CULTOS

Cultos Brasil

Áudio | Vídeo

Domingo - 9:00h e 18:00h
Segunda-feira - 19:30h Quarta-feira - 19:30h

Cultos Portugal

cristoviveportugal@gmail.com

Domingo - 10:00
Segunda-feira - 20:30
Quarta-feira - 20:30
Horário de Lisboa

Cristo Vive em Portugal

ARQUIVOS

Visite nosso arquivo de mensagens em Áudio ou Video
Visite nosso arquivo de mensagens em texto

Cristo Vive em Portugal Blog do Eleito Facebook TV Online Milagres Vivos Youtube TV Cristo Vive Youtube Igreja Cristo Vive Palavra Profética