cropped-Logo_azul.png

APRENDENDO A VIVER FELIZ – NÃO COBIÇARÁS

COMPARTILHE

Êxodo 20:17 “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.”

 Eu tenho um cuidado muito grande com a questão da família. Tenho dito, reiteradas vezes, que, se a família evangélica não tiver valores fortes, se não se alinhar com os ensinamentos da Bíblia Sagrada, não será uma família tradicional cristã.

Acredito nos valores da família em termos bíblicos. Infelizmente, a sociedade tem vivido outros valores, e, como tal, a família se encontra absolutamente esboroada. Não podemos buscar valores no mundo, por exemplo, na televisão, nas novelas, nos ídolos ou no cinema. Os nossos paradigmas não são esses valores buscados na sociedade, que arruínam a família. Portanto, encontramos, nos valores morais dos Mandamentos do Senhor, expressões que formam alicerces fortes.

Às vezes, as pessoas têm paredes bonitas na sua família, tem cortinas lindas, tem até candeeiro, enfeites, mas não têm estrutura e, por qualquer “besteirinha”, as pessoas dizem: “Eu vou me divorciar. Vamos romper o casamento!” Isso é falta de viver a Bíblia Sagrada. A primeira alternativa de uma família nunca pode ser um tribunal do mundo. A mim, custa, quando vejo uma pessoa que outrora chegou em cima do altar e jurou, fez, prometeu, cantou, louvou, e, depois, por meia dúzia de tostões, troca o casamento, se esboroa a família, contrata-se um advogado para romper uma aliança de sangue que não pode ser quebrada.

Não há justificativas para esboroar uma família, que tem uma aliança de sangue, a não ser no caso de um adultério flagrado, quando ambas as partes não concordam mais.

Os países, as nações, as sociedades, só terão famílias fortes, se buscarem os valores da Bíblia. Quem mais pode incendiar uma família com amor, sabedoria e conhecimento, senão o Espírito Santo? Mais ninguém pode!

Então, vou tratar de um assunto importante, o 10º mandamento: a cobiça.

Por que o Senhor disse: “Não cobiceis a mulher, a casa, o empregado, o cavalo, o jumento e as coisas dos outros.”

O que é cobiça? É o desejo sôfrego, veemente, de possuir a qualquer custo bens materiais. É a avidez, a ambição desmedida de ter a qualquer custo qualquer coisa. É um desejo descontrolado de ter.

O desejo de possuir não é mau, pois quem coloca o querer em nossa vida é Deus, quem coloca o desejo de crescer em nossa vida é Deus. Não estou falando de um desejo equilibrado, bíblico, espiritual, verdadeiro, que Deus coloca, mas sim, do desejo sôfrego, ávido, descontrolado.

Existem cinco efeitos quando a pessoa não tem controle, e cobiça.

1)                 A fadiga, o cansaço e o estresse.

Há pessoas que, no desejo sôfrego de ter, cansam-se, destroem-se. Eclesiastes 5:12 “Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco, quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir.”

As pessoas, às vezes, têm o suficiente para viver, mas elas querem mais, mais e mais. Tudo bem, quando é Deus a colocar o objetivo, quando é Deus a colocar o sonho, o desejo. Está certo! Mas quando é um desejo sôfrego e desenfreado, é negativo.

2)                 Dívidas.

Muitas vezes, nessa cobiça, a pessoa fica totalmente quebrada por causa de dívidas. Eclesiastes 5:11 “Onde os bens se multiplicam, também se multiplicam os que deles comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que os verem com seus olhos?” Ou seja, quanto mais a pessoa tem, mais despesas ela adquire.

3)                 Grandes preocupações.

Em Eclesiastes 5:14 ensina: “E, se tais riquezas se perdem por qualquer má aventura, ao filho que gerou nada lhe fica na mão.”    

Quantas vezes a pessoa ganha e perde tudo? Perde, porque não tem a benção de Deus.

4)                 Conflitos.

Tiago 4:1 “De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?”

Existem estatísticas que mostram que mais de 75% dos divórcios no nosso país são em função do dinheiro. Quando vem uma crise financeira, a primeira coisa que dizem é: “Vou me divorciar!” Como se o casamento não valesse nada, como se os valores morais de Deus, numa união, não valessem nada.

5)                 Insatisfação de vida.

O cobiçoso não se satisfaz. Eclesiastes 5:10 “Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade.”    

O indivíduo tem dez, mas quer ter mil. Tem mil, mas quer ter cinco.

O que o Espírito Santo está dizendo? Que nós, evangélicos, devemos ter respeito com o que é dos outros. Isso se aplica a atos, a sentimentos e a intenções do coração. Deus proíbe desejar, erradamente. E queria dizer que, às vezes, as pessoas têm atitudes emocionais e mentais e se esquecem do que a Bíblia fala sobre a cobiça. Mateus 5:27 e 28: “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher (e peço permissão ao Espírito Santo: ou a um homem) com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.”

Grande parte dos problemas que acabam em divórcio, além da questão financeira, é a questão do descumprimento das regras de vida bíblica, quanto à vida conjugal.

Precisamos entender que Deus tem razão quando disse: “Qualquer um que olhar para uma mulher ou para um homem com intenções impuras, já adulterou.” Quem adultera tem grandes responsabilidades diante de Deus. A pessoa que tem a ousadia de quebrar uma relação de casamento no Senhor, não tem nenhuma justificativa para fazer isso. Nenhuma!

Como fazemos para não cobiçar? Vejamos o que Paulo diz em 2ª Coríntios 10:5: “e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.”

Nada do que pertença a outra pessoa pode ser desejado. Nada! Atos 20:33 “De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes;”. Lê 1ª Timóteo 6:9.

Quantas pessoas afogadas em ruína e perdição porque querem ficar ricas. Não é só ficar rico, é querer a mulher do próximo, o marido da próxima, o carro do próximo, a casa do próximo.

Qual o antídoto? Qual o contrário da cobiça?

Devemos aprender a viver felizes, conforme diz a Bíblia Sagrada. Filipenses 4:11 a 13 “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.”    

O que Paulo diz no versículo 11? “Eu aprendi a viver contente.” Isso significa o quê? Viver feliz é algo que se aprende. Não é natural, não é automático, é um processo de educação. E onde está essa educação? Na obra de Deus. É na prática da Palavra de Deus que se aprende.

E como se aprende a viver contente em qualquer situação?

  1. Resistindo a comparar-se a outras pessoas.

Diz em 2ª Coríntios 10:12 “Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez.”

Tu não deves comparar a tua casa, o teu carro, o teu marido, a tua esposa, os teus filhos. Por quê? Porque isso é insensatez. Tu és uma pessoa única, importante, és uma pessoa maravilhosa! Já chegaste a um patamar? Deus quer muito mais para a tua vida. Mas Ele não quer nenhuma expressão de insensatez por causa da cobiça.

Admira quem pode adquirir algo, licitamente. Por quê? Porque também podes, com trabalho e com a benção de Deus, um dia ter até mais. Isso é a verdade de Deus!

Diz 1ª Timóteo 6:9 “Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.”    

Muitas pessoas sacrificam valores morais, de família, de integridade, para terem mais. Sacrificam até as suas relações familiares no desejo da cobiça.

  1. Alegrando-te com o que já conseguiste.

Começa a apreciar o que já conquistaste. Começa a apreciar, sê grato a Deus por tudo que Ele já te deu. Eclesiastes 5:19 diz assim: “Quanto ao homem a quem Deus conferiu riquezas e bens e lhe deu poder para deles comer, e receber a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.”    

Para mim, felicidade não é apenas o que eu almejo ter, mas sim, o que Deus já me deu.

O que diz em 1ª Timóteo 6:17? “Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento;”.

Temos o Deus que tudo proporciona para o nosso prazer. Tudo!

Por que todo esse ensinamento é importante? Provérbios responde. Provérbios 15:27 “O que é ávido por lucro desonesto transtorna a sua casa, mas o que odeia o suborno, esse viverá.”  Uma pessoa cobiçosa destrói a sua família.

  1. Liberando o que tens para ajudar outras pessoas.

Começa a liberar uma parte, também, da tua vida, para ajudar outras pessoas.

Deus não dá só para que tenhamos, mas também, para ajudarmos os outros. Isso é cristianismo. 1ª Timóteo 6:17 ao 19: “Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida.”

A verdadeira vida não é o dinheiro que está no banco. A verdadeira vida é o que tu tens de valores cristãos.

A pessoa pode ser rica e não ser materialista. O objetivo de Deus é enriquecer o Seu povo. Mas o povo de Deus não pode ser materialista. O materialista é orgulhoso.

Assim como existem ricos materialistas e orgulhosos, existem, também, pessoas boas. E sabe o que é importante? É que estamos construindo as nossas famílias sobre valores sólidos. Sabemos que a nossa segurança está em Deus. Devemos praticar o bem, ser ricos em boas obras, generosos em dar, prontos para repartir. Provérbios 28:20 “O homem que é fiel, (não é cobiçoso) será cumulado de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer (o cobiçoso) não passará sem castigo.”

Qual é a tendência natural de um homem fiel? Ser cumulado de bênçãos.

Se és um homem fiel, se segues às regras bíblicas, se és leal à Palavra, a tendência da tua vida não é ser um “abençoadinho”, mas cumulado de bênçãos, cheio de bênçãos, em todas as áreas da vida.

Vejamos a regra em Atos 20:35 “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.” Isso é maturidade cristã.

Paulo diz em 2ª Coríntios 4:18 “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”    

O que Deus está dizendo à Igreja? Começa a focalizar a tua vida nas coisas espirituais, naquilo que é eterno, porque as coisas da Terra são temporárias. Tudo passa!

Confesso uma coisa muito interessante: Quando era garoto, era um pouco invejoso. Tinha uma invejinha, uma coisinha de nada… Mas Deus limou, limpou toda inveja, que poderia ainda estar no meu coração, hoje, como adulto. Um dia, em um acidente em Angola, no Exército, quando vinha de Nova Lisboa para Luanda, uma explosão, uma batida e percebi como a vida é frágil. A minha mãe chegou a oferecer milhões para me sarar, mas não podia! O meu corpo apodreceu, havia bichinhos, eu passava a mão dentro do gesso e era fétido, havia gangrena, não podia me mexer, para qualquer movimento eram necessários três enfermeiros para me levantar; era humilhante. Sabe o que é um hospital? Humilhante! Para colocar a comadre, três de um lado, três do outro e eu ficava ali vendo três homens olhando de um lado, três do outro: “Já fez? Não fez. Vamos lá! Tem pressa. Vamos fazer!” É muito humilhante! Sabe o que entendi? A vida é tão frágil, que não vale a pena cobiçar nada. Vale a pena seguir a Bíblia Sagrada.

Às vezes, vês o vizinho que não é crente passar com um carrão e tu dizes: “Eu estou no meu Palio.” É isso que vale a pena. Sabe o que é um indivíduo com dinheiro e em cima de uma cama e não poder sair dali?

Jesus disse assim: Lucas 12:15 a 21“Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. (meu, todo meu. É meu) Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. (Não pense neste negócio de Igreja, viva, adultera, bebe, injeta, goza a vida!) Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.” Assim é o homem egoísta, cobiçoso. O avarento pensa só nele.

Este é o segredo do fiel a Deus: ele é rico com Deus. E quem é rico com Deus? É o comprometido, é aquele que tem prioridades no Reino, que não cobiça, que é fiel, que é cumulado de bênçãos.

A tua família será uma benção, se fores justo, fiel, se tiveres valores cristãos.

O que é a vida sem Jesus? Para que serve a vida, quando é tudo tão frágil?

Então, vou terminar este pensamento da seguinte forma: Eu gostaria que as famílias do nosso Ministério e todo o povo de Deus fossem as famílias mais felizes do mundo!

Às vezes, a gente esquece que Deus nos deu uma mulher maravilhosa, um marido maravilhosos, e que perto de nós está uma pessoa muito desejosa de um carinho, de um amor, de um afago…

O que é a vida? É o que construímos uns com os outros em família, amado! Isso é o que vale a pena.

O que é a vida? É o amor, o carinho que damos uns aos outros, é a afeição pelos filhos. Quantos filhos estão esperando um abraço do pai, da mãe?

Por que vamos cobiçar, se Deus nos deu o melhor? Ama, aproveite a vida, desfruta a vida. Às vezes, as pessoas só dão valor à outra quando esta morre, não é verdade? É agora, é a vida. Presta muitas homenagens! Oferece flores! Dá placas de prata. Põe pétalas no chão do teu quarto quando o teu marido chegar. Não esperes morrer para depois botar pétalas no caixão! Vamos aproveitar a vida e não cobiçar. Deus tem o melhor para nós. O homem fiel será cumulado de bênçãos.

Vamos amar a vida! Vamos aproveitar a vida, pois é o dom maior que Deus nos deu.

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR.

Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE